Random Post
Search
Search

Trilhas: Suspensa e Cartão Postal PARNASO Teresópolis, RJ


Vista do mirante da trilha Cartão Postal

Vista do mirante da trilha Cartão Postal

Após meses de luta contra problemas musculares que me atormentam constantemente, resolvi voltar à ativa aos poucos com uma leve caminhada ao Castelinho, em Petrópolis. Me sentindo bem, na semana seguinte (meio de julho de 2011) fizemos então duas trilhas da parte baixa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis, RJ.

Chegamos no parque de carro por volta das 10:00 da manhã. O Parque conta com vários pontos de estacionamento. Paramos o carro no estacionamento do centro de visitantes.

Subimos a estrada pavimentada numa manhã tranquila e agradável.

Leia mais” />

A estrutura do parque em Teresópolis é muito boa.

Trilha Suspensa

O parque é super bem sinalizado e logo achamos a entrada para a trilha suspensa. A trilha é muito fácil, muito agradável e bonita. No início dela sobe-se algumas escadas, mas nada demais. Passado esse trecho com degraus, ela fica super fácil.

Ao longo da trilha, existem várias placas com informações sobre a fauna e a flora do parque, pois a trilha passa por dentro da mata.
Enquanto caminhava pela trilha, pensei em como seria interessante uma aula de biologia por ali, ao ar livre e com muita coisa pra se observar e comentar (clique na seta para ver mais duas fotos).

[oqeygallery id=14]

Em algums momentos ficamos em total silêncio e pudemos observar o som da mata, o canto dos mais diversos pássaros e sons de outros animais que não conseguimos identificar. São momentos de contato com a natureza e de muita tranquilidade.

A trilha termina na barragem, parte final da estrada que corta o parque. A saída dela é exatamente ao lado da entrada para as trilhas da parte superior do parque, onde se inicia/termina a travessia e a subida para a Pedra do Sino.
Quando saímos da trilha encontramos um grupo de pessoas com mochilas cargueiras iniciando a subida para o Sino. Confesso que fiquei com água na boca.

Resolvemos fazer a descida pela própria trilha suspensa, ao invés de descer pela estrada. Ótima escolha. Logo no início do caminho de volta fomos surpreendidos por um bando de muitas Saíras, barulhentas e inquietas que pulavam de um lado a outro na maior agitação. Rendeu muitas fotos, que infelizmente não ficaram boas por conta da pouca luz do local onde estávamos e da movimentação extremamente rápida das Saíras. Avistamos também outros pássaros de variados tamanhos.

Saíra avistada da Trilha Suspensa

Saíra avistada da Trilha Suspensa

 Trilha Cartão Postal
Final da trilha suspensa, descemos mais um pouco pela estrada e vimos a placa indicativa da trilha Cartão Postal. Eu não queria forçar, mas não pude resistir.
Começamos a subida, que é bastante cansativa.

A trilha Cartão Postal é bem mais puxada que a trilha suspensa. O caminho quase inteiro é formado por degraus esculpidos pelas raízes das árvores. Em alguns trechos encontramos pequenos troncos de árvores que o pessoal do parque colocou para conteção de alguns degraus. Confesso que se eu soubesse o tamanho do desafio, não teria arriscado. Dia seguinte esse pequeno abuso me rendeu muitas dores nos meus músculos já estressados.

Mas, claro, valeu muito a pena. Após aproximadamente 1 hora de subida, parando bastante para recuperar o fôlego, chegamos no mirante que dá o nome à trilha. Realmente é um cartão postal a vista que se tem das montanhas mais importantes do PARNASO Teresópolis. Na foto abaixo, da esquerda para a direita o Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus, Cabeça de Peixe e Santo Antônio. A foto seguinte (clique na seta para ver) é o Nariz do Frade, também avistado da trilha Cartão Postal.

[oqeygallery id=15]

Fizemos um lanche rápido lá em cima e ficamos ali observando tamanha beleza que a natureza, só ela, consegue formar.

Enquanto estávamos lá, chegou o Vinícius, um dos brigadistas que trabalham no parque. Ele nos mostrou algumas fotos de animais doentes que foram resgatados pelo pessoal di parque e estão sendo cuidados até que possam ser devolvidos à natureza. Disse que muitos caem em armadilhas que os caçadores montam mata adentro. Mesmo conseguindo fugir, ficam muito machucados. Realmente é triste reconhecer que o ser humano ainda está tão embrutecido e egoísta.

Após muitas fotos e um papo bacana com Vinícius, descemos a trilha rapidamente. Pra descer todo santo ajuda! Rapidinho já estávamos pegando o carro.

Resolvemos dar uma olhada no mirante do Soberbo, na estrada. Tem também uma vista bacana da Serra dos Órgãos com o Escalavrado e seus visiznhos, mas nada se compara ao que vimos no mirtante ao final da trilha Cartão Postal.

Saímos no Parque Nacional da Serra dos Órgão, sede Teresópolis cansados, mas felizes e muito gratos por toda beleza que vimos.

Passeio leve, bacana e super prazeiroso. Vale a pena!


Visualizar Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis, RJ em um mapa maior


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

One Comment

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Viagens e Andanças

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading