Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Dezoito dicas para se sentir melhor nos vôos
Search

Dezoito dicas para se sentir melhor nos vôos


Medo de voarVai viajar de avião pela primeira vez e está tenso? Vamos ajudá-lo a ter uma viagem mais tranquila. Leia as dicas de viagem abaixo e relaxe!
1. Calma. A primeira dica é essa. Eu sei que mandar alguém se acalmar na hora do estresse parece piada. Mas procure manter-se calmo, distrair-se com coisas simples. E pense que as estatísticas mostram muito mais acidentes de carro nas estradas do que aéreos e seu vôo faz parte das estatísticas aéreas positivas!

2. Para evitar estresse adicional, procure viajar com companhias aéreas que te inspirem confianca. Até que voar seja para você mais natural, pague mais caro se for necessário, mas viaje com mais confiança.

3. Leve um aparelho para ouvir um som. Mas, por favor, certifique-se de que só você pode ouvir. Não existe nada mais irritante do que ter que ouvir a música que o colega de vôo está ouvindo. Além de você, outras pessoas podem estar também tensas.

4. Se o medo é de altura, escolha uma poltrona no corredor e não olhe pela janela. Imagine-se em um ônibus.

5. Ler é uma boa. Se você conseguir manter um pouco o controle, a leitura vai distrair você ainda mais. Leve um livro ou uma revista de seu interesse ou folheie as revistas de bordo que as companhias aéreas oferecem.

6. Não use remédios para dormir pensando que eles irão acalmá-lo. O efeito pode ser muito diferente do esperado.

7. Evite bebidas alcoólicas pois, devido à altitude, a pressurização e a facilidade de desidratar, um drink durante o vôo é equivalente a dois drinks e meio em terra.

8. Não coma alimentos que fermentem com facilidade e evite bebidas gasosas antes e durante o vôo, especialmente se você tem problemas no estômago. Evite também cafés, chocolates e quaisquer outros alimentos e bebidas estimulantes.

9. Mas não deixe de se hidratar. Tome água ou suco de fruta à vontade.

10. Evite extremos. Não fique de estômago vazio durante a viagem, mas também não coma só porque você está entediado. Se estiver satisfeito na hora da refeição oferecida no avião, não coma.

11. Procure sempre viajar, especialmente se o trajeto for longo, como nos vôos internacionais, com roupas confortáveis. Evite sapatos, acessórios e roupas apertadas que podem gerar ainda mais desconforto.

12. Se você acabou de fazer mergulho com cilindro, lembre-se que para evitar embolia você deve voar somente 24 horas depois dessa atividade.

mergulho

Mergulhar e viajar de avião no mesmo dia pode causar embolia pulmonar

13. Se o enjôo aparecer, mantenha a cabeça sempre apoiada e ereta. Procure não olhar para baixo e fixe um ponto no horizonte. Se for mais confortável, feche os olhos.

14. Atenda às suas necessidades fisiológicas. É importante para o bem estar do seu corpo durante o vôo também.

15. Se o ouvido entupir, tampe o nariz, feche a boca e engula saliva algumas vezes. Chicletes também costumam ajudar. Leve um e faça uso dele caso precise.

16. Se o seu estado de saúde exige oxigênio ou maca a bordo, seu médico precisará preencher o MEDIF (Formulário de Solicitações Médicas Padrão Internacional). Baixe o formulário no site da sua companhia aérea (veja o MEDIF da Gol como exemplo). As companhias aéreas também oferecem desconto para acompanhante, informe-se.

17. Ficar parado, praticamente imóvel em qualquer lugar por muito tempo já trás grandes perigos. Nos vôos então, pior. Levante-se sempre que possível. Mesmo que não tenha vontade de usar o banheiro ou mesmo de se levantar, caminhe um pouco pelos corredores. Alongue-se. Mexa especialmente as pernas.
Enquanto sentado, procure mexer-se também. Evite colocar muitas coisas aos seus pés impedindo o movimento das pernas. O motivo dessa movimentação toda é que o corpo quando fica parado por muito tempo, tende a criar coágulos dentro das veias, que quando se deslocam, podem chegar ao pulmão causando uma embolia pulmonar, que não necessariamente ocorrerá dentro do vôo ou logo em seguida. Então evite esse perigo e mexa-se!

Uma viagem de avião proporciona lindas vistas

Uma viagem de avião proporciona lindas vistas

18. Um dos maiores problemas das viagens internacionais, em que a diferença do fuso horário é grande, é o famoso jet-lag. Simplificando, o jat-lag é uma alteração que deixa seu organismo mais cansado e “perdido” por causa da diferença de fuso quando se atravessa os meridianos. Isso faz seu corpo trabalhar mais para se ajustar à nova realidade. Então, ajude-o e siga o horário do seu local de parada. Você vai chegar cansado ao seu destino mas mesmo que esteja dormindo em pé, fique acordado pelo menos até às 23h da cidade onde está. Se você tirar um cochilo, o jet-lag vai te atormentar por dias! A primeira noite talvez seja um pouco mal dormida, mas na segunda noite você estará normal.

Se preferir, imprima essa página e leve-a com você como “colinha” para que seu vôo seja mais tranquilo e mais seguro.

Boa viagem!

Se você tem outras dicas, poste aqui nos comentários. Sua opinião pode ajudar outras pessoas a se prepararem melhor para os vôos.

Passou por uma experiência difícil ou engraçada? Conte-nos. Queremos saber como foi.

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:


Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

11 Comments

Deixe um comentário