Random Post
Search
Search
Parque Natural Municipal de Petrópolis

Parque Natural Municipal de Petrópolis, RJ


Parque Natural Municipal de Petrópolis

Parque Natural Municipal de Petrópolis

Quem gosta de natureza e não é fã das montanhas, pode passar um tempo muito agradável no Parque Natural Municipal de Petrópolis. O parque foi inaugurado em abril de 2012 e está ainda em fase de construção. O dia estava lindo, mas quando chegamos no parque, o tempo já havia fechado. Assim é Petrópolis.

As trilhas são rápidas com trechos bem interessantes. Para os amantes dos animais, vale a pena ir sozinho ou com companhia silenciosa e gastar um tempo tentando avistar esquilos, saguis, preguiças e pássaros diversos.

É um passeio interessante para qualquer idade. Vimos muitos pais brincando com seus filhos, muitos idosos tomando um ar fresco e fazendo uma caminhada e casais de namorados curtindo um momento ao ar livre em um dos vários banquinhos espalhados pelo parque.

Essa área de mata atlântica seria toda cortada pois idealizava-se a construção de prédios no local. Travou-se então uma luta de muitos anos que culminou na implementação do projeto do parque. Quem ganhou com isso tudo foram os turistas e a população petropolitana. Área bacana para um repouso, uma brincadeira, ler um livro ou simplesmente pensar na vida.

Entrada do Parque Natural Municipal de Petrópolis

Entrada do Parque Natural Municipal de Petrópolis

Já dentro do parque

Já dentro do parque

Atualmente são 2 trilhas em meio à mata. Uma delas é chamada de Trilha da Casa na Mata. É uma trilha de 830 mts (ida e volta), a maior parte do trecho é subida, mas o final dela é um pouco decepcionante. A tal casa na mata é somente uma pequena construção abandonada. No local não  se tem vista para lado nenhum. Vale mesmo o exercício e a caminhada em meio à natureza, que é bastante agradável.

Trilha da Casa da Mata

Trilha da Casa da Mata


As trilhas estão muito bem sinalizadas e abertas. Não há risco de pegar caminho errado.

Trilha dentro do Parque Natural de Petrópolis

Trilha dentro do Parque Natural de Petrópolis

Araucária

Araucária





















A outra trilha é a Rodolph Born com 800 mts (ida e volta) e que engloba outra trilha mais curta chamada de trilha circular, subindo por um lado e descendo por outro. Essa é bem menos puxada, com trechos muito bonitos entre banbuzais. Mais próxima da rua, ouve-se o barulho dos carros, estragando um pouco o clima. Mas nada que a beleza do local não recompense.

Trilha Circular passando pelo bambuzal

Trilha Circular passando pelo bambuzal

Pequena fonte na Trilha Circular

Pequena fonte na Trilha Circular





















Logo depois da primeira subida existe uma “pracinha” agradável com banquinhos onde a criançada e os idosos podem passar uma manhã ou uma tarde em meio ao verde.

Chegando na pracinha

Chegando na pracinha

Hora da brincadeira

Hora da brincadeira

Perto da pracinha e na trilha circular vemos algumas ruínas de antigas construções que existiam na área, antes do parque ser idealizado.

Ruínas antigas

Ruínas antigas


O Parque Natural Municipal de Petrópolis fica na Av. Ipiranga, em frente ao Colégio Ipiranga, quase em frente ao Bordeaux e à Casa dos 7 Erros. Não é permitido entrar com o carro no parque, então a solução é deixá-lo na rua.

Funciona todos os dias das 07:00 às 17:00, tem guarda na portaria e você precisa assinar seu nome na entrada, que por enquanto, é gratuita.

Planta do projeto do Parque Natural

Planta do projeto do Parque Natural



Para ver mais fotos do Parque Natural Municipal de Petrópolis, visite nossa página no Facebook.

Baixe aqui o panfleto distribuido no parque

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

One Comment

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Viagens e Andanças

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading