Pin It
Home » Hotéis e Pousadas » Camping Tiradentes, Tiradentes MG


Acampados em Tiradentes

Acampados em Tiradentes

Em junho de 2012 fomos a Tiradentes para um fim de semana tranquilo, para comemorar nosso aniversário de casamento. Escolhemos uma data sem festividades na cidade, sem férias e sem feriados, que são épocas de muito movimento e, consequentemente, muita fila em todo lugar.

Como a grana era também muito curta, preferimos acampar e escolhemos um dos únicos dois campings da cidade. O camping Toro Real Pousada e Camping fica mais perto da cidade, mas preferimos o Camping Tiradentes por alguns motivos, dentre eles as opiniões positivas que encontramos sobre ele na Internet e pela ampla área gramada.

Animados, chegamos ao camping, que fica na estrada que leva à cidade. De carro é pertinho do centro, mas a pé, é chão! Então, quem vai de ônibus, precisa pensar na logística para ir e voltar da cidade.

Estradinha que leva ao Camping Tiradentes

A bonita e curta estradinha que leva ao Camping Tiradentes

O Camping tem excelente área plana gramada e bem cuidada, muito espaço mesmo. Algumas árvores servem como sombra, mas não são muito numerosas.

Existe ponto de luz com tomada e torneira em vários locais, mas não há ralo. Então, o cuidado com a quantidade de água que deixávamos cair na grama era essencial para ela não escorrer até nossa barraca. A água, diz o site do camping, é potável, mas não arriscamos.

Ponto de luz e água

Ponto de luz e água

O que é vantagem para uns, para nós pareceu desvantagem: o camping tem um pequeno campo de futebol, bem perto de onde ficam as barracas.

Chegamos e fomos direto à sede do camping onde a dona nos recebeu e onde fizemos o pagamento (tem que ser na hora e não aceitam cartão de crédito) pelos dois dias que ficaríamos acampados.

Gostamos do local. Tranquilo, amplo, bonito. Mas a estrutura de banheiros não é muito legal. Primeiro porque o camping conta com somente um banheiro para cada sexo. Considerando a área que disponibiliza para barracas, imagino o sufoco na ocasião das barracas mais numerosas. Para nossa sorte, éramos os únicos no camping quando chegamos numa sexta feira.

Área bem cuidada do camping

Área bem cuidada do camping

Muito verde e bonito gramado

Muito verde e bonito gramado












O camping também não disponibiliza cozinha própria para os campistas. Existe uma cozinha dentro da casa principal que nos deixariam usar durante o horário comercial, mas não foi necessário pois havíamos levado nosso fogareiro.

Área do camping Tiradentes

Área do camping Tiradentes

Casa sede do camping

Casa sede do camping












Bem ao lado está a via férrea, por onde passa o trem que leva os turistas até São João del Rei. Mas, como são poucos os horários, ele não incomoda nem um pouco.


Tanto a casa como outras pequenas construções dentro da área do camping possuem quartos, que são também alugados por preços bem abaixo do que se pratica nas pousadas da cidade. E, claro, você obtém o que você paga. Então, nada de luxo, são quartos simples.

Durante a manhã as galinhas correm soltas pelo gramado, anunciando que o dia amanhece. Também vimos gado, um pouco afastados das barracas, atrás de  cercas. E, tomando conta do gramado do campinho, uma família de Quero-Quero, aves pouco amigáveis quando estão em época de cria.

Quero-quero no camping

Quero-quero no camping

Vaca no camping, fazendo sua refeição

Vaca no camping, fazendo sua refeição

Escolhemos o local, montamos nossa barraca e partimos para a cidade.

Nossa barraca no Camping Tiradentes

Nossa barraca no Camping Tiradentes

Jantamos por lá mesmo e retornamos para o camping à noite. Como estávamos sozinhos no camping, sem muitas luzes, Marcos conseguiu essa foto da Via Láctea…. ficamos um tempo observando o céu, namorando as estrelas, mas o frio apertou nos mandando pra “casa” rapidinho.

Foto tirada no camping. Pouca poluição luminosa

Foto tirada no camping. Pouca poluição luminosa

No dia seguinte nem deu tempo de fazer um bom desjejum. Era dia de fazer a Trilha do Carteiro e o tempo feio nos atrasou. Saímos do camping correndo e fomos comendo um pão seco pelo caminho.

Quando chegamos da trilha, já tínhamos companhia. Alguns jovens chegavam e montavam suas barracas. Tomamos banho no banheiro nada prático do camping e aproveitamos para fazer um chá para nos aquecer um pouco. À noite fomos jantar na cidade.

Chegando de volta ao caming, para nosso desespero, os jovens estavam com o som dos carros ligado, alto. Ai… cadê a lei do silêncio nos campings? Olhamos à nossa volta e não havia nenhum responsável pelo camping com quem pudéssemos reclamar. Mas, felizmente o grupinho que estava lá era do bem. Pedi que diminuissem o volume do som e o rapaz, muito educadamente desligou o som dos carros. Ficaram bastante tempo tocando violão e cantando. Como nossa barraca estava bem longe da deles, não nos incomodou. Uma das grandes desvantagens de camping, na minha opinião, é essa. Algumas pessoas não respeitam o descanso alheio e extrapolam. Ainda bem que não foi esse o caso.

Muito frrrrio aquela noite, mas a barraca Nepal da Azteq fez um trabalho muito bom e deixou nosso ambiente de dormir com boa temperatura. Para nos aquecer usamos nossos sacos de dormir Super Pluma da Trilhas & Rumos, unidos pelo fecho ecler. A noite foi tranquila, sem frio algum.

Nosso lanchinho no camping

Nosso lanchinho no camping

Dia seguinte novamente muito frio, acordamos com tempo de sobra para um café da manhã tranquilo, desmontamos nossa barraca, arrumamos as coisas no carro e partimos para a cidade para uma última olhada em tudo, algumas comprinhas e almoço. Depois, retornamos felizes para casa.

Recomendamos o Camping Tiradentes, mas não achamos boa opção com muita gente por causa dos banheiros. Então, evite períodos de férias, feriados ou quando a cidade hospeda eventos.




Outros artigos sobre Tiradentes:
Acampando em Tiradentes, MG
Trilha do Carteiro, Tiradentes MG

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



9 Responses to Camping Tiradentes, Tiradentes MG

  1. Rodrigo disse:

    O Camping fica próximo ao centro da cidade de Tiradentes-MG?

  2. Olá Camila,

    Grato pelas informações no site. Tenho interesse em viajar pelo interior do país. Sou motociclista e estou com projeto de conhecer vários Estados antes de empreender viagem à Patagônia.

    Espero que continuem nesta diretriz.

    Antônio
    são José-SC

  3. DANIEL disse:

    Olá Camila! obrigado pela visita em nosso camping! Esperamos recebê-la novamente! Muitas melhorias foram realizadas, inclusive a construção e um vestiário amplo e completo! Acesse nosso site e confira! http://www.campingtiradentes.com.br

  4. ALENICIA CORDEIRO disse:

    OI ..É UM PRAZER ESTAR CONVERSANDO COM VC , SOU DE NOVA SERRANA MG, E GOSTARIA QUE ME INDICASSE UM LUGAR BEM LEGAL PRA MIM ACAMPAR COM MEU NAMORADO..GRATA .ABRAÇOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top