Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Saiba como tirar ou renovar visto americano, passo-a-passo
Search
Como tirar visto americano

Saiba como tirar ou renovar visto americano, passo-a-passo


Como tirar visto americano

Como tirar visto americano

Desde abril de 2012 o processo para solicitação e renovação de vistos para os Estados Unidos foi modificado. Criaram uma taxa única, que atualmente é de U$ 160 e dividiram o processo em duas etapas. As etapas separadas ficaram mais rápidas, mas o processo ficou ruim para quem mora longe e precisa se deslocar até o consulado ou embaixada mais próximos. Somente quatro cidadades concedem o visto americano: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife. Renovei meu visto em janeiro de 2013 e vou contar neste artigo como é o processo todo.

Após ler o passo-a-passo, antes de postar sua dúvida leia nosso artigo “Visto Americano – 26 perguntas e respostas

Primeiro passo:
Primeiramente você precisa ter um passaporte com validade mínima de 6 meses (contando da data que você voltará de viagem). Se não possui passaporte ou o seu venceu, consulte o site da Polícia Federal para instruções sobre como requerer um passaporte.

Não existe renovação de passaporte, portanto, todos os processos são iguais.

Tirar passporte pode ser um processo demorado, não perca tempo!

Tirar passporte pode ser um processo demorado, não perca tempo!

Lembre-se que dependendo da cidade e do local onde você for fazer o passaporte, pode demorar um pouquinho para encontrar datas disponíveis. Planeje com antecedência e veja outros locais disponíveis.

Segundo passo:
Acesse o link https://ceac.state.gov/genniv/ e preencha o formulário DS-160. É um formulário bem extenso com informações pessoais como documentos, datas (aproximadas ou reais) da viagem, informações sobre seu emprego, informações do acompanhante. Na última parte do formulário você responde perguntas declarando se tem ou não vínculo com terrorismo e coisas do gênero. O último passo é fazer o upload de uma foto sua. O formulário é extenso mas você pode ir preenchendo aos poucos. É só ir salvando e guardar o número de registro dele. Quando for acessar o site para continuar preenchendo, vai precisar desse número.

Depois de inserir a foto, o sistema pede que confirme as informações e que você “assine” o formulário. Depois disso, não tem como voltar atrás para refazer nada. Portanto, preste bastante atenção na hora de preencher tudo.

Terceiro passo
Entre em https://usvisa-info.com, registre-se e faça o pagamento da taxa única. Para vistos de não imigantes, ou seja, de turismo/negócio (B1/B2), a taxa é de US$ 160. Você pode pagar por boleto bancário ou por cartão de crédito via site ou telefone.

Nesse mesmo site você vai marcar as suas visitas. Sim, no plural. Depois que mudaram o processo em 2012, é necessário duas visitas mas as datas para agendamento ficaram bem mais próximas. Antes você marcava para muitos meses à frente… era um parto! A marcação pode ser feita através do site, pelo Skype USVISABRAZIL ou pela central de atendimento e não tem jeito, não pode marcar para o mesmo dia. Ruim para quem mora longe, né? O solicitante tem o prazo de até 8 dias de intervalo para marcar as visitas. As unidades do CASV estão em Rio de Janeiro, duas em São Paulo (Vila Mariana e Alto de Pinheiros), Brasília, Recife e Belo Horizonte (Lembrando que em BH não dá pra fazer entrevista, mas pra quem está dispensado dela, o CASV resolve).

Nesse site tem muitas informações, leia os textos com atenção para saber como proceder. Sua primeira visita será ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Eles funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.

Aqui você também vai escolher em qual endereço deseja receber seu passaporte caso opte pela entrega via courrier (geralmente DHL). Há também a opção de você retirar o passaporte no local.



Após o pagamento da taxa, o sistema habilitará o calendário para marcação da entrevista e, logo em seguida, para marcação da data de comparecimento ao CASV que você escolher.
Aqui tinha uma pegadinha. Meu visto foi emitido em 2007 para 5 anos. Teoricamente eu não precisaria ter feito nova entrevista. Acontece que o sistema habilitou a marcação para a entrevista e eu marquei. Imaginei que o sistema não habilitaria a marcação de entrevista para os vistos que poderiam ser dispensados dela. Chegando ao CASV fui perguntar. A atendente explicou que uma vez marcado, não havia como desmarcar, mas que minha renovação poderia ter sido apenas via CASV, sem necessidade da entrevista. Portanto, tive que comparecer à entrevista assim mesmo. Se você tiver dúvida, talvez valha mais a pena tentar marcar pelo telefone ou pelo Skype.
Atualização: Um tempo depois de publicar esse artigo o Consulado mudou o ano para isenção de entrevista para visto emitidos a partir de 2008. Então acredito que essa pegadinha que descrevi acima não acontecerá mais.

Bem, a ordem das visitas é o inverso:
– Primeiro você vai no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) para entregar:
* confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras. Não precisa levar o formulário completo)
* passaporte com validade mínima de seis meses
* folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento)

Lá eles conferem a documentação, confirmam a forma de entrega do passaporte e endereço, tiram uma foto sua (que será a oficial do seu passaporte) e coletam suas impressões digitais. É bem rápido. Quando fui, não gastei 10 minutos lá dentro. Tudo muito bem organizado com várias atendentes ajudando o pessoal que vai chegando e encaminhando todo mundo para os devidos guichês.

Dica importante aqui: verifique se o atendente do CASV carimbou sua folha com código de barras do DS-160. Se não carimbou, peça o carimbo pois vai precisar dele no consulado. Aconteceu com uma senhora de Salvador que estava ao meu lado no consulado. Ela teve que esperar um tempão até eles verificarem se estava tudo ok com o processo dela.

americano

Primeira folha do formulário DS-160. Não precisa imprimir o formulário todo

– Depois você vai no Consulado levando os mesmos documentos, além de seu passaporte anterior com visto vencido (se for o caso) e todas as provas de que você tem motivos mais do que suficientes para retornar ao Brasil e que não pretende imigrar.

Para provar isso, você pode levar cópias de seu último contra-cheque, contrato de trabalho, matrículas em cursos e faculdades, documentos comprovando que você tem casa própria, carro, certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos… enfim, qualquer documento que comprove vínculo a longo prazo com o Brasil.

Na hora da entrevista o agente do consulado vai fazer algumas perguntas que ele achar pertinente dependendo de cada caso/pessoa. É importante que esteja seguro com relação às informações que forneceu para que não caia em contradição. Mas, no geral as perguntas são simples e rapidamente você está liberado.

Veja nosso post com treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano.

Atualmente os vistos americanos estão sendo concedidos com mais facilidade, conforme o presidente Barak Obama prometeu. São poucos os casos de visto negado hoje em dia.

Não ponha sua viagem em risco, tire seu visto bom antes

Solicite seu visto com antecedência. (Foto: sxc.hu)

No meu caso, que era renovação, o agente consular me perguntou o seguinte:
– se eu já havia visitado os EUA antes e o que eu tinha ido fazer lá
– olhou no sistema o nome da empresa para a qual eu trabalhava e perguntou qual era o negócio da empresa e havia quantos anos trabalho para essa empresa
– qual cidade dos EUA pretendo visitar
– se eu tenho parentes lá

No fim, coletou minhas impressões digitais da mão esquerda.

Antes de eu ser atendida, o mesmo agente atendeu uma senhora. O filho dela mora nos Estados Unidos e trabalha em uma universidade lá. Ela é aposentada e estava saindo pela primeira vez do Brasil para visitar o filho. Depois iria aproveitar para passear e visitar outras cidades em companhia de uma amiga. O interrogatório foi extenso. O agente consular pediu que ela mostrasse extrato bancário, comprovante de renda, comprovação de casa própria, comprovante de residência e fez MUITAS perguntas. No final concedeu o visto, mas cheguei a duvidar que ela conseguiria. Então, não dê mole. O mesmo agente não me pediu documento algum, mas se tivesse pedido, não haveria problemas pois eu tinha levado tudo e poderia provar que tenho recursos para pagar por uma viagem aos Estados Unidos e que tenho motivos suficientes para voltar para o Brasil.

Lá mesmo no consulado, logo quando você entra, te dão um papel com um link para você acompanhar a liberação do seu passaporte/visto pela Internet. Quando o passaporte é postado pra você, o consulado te manda um e-mail com o número para que você acompanhe a entrega. Fiz a entrevista no dia 10, meu passaporte chegou por DHL com o visto no dia 16.

Informações Gerais

Estão isentos da entrevista os menores de 15 anos que vão tirar o visto B2 e os idosos com idade acima de 66 anos que vão tirar o visto B1/B2 e que nunca tenham tido o visto negado. Na prática isso significa que se você for renovar visto para a família, não precisa levar os menores e nem os maiores de 66. É só levar uma fotografia deles (nos padrões que o Consulado exige), o passaporte deles, o recibo de pagamento da taxa e a folha do formulário DS-160 com código de barras. Pode marcar todo mundo num horário só e resolver de uma só vez. Aqui tem mais info sobre a isenção da entrevista

Conforme mencionei acima, os vistos nas categorias B1, B2, C1/D, F e M com validade máxima (5 ou 10 anos) podem ser renovados sem que o solicitante passe pela entrevista no Consulado/Embaixada, desde que o visto ainda esteja válido, ou tenha vencido em até 48 meses, e que o solicitante tenha tido suas impressões digitais coletadas para o visto anterior e esteja renovando o mesmo tipo de visto. Mais info

Não é permitido entrar no consulado com celulares e outros aparelhos eletrônicos.

Como tirar o visto americano para visitar os Estados Unidos

Como chegar no CASV e no Consulado Americano no Rio de Janeiro

Sou de Petrópolis, RJ, e por isso fiz o processo todo no Rio de Janeiro, local mais próximo para mim. Como não fui de carro, para chegar ao CASV peguei um ônibus Petrópolis x Rio (rodoviária Castelo – terminal Menezes Côrtes) e ali pertinho peguei o metrô da Carioca até à estação de Botafogo. De lá preferi pegar um taxi que me custou R$ 9,45 (dá pra chegar de ônibus também). O mesmo processo para o retorno. Fácil.
No outro dia peguei também o Petrópolis x Rio até o terminal Menezes Côrtes e fui andando até o Consulado, que é perto (para quem não se importa em andar um pouquinho).

Para quem vem de outras cidades, de ônibus, e vai para a rodoviária Novo Rio, tem duas opções: ônibus ou taxi. Perto da Novo Rio, vergonhosamente, não tem estação de metrô.

O Aeroporto Santos Dumont fica também relativamente perto do Consulado Americano no Rio de Janeiro. Perto do consulado tem o metrô da Cinelândia. Já o aeroporto do Galeão (Aeroporto Internacional do Galeão – Antonio Carlos Jobim) fica longe de tudo.

Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano” e “Visto Americano – 26 perguntas e respostas” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)

Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.

Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania européia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido. Para quem tem antepassados portugueses, recomendamos a leitura desse livrinho com o relato do autor sobre o processo de obtenção da cidadania portuguesa: “Como consegui minha nacionalidade portuguesa por atribuição“.

Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.

DEVIDO A QUANTIDADE ENORME DE PERGUNTAS REPETIDAS E A MINHA FALTA DE TEMPO, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO.

Precisa de hotel nos Estados Unidos? Reserve online pelo Booking:

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

773 Comments

  • Luiz

    julho 18, 2014 at 12:58 am

    Oi Camila,

    Me explique melhor esse negócio de você ter feito entrevista no Consulado. Minha esposa e eu vamos renovar nossos vistos no mês que vem, mas espero que tenhamos que ir apenas ao CASV. Chega de entrevistas!!!!! É estressante demais!

    Mais uma pergunta: nós moramos em MG, mas quando tiramos o nosso último visto (em 2009) não exisita CASV ainda em BH, portanto fomos a SP. Dessa vez iremos apenas ao CASV BH, certo?! Mas tem uma coisa me intrigando, no início do formulário DS-160 não tem a opção de BH. Como eu faço????

    Muito obrigado e abração para você!

    • Camila Guerra

      julho 18, 2014 at 11:55 pm

      Oi Luiz!
      Meu visto era de 2007 e acho que por isso tive que fazer a entrevista. Na época a instrução era para vistos a partir de 2007, depois parece que eles mudaram para 2008, algo assim.
      Sobre a opção de BH, talvez não apareça pois aí não há consulado. Entre em contato com o consulado, ou com o próprio CASV de BH para saber como proceder.
      []’s

      • Luiz

        julho 24, 2014 at 3:10 pm

        Muito obrigado pela resposta.

        Já comecei o processo. O CASV me aconselhou a colocar “RJ” no formulário. Agora só falta pagar a taxa MRV e terminar o processo de renovação.

        Muito obrigado!

        Um abraço!

      • Luiz

        julho 27, 2014 at 8:28 pm

        Oi Camila,

        Muito obrigado pela resposta. Eu acabei ligando lá no CASV e eles tiraram minhas dúvidas.

        Agora estou lidando com um outro problema. Na hora de agendar as entrevistas de renovação no CASV, o “inteligente” aqui adicionou a filha como membro com o sobrenome errado. Daí, tentei corrigir mas não deu certo. Daí eu deletei a minha filha para readicioná-la. E NÃO DEU CERTO TAMBÉM! Deu uma mensagem: “Erro ao criar solicitante”.

        Vou tentar fazer um cadastro separadamente para ela e ver se funciona.

        Abraço

    • Luiz

      julho 27, 2014 at 8:52 pm

      Acabei de tentar. NÃO DEU CERTO TAMBÉM!!!!! Mesmo criando um cadastro separadamente para ela, o sobrenome sai errado. Eita….. isso tá bem complicado!

        • Luiz

          agosto 13, 2014 at 3:14 am

          Oi Camila,

          Muito obrigado pela resposta.

          Graças a Deus tive meu problema resolvido. Eu liguei no CASV BH mas não adiantou, eles disseram que não conseguiriam resolver meu problema, daí eles pediram para eu mandar um email para infobrazil@usvisa-info.com relatando o ocorrido.

          Esse processo todo me deu uma grande dor de cabeça porque eles não conseguiram resolver de imediato. Só para eles entenderem o que realmente tinha acontecido, foram necessários diversos emails. Meu primeiro email enviado foi numa sexta-feira, e o problema somente foi resolvido na terça-feira.

          Aconselho a todos preencherem o agendamento com MUITA atenção, principalmente nos campos de nome, sobrenome, passaporte e nacionalidade, pois esses não podem ser alterados depois de enviados uma vez.

          No entanto, caso outras pessoas cometam esse erro, o procedimento é o seguinte:

          Enviar um email para infobrazil@usvisa-info.com com os seguintes dados:

          1) Nome e sobrenome
          2) Nacionalidade
          3) Número do passaporte
          4) ID de confirmação do DS-160
          5) Data de nascimento

          Nesse email explique qual foi o erro cometido.

          Nessa troca de emails, tiveram alguns que eles me pediam as mesmas informações que eu já tinha dito. Daí eles enviavam outro email com a mesma informação solicitada anteriormente, só que grifada.

          Não importa, responda quantas vezes forem necessárias (sempre checando para que as informações estejam corretas). Acredito que deve ser complicado para eles também, uma vez que são muitas pessoas que cometem erros. É entendível.

          De qualquer forma, não teve jeito mesmo, o da minha filha ficou separado. Mas nem teve problema, agendamos tudo para um mesmo horário no CASV.

          Abraço

          • Camila Guerra

            agosto 13, 2014 at 11:14 am

            Legal, Luiz! Fico feliz que tenha resolvido. E obrigada pela dica, tenho certeza que muita gente vai aproveitá-la.
            Sobre o agendamento no mesmo horário, também dá certo. É só você informar lá que são da mesma família e querem fazer a entrevista juntos.
            Boa sorte!
            []’s

  • Tiago

    julho 16, 2014 at 2:58 pm

    Gostaria de saber como está ocorrendo em casos de dúvida sobre aa coleta das digitais. Minha mãe também está renovando e não lembra desse procedimento. Como está sendo feito realmente?
    A princípio confirmei o agendamento só no casv, pois o visto dela é de 2009. Pode me ajudar?

    • Camila Guerra

      julho 18, 2014 at 7:48 pm

      Tiago, sua mãe provavelmente não vai precisar de entrevista. Mas se for o caso de precisar, o próprio sistema abre a opção para marcação da entrevista. Se não tiver essa opção, ela está isenta.
      []’s

    • Luiz

      julho 18, 2014 at 8:51 pm

      Oi Tiago,

      Acho que como ela tirou as digitais em 2009 (é o meu caso também), ela não vai precisar tirar novamente. Acho que eles só recolhem as digitais de quem tirou o visto antes de 2008.

      Quando você preencheu o DS-160 já foi logo te dando a opção apenas do CASV? Estou inseguro porque moro em BH, mas na página inicial apenas dá opção de Brasilia, Recife, Rio e SP.

      Abraço!

  • Dalvalina Rocha

    julho 5, 2014 at 12:31 am

    Boa note Camila, meu filho trabalha para uma Empresa Americana e está sendo transferido para lá com esposa e filho de meses.
    Já tiramos o passaporte (eu e marido) vamos marcar o visto. Tenho mais de sessenta anos, trabalho em serviço Federal , meu marido é aposentado. Minha dúvida é falar ou não sobre meu filho, se bem que iremos para sua casa. Outras coisa sobre as passagens serão fornecidas pelo outro filho que também trabalha para Empresa de aviação Americana ma, mora e trabalha aqui. Eu amo o Brasil e acho que não tem lugar melhor que aqui, mas, gostaria de visitar muitas vezes meu netinho.
    Desde já agradeço

    • Camila Guerra

      julho 18, 2014 at 12:15 pm

      Dalvalina,
      Quando fui renovar meu visto havia na minha frente uma senhora numa situação parecida com a sua. O agente consular quis ver toda a documentação dela, inclusive extrato bancário. Ela iria visitar o filho com algumas amigas e de lá visitaria outros locais. Ela era aposentada e tinha uma grana guardada. Achei que ele ia negar o visto pois fez muitas perguntas e olhou cuidadosamente vários documentos dela. Mas concedeu o visto.
      Se você tem boa condição, não acho que visitar o filho será problema. É importante, no entanto, que você leve documentação comprovando que o filho foi transferido pela empresa e que está lá legalmente. Não se esqueça de levar também a documentação do filho que está pagando, além da carta de custeio com firma reconhecida.
      []’s

  • Anna Luisa

    junho 14, 2014 at 1:52 pm

    Olá Camila, queria que me esclarecesse uma dúvida .
    Meu namorado foi para os Estados Unidos no programa do Ciência sem Fronteira, nisso pretendo visitar ele no final do ano, sou estudante e dependo dos meus pais e meu irmão, como devo proceder na documentação a ser levada na entrevista?
    E devido o fato dele ficar um tempo maior la, pode acontecer da entrevista ser estendida?
    Estou com medo do visto ser negado, se tiver como esclarecer melhor.
    Obrigada

    • Camila Guerra

      junho 19, 2014 at 6:56 pm

      Anna Luisa, se você não tem bons vínculos, precisa contar com a boa condição financeira da sua família e comprovar isso muito bem. O que, nem sempre, garante o visto. O fato do namorado estar lá pode levar o agente a pensar que você quer imigrar. Enfim, o caso me parece delicado e você vai precisar provar para o agente que não vai imigrar. Primeiro de tudo, vai precisar de uma carta de custeio com firma reconhecida de quem vai pagar sua viagem. Vai precisar, além da sua documentação (estudo, comprovante de residência, etc), adocumentação do seu patrocinador, inclusive os docs de renda. Se vai declarar o namorado, leve documentação comprovando que ele participa do ciência sem fronteiras. Tudo o que te ajudar a provar que você vai voltar para o Brasil, é importante.
      []’s

  • Rodrigo

    maio 7, 2014 at 5:50 pm

    Olá Camila.
    Eu tenho 24 anos de idade
    não estou no momento fazendo faculdade – muito embora tenha iniciado.
    Eu sou empregado público, da caixa econômica federal há 10 meses.
    Salário em torno dos 2200.
    Ou seja…não tenho vínculos neh? DENIED na minha cara?! kkk…poxa eu só queria ir à Disney nas minhas férias e voltar. =/
    O que acha?

  • Monica

    março 29, 2014 at 7:23 pm

    Oi Camila,
    Tenho visto valido que vence este ano e estou cuidando da renovação, mas tive visto americano negado no passado, em 2002 (está até em um passaporte vencido). Eu posso fazer o processo de renovação normal do visto mesmo assim? Se não for desta forma, qual o processo que devo seguir?
    Obrigada, Monica

  • Vera

    março 23, 2014 at 1:54 am

    Camila, preciso da sua opinião. Tenho 53 anos sou professora, portanto meu salário gira em torno de 3 mil reais. Já tentei o visto duas vezes há 7 anos atrás, depois há 5 anos atras. Porém foi negado as duas vezes. Eles alegaram falta de vínculo com meu país e que eu era uma imigrante em potencial, ou seja, sou pobre. Vc acha que agora, com minha idade, e viajando com minha mãe, aposentada 74 anos, tenho alguma chance? As outras vezes minha mãe tbm não conseguiu o visto. Obrigada, Vera.

    • Camila Guerra

      março 25, 2014 at 1:14 am

      Vera, tudo depende de como é a sua vida (e de sua mãe) no Brasil e isso inclui o salário mas vai além dele.
      Chance eu diria que sempre há mas o processo do visto tem muitas variáveis. Pelo que tenho visto, já foi muito mais difícil conseguir visto. O que não quer dizer que eles estão facilitando as coisas. As duas negativas devem atrapalhar sim, mas não impossibilitar. Enfim, só tentando para saber.
      []’s

  • Arthur

    março 14, 2014 at 12:57 pm

    Olá Camila, Tudo bem??
    Tenho entrevista marcada para o próximo dia 18. Tenho 23 anos, estou no 7º Período, trabalho com carteira assinada, e tenho uma renda mensal de R$ 1.700,00..Tenho uma Poupança pra viagem com ~~R$3.500,00..Vou viajar com minha namorada (já foi 3 vezes pro EUA e tb Austrália) para Florida e Califórnia, na Flórida ficaremos na casa de um amigo, e na califórnia em Hotel. Minha Viagem será de no máximo 20 dias (Junho), Será que com essa renda consigo tirar o visto, ou seria melhor falar que “alguém” irá custiar minha viagem??…Além da renda, vc acrescentaria mais alguma informação??

  • Júlio Benck

    fevereiro 24, 2014 at 3:01 pm

    Olá Camila… Primeiramente parabéns pelo tutorial, ele é muito esclarecedor e certamente ajuda muito.
    Me surgiu uma dúvida e se puder me ajudar ficarei muito agradecido.
    Estou renovando meu visto que ainda está não expirou, tenho lido que na minha situação eu estaria dispensado da entrevista. Sendo assim, eu não preciso agendar a ida ao consulado??? Eu só teria que agendar a ida ao CASV?

    Abç

    Júlio

  • Vilmar

    fevereiro 24, 2014 at 2:51 am

    Olá Camila, Fiz todo o procedimento necessário. Porém ao pagar a taxa do visto, não foi impresso o comprovante de pagamento, somente descreve no formulário da entrevista o cód da taxa. Isso é suficiente, ou caso seja necessário comprovante, como devo proceder. Comprovante do banco é válido?
    ABS

    • Camila Guerra

      fevereiro 24, 2014 at 11:48 am

      Vilmar, eu imagino que levando o formulário da entrevista com o código e o comprovante de pagamento que você fez (do banco) não tenha problemas. Mas não posso garantir. É melhor você entrar em contato com o consulado e perguntar.
      []’s

  • francis aguiar

    fevereiro 22, 2014 at 4:23 pm

    oi camila vc sabe de algun caso que alguma pessoa entrou ilegalmente pelo mexico,retornou a brasil e conceguio o visto ??

  • Luciana

    fevereiro 20, 2014 at 5:02 pm

    Camila, boa tarde. Preciso renovar meus passaportes e vistos que vencem em se te outubro de 2014. Minha duvida e sobre o do meu filho, hoje com 9 anos, o 1o passaporte e visto tirados com 5 anos. Ele precisa ir ao consulado? Ou posso fazer tudo no casv? Obrigada

  • Vera Ramalho

    fevereiro 18, 2014 at 4:20 pm

    Oi Camila!

    Estou querendo agendar a retirada do meu visto, do esposo e dos meus filhos para o mês de abril/maio de 2014, mas nossos passaportes irão vencer-se 07/04/2015, e pretendemos viajar somente em dezembro de 2014 (iremos ficar por 15 dias) , preciso renovar os passaportes antes de tirar o visto, ou posso levar os dois passaportes (antigo e o novo) quando for viajar?

  • Marcelo

    fevereiro 7, 2014 at 10:16 pm

    Prezada Camila, boa noite!
    Tudo bem? Desejo que sim.
    Tenho duas dúvidas e, se possível, gostaria de seu auxílio. Vivo em união estável com minha companheira, porém, sem nenhum documento formal que comprove. Do casal, apenas eu trabalho com registro em CTPS e declaro renda. Ela é autonoma, trabalha em casa e não possui nenhuma comprovação de rendimentos legais, somente fluxo em conta bancária. Assim, minhas dúvidas são:

    01) Apesar de pequena minha renda declarada (aproximadamente R$ 2.800,00), ideal que me declare como pagante da viagem dela também, não é? Na realidade, essa é a verdade. Eu quem pagarei, mas, tô com receio pelo meu valor de salário declarado…
    02) Como devo descrever minha união com ela no formulário? Você sugere informar “casados” e elaborar um formulário família (é possível mesmo que sem documentos de união estável? Temos comprovantes de mesmo endereço em nome de ambos) ou fazemos dois individuais, cada qual como solteiro, e apenas informo que serei o pagante da viagem dela?

    Aguardo seus comentários.

    Abraços e muito obrigado,

    • Camila Guerra

      fevereiro 9, 2014 at 2:03 pm

      Marcelo, situação complicadinha.
      A união estável, se não tem documentação que comprove, acho que não deve declarar. O que você pode tentar é fazer um documento de união estável em cartório e levar comprovantes de residência no nome de ambos indicando que moram juntos. Não é garantido, mas pode funcionar.
      Sobre a grana, o seu salário declarado é baixo para bancar viagem para duas pessoas, mas… acho que não tem saída. Talvez possa arriscar declarar a renda da esposa e comprovar com extratos bancários com a movimentação. Procure também maneiras de comprovar o que ela faz, além dos extratos.
      Na grande maioria dos casos a pessoa sequer tem chance de mostrar documentação…
      []’s

  • Fátima Rufino Cordeiro

    fevereiro 3, 2014 at 3:43 am

    Oi, Camila!
    Buscando informações sobre como fazer para renovar meu passaporte, acabei chegando ao seu blog. Que maravilha! Muito legal o seu trabalho, ele nos estimula a também fazer o bem sem olhar a quem! :) Parabéns!
    Hoje, conversando com uma amiga sobre a possibilidade de viajarmos para os EUA no final do ano, lembrei que meu passaporte vence no próximo dia 01/03 e o visto vence no dia 26/03.
    Após ler suas orientações, fui ao site da PF e preenchi o formulário para requisição do novo documento. Já imprimi o protocolo de agendamento e a GRU para pagamento.
    Agora é pagar a GRU, pegar o passaporte e só depois preencher a documentação solicitando o visto e marcar a entrevista, certo? ;)
    Muitíssimo obrigada pela preciosa ajuda!
    Grande abraço,
    Fátima Rufino.

  • Eduardo

    janeiro 29, 2014 at 10:01 pm

    Boa noite…. gostaria de um auxílio, se possível.

    Preenchi meu DS-160 e o envie recebendo assim a confirmação. Porém, esqueci e não envie (não fiz o upload) da fotografia. Pergunta: devo preencher um novo formulario DS-160 ou existe a possibilidade de correção deste erro?

    Após receber o “confirmation”, o que devo fazer? Qual site entrar?

    Desde já, agradeço.

    Eduardo.

    • Camila Guerra

      janeiro 31, 2014 at 7:08 pm

      Eduardo, tua pergunta já foi respondida nos comentários aí abaixo, por isso sempre peço pra ler antes de perguntar.
      Pode levar uma foto física na hora mas veja se ela está em concordância com as exigências do consulado.
      []’s

  • Joice

    janeiro 28, 2014 at 5:12 pm

    Boa tarde Camila! Fiz meu primeiro visto em Julho de 2005, ele venceu em 2010 e fiz o processo este mês para a renovação do mesmo. Durante o processo percebi que não preciso ir ao consulado, apenas no CASV (até fiquei surpresa com isso). Lá perguntava se eu havia coletado minhas digitais durante o primeiro visto… Sinceramente não sei! Acredito que todas as pessoas devem ter tido suas digitais coletadas ao fazerem seus vistos, certo?

    Agradeço pela atenção, Joice.

    • Camila Guerra

      janeiro 29, 2014 at 11:30 am

      Joice,
      Algumas pessoas não fizeram a biometria. Eu, por exemplo, poderia ter escapado da entrevista mas parece que tive que fazê-la justamente por isso. Quando for marcar o CASV, você vai saber se estará ou não liberada da entrevista. Se o sistema abrir a marcação para a entrevista, vai ter que fazer.
      []’s

      • Joice

        janeiro 30, 2014 at 4:30 pm

        Camila, fiz a marcação e pra mim só apareceu o CASV. Não foi solicitada uma marcação no consulado (graças a deus)!! heheheh

        Obrigada pela ajuda!!

  • Denis

    janeiro 27, 2014 at 7:47 pm

    Olá Camila, eu tentei tirar o visto em Janeiro de 2013, porém tive o visto negado, muito provavelmente pelo motivo de vinculo com o pais, eu não estava trabalhando na época, e coloquei que quem iria bancar a minha viagem seria o meu avô, e fiquei tão nervoso na ocasião que nem consegui falar que eu fazia faculdade. Eu pretendo tentar novamente em abril deste ano, eu trabalho a 1 ano, e tenho salario de 1600,00, estou no terceiro ano da faculdade… será que com esse salario eu vou ter algum problema na hora de tirar o visto ? Ano passado eu fiz uma viagem para a Europa, isso pode ajudar a ter o visto dessa vez ?

    Me tira essa duvida por favor, agradeçoo desde já!

    • Camila Guerra

      janeiro 29, 2014 at 1:36 am

      Denis, a viagem para a europa é um ponto positivo mas não vai te garantir o visto. Na verdade, o que garante o visto é um conjunto de coisas que formam a sua situação. A tranquilidade na hora da entrevista é essencial, prepare-se para não parecer desesperado.
      []’s

  • Flavio Costa

    janeiro 26, 2014 at 12:48 am

    Oi Camila: Preciso de um favor seu:
    Minha dúvida é: Aquele adesivo que é colado no passaporte com código de barras,pode ser retirado,fiquei receoso e não tirei o meu,posso retirá-lo?

  • patricia

    janeiro 14, 2014 at 6:44 pm

    Boa tarde Camila, adorei suas explicações, mas ainda tenho dúvidas. Eu e meu marido já temos visto americano e já fomos aos EUA em janeiro de 2011. Em janeiro de 2015 iremos novamente, acompanhados de minha mãe (idosa com 74 anos), minha irmã e o marido dela. Preenchi o formulário DS-160 para eles, e preenchi o da minha mãe primeiro, sem me ater à preencher formulário de família. Daí o da minha irmã e o do marido dela consegui fazer junto (formulário de família). Tive que gerar a taxa do visto para minha mãe, separado da minha irmã e do meu cunhado, gerando duas conta no site unvisa. Eles ainda irão pagar as taxas (individuais) e sei que minha mãe é isenta da entrevista e de comparecer no CASV. Já me informei que em sendo filha, eu posso levar os documentos dela, sem procuração certo? Mas preciso agendar o CASV. E a dúvida é se conseguirei agendar no CASV o mesmo dia e horário da minhã irmã e do marido dela, para levar os documentos da minha mãe, sendo que essa minha irmã poderia levar tais documentos não é? Abraços.

    • Camila Guerra

      janeiro 14, 2014 at 7:40 pm

      Patrícia, não tem como dizer. Só quando abrir o calendário de agendamento é que vai saber. Na entrevista eu sei que se conseguirem agendar pra o mesmo dia, é só chegar lá e dizer que estão em família que eles deixam fazer a entrevista juntos. Mas no CASV não sei dizer.
      []’s