Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Doze erros a evitar nas suas viagens
Search
Cuidado com sua bagagem!

Doze erros a evitar nas suas viagens


Evite erros e viaje bem!

Evite erros e viaje bem!

Todo mundo faz besteira. Um dia ou outro a gente escorrega e dá um furo que custa tempo, às vezes dinheiro e com certeza muita apurrinhação. Então, preparamos aqui algumas dicas para você correr menos risco de escorregar numa dessas e atrapalhar a sua viagem. Boa leitura! :)

1. Conexões apertadas demais. Fuja delas! Se você está planejando sua viagem sozinho, sem a ajuda de um agente experiente, antes de comprar sua passagem verifique as condições dos aeroportos pelos quais você vai passar. Alguns aeroportos possuem estruturas mais complexas, vários terminais e é comum você desembarcar em um e ter que pegar sua conexão em outro. No meio do caminho costuma ter um transporte, dentro mesmo do aeroporto, que você tem que pegar. Seja um ônibus ou trem, considere esse tempo de deslocamento. Outro atraso que você deve considerar é se você tiver que fazer imigração. Sempre prefira as conexões montadas pela própria companhia aérea. Por que? Simples: se você perder a conexão por causa de um atraso no vôo ou coisa do gênero, a cia aérea tem obrigação de conseguir para você outro vôo, o mais rápido possível, para o seu destino, sem custo. Se não houver conexão no mesmo dia eles são obrigados a fornecer hotel e alimentação também gratuitos para você. É responsabilidade dela. Mas se você não aceitar a conexão “montada” ou “sugerida” e “forçar” uma conexão mais curta, a responsabilidade passa a ser totalmente sua.

2. Alimentação diferente. Não coma nada estranho demais antes de viajar. Acho que não preciso nem explicar os motivos, não é? Imagine só você tendo uma indisposição alimentar durante um longo vôo ou durante viagens com muitas conexões e correrias… que desastre!

3. Remédios novos. Outra coisa a evitar são os medicamentos que você não conhece. Antes de viajar, procure não testar nada novo. Dores de cabeça, náuseas, tonteiras e outros sintomas podem acabar com as suas férias

Feriadões = atrações lotadas

Feriadões = atrações lotadas

4. Feriadões. Cuidado com eles! Especialmente se são feriados mundiais. Problema é que você pode levar muito mais tempo para fazer as coisas do que você inicialmente planejou. Isso pode resultar em perder passeios, atrasar transportes, ter que refazer sua programação e, em alguns casos, até perder uma grana. Em nossa visita às cataratas argetinas em Puerto Iguazu, perdemos meio dia por conta da muvuca. Sem contar que tudo estava lotado!

5. Locais de visitação. Nunca, nuquinha mesmo, jamais, never, de jeito nenhum viaje sem ter noção dos locais que você quer visitar. Museus, igrejas e outras atrações costumam funcionar em dias e horários específicos. Considere isso.



6. Cuidado com horários de vôo muito cedo. Vamos analisar: se o seu vôo é internacional e sai às 7h, significa que você precisa estar no aeroporto às 5h. Vai ter que acordar com tempo para se arrumar, tomar café da manhã (se achar algum estabelecimento aberto essa hora), pegar um taxi (essa hora é mais caro e mais difícil) e, o pior de tudo, não vai poder aproveitar com calma a noite anterior. Para os preocupados, os vôos cedo são um tormento e uma excelente desculpa para uma insônia indesejada.

Cuidado com sua bagagem!

Cuidado com sua bagagem!

7. Nunca despache em sua bagagem dinheiro ou objetos de valor como jóias, eletrônicos e a fins. Não preciso nem explicar o motivo, né?

8. Em sua bagagem de mão, leve sempre uma muda de roupa (incluindo meias e roupas de baixo) e os remédios dos quais faz uso diário. Se por um azar a sua bagagem extraviar, você não vai ficar totalmente na mão. Bagagens extraviadas são comuns (especialmente em vôos com muitas conexões e de diferentes companhias aéreas) e em alguns casos, demora a viagem inteira pra chegar. Já passei por situações onde a bagagem apareceu tempos depois em local fora do roteiro da passagem…. pois é.

9. Falando em bagagem extraviada, nunca se esqueça de tirar da sua mala as etiquetas referentes ao vôo anterior. Esse é um dos principais motivos de extravio de bagagem.

10. Quanto menos, melhor. É, isso mesmo! Não caia no erro de levar malas e malas com você. Isso a gente aprende na prática. Nas minhas primeira viagens, levava um montão de roupas “pra passear”, ou seja, elas iam e voltavam e nem saíam da mala. O ideal é você levar algumas “peças-curinga” e ir adaptando durante a viagem.

11. Não seja tão ingênuo a ponto de achar que todas as tomadas do mundo são iguais. Não são. Quadradinhas, redondinhas, com dois ou três pinos… é uma variedade enorme. Novamente, pesquisar garante o acerto. Mas há adaptadores com várias opções de tomadas, tipo multi-tarefa. São muito úteis.

Adaptadores universais de tomada. Vários modelos e super úteis. Leve sempre na sua bagagem.

Adaptadores universais de tomada. Vários modelos e super úteis. Leve sempre na sua bagagem.

12. Verifique as vacinas. Alguns países exigem vacinas específicas e não adianta tomar na véspera da viagem, elas precisam ser tomadas com meses de antecedência.

Já cometeu algum erro que não mencionamos aqui? Conte pra gente! Precisamos saber!!! :)

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!

Fotos: sxc.hu


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:


Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

One Comment

Deixe um comentário