Random Post
Search
Search
Cerveja Itaipava clara

Visita à Cervejaria Itaipava, Grupo Petrópolis


Adesivo de identificação que ganhamos na chegada

Beer Tour


A região de Petrópolis está se transformando cada vez mais em um polo cervejeiro. A qualidade da água da região trouxe para cá algumas fábricas de cerveja. Em 2012 visitamos a Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, que gostamos muito. Dessa vez foi a vez de visitarmos a Cervejaria Itaipava, também em Petrópolis.

A Cervejaria Itaipava é parte do Grupo Petrópolis, um grupo brasileiro fundado em 1994 e de propriedade do Sr. Walter Faria. Além da fábrica em Petrópolis RJ, possui unidades fabris também em Teresópolis RJ, Boituva SP e Rondonópolis MT. Produz as marcas de cerveja: Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Weltenburger Kloster, as vodkas: Blue Spirit e Nordka e as bebidas não alcólicas: TNT Energy Drink e Ironage.

Marcas do Grupo Petropolis

Marcas do Grupo Petropolis


Então fomos lá conhecer. A Cervejaria Itaipava fica em Pedro do Rio, distrito de Petrópolis, na rua de entrada para Secretário. Se vê bem a fábrica da BR-040, mas a entrada é pela Rua Trajano de Paula Filho.

Cervejaria Itaipava vista da BR-040

Cervejaria Itaipava vista da BR-040


É necessário marcar sua visita guiada pelo telefone (24) 2103-8000. Eles fazem o “Beer Tour” duas vezes ao dia durante a semana e três vezes nos sábados. Formam grupos com número máximo de pessoas, então não deixe pra marcar em cima da hora, especialmente em períodos de férias e feriados.

Bem, marcamos a nossa visita para às 15h e pegamos a BR-040 até a cervejaria. Chegamos apressados, em cima da hora. Felizmente atrasou um pouco e não perdemos nada.

É possível deixar o carro na rampa de subida da cervejaria. Chegando lá, avise o guarda que você pretende participar da visita para ele poder liberar a sua passagem.

Estacionamento da Cervejaria Itaipava

Estacionamento da Cervejaria Itaipava


Na portaria uma funcionária colou o selo do Beer Tour em nossa roupa e partimos para a visita com o Michael, que foi nosso guia.

Não, a visita à Cervejaria Itaipava não é igual a visita à Bohemia. São abordagens totalmente diferentes. O Beer Tour da Itaipava é muito técnico, voltado para o processo produtivo deles. Mas muito legal.

Processo produtivo da Cervejaria Itaipava

Processo produtivo da Cervejaria Itaipava


Nosso guia nos levou para o Bar Petrópolis, um bar dentro da fábrica, onde assistimos a um vídeo falando um pouco da cidade de Petrópolis e um pouco da cervejaria. Em seguida nos entregou óculos de segurança (quem já usa óculos de grau não precisa trocá-los pelos de segurança) e também um radinho com fones. BOM! É que o barulho dentro da fábrica devido ao processo produtivo das cervejas atrapalha muito. Com o radinho a gente escuta o guia mesmo estando a uma certa distância dele.

Ok, tudo pronto então vamos à visita! Ah, não! Peraí só mais um pouquinho… no bar tem ar condicionado e estava um caloooor de lascar. É, se você for num dia muito quente, se prepare pra transpirar um pouquinho. Lá é abafado e você não pode entrar de shorts, bermudas, saias, sandálias e afins. Como a gente anda dentro da fábrica, eles exigem que se use calça comprida e sapato fechado. Ok, regras de segurança. Então tá, vamos deixar o ar condicionado pra lá e conhecer a produção da Itaipava.

Todas as áreas são bem sinalizadas.

Todas as áreas são bem sinalizadas.

Fábrica organizada, limpa, bonita.

Fábrica organizada, limpa, bonita.


Primeiro Michael nos explicou como é feita a cerveja, os ingredientes e as principais diferenças nos tipos de cerveja que eles produzem: Pilsen, escuras, pretas, etc.

Os ingredients básicos da cerveja são água, cevada, levedura e o lúpulo. As cervejas do Grupo Petrópolis usam lúpulo argentino ou europeu. O lúpulo brasileiro não é propício para fabricar o tipo de cerveja que eles fazem.

Lúpulo

Lúpulo

Cevada

Cevada


Observamos a filtração de mosto enquanto o Michael explicava os detalhes.

Área de filtração de mosto

Área de filtração de mosto

Marcos observando o processo

Marcos observando o processo


Praticamente toda a visita é feita por cima da fábrica, sobre passarelas elevadas de onde vemos o processo todo de cima. Vemos as garrafas sendo recebidas vazias da rua, depois sendo lavadas e esterilizadas, depois passam pela secagem, são enchidas com a cerveja, rotuladas, tampadas, colocadas no engradado prontas para irem pra rua de novo. Durante as várias etapas do processo de engarrafamento da bebida, é comum ouvirmos alguns estouros. São garrafas que estouram durante o processo e estilhaçam no chão da fábrica. Dá uma peninha… :)

Parte do processo produtivo da Cervejaria Itaipava

Parte do processo produtivo da Cervejaria Itaipava


O processo das cervejas em lata é diferente, mas também interessante.

Especialmente para quem nunca viu um processo produtivo de grande escala na vida, vale a pena visitar a Cervejaria Itaipava.

Terminamos a visita no Bar Petrópolis novamente. Dessa vez ganhamos chopp geladinho que tomamos no ar condicionado. Marcos não bebeu, estava dirigindo. :) Mas para quem quiser, há também cerveja sem álcool.

Chopp claro Itaipava

Primeiro um chopp claro

Depois um chopp escuro

Depois um chopp escuro…


Enquanto servia os chopps e nós bebíamos, batemos um papo informal com o Michael, que nos disse que de todos os milhares de visitantes que já passaram pelo Beer Tour da Cervejaria Itaipava, menos de 1% é de visitantes petropolitanos. Em nosso grupo, por exemplo, havia mais ou menos 9 pessoas. Eu e Marcos somos petropolitanos, tinha um casal de Viçosa MG e um grupo de Maceió AL. Nós da terrinha precisamos prestigiar a cervejaria também. ;)

Chopp geladinho no fim do Beer Tour. Cortesia da Cervejaria Itaipava

Chopp geladinho no fim do Beer Tour. Cortesia da Cervejaria Itaipava


Pertinho do Bar dentro da fábrica há a Boutique Petrópolis, que estava fechada no dia de nossa visita. Lá vendem camisas, taças, copos, bonés e outros souvenirs das marcas do Grupo Petrópolis.

Bar Petrópolis e lá no fundo a Boutique Petrópolis, dentro da fábrica

Bar Petrópolis e lá no fundo a Boutique Petrópolis, dentro da fábrica


Já fora da cervejaria, bem no pé da rampa de acesso, tem outro bar deles também. Só que nesse bar a cerveja é paga e tem outras opções como salgadinhos e outras coisinhas. :) Na parte de cima do bar fica uma pequena boutique também com roupas e souvenirs. Funciona de segunda a sábado das 9 às 20hs.

Bar da Itaipava fora da fábrica, com lojinha de roupas e souvenirs

Bar da Itaipava fora da fábrica, com lojinha de roupas e souvenirs


A visita demora cerca de 1:30 a 2h.

O Beer Tour da Cervejaria Itaipava é uma parceria da cervejaria com a Prefeitura de Petrópolis e faz parte do mapa turístico de Petrópolis. A visita é gratuita.

Vá e confira! ;)

Como chegar na Cervejaria Itaipava. Fonte: grupopetropolis.com.br

Como chegar na Cervejaria Itaipava. Fonte: grupopetropolis.com.br


Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!

Veja duas outras cervejarias em Petrópolis:
Cervejaria Bohemia
Cervejaria Cidade Imperial


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

9 Comments

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Viagens e Andanças

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading