Pin It
Home » Dicas, Hotéis e Pousadas, Petrópolis RJ » Hotéis no centro de Petrópolis – hotéis luxo, superior e padrão


Hotéis em Petrópolis, RJ

Hotéis em Petrópolis, RJ

Como toda cidade, Petrópolis tem hotéis espalhados por todo canto e bate aquela dúvida de onde ficar. Para ajudar um pouco, vamos falar sobre os hotéis no centro da cidade com fácil acesso para todas as atrações como Museu Imperial, Casa De Santos Dumont, Museu de Cera, Catedral São Pedro de Alcântara, Cervejaria Bohemia, etc. No fim deste artigo você encontra um mapa (Google Maps) onde eu marquei a localização de todos os hotéis que eu menciono neste artigo e mais alguns pontos turísticos.

Tá, eu disse aí em cima “ajudar um pouco”. Como assim? Ué, pedir dica de hotel pra quem mora na cidade é como pedir dica de churrascaria a um vegetariano. Quem mora na cidade não se hospeda nos hotéis do local. A gente conhece os melhores locais e o nível dos hotéis, mas fica difícil julgar, por exemplo, se o quarto é bom, silencioso, se o café da manhã é fraco, se o atendimento é eficiente… por isso coloquei um link para o Booking.com onde você pode ver os comentários e avaliações de quem se hospedou nos hotéis abaixo.

Fiz esse artigo com base na minha experiência após 13 anos trabalhando como secretária executiva e usando intensamente alguns dos hotéis dessa lista para hospedar visitantes de todo o mundo. A opinião deles influenciou na minha opinião sobre os hotéis. Coletei informações com amigos e colegas sobre os hotéis dessa lista que nunca usei.

A dúvida mais frequente das pessoas que vêm visitar Petrópolis é: centro da cidade ou Itaipava? Bem, depende. Se você quer o sossego de um hotel de campo ou uma noite mais badalada e bom leque de opções para gastronomia, Itaipava é uma boa pedida. Mas é um pouquinho distante do centro, cerca de 18 km. Dependendo dos horários que você definir para ir e voltar, pode pegar um pouco de trânsito. Então não marque compromissos com horários muito apertados.

Qual a vantagem de ficar no centro de Petrópolis?

Se você quer curtir a história e o charme do palácio e construções da época do Império, além de fazer umas comprinhas na Rua Teresa mas tem pouco tempo, ficar no centro é a melhor opção. O motivo principal é que não vai precisar de carro para nada. Ou quase nada. Estacionar no centro da cidade por sair bem caro. Veja nossa sugestão de roteiro para um fim de semana na Cidade Imperial.

Lembrando que a maioria dos hotéis da região pratica tarifas mais altas em fins de semana e, claro, feriados.

Vou dividir os hotéis em cinco classes para ficar mais fácil: luxo, superior, padrão, simples e mochileiro. Dos dois últimos falarei em um artigo separado. Já que os valores sempre mudam de tempos em tempos, a classificação de preços vou colocar de 1 a 5 para quartos standard em dias comuns. Vamos lá:

Classe luxo:


Hotel Solar do Império. foto: TripAdvisor

Hotel Solar do Império. foto: TripAdvisor

Hotel: Solar do Império
Endereço: Av. Koeler 376, centro.

Faz parte do Roteiros de Charme. O hotel funciona em dois casarões antigos (de 1875 e 1893) ambos tombados pelo IPHAN.

Hotel bacana, atendimento impecável e ótima localização. Minha experiência com eles é das melhores. Os visitantes adoravam tanto o hotel quanto o restaurante Imperatriz Leopoldina (sobre o qual já comentei no meu post sobre restaurantes no centro de Petrópolis)

Muito boa opção para os bolsos mais fartos e mais exigentes. Você pode reservar o Solar do Império online pelo Booking.

O hotel fica de frente para a Praça da Liberdade (ou Praça Rui Barbosa) e bem em frente ao hotel, na praça mesmo está o Rink Marowill, um bar que, dependendo do dia, fica bem cheio. Comum o pessoal se reunir para um chopp enquanto assiste a um jogo de futebol.

Média de preços: 5

Classe superior:


Grande Hotel Petrópolis. Foto: TripAdvisor

Grande Hotel Petrópolis. Foto: TripAdvisor

Hotel: Grande Hotel
Endereço: Rua do Imperdor 545, centro.

É o hotel mais central de todos desse post. Inserido bem no meio do comércio da cidade, de frente para a Praça D. Pedro.

Funciona em um velho prédio reformado. A localização é excelente.

Bem, já tentei algumas vezes hospedar visitantes lá, mas o hotel se mostrou tão inflexível e complicado que desisti.

Recebi muito boas referências de amigos que usam o hotel para visitantes que vêm à cidade a negócios e gostam bastante. Você pode reservar o Grande Hotel online pelo Booking.

Média de preços: 4



Classe padrão:


Hotel Casablanca Imperial. Foto: letsbookhotel

Hotel Casablanca Imperatriz. Foto: letsbookhotel

Hotel: Casablanca Imperial
Endereço: Av. da Imperatriz 286, centro.

Fica bem ao lado do Museu Imperial e em frente (do outro lado da rua) à praça Visconde de Mauá (ou simplesmente, Praça da Águia). Na praça também está o Centro de Informações Turísticas da cidade.

Bom hotel, preço razoável e boa localização. O prédio é um pouco antigo e isso acaba desagradando algumas pessoas que reclamam de cheiro de mofo. Já hospedei muita gente lá, são bem flexíveis. É uma boa opção no centro com custo x benefício razoável.

Você pode reservar o Hotel Casablanca Imperial online pelo Booking.

Média de preços: 3

————————————————————————-

Hotel Casablanca Koeler. Foto: HotelCasablanca

Hotel Casablanca Koeler. Foto: HotelCasablanca

Hotel: Casablanca Koeler
Endereço: Avenida Koeler 61, centro.

Na mesma rua do hotel Solar do Império. Bem perto da Praça da Liberdade. Esse hotel é relativamente novo e as instalações são mais novas que o do Casabanca Imperial. Na Av. Koeller está o Palácio Rio Negro (casa de verão dos presidentes brasileiros), a prefeitura de Petrópolis, a Casa da Princesa Isabel e algumas casas que rendem boas fotografias. A Av. Koeler é muito charmosa e fica, de um lado, de frente para a Catedral São Pedro de Alcântara e, de outro, para a Praça da Liberdade. No entanto, não dê bobeira na Av. Koeler, especialmente à noite.

Geramente é elogiado pelos visitantes. As instalações são novas e agradáveis. Você pode reservar o Casabanca Koeler online pelo Booking.

Na Praça da Liberdade e proximidades há bons restaurantes e bares. Veja nosso post sobre onde comer no centro de Petrópolis

Média de preços: 3

————————————————————————-

Pousada Monte Imperial. Foto: Wikimapia

Pousada Monte Imperial. Foto: Wikimapia

Hotel: Pousada Monte Imperial
Endereço: Av. Koeler 99, centro.

Fica localizada na mesma rua do Solar do Império e do Casablanca Koeler. Você pode reservar a Pousada Monte Imperial online pelo Booking.

A pousada fica num dos muitos casarões antigos de Petrópolis. Os visitantes geralmente gostam bastante de lá e dão bom retorno.

Bom custo x benefício. Boa opção.

Média de preços: 3



————————————————————————-

Hotel York. Foto: Hotel York

Hotel York. Foto: Hotel York

Hotel: Hotel York
Endereço: Rua do Imperador 78, centro.

Nunca hospedei nenhum de meus visitantes no hotel York. Nada contra o hotel mas eu, particularmente, não gosto da localização dele, embora seja central e perto de tudo.

Acho um hotel de certa forma caro para o local onde está. Você pode reservar o Hotel York online pelo Booking.

Média de preços: 3








————————————————————————-

Hotel Casablanca Center. Foto: destinopetropolis

Hotel Casablanca Center. Foto: destinopetropolis

Hotel: Casablanca Center Hotel
Endereço: Rua General Osório

Outro hotel do qual nunca fiz uso. O Casablanca Center fica bem na subida para a Rua Teresa, também no centro de Petrópolis. Relativamente perto da Praça da Liberdade e de outros pontos de interesse.

Foi reformado recentemente e tem sido muito elogiado. Você pode reservar o Casablanca Center online pelo Booking.

Média de preços: 3



————————————————————————-

Pousada D. Pedro II. Foto: letsbookhotel

Pousada D. Pedro II. Foto: letsbookhotel

Hotel: Pousada D. Pedro II
Endereço: Av. D. Pedro I 152, centro.

Pousada nova, instalada em uma casa reformada. Nunca hospedei ninguém lá, mas a pousada me parece boa. A Av. D Pedro já foi lar de pessoas abastadas da cidade e é cheia de casarões. Alguns agora são pontos comerciais, outros ainda habitados. Não dê bobeira nessa rua de madrugada, especialmente mais pra cima dela.

Pertinho desse hotel está o Capitólio Sushi Bar e Restaurante. Bom local para um chopp ou um jantar mais demorado.

Você pode reservar a Pousada D. Pedro online pelo Booking.

Média de preços: 3


————————————————————————-

Aqui os hotéis mencionados acima e alguns pontos de interesse:


VejaHotéis Em Petrópolis num mapa maior

Essas são opiniões pessoais. Não recebemos nada dos hotéis para mencioná-los nesse post. Se você tiver opinião diferente, ou alguma experiência para dividir conosco, por favor deixe seu comentário no fim do artigo. Será um prazer contar com o seu ponto de vista.

Existem outros hotéis que não conheço, não tenho nenhum tipo de referência e por isso não estão na lista.

Num próximo post vou colocar a lista de hotéis que classifiquei como simples e mochileiro.

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

      Receba nossas atualizações por e-mail:



13 Responses to Hotéis no centro de Petrópolis – hotéis luxo, superior e padrão

  1. Janaína disse:

    Já tem post das classes simples e mochileiro? Não achei. Se tiver, passa o link ;) Valeu!

  2. Silvia Stumpf disse:

    Que bom Camila. Você me ajudou a ter uma idéia melhor p/ minha visita.
    Eu não conheço Petrópolis e não tenho referência de quais áreas são boas e quais não são.
    Já li os outros textos que você fez da cidade mas você não fala nada sobre compras e uma das coisas que quero fazer é conhecer a R. Tereza. Você acha que um dia é suficiente para conhecer o centro da cidade e mais a R. Tereza? Você sabe quanto tempo leva do aeroporto Santos Dumont até Petrópolis num sábado? Meu vôo chega às 09 horas e um amigo carioca vai com a gente p/ Petrópolis. Fico até domingo e depois volto para o Rio e de lá vou visitar outras cidades. Então fico em Petrópolis esse tempo. O que acha?
    Obrigado,
    Silvia Stumpf

    • Camila Guerra disse:

      Oi Sílvia,
      Do aeroporto SDU até Petrópolis você deve levar num sábado cerca de 1h a 1:20h se o trânsito estiver ok.
      Quanto ao seu tempo em Petrópolis, é um pouco difícil de responder sem saber o que você quer dizer com “conhecer o centro da cidade”. Nisso você inclui Museu Imperial, Casa de Santos Dumont, Museu de Cera, Cervejaria Bohemia, o quê? Nos finais de semana a Cervejaria Bohemia, por exemplo, funciona das 11h às 20h. Dependendo da hora que você for embora, não dá tempo. Acho que seu roteiro está muito corrido para conhcer os pontos turíscos com calma. A não ser que você queira só passar por eles e tirar uma foto por fora. :)
      Considere ficar o domingo inteiro.
      Chegando do Rio você pode ir direto para a R. Teresa, que não abre domingo (só em datas especiais como dia das mães, natal e tal). O tempo que você vai levar lá depende muito da sua vontade de comprar. Se o seu foco é mesmo compras, é provável que leve a tarde toda pois a rua é grande e tem muitas lojas.
      []’s

      • Silvia Stumpf disse:

        Camila, sou professora de história e o museu é o foco da minha visita. Não gosto de cerveja e a bohemia não coloquie na lista. Quero visitar a casa de Santos Dumont também. Museu de cera não me interessei. Vale a pena?
        O que mais você recomendaaí p/ uma professora de história? Pretendo fazer uma aula com fotos e informações só sobre essa minha visita. Vou conhecer também o Rio de Janeiro, Paraty e talvez Ouro Preto. Se achar bons preços quero comprar umas roupas na R. Teresa. Sou paulista mas moro na Bahia há 20 anos.
        Obrigado por responder.

        • Camila Guerra disse:

          Que legal, Silvia!
          Sendo professora de história, acho que você vai querer passar um tempo maior no Museu Imperial. O Museu abre às 11h.
          Sugestão de roteiro:
          Sábado: chegue do Rio, almoce e vá às compras na R. Teresa. À noite vá ao espetáculo Som e Luz no Museu às 20h.
          Domingo: Enquanto espera o Museu abrir, visite a Catedral São Pedro de Alcântara, onde está o Mausoléu de D. Pedro II, da Imperatriz Teresa Cristina, da Princesa Isabel e do Conde d’Eu, além de outros membros da mesma família. Depois dê uma caminhada pela cidade, temos muitas construções que valem uma foto. Ex: Praça da Águia (em frente ao Museu), Casa da Princesa Isabel (em frente à Catedral), Palácio Rio Negro (não abre domingo e no sábado fecha às 17h) e outras construções da Av. Koeler. Passe pela Praça da Liberdade e às 9:30h visite a Casa de Santos Dumont. Ali pertinho está o Relógio das Flores e o prédio da Universidade Católica de Petrópolis (que na época de Dumont era um hotel). Também perto está o Museu de Cera. Se vale a pena? Depende do quanto você gosta de ver personagens em cera. Um pouquinho mais distante está o Palácio de Cristal, que foi presente do Conde d’Eu para sua esposa, a Princesa Isabel. Bem, em seguida vá para o Museu Imperial sem pressa.
          Se sobrar tempo e te interessar, Na Av. Ipiranga você encontra a Igreja Luterana e a Casa dos 7 Erros, onde tem um bom restaurante.
          No retorno ao Rio, passe pelo Quitandinha e pare para umas fotos do Palácio, que agora pertence ao SESC.
          Mais ou menos isso…. e prepare-se para caminhar. ;)
          []’s

          • Silvia Stumpf disse:

            Camila! Você caiu do céu! Obrigado.
            Vou seguir esse roteiro e se der tempo eu acrescento mais alguma coisa, mas tenho que deixar Petrópolis no domingo mesmo por causa de um compromisso no Rio.
            Você tem agência de viagem?

          • Camila Guerra disse:

            Silvia, não tenho agência. Nem trabalho com turismo, mas qualquer outra dúvida que eu puder te ajudar a sanar, será um prazer. ;)
            Depois me conte como foi a visita!
            []’s

          • Silvia Stumpf disse:

            Vou contar. Camila, obrigado. você foi muito legal. Eu agradeço muito a atenção. Fiquei muito feliz.
            Uma boa Páscoa para você. Sílvia

          • Camila Guerra disse:

            É um prazer, Sílvia. Para isso o blog existe. Boa Páscoa para você também! ;)
            []’s

  3. Marcio disse:

    Ótimo post, Camila. Mesmo com poucos detalhes é de grande serventia. Faltou um hotel que poderia ter colocado, o 14 Bis, na Rua Santos Dumont.

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Márcio!
      Obrigada!
      Na verdade não faltou não. Cheguei até a colocar o 14 Bis nesse post mas na hora de fazer a divisão, resolvi colocá-lo no próximo post sobre os hotéis. Tenho boas referências dele. ;)
      []’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top