Random Post
Search
Search
Cerveja Cidade Imperial, Petrópolis

Visita à Cervejaria Cidade Imperial, Petrópolis


Cerveja Cidade Imperial

Cerveja Cidade Imperial

Petrópolis não é feita só de Museu Imperial e Travessia Petrô x Terê. A cidade é um pólo cervejeiro e conta com três cervejarias. Neste artigo vamos contar um pouquinho das nossas impressões sobre a menor e mais exclusiva das cervejarias da cidade, a Cervejaria Cidade Imperial. As outras duas? Cervejaria Bohemia e Cervejaria Itaipava que nós visitamos e já descrevemos aqui.

De propriedade de Francisco de Orleans e Bragança (bisneto da Princesa Isabel), a Cervejaria Cidade Imperial foi fundada em 1997 e é focada em um nicho de mercado totalmente diferente dos almejados pelas gigantes Itaipava e Bohemia. A fábrica da Cidade Imperial é uma unidade relativamente pequena, com uma produção atual de cerca de 40.000 litros de cerveja mensalmente. Os pontos de venda da cerveja Cidade Imperial são escolhidos a dedo por seus proprietários, com objetivo de manter a exclusividade da marca.

Chegamos para a visita e deixamos o carro no estacionamento da cervejaria. Quem nos recebeu foi o Pedro, o cervejeiro atencioso que nos guiou pela pequena fábrica explicando todo o processo.

Embora a empresa seja bem pequena e com ambiente familiar, o processo produtivo deles é interessante com alguns processos industrializados. Infelizmente não é permitido tirar fotos, o que nos deixou tristes pois gostamos sempre de ilustrar nossos artigos para que nossos leitores tenham uma boa idéia do que estamos falando.

Cerveja Dunkel (escura) Cidade Imperial

Cerveja Dunkel (escura) Cidade Imperial


Pois bem, Pedro nos contou que a cerveja Cidade Imperial atualmente é distribuida somente no estado do Rio de Janeiro, com foco na região serrana, Niterói e cidade do Rio de Janeiro. Os pontos de venda são bares especializados, restaurantes, empórios e redes como a Zona Sul no Rio.

A cerveja Cidade Imperial é comercializada somente em garrafinhas de 355 ml. Não é produzida em latas e nem em garrafas de 600 ml. Essa também é uma estratégia da marca. Produzem três tipos de cerveja: Pilsen (clara), Helles (turva) e Dunkel (escura). Além do chopp, claro!

Na ordem as cervejas Cidade Imperial: Dunkel, Pilsen e Helles. (Foto retirada de: cidadeimperial.com.br)

Na ordem as cervejas Cidade Imperial: Dunkel, Pilsen e Helles. (Foto retirada de: cidadeimperial.com.br)


A visita à Cervejaria Cidade Imperial tem característica totalmente diferente das outras duas: Itaipava e Bohemia, que aliás, também se diferenciam muito entre si. Três cervejarias na cidade e as três com “personalidades” exclusivas de sua marca.

De acordo com o cervejeiro Pedro, a cervejaria recebe muitas visitas e os petropolitanos comparecem em número bastante grande. A curiosidade em ver o processo de uma cervejaria que nasceu na cidade e que aos poucos conquista mercados, está atraindo os conterrâneos.

No fim da explicação sobre o processo produtivo e das particularidades da cerveja, Pedro nos ofereceu um copo de chopp, tirado diretamente do barril de armazenagem deles. O chopp Cidade Imperial é um pouco mais encorpado e mais amargo também.

À direita algumas fotos da fábrica da cerveja Cidade Imperial. (Folder de divulgação da cervejaria)

À direita algumas fotos da fábrica da cerveja Cidade Imperial. (Folder de divulgação da cervejaria)


Tomamos nosso chopp enquanto conversávamos, ganhamos um folder, uns descansos de copo e em seguida fomos comprar uma cervejas Cidade Imperial lá mesmo. Não, eles não vendem a varejo para o público em geral, mas vendem para os visitantes. Você precisa fazer um pequeno cadastro com seu nome e telefone para comprar quantas cervejas quiser. Compramos algumas Dunkel para experimentar.

A Cervejaria Cidade Imperial fica loalizada na Rua Mosela 1.341 no bairro Mosela, Petrópolis RJ.

Para marcar sua visita você precisa mandar um e-mail para contato@imperialpremiumbier.com.br ou através do formulário para visitas no site da cervejaria. A cervejaria funciona somente de segunda a sexta em horário comercial e a visita é gratuita.

Veja duas outras cervejarias em Petrópolis:
Cervejaria Bohemia
Cervejaria Itaipava

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

3 Comments

Deixe um comentário