Random Post
Search
Search
Área onde é servido o café da manhã. A vista do rio Vilcanota é muito legal.

Hotel Inti Pata – Águas Calientes, Peru


Fachada do hotel Inti Pata

Fachada do hotel Inti Pata

Ficamos hospedados em Cusco mas para conseguirmos seguir cedo para Machu Picchu, resolvemos pernoitar no vilarejo de Águas Calientes ou, como chamam por lá, Machu Picchu Pueblo. A intenção era pegar os primeiros ônibus e chegar cedinho no parque. Dessa forma se enfrenta menos fila e bem cedo há menos turistas e a luz é mais propícia para fotografar. Sim, pela manhã há neblina, mas ela também fica bem na foto. ;)

Depois de um dia cheio e cansativo pelo Valle Sagrado, pegamos o trem na estação de Ollantaytambo com destino a Águas Calientes.

A escolha do hotel Inti Pata não foi nossa. Quem escolheu foi a agência onde contratamos alguns passeios e o hotel em Águas Calientes estava incluído no pacote.

O hotel Inti Pata é o prédio branco mais largo na foto

O hotel Inti Pata é o prédio branco mais largo na foto


Bem, chegamos na estação de trem de Águas Calientes e um funcionário do hotel estava nos esperando com uma placa escrita: “Camila, Marcos e família”. Já era noite. Seguindo o rapaz, passamos pela feirinha que estava fechada, descemos umas escadinhas, atravessamos a rua e pronto, chegamos no hotel. Pertíssimo da estação de trem.

Banheiro do hotel Inti Pata

Banheiro do hotel Inti Pata

Usamos um quarto quádruplo bem aconchegante. A cama é ótima, super confortável e cobertores também. O banho estava quente e muito bom, mas o ralo estava meio entupido e a torneira da pia estava meio doida. :)

O hotel é SUPER simples, mas pelo que me parece, é no padrão da grande maioria dos hotéis ali. Águas Calientes é um povoado bem pequeno que serve de base para os turistas que visitam Machu Picchu. Por isso, os preços por lá não são dos melhores.

Quanto à opções de hospedagem, há muitos hotéis e hostels. Dificilmente quem chegar sem reserva vai ficar sem um quarto. Quando a gente sai pelo portão da estação de trem, vê muitas pessoas oferecendo um quarto. E os hotéis mudam de dono e de nome constantemente também. Por isso, se não encontrar o Inti Pata, veja pelo local.

Nossa guia nos encontrou no hotel para umas explicações sobre como seria o dia seguinte no Parque Arqueológico de Machu Picchu.

O Inti Pata fica bem em frente à linha do trem. Isso significa que você só vai dormir pra valer quando o último trem passar pois, além do barulho, a gente sente uma certa… digamos… “sacudidela”. Após o último trem a recepção do hotel desliga as luzes, a TV e “se recolhe”. Aí o silêncio impera e você pode dormir sossegado até o dia seguinte, ouvindo ao longe o brulhinho do rio Urubamba, que passa revolto cortando o vale.

Eu e Marcos saímos para comprar lanche, gatorade e água para levarmos no dia seguinte a Machu Picchu. o Inti Pata fica pertinho de tudo. Como se fosse possível ficar longe de alguma coisa por ali…. Águas Calientes começa aqui e termina ali, num pulinho. :)

Cama de solteiro, confortável e quentinha

Cama de solteiro, confortável e quentinha


Dormimos todos muito bem, pois além da cama boa, o cansaço era grande.

No dia seguinte o café da manhã foi servido em um cômodo envidraçado na parte de trás do hotel, com vista para o rio. O mesmo de sempre. Café com leite nós nem tentamos pois já havíamos nos dado mal em Cusco. Tomamos um chazinho com pão, manteiga e geléia. Simples, mas o suficiente.

Área onde é servido o café da manhã. A vista do rio Urubamba é muito legal.

Área onde é servido o café da manhã. A vista do rio Urubamba é muito legal.


Arrumamos nossas mochilas e nos demos conta de que havia coisa pra caramba e aquela tralha toda ia pesar durante as subidas e descidas em Machu Picchu. Tiramos das mochilas tudo o que não iríamos usar (e que não fosse de valor), colocamos tudo em sacolas de plástico e deixamos no hotel. Saímos de lá bem mais leves.

O ponto do ônibus que leva os turistas a Machu Picchu é bem em frente ao hotel Inti Pata.

No retorno passamos no hotel, pegamos nossas sacolas e estava tudo lá direitinho, intocado. Não nos cobraram nada para guardar nossas tralhas durante o período. O pessoal foi atencioso conosco e não temos do que reclamar.

O hotel não tem frigobar e, a exemplo do Royal Qosqo (nosso hotel em Cusco), eles não dão toalhinha de banheiro para os pés.

O hotel Inti Pata está bem localizado, é um hotel simples mas que serve bem ao propósito de passar uma noite ou duas na passagem para a cidade perdida dos Incas.

Outros posts sobre o Peru:
Águas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo), no caminho para a cidade dos Incas
Museu Histórico Regional de Cusco
Museu Inca de Cusco
Onde comer em Cusco e região gastando pouco
Valle Sagrado de Los Incas – Parte II: Ollantaytambo
Valle Sagrado de Los Incas – Parte I: Pisaq
Salineras de Maras, Terraços de Moray e lã em Chinchero, Peru
Soroche ou mal da altitude. O que é e como evitar
City tour de Cusco pelas ruínas Incas
Hotel Royal Qosqo, Cusco
Como chegar a Machu Picchu e retornar a Cusco
Cusco: o umbigo do mundo fica no Peru
Preparando uma viagem a Machu Picchu, Peru
Machu Picchu, a cidade Inca nas montanhas



Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

Descubra mais sobre Viagens e Andanças

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading