Pin It
Home » Filmes de viagem » Viaje na Poltrona: 3 filmes para te ajudar a largar tudo e ir viajar!


Este post abre uma nova seção aqui no blog que já estou pra começar há meses e nunca sai do “papel”. Então vi uma lista de filmes que um amigo blogueiro postou e resolvi finalmente começar. A lista é do blog Seu Mochilão. Já havia visto vários dos filmes que ele indica e não posso deixar de compartilhar isso com meus leitores. Marcos e eu somos amantes dos filmes e de vez em quando vamos trazer umas dicas legais de filmes para quem gosta de viajar. Inaugurando a seção viaje na poltrona:

The Way – O Caminho de Santiago de Compostela

the-way-capaThe Way é um filme simples, mas que toca numa questão que muita gente vive pensando: “o que eu tô fazendo da minha vida?”… Muitos de nós estamos vivendo “dentro da caixa” e não nos damos conta de que há vida fora da caixa.

A história começa com Tom (Martin Sheen), um médico americano acima dos 60 anos que vive sua vidinha como todos nós. Um dia ele recebe uma ligação da França avisando que seu único filho havia sido encontrado morto no início do caminho de Santiago de Compostela, na França, por conta de uma tempestade que o pegou no caminho. Seu filho havia largado tudo para trás para viajar pelo mundo, uma coisa que Tom considerava insensata.

Tom viaja para a França para reconhecer o corpo do filho e levá-lo de volta para os EUA. Mas lá, de posse da mochila e dos equipamentos de Daniel (Emilio Estevez), ele resolve percorrer o caminho e levar com ele as cinzas do filho.

Tom vive seu luto durante o trajeto, carregando sua tristeza, que vai deixando aos poucos pelo caminho.

É claro que ele começa a caminhada sozinho, mas ao longo da trajetória encontra pessoas, conhece outras dores e se dá conta de que o mundo sofre. Sofremos todos, por motivos diferentes, em épocas diferentes, em graus diferentes. Mas a vida bate em todos nós, não importa quanto, nem quando… ela sempre bate.

Além da história pessoal de Tom e de outros peregrinos, o cenário que compõe o Caminho de Santiago é inspirador.

A trilha sonora do filme é também muito boa. Entre algumas músicas de James Taylor e Alanis Morrisette, há muitas de Tayler Bates e outros.



Tres en El Camino – documentário

tres-en-el-camino-capaReforçando a magia que envolve o Caminho de Santiago, no embalo assistimos a “Tres en El Camino”. Um filme longo (2:30h) bem antigo, com personagens reais e os contecimentos que envolveram o caminho que cada um dos três percorreu durante a peregrinação. O filme acompanha a brasileira Milena Salgado, o holandês Rob Jorritsma e a japonesa Madoka Maiusumi.

A narrativa é lenta, bastante diferente da dinâmica narrativa americana. Mas para os interessados no caminho de Santiago, vale muito a pena assistir. Legendas em Espanhol.

Como é um documentário que mostra o dia a dia de três peregrinos em épocas diferentes no caminho (inverno, primavera e verão), narra com detalhes as dificuldades de cada um não só no campo físico mas também no emocional. Todos que vão percorrer o Caminho de Santiago de Compostela buscam algo. Alguns querem deixar, outros querem levar, mas a maioria quer uma troca. Deixam algo que não lhes serve mais e ganham do caminho algo que modifica suas vidas.

Longo, lento, mas vale!



A Map for Saturday

a-map-for-saturday-capaOutro documentário. A Map for Saturday conta a vida do americano Brook Silva-Braga que em 2005 resolve pedir demissão de um bom emprego em Nova York e passar um ano dando sua volta ao mundo. Ele sai de Nova York, passa pela Australia, Índia, Nepal, Tailândia, Brasil, Argentina e muitos outros países sempre dormindo em hostels, conhecendo lugares e pessoas diferentes a cada dia e refazendo sua vida durante um ano inteirinho formado por sábados. :)

Sonho de todos nós, não é? O triste desse filme é que ele passou por diversos países com culturas diferentes e sociedades muito mais pobres que a nossa. Mas somente falou em violência quando estava no Rio de Janeiro e foi assaltado em Salvador. Triste realidade do nosso Brasil.

O documentário é divertido, bem humorado e inspirador. Fiquei com vontade de fazer como ele e como muitos blogueiros brasileiros que conheço: largar tudo pra trás e passar um ano dando a volta ao mundo. Não deve haver nada melhor que isso para se reinventar.

Está considerando a possibilidade ou quer saber como é isso? Então não deixe de assistir. ;)

Fique de olho em novos dicas de filmes sobre viagens.

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



4 Responses to Viaje na Poltrona: 3 filmes para te ajudar a largar tudo e ir viajar!

  1. Oi Camila!!
    Adoro filmes que nos fazem viajar sem sair de casa.
    A única parte ruim é que depois da vontade de ir conferir ao vivo os locais dos filmes!!

    abs

  2. Folli disse:

    Olá Camila/Marcos
    Uma sugestão… alem de filmes temos muitos livros que narram aventuras de viagens incríveis. Não sei se ainda existe nas livrarias, mas já li algumas coisas da “Coleção Mundo Afora”, da editora Alegro. Recomendo em especial o livro Karluk, de Jennifer Niven, que fala sobre uma expedição canadense ao Artico em 1913. O livro se baseia nos diários de bordo da tripulação.. Claro que a narrativa não se refere a uma viagem turistica, vai bem alem disso, trata-se de uma expedição científica, …mas quem de nós não se sente um explorador …aventureiro nessas andanças? Não é? Abraços!

    • Camila Guerra disse:

      Oi Folli!
      Claro, o livro é uma aventura e tanto, adoramos ler!
      Os livros também vão entrar na seção poltrona e já temos alguns para indicar. Esse que você recomendou ainda não conhecemos, mas vou procurá-lo.
      Obrigada pela indicação!
      []’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top