Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Treze dicas para você fazer uma boa entrevista para o visto americano
Search
Como tirar visto americano

Treze dicas para você fazer uma boa entrevista para o visto americano


O visto americano costuma tirar o sono de muitos de nossos leitores. Muita gente nos escreve em comentários, por e-mail ou pelas nossas redes sociais com dúvidas infindáveis sobre as mais diversas particularidades referentes ao visto americano.

Temos um artigo onde descrevemos passo a passo como tirar ou renovar o visto americano e outro artigo com 26 perguntas e respostas sobre o visto americano. Se ainda não leu, leia antes de perguntar. Leia inclusive os comentários pois suas perguntas provavelmente já foram respondidas antes.

Para ajudar um pouco os mais ansiosos, fizemos uma lista com algumas dicas para não “escorregar” na hora da entrevista:

1) A primeira dica e a mais importante é a que eu sempre repito: não minta! A mentira tem perna curta e não anda sozinha. Quando mentimos, nosso corpo indica isso de alguma forma e se você se enrolar com a história falsa e o agente consular perceber, pode dar adeus ao visto!

2) Seja pertinente! Confirme o que você declarou no DS-160 e leve documentação para comprovar que falou a verdade. Se no formulário declarou uma coisa, não dê uma resposta diferente na hora de entrevista.

3) Vá vestido normalmente. Não precisa se emperequetar todo e nem ir vestido feito um mulambo. Seja você agindo naturalmente e se vestindo como você mesmo. Estar bem vestido, de maneira discreta e condizente com sua personalidade, é a melhor solução. E manere no perfume!

4) Não conte historinhas, não faça pidinhas inoportunas tentando arrancar sorrisos do agente. Um bom dia e um sorriso sincero são mais eficientes para quebrar o gelo do que qualquer comentário idiota. Lembre-se que o que vai te render o visto é a sua situação no Brasil e não o seu ótimo senso de humor. Se o agente brincar com você, seja simpático, mas não pense que virou o melhor amigo dele só porque ele sorriu para você. Educação e limite são importantíssimos.

5) Seja conciso, verdadeiro e simples nas respostas. Não elabore demais. O agente consular não tem tempo e nem paciência para ouvir a história da sua vida. Ele faz perguntas diretas e espera respostas diretas.

6) Controle seu nervosismo. É, eu sei que esse é um conselho meio esquisito mas se você for para a entrevista tremendo, transpirando e roendo as unhas vai passar insegurança para o agente. Controle- se. Se você não está mentindo, não tem o que temer.

7) Esqueça a possibilidade de ter o visto negado. Vá para a entrevista confiante, seguro de si. Pensar no que pode acontecer de errado só vai contribuir para o nervosismo. Quando estiver prestes a fazer a entrevista, não adianta mais se lamentar por ter ou não informado algo ou por não ter levado um documento. Pense que fez tudo o que devia e que só lhe resta responder as perguntas com o máximo de segurança que conseguir.

8) Entre perguntas mais comuns, estão:
– Qual a sua idade
– Qual a sua profissão
– Quanto tempo pretende ficar lá
– Para onde pretende ir
– Com quem você mora
– Se já visitou os EUA antes
– Se tem parentes nos EUA
Geralmente o agente faz as perguntas dependendo do que o candidato declarou no DS-160. Isso quer dizer que perguntas como “quem está pagando a viagem” e “o que os seus pais fazem”, também são comuns em alguns casos. Sim, tem tudo isso no DS-160 mas o que o agente quer ver é se o candidato entrará em contradição. Portanto, saiba o que você declarou e responda adequadamente. Qualquer contradição pode lhe render uma negativa.


9) Leve TODA a documentação que puder para comprovar renda, vínculos e patrocínio de terceiros, se for o caso. E, se possível, assim que chegar no guichê, coloque a pastinha de documentos em um local onde o agente consiga vê-la. Na grande maioria dos casos, o candidado sequer tem a oportunidade de mostrar qualquer papel, mas tê-los em mãos tem duas vantagens: você se sentirá mais seguro sabendo que pode mostrar qualquer documento que o agente solicitar para comprovar algo que declarou; e o fato do agente ver que você levou documentação, é uma indicação de que você pode comprovar o que declarou.

10) Dentre as causas mais comuns do visto negado:
– Nervosismo na entrevista
– Não ter vínculos suficientes com o Brasil
– Falta de documentos que provem o que declarou
– Informações conflitantes (formulário x entrevista)
– DS-160 mal preenchido com informações confusas.

11) Mostre somente o documento que o agente solicitar. Se ele pedir IR, não entregue a pasta inteira. Abra a pasta calmamente, ache o IR e entregue-o ao agente. Se ele começar a fazer muitas perguntas e você notar que ele ficou indeciso sobre alguma resposta sua para uma pergunta importante, você pode oferecer gentilmente de mostrar o documento perguntando algo como “Eu trouxe comprovação, o (a) senhor (a) gostaria de ver?”. Mas não fique oferecendo documentação toda hora para não parecer desesperado.

12) Se já teve um visto negado recentemente, espere que algo mude em sua condição de vida que justifique uma nova tentativa. Se tentar novamente sem ter nada a mudar/acrescentar, seu risco de levar outro não é muito grande. Ir para a entrevista nessa condição lhe deixará inseguro e nervoso.

13) Enquanto estiver no guichê sendo entrevistado, evite olhar para os lados ou ficar prestando atenção na entrevista alheia. Sua atenção deve estar toda voltada para o agente consular para fornecer com rapidez e segurança as informações que ele solicitar.

Resumindo seja conciso, verdadeiro, direto, seguro. Seja você! E boa sorte! ;)

Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Passo a passo para tirar visto americano” e “Visto Americano – 26 perguntas e respostas” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)

Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.

Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania européia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido. Para quem tem antepassados portugueses, recomendamos a leitura desse livrinho com o relato do autor sobre o processo de obtenção da cidadania portuguesa: “Como consegui minha nacionalidade portuguesa por atribuição“.

Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.

DEVIDO À QUANTIDADE E-NOR-ME DE PERGUNTAS REPETIDAS, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO. É MUITO PROVÁVEL QUE A SUA PERGUNTA JÁ TENHA SIDO RESPONDIDA, PORTANTO, LEIA OS COMENTÁRIOS. HÁ MUITA INFORMAÇÃO VALIOSA NELES.

Esqueci de alguma dica? Aplicou outra estratégia na sua entrevista? Compartilhe aqui nos comentários.

Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

808 Comments

  • Fuente

    janeiro 8, 2015 at 3:13 pm

    meu visto foi aceite, perguntas basicas como a Camila ja explico aqui no blog, grato pelo blog que me ajudou bastante para ter este grande visto

  • Roberto henrique

    janeiro 7, 2015 at 1:10 pm

    Bom dia,

    Já marquei minha entrevista no consulado, tem como eu imprimir meu formulário DS-160 ainda?

  • Daniel

    janeiro 2, 2015 at 5:21 am

    Olá

    Eu estive em Miami a 1 ano e 3 meses atrás, à trabalho, na época consegui o visto de 3 meses, fiquei apenas 5 duas agora quero tirar o visto de turista, nesse caso, pode ser mais fácil a aprovação??

  • Emerson

    dezembro 29, 2014 at 4:56 am

    Boa noite! Gostaria de saber como funciona o visto americano para casal homoafetivo com filho adotivo. Moramos juntos a 8 anos e a 2 anos adotamos nosso filho e já tem nosso nome em seus documentos. Só que não temos união estável, gostaríamos de saber se tem opção de fazer visto familiar ou temos que fazer separados?! Aguardamos a resposta e obrigado desde já!

  • Carla

    dezembro 23, 2014 at 10:42 pm

    Camila , só mais uma informação: não pediram pra ver nada de documentação, nem de ninguém que estava perto de nós.Mas meu marido que aguardava do lado de fora , viu uma moça sair chorando com os pais, por visto negado.

    • Camila Guerra

      dezembro 24, 2014 at 10:41 am

      Oi, Carla!
      Tem muita gente que não consegue o visto por não ter feito a preparação que deveria. Embora na grande maioria dos casos eles não peçam mesmo nenhuma documentação, se pedirem e a pessoa não tiver para apresentar, a negativa é certa. O ideal, como sempre repito é: ser coerente, não mentir, levar toda a documentação para comprovar o que está declarando e ter calma.
      Obrigada pelo retorno e boa viagem pra vocês!
      []’s

  • Carla

    dezembro 23, 2014 at 10:38 pm

    Olá Camila,

    Acompanhei meus filhos 18 e 15 anos na entrevista para o visto.(só eles viajando e tirando o visto)
    A entrevista estava marcada pras 11:10, chegamos ás 10:30 e depois de 1.30 na fila e muito calor fomos atendidos lá por 12:00Exigiram que eu entrasse pois minha filha ainda é de menor.

    Consulado:Bom Dia!
    Nós ;Bom Dia!
    Consulado: Todos irão viajar?
    Eu: só eles.
    COnsulado:Qual a relação de vocês?
    Eu: são irmãos, eu sou a mãe deles.
    Consulado:A sra. já tem visto?
    Eu: Já fui viajar. (Tenho visto vencido há mais de 10 anos)Achei melhor não entrar em detalhes, mas estava com os passaportes vencidos comigo, caso ele quisesse ver, não foi necessário)
    Consulado: Sâo alunos do Ensino Médio?
    Minha filha :sim, meu filho: quieto e eu : Meu filho faz faculdade.
    COnsulado: A sra. o que faz?
    Eu: sou professora.
    Consulado: Quem vai viajar com vocês?
    Eu: Eles irão com uma excurssão ( na real ainda não definimos).
    Consulado para minha filha: Quantos anos você tem?
    Minha filha: 15
    COnsulado pra mim:A sra. está pagando a viagem?
    Eu: não, minha mãe e falei o nome de minha mãe.
    Consulado novamente: Com quem vão viajar?Qtas pessoas no grupo?
    Eu: ?? muda Meu filho: ??Mudo e minha filha disparou:10 (chute total)
    Consulado pra mim:Qual o seu endereço?
    Eu: respondi o endereço residencial, mas achei estranha a pergunta.
    Consulado: Boa viagem!
    COnfesso que fiquei bem tensa, pois ele fazia um pergunta e bem calmo ficando checando tudo no computador, além disso já estava cansanda de ficar em pé naquela fila com um calor insuportável.Mas meus filhos acharam tudo tranquilo com excessão da pergunta de qtas pessoas no grupo.

    Obrigada Camila pela ajuda nas informações e Boa Sorte a todos.

  • Jéssica

    dezembro 18, 2014 at 11:40 am

    Gostaria de compartilhar aqui minha experiência.
    Vou viajar em fevereiro/15 para Orlando e estava muito apreensiva com a entrevista, afinal, minha viagem já está toda comprada e planejada.
    Vou viajar com meu primo e fiquei com medo da entrevista por sermos jovens e eu não ser registrada (trabalho na empresa do meu pai).

    Pois bem, hoje fui a entrevista e foi assim:
    Consulado: Bom dia (muito simpático)
    Eu: Bom dia
    Primo: Bom dia
    Consulado: Para onde vão?
    Primo: Para Orlando
    Consulado: Legal lá. Jéssica por favor coloque sua digital. Carlos pode colocar sua digital agora.
    Vocês possuem casa própria no Brasil?
    Eu: Sim
    Consulado: A senhorita faz o que aqui?
    Eu: Sou assistente administrativo
    Consulado: Ah sim, já é formada?
    Eu: Sou sim.
    Consulado: Qual o parentesco de vocês dois?
    Primo: Somos primos.
    Consulado: O visto de vocês foi aprovado, uma ótima viagem para vocês!

    Simples assim, sem dificuldade alguma.
    Levamos alguns documentos como carteira de trabalho, holerite do meu primo, contrato social da empresa do meu pai, certificado da faculdade, comprovante de residência, extrato bancário… Fizemos conforme instruíram aqui no site, chegamos e já colocamos a pastinha na mesa de entrevista, mas nada foi pedido, graças a Deus, mas recomendo que levem, da mais segurança para nós mesmos na hora da entrevista.
    Agendei nossa entrevista para as 7:40, e recomendo que marquem antes das 8 horas.
    Chegamos as 7 horas no Consulado SP, já fomos para a fila, a espera na fila, passagem na segurança e fila para entrevista durou 1 hora e fomos os terceiros a ser entrevistados.
    Recomendo que marquem esse horario, porque quando saí ouvi funcionários de lá informando que quem tava chegando aquele horario, as 8:10, demorariam la dentro em torno de 3 horas.

    Espero que dê tudo certo para vocês… e boa viagem :D

  • Paula

    dezembro 18, 2014 at 4:27 am

    Oi Camila. Estou com vontade de tirar o visto americano, sendo que estou com medo de ser negado. Trabalho a 5 anos em uma empresa, como técnica em telecomunicações, tenho 43 anos, ganho R$2,200 mais a participação nos lucros em torno de 4 a 6 mil todo ano em fevereiro. Já viajei para França, Bélgica, Holanda, Argentina, Turquia e Grécia. Sendo que não declaro IR, não tem carro, não tenho casa em meu nome, moro com a minha mãe, uma irmã e um irmão e nossa casa é própria. Você acha que a minha situação para conseguir o visto são boas?

    Att, Paula

    • Camila Guerra

      janeiro 20, 2015 at 7:09 pm

      Paula, a princípio não são ruins. Se as viagens estiverem registradas no passaporte, podem te dar uma ajudinha.
      Leve documentos que comprovem que mora com a mãe e que a casa é própria.
      Mas o julgamento do agente consular é sempre uma incógnita.
      []’s

  • Victor Hugo

    dezembro 17, 2014 at 9:59 am

    Olá! quero agradecer sobre este artigo em que muito me ajudou. Fiz minha entrevista na segunda aqui no Rio e foi super tranquilo. realmente a dica de NÂO MENTIR é muito importante, pois te dar segurança na hora. Fui direto e objetivo nas minhas respostas. O agente me perguntou por 2 vezes com quem eu iria viajar? Disse que sozinho. Isso me pareceu que por um momento ele queria pegar uma divergencia ou conflito meu.

      • Nataly Gabrielly

        dezembro 18, 2014 at 11:58 pm

        Olá Camila, gostei das informações.
        Eu tenho uma grande dúvida:
        Tenho 20 anos e estudava Jornalismo, porém em 2013 eu tranquei a minha Faculdade pois ganhei uma bolsa de Intercâmbio e fui morar 1 ano na Irlanda. Dentro deste 1 ano também viagei para a Europa e tenho bastante carimbo no meu passaporte, porém retornei ao Brasil mês passado e pretendo tirar o visto de turista para os EUA, mas cheguei agora, não estou trabalhando ainda e a minha faculdade continua trancada, eu tenho apenas a carteirinha da faculdade. Não tenho outro grande vínculo aqui no Brasil. Pretendo ir aos EUA em março de 2015 e gostaria de saber se pelas viagens que realizei, etc eu tenho a chance de me ajudar no visto.

        Obrigada.

        • Camila Guerra

          janeiro 13, 2015 at 3:15 pm

          Nataly, as viagens ajudam mas não são itens decisivos. Os vínculos com o Brasil são os itens mais importantes do processo. No entanto, se for de família abastada ou de condição boa, tiver grana guardada e puder comprovar patrocínio, acho que pode ter chances.
          []’s

  • Rafael babilonia

    dezembro 12, 2014 at 9:43 pm

    Olá, sou atleta de jiu jitsu, no mes de dezembro agora, ganhei a seletiva do campeonato panamericano, que ira acontecer na california no mes de marco de 2015, eu nao tenho como comprovar a minha renda, com a passagem eu nao irei gastar pois ganhei na seletiva, meu irmao vai financiar hospedagem, transporte no pais, e alimentacao, ele é medico. a federacao paulista ira me conceder uma carta de que eu ganhei e que irei mesmo lutar o campeonato, porem uma coisa que esta me deixando de cabelo em pé, é que eu nao tenho como comprovar vinculo com o brasil. e quais documentos de meu irmao devo levar para comprovar que ele financiara a viagem. obrigado

    • Camila Guerra

      dezembro 12, 2014 at 10:26 pm

      Rafael, a declaração da federação vai te ajudar. Seria bom levar alguma documentação referente ao campeonato lá, tipo inscrição ou carta convite da organização do evento.
      Sobre os documentos do irmão, leve o IR dele e uma carta de custeio com firma reconhecida.
      []’s

  • Ariane

    dezembro 11, 2014 at 5:46 pm

    Boa tarde ! tenho uma dúvida sobre o visto. Quero colocar que meu padrasto vai pagar minha viagem, quais documentos tenho que levar quanto a isso ? E ele precisa estar na entrevista ?
    Desde já, obrigada

  • Danilo

    dezembro 9, 2014 at 5:51 pm

    Boa tarde, estou planejando uma viagem no inicio de 2016, mas gostaria de preparar todo processo de passaporte e visto na metade do ano de 2015, meu perfil: Tenho 25 anos, solteiro, moro com minha mãe e irma, minha renda média é de R$ 2.300,00 e a renda média de casa é 11 mil, sou formado em Administração, tenho um carro e um apartamento em meu nome (imóvel em conjunto com minha irmã), vou para Carolina do Sul visitar alguns amigos (acredito que não seja necessário relatar isso), depois farei turismo, não falo Inglês.

    Você tem alguma dica de algo que poderá melhorar o meu perfil? Obrigado.

    • Camila Guerra

      janeiro 20, 2015 at 6:33 pm

      Danilo,
      Não há o que melhorar. O seu perfil é o que é. Declare tudo que caracterize vínculo com o Brasil.
      Quanto a não mencionar a visita aos amigos, a escolha é sua, mas saiba que o agente sempre pergunta se o candidato tem amigos ou parentes lá. A resposta precisa estar na ponta da língua. Se gaguejar, tá frito.
      []’s

  • Nathália

    dezembro 9, 2014 at 2:58 am

    Olá! Tenho uma dúvida..estou querendo ir para os EUA para o casamento de uma amiga. Minha situação é o seguinte: Faço parte do MEI {micro empreendedor individual}, sou maquiadora, no caso tenho empresa aberta, pago imposto todo mês e tenho alvará de funcionamento {trabalho em minha casa}. Não sou casada, porém comprei uma apartamento com meu noivo para receber em 2016 e está em meu nome. Já terminei a faculdade e moro com meus pais. Não tenho carteira assinada. Não declaro imposto de renda. No caso quem ia bancar minha viagem sou eu.

    Já ouvi algumas pessoas me indicando a falar que quem vai bancar minha viagem são meus pais, mas fico em dúvida, pois no caso como eu tenho CNPJ teria que mostrar a situação da empresa, certo? Essa situação, de ser autônoma, me ajuda ou não? Ou seria realmente mais fácil eu conseguir o visto se eu não tivesse nenhuma empresa e fosse bancada pelos meus pais?

    • Camila Guerra

      janeiro 20, 2015 at 6:42 pm

      Nathália, se você tem condições de bancar a viagem, não vejo motivo para pregar mentira.
      Quanto ao MEI, você deve ter algum documento que comprove sua renda, não? Nem que seja extrato bancário…
      Os autônomos bem sucedidos, a princípio, não são problema. Problema é quando o cara não tem boa condição no Brasil e diz que vai fazer turismo nos EUA. O agentes não não burros e costumam pegar as mentiras muito bem, são treinados pra isso. Se ele achar que tem mutreta, tem dois caminhos: 1) Negar e ponto final (é o que faz a maioria); 2) Pedir documentação que comprove renda, condições confortáveis no Brasil, vínculos, etc.
      []’s

  • Jose Castilho

    dezembro 8, 2014 at 6:40 pm

    Olá.
    Muito legal esse artigo.
    Passei quinta e sexta em SP justamente para essa entrevista.
    No CASV demorei exatos 12 minutos para fazer tudo.
    Estava agendado para as 17:30, cheguei lá pelas 17:10 e já fui atendido.
    Dia seguinte as 08 da manha, Consulado.
    Exatamente as perguntas que aquii foram descritas. Nenhum mistério. 1 minuto e 15 de entrevista.
    Primeira pergunta: O senhor é jornalista?
    Resposta: Sim
    Segunda Pergunta: Pretende ir pra onde?
    Resposta: Vegas
    Terceira Pergunta: Já foi aos EUA?
    Resposta: Não. O mais próximo que cheguei dos Estados Unidos foi aqui no Consulado.
    Oficial: Riu e disse: OK, visto aprovado e boa sorte em Las Vegas…
    Fim da entrevista.

  • Alexandre

    dezembro 8, 2014 at 2:17 am

    Boa noite Camila!
    Estou, ansioso, receoso, cheio de duvidas… rs
    Eu adoraria tirar o visto, sempre tive vontade de realizar uma viagem para o EUA, pretendo fazer isso nas próximas semanas, porém, sai do meu emprego dias atras, ainda não ingressei na faculdade, conseguiria o dinheiro para a viagem, e também teria a ajuda dos meus pais, ainda que a questão de valores, pelo o que eu pude perceber não seja o fator de maior importância, mas, acha que seria valido tentar mesmo estado desempregado? No meu caso o que seria valido para comprovar uma ligação real com o meu pais?
    Também estou pensando na possibilidade de um intercambio, pois tenho interesse em estudar lá, e também por que me leva a crer que tornaria o processo um pouco mais fácil.
    Estou encabulado com essas questões, por favor, me mostre um pouco de luz com respostas e conselhos!!! rsrs

    PS: adoro o blog, adoro acompanhar as postagens! :)

    • Camila Guerra

      janeiro 20, 2015 at 6:57 pm

      Alexandre, há muitos comentários nesse e nos outros posts sobre o visto que, tenho certeza, são muito parecidos com o seu caso. Dê uma lida.
      Não estar empregado é sim um grande problema. A não ser que você seja de família abastada…
      Sobre intercâmbio, não tenho experiência no assunto, mas não acredito que seja mais fácil não. Vai precisar estar com tudo acertado antes de pedir o visto.
      []’s

  • Leo Bonfim

    dezembro 5, 2014 at 11:16 pm

    Boa noite Camila,

    Tenho agendamento para o dia 19/12.
    Trabalho numa empresa americana, tenho um carta de apresentação emitida pelo RH.
    – Isso facilita a autorização?
    – Posso entregar a carta junto com o passaporte? tenho relatos de funcionários que levaram a carta e entregaram junto com o passaporte não tiveram problemas. Declarei no formulário que trabalho nessa empresa informei endereço e contato da empresa USA.

    • Camila Guerra

      janeiro 20, 2015 at 6:44 pm

      Leo, carta de apresentação?
      Desculpe, mas a carta de apresentação do candidato para o agente é o DS-160.
      A não ser que você esteja indo a pedido da sua empresa ou a convite de uma emrpesa de lá. Aí a coisa é diferente.
      []’s

  • Débora

    dezembro 5, 2014 at 6:17 pm

    Boa tarde, Camila, td bem?
    Muito boa as suas dicas, tenho uma dúvida, preenchi o formulário ds-160, já marquei entrevista para semana que vem, mas surgiu uma duvida, sou empresária e coloquei que ganhava R$6.000,00, o que realmente tiro, mas não declaro, na vdd na minha declaração tá em torno de R$2.000,00, levo o pro-labore de 6mil, mesmo que na declaração não consta esse valor? Desde já agradeço, obrigada!

    • Camila Guerra

      janeiro 20, 2015 at 6:52 pm

      Débora, se tiver como comprovar os 6 mil, mesmo que não esteja no IR, pode arriscar manter a renda. O documento oficial de renda no Brasil é o IR e não ter a renda toda declarada nele pode levantar suspeitas. Mas aí é questão de você ter como comprovar e explicar o motivo de não declarar, CASO ele peça.
      []’s

  • Timoteo

    dezembro 5, 2014 at 2:40 am

    Para saber, como eles fazem para comprovar que a pessoa estuda? Eles verificam no computador ou algo assim ou basta só levar o comprovante de matrícula?

    • Camila Guerra

      janeiro 20, 2015 at 6:48 pm

      Timoteo, comprovante de matrícula já dá. Caso o agente solicite o comprovante e duvide de sua veracidade, vai fazer perguntas sobre a escola/curso ou negar o visto sem chance de maiores explicações.
      []’s

  • Deborah Santiago

    dezembro 5, 2014 at 2:13 am

    Olá, eu me chamo Deborah e tenho 20 anos. Eu fazia Engenharia Cartográfica, mas desisti e prestei vestibular para Química. Devido a greve da UNESP, minhas aulas começam em abril de 2015. Mas vou viajar em março. Minha matrícula só será feita em fevereiro, portanto, não vai dar tempo de eu mostrar o comprovante de matrícula, mas consigo o atestado de que compareci a segunda fase do vestibular. O que eu coloco no DS160 e como explico isso para o entrevistador? Quem vai pagar é minha mãe, ela é aposentada, casada com meu padrasto, que também é aposentado e tem renda de 4700 reais. Eu tambem tenho uma kitnet alugada no meu nome, portanto, todas as contas, agua, luz internet, vem no meu nome. Eu vou passar 11 dias em Orlando (disney) e tenho as reservas do hotel + passagens compradas.

  • Deborah Santiago

    dezembro 5, 2014 at 2:10 am

    Olá, eu me chamo Deborah e tenho 20 anos. Eu fazia Engenharia Cartográfica, mas desisti e prestei vestibular para Química. Devido a greve da UNESP, minhas aulas começam em abril de 2015. Mas vou viajar em março. Minha matrícula só será feita em fevereiro, portanto, não vai dar tempo de eu mostrar o comprovante de matrícula, mas consigo o atestado de que compareci a segunda fase do vestibular. O que eu coloco no DS160 e como explico isso para o entrevistador? Quem vai pagar é minha mãe, ela é aposentada, casada com meu padrasto, que também é aposentado e tem renda de 4700 reais. Eu tambem tenho uma kitnet alugada no meu nome, portanto, todas as contas, agua, luz internet, vem no meu nome.