Random Post
Search
Search
Vista do Vale do Jaborandi, 3 Picos, Nova Friburgo

Fim de semana fotográfico nos Três Picos


A região dos Três Picos, em Nova Friburgo, é uma região incrivelmente bela. Já sabíamos disso, e por várias vezes planejamos uma visita, mas tivemos que mudar os planos por motivos alheios à nossa vontade. Foi então que o Waldyr Neto, com quem havíamos feito um curso de fotografia de montanha, nos convidou para um fim de semana fotográfico por lá. Conseguimos organizar o trabalho e topamos participar. Para a nossa alegria, o grupo era muito bom e o fim de semana foi show!

Sexta-feira
Por volta das 14h saímos de Petrópolis em direção a Friburgo, passando pela linda estrada Petrô x Terê, pegando em seguida a Terê x Fri. Como era a primeira vez que iríamos nos Três Picos, queríamos chegar com o dia claro para não ter risco de errar o caminho do abrigo. Chegamos no abrigo no fim da tarde com muita facilidade, graças ao roteiro detalhado que tínhamos em mão, e ao Google Earth. Para quem nunca foi, meu conselho é que trace a rota pelo Google Earth (ou Maps) e com o Street View veja as entradas. Infelizmente o Google não chega até a entrada do Abrigo Canto da Pedra, onde ficamos, uma estrada de terra que está em boas condições, mas com um pouco de atenção a gente acha fácil. Chegando lá fomos recebidos pelo Alexandre Portela, grande escalador brasileiro e dono do abrigo. O abrigo Canto da Pedra é um lugar muito legal (veja o post sobre ele). Jantamos uma sopinha delícia que uma amiga havia feito, batemos um papo, banho e fomos dormir.

Refúgio Canto da Pedra, 3 Picos, Nova Friburgo RJ

Refúgio Canto da Pedra, 3 Picos, Nova Friburgo RJ


Sábado
Alguns amigos chegaram na madrugada, vindos de São Paulo, e nosso passeio fotográfico do dia seguinte começou cedo. Levantamos antes do sol aparecer e fomos de carro até um laguinho, que fica em uma propriedade particular, não muito longe do abrigo. A estrada até lá é bastante ruim e ficamos felizes do Waldyr ter ido com o seu 4×4. A vista do Vale do Jaborandi é realmente fantástica. Ficamos lá em silêncio, cada um compenetrado em como capturar melhor aquele cenário tão bonito.

Laguinho em um propriedade particular, na área dos 3 Picos.

Laguinho em um propriedade particular, na área dos 3 Picos.


Arriscamos muitas fotos até o sol raiar.

Vista do Vale do Jaborandi, 3 Picos, Nova Friburgo

Vista do Vale do Jaborandi, 3 Picos, Nova Friburgo


Impossível não ficar deslumbrado com a beleza do lugar. Tranquilidade, silêncio e muita energia positiva trazendo mais uma manhã, o sol descobrindo mais um dia!

Mais uma do Vale do Jaborandi, 3 Picos, Nova Friburgo

Mais uma do Vale do Jaborandi, 3 Picos, Nova Friburgo


Com o sol já alto no céu e a luz pouco favorável, voltamos para o abrigo para o nosso merecido desjejum.
Muito papo depois, pegamos nossas tralhas e partimos novamente para uma volta pela região.

Waldyr e Marcos fotografando a "energia do interior"

Waldyr e Marcos fotografando a “energia do interior”


O Waldyr foi o motorista e guia desse fim de semana fotográfico, levando-nos para um tour pelas paisagens rurais da região dos Três Picos.

A vida no campo anda sempre devagar...

A vida no campo parece andar sempre devagar…


A região estava linda, enfeitada pelas flores de cerejeiras e mulungus, comuns por lá.

Todo mundo fotografando as lindas cerejeiras da região

Todo mundo fotografando as lindas cerejeiras da região


Depois dos encantos da vida no campo, voltamos para almoçar no abrigo. Comidinha caseira deliciosa preparada com muito esmero. Estávamos ainda preguiçosos e já era hora de partir para a caminhada do dia. Subiríamos a montanha Cabeça de Dragão (clique no link para ver o post e fotos da Cabeça de Dragão). Infelizmente o pôr do sol que esperávamos não aconteceu, a neblina tomou conta, encobrindo toda a beleza que se pode alcançar daquele cume. Descemos já à noite e nos deliciamos com o rodízio de pizzas no abrigo e com o vinho que levamos!

Domingo
O dia amanheceu limpíssimo e o céu de um azul intenso proporcionou muitas fotos boas. Depois do café da manhã reforçado seguimos para conhecer o Vale dos Frades (clique no link para ver o post sobre o vale e a cachoeira), uma região muito bonita e cheia de motivos para fotografar. Passamos pela Cachoeira dos Frades, exploramos alguns trechos do rio que sobe o vale e andamos por lá olhando tudo pelas lentes de nossa câmara.
Depois do almoço no abrigo, era hora de deixar aquela região incrível, despedir dos amigos e retornar para Petrópolis, felizes e com a mente repleta com as lindas imagens que presenciamos nesses dois dias de muitas fotos.

Para quem gosta de fotografia, a região dos Três Picos é um prato cheio de atrativos. Para quem gosta de natureza e de montanhas, mais incrível ainda ela é. Paraíso para escaladores, trilheiros, amantes do verde. A região dos Três Picos merece uma visita. Quem gosta de apreciar e de clicar as belezas interioranas, recomendo um passeio demorado pelas muitas estradinhas de terra da região. Mas aviso, algumas delas não são exatamente um tapete para quem vai com carro comum.

Aproveite os Três Picos sem pressa, vale a pela! ;)

Gostou do artigo? Dê um curtir e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

Deixe um comentário