Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Livro: Anatomia de um mundo em branco e preto, de Mike Lattanzi
Search
Livro do Mike Lattanzi, em branco e preto.

Livro: Anatomia de um mundo em branco e preto, de Mike Lattanzi


A internet tem dessas coisas: basta frequentar os lugares certos para encontrar as pessoas certas. Ou seja, não é tão diferente assim do mundo não virtual. E foi justamente por frequentar as galerias e grupos do Flickr que acabei conhecendo o Miguel (Mike) Lattanzi, fotógrafo uruguaio, residente na Argentina, que me convidou para conhecer seu trabalho no Flickr.

Do Flickr, acabamos nos encontrando lá pelo Facebook, onde passei a seguir suas publicações, até que soube que ele estava preparando um livro. Distraído como sou e já tendo publicado alguns livros, perguntei qual seria o assunto do livro. Mike então explicou que não tinha escrito nada, que não era escritor: o livro a que se referia tratava-se da primeira publicação, em um livro, do seu trabalho como fotógrafo.

Livro do Mike Lattanzi, em branco e preto.

Livro do Mike Lattanzi, em branco e preto

Quem me conhece sabe que adoro fotografia e que tenho me aventurado nesse mundo como aprendiz. Faz parte desse aprendizado apreciar o trabalho de outros fotógrafos. O trabalho fotográfico de Mike é um mundo inspirador.
Seu livro (Anatomía de un mundo em blanco y negro. – 120 páginas, 1ª ed. Buenos Aires : Editores Associados, 2014) está dividido em duas partes, Gente e Momentos, reunindo trabalhos em branco e preto feitos entre 2010 e 2012, em diversos países: Argentina, Uruguai, Peru, Chile, França, China, Camboja, Tailândia e Laos.

As páginas de Gente parecem conversar conosco. As imagens de Miguel saltam do papel diretamente ao coração, quase trazendo junto as vozes das pessoas retratadas, buscando junto o detalhe, o olhar, o estranhamento, a simpatia e o coração aberto. Gente como eu, você, o vizinho, o transeunte, o motorista do ônibus, o vendedor de cocos, o vendedor de cestos, o monge, o mendigo, o garoto pobre, o trabalhador apressado, o barqueiro. Pessoas que, mesmo quando de costas, parecem nos convidar a imaginar uma história por trás de cada uma delas.

Gente. pelo olhar de Mike Lattanzi

Gente. pelo olhar de Mike Lattanzi

As páginas de Momentos nos convidam a olhar com mais a atenção os detalhes de paisagens, objetos, lugares. Nessas páginas as pessoas não aparecem diretamente, mas estão presentes em quase todas as fotos, sugeridas por um eco como estive aqui, fui eu quem fez, sempre passo por aqui ou fui ali e já volto.

Momentos registrados pelo autor

Momentos registrados pelo autor

Seu livro também nos informa que, além de fotógrafo, Miguel é engenheiro, formação essa que conduziu seu trabalho fotográfico, proporcionando um olhar crítico e detalhado de diversas situações. Mike prosseguiu com seus estudos de fotografia artística com Alberto Natan e frequentou cursos em composição e montagens digitais, retoques digitais e manipulação fotográfica, e participou de oficinas sobre iluminação e nu artístico. Ele atua também ensinando fotografia.


Atualmente Mike expõe alguns de seus trabalhos na galeria virtual GHZ Photography (Reino Unido) como fotógrafo convidado. Um de seus trabalhos foi selecionado e publicado pela revista Fotomundo, em dezembro de 2011. Ele também apresentou quatro trabalhos no festival Imaginando Culturas, na Argentina, em outubro de 2012.

Mike e sua obra

Mike e sua obra

Agora, voltando àquela conversa sobre meu encontro com Mike no Facebook, e a resposta dele, de que ele não era escritor, que o livro continha “apenas” fotografias. Pois é. No meio da conversa, disse a ele a minha opinião sobre isso. Mike é sim, escritor. Em vez de palavras, usa luz e sombras. E o inesperado foi que Mike gostou da resposta e me convidou para prefaciar seu livro, convite que aceitei de imediato. Claro! Poder fazer parte desse trabalho é um privilégio enorme!

Olha eu aí, no prefácio do livro

Olha eu aí, no prefácio do livro

Com a mesma alegria, te convido para apreciar o trabalho de Mike, em seu livro Anatomía de un mundo em blanco y negro, em seu website:

http://miguellattanzi.wix.com/mike – Clique em Libros e compre com Paypal.

Você pode também comprar alguns de seus trabalhos no Fine Art America:
http://fineartamerica.com/profiles/mike-lattanzi.html

Se preferir, pode conferir o trabalho de Mike também no Flickr: https://www.flickr.com/photos/mike_lattanzi/
E no Facebook: https://www.facebook.com/miguellattanzi

Gostou do artigo? Dê um curtir e compartilhe com seus amigos.


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

      Receba nossas atualizações por e-mail:

 

 

Analista de sistemas, tradutor-intérprete e autor técnico, recarrego minhas baterias em trilhas por matas e montanhas de Petrópolis, RJ, minha cidade. Em viagens, prefiro os locais menos procurados e preferencialmente fora de temporada. Tenho como hobbies a fotografia e a astronomia observacional.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Viagens e Andanças

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading