Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Deguste – Feira de cervejas artesanais da região serrana
Search
Copos reutilizáveis para evitar desperdício. Ótima ideia!

Deguste – Feira de cervejas artesanais da região serrana


Depois de comparecer pela quinta vez à Feira de cervejas artesanais da região serrana, finalmente consegui um tempinho para escrever sobre ela.

A Deguste acontece no segundo sábado de cada mês em Petrópolis, RJ, das 11h às 22h e foi idealizada com o intuito de apresentar aos consumidores as ótimas cervejas da região e de despertar o interesse do público para o produto. Parece que a estratégia está dando muito certo, tanto que já levaram a feira para Nova Friburgo, Niterói e Rio de Janeiro. Além dessas cidades, há também a Deguste Gourmet, em Itaipava, cujo foco é a harmonização das cervejas com pratos especiais criados pelos chefs que participam do evento. A de Itaipava acontece nos primeiros sábados do mês.

Eu e Marcos sempre gostamos de cerveja, mas não ligávamos muito para as batidíssimas Pilsen industrializadas e abundantes no mercado. Depois de assinar um clube de vinho, arriscamos e assinamos também um de cerveja. Mas cancelamos esse último (99% das que recebíamos eram SUPER amargas e não curtimos muito). Depois disso, andamos comprando uma ótima artesanal aqui do bairro (Mosela) e algumas outras cervejas industrializadas de tipos diferentes. Mas com a Deguste, tudo mudou. Temos visto cada vez mais cervejas artesanais no comércio de Petrópolis e sempre procuramos as que conhecemos na feira, onde a gente tem acesso a cervejas dos mais diversos tipos: Ipa, Red ou Pale Ale, Stout, Weiss, Dunkel, Pilsen, Witbier etc.

O ambiente não podia ser melhor. Não há bêbados, não há brigas, não há zoeira boboca, não há bagunça. A feira tornou-se um local de descontração, confraternização e diversão para todas as idades. No gramado da Praça Visconde de Mauá (também conhecida como Praça da Águia), vê-se desde bebês até o pessoal “jovem há mais tempo” nos seus cabelos branquinhos e com animação para dar e vender. Há famílias inteiras com crianças e cachorros, casais de namorados e grupos de amigos.

Excelente público!

Excelente público!


Além das cervejas de alta qualidade, o visitante da feira também pode se alimentar por lá: salsichões, hambúrgueres, pastéis, japa, espetinhos diversos, joelhos de porco, caldos, doces, sorvetes e outras opções são oferecidas pelas diversas barracas de alimentação. O consumidor pode se alimentar no gramado se quiser, mas há mesinhas e cadeiras espalhadas em um dos lados da praça, além das mesas altas onde se pode comer em pé.

Os preços são salgadinhos, mas não são impeditivos. Afinal, ninguém vai para lá para encher a cara e cair de bêbado no gramado, não é mesmo?

A gente não resiste ao salsichão!

A gente não resiste ao salsichão, mas há outras opções


Para a criançada, balões de gás, algodão-doce, cama elástica e outros brinquedinhos divertem e colorem ainda mais o ambiente.

E para combinar com esse clima alto astral e boa cerveja, a gente canta junto ao som das diversas bandas que alegram o ambiente com rock de todo tipo.

Show de rock com diversas bandas

Show de rock com diversas bandas


Já foram seis edições da feira e até agora conseguimos ir a quase todas. Da primeira até a sexta edição vimos a organização melhorar em vários sentidos, consertando os erros e implementando coisas legais.

Os sanitários ficam em um único caminhão, mas separados entre masculino e feminino e a limpeza é excelente! Nada de cheiro ruim de banheiro, nem fila. E na saída ainda tem um álcool em gel para limpar as mãos. Dica importante: cuide dos seus pertences, pois se eles caírem lá dentro, já era mesmo!

Caminhão-banheiro

Caminhão-banheiro


Não se paga diretamente pelos produtos. Funciona assim: compram-se vales, que podem ser pagos com dinheiro ou cartão em uma barraca específica. Na hora de pegar uma cerveja ou algum outro produto, é só chegar na barraca de sua preferência e entregar os vales no valor da compra. Então a dica aqui é chegar lá e comprar logo vários vales perfazendo o valor aproximado que você pretende gastar. Se sobrarem vales, é só ir na mesma barraca e trocá-los de volta pelo dinheiro. Lembrando que os vales de uma edição não podem ser usados outro dia, então se sobrar, tem que trocar. A compra dos vales era um dos gargalos da primeira edição da feira que foi resolvido logo na segunda edição.

Excelente opção para quem é da cidade ou está  visitando

Excelente opção para quem é da cidade ou está visitando


Na sexta edição da festa eles introduziram uma inovação que achei bastante legal: os copos reutilizáveis. A intenção é diminuir o desperdício e o lixo. A compra do copo não é obrigatória, mas quem quiser pode comprar o copo reutilizável por R$ 6,00 e levá-lo para casa no fim da festa ou devolvê-lo e pegar o dinheiro de volta. Nós trouxemos os nossos e vamos usá-los nas próximas edições.

Copos reutilizáveis para evitar desperdício. Ótima ideia!

Copos reutilizáveis para evitar desperdício. Ótima ideia!


Confira a página da Deguste no Facebook para ficar por dentro das novidades. As fotos compartilhadas lá dão bem o tom da festa. E por falar em foto, na última edição ainda ganhamos uma linda foto impressa na hora, feita pelo fotógrafo Humberto Moraes. Adoramos!

Por enquanto só temos elogios para a feira de cervejas artesanais da região serrana e espero que a experiência seja sempre tão boa quanto as que tivemos até aqui.

Até aqui, os organizadores estão de parabéns!

Depois desse artigo nem preciso dizer que a Deguste está em nosso cronograma oficial de diversão, né? Visite. Você vai gostar!

Gostou do artigo? Dê um curtir e compartilhe com seus amigos.


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

      Receba nossas atualizações por e-mail:

 

 

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

3 Comments

Deixe um comentário