Pin It
Home » Trilhas e Caminhadas em Petrópolis, Viagens no Brasil » Manhã de interiorização na montanha




[ESTA PUBLICAÇÃO NÃO É PATROCINADA]

Combinar o prazer de uma trilha na mata, rumo à vista deslumbrante do cume de uma montanha, com momentos de meditação e relaxamento em meio à natureza durante o caminho. Essa foi a ideia do Waldyr Neto e da Choice, uma empresa que, entre outras coisas, oferece serviços de consultoria e treinamento e avaliações de desenvolvimento do que chamam de “21 habilidades de inteligência espiritual”, um conjunto de parâmetros testados com base no Assessment SQ21™ (detalhes no link abaixo).

Caminhada pela linda mata da Serra da Estrela

Aliás, diferente dos objetivos da Trilha do Bonet, que tinham como principal meta amanhecer na montanha e voltar com belas fotos, essa trilha não tinha foco em fotografia nem exigiu esforço dos participantes. Foi feita em ritmo bastante lento e em uma trilha de baixa exigência física, ideal para quem não quer ralação.

Foto de celular da chegada no cume do Castelinho

Como dessa vez o objetivo principal não seria a fotografia, não acordamos no meio da madrugada nem nos importamos em levar as DSLR, ao contrário de praticamente todas as outras trilhas que fizemos; fomos apenas com celulares e uma câmera 360 que ainda estou aprendendo a usar. Com exceção, claro, do Waldyr, que não larga a câmara nem que chova canivetes.

Chegamos ao local combinado às 6 h da manhã, no centro de Petrópolis, animados com a melhora no tempo depois de dias de chuva.

Nosso ponto de encontro foi a Catedral de São Pedro de Alcântara, com dia lindo

Seguimos de carro até à entrada do morro Meu Castelo e iniciamos a caminhada pela trilha. Aliás, logo na entrada há uma trilha nova, entrando à esquerda, por onde muitos desavisados iniciam a caminhada e acabam se perdendo. A entrada antiga e correta é a da direita!

Poucos minutos de caminhada depois, chegávamos a um dos mirantes da trilha, onde o Luizinho, o mesmo do Café na Montanha na trilha do Bonet, iniciou os preparativos do café, enquanto o Waldyr fazia sua apresentação voltada para o montanhismo, incluindo um breve histórico do montanhismo no Brasil e na região serrana. Terminada a apresentação do Waldyr, saboreamos o café da manhã, no mesmo nível do que experimentamos no Morro do Bonet e logo em seguida prosseguimos na trilha.

Nosso delicioso café da manhã preparado pelo Luizinho

Mais à frente, fizemos uma nova parada para participarmos de uma sessão de relaxamento e meditação em meio à mata. Ficar em silêncio absoluto no meio da mata é uma experiência única. Aliás, independentemente da beleza da vista do cume, a caminhada, o contato com a natureza e a convivência com os participantes durante a trilha são sempre muito proveitosos, desde que estejamos atentos ao momento. Alcançar o cume é tão somente a consequência de uma caminhada, bem aproveitada ou não.

Represa do Morin, por onde passamos. Foto: Waldyr Neto

Um pouco antes do início da subida até o cume, nova parada, desta vez para ouvirmos as explicações da Márcia Poppe, sobre o treinamento e a consultoria que a Choice oferece e sobre a “avaliação dos níveis de desenvolvimento das 21 habilidades de inteligência espiritual” que a empresa promove.

Momento de bate-papo, com direito a sugestão de leitura, sobre o assunto desse passeio. Foto: Waldyr Neto

Já no cume, a vista não estava como de outras vezes e as nuvens baixas já anunciavam a chuva que se aproximava. Ficamos para algumas fotos e para um reforço do café da manhã e retornamos revigorados para uma descida animada.

Durante o trajeto plantamos algumas árvores para ajudar na recuperação/manutenção da floresta.

Duas das árvores plantadas no fim da trilha. Foto: Vanessa.

Voltamos com a experiência de mais uma trilha tranquila, de conhecer pessoas e filosofias diferentes e com a memória de um dia prazeroso. Clique aqui para ver mais informações sobre o Café Fotográfico na Montanha, do Waldyr Neto e aqui para conhecer os eventos da Choice.

Descendo o Castelinho depois do evento

Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
No Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    • Receba nossas atualizações por e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top