Random Post
Search
Search
Selo da campanha

Blogs de viagem, eu leio!


Selo da campanha

Selo da campanha

A Associação Brasileira de Blogs de Viagem, da qual nosso blog faz parte, lançou nesta semana uma campanha para valorização do segmento e concientização dos leitores e do mercado.

Mas precisa? É, precisa. Como parte da campanha, pediram que os blogs associados fizessem um post relacionado com o assunto.

Aí fiquei pensando o que escrever pois todo mundo já tinha falado tudo de forma bastante competente e eu não queria ficar chovendo no molhado.

Vamos então combinar uma coisa já no início desse post? Vou passar a mensagem pra você de uma vez, sem muita delonga: Eu leio blogs de viagem e você também deve ler quando for planejar, pensar ou sonhar com uma viagem. Pronto. Falei. Tá bom, tá bom, quer a justificativa também, né? – Leitor exigente é assim – Você deve ler pois a gente conta tudo detalhadamente, inclusive os perrengues. Isso pode melhorar sua viagem e ainda por cima te poupar uma graninha. :P

Eu quero que você seja um leitor fiel aqui do blog, mas também não quero que seja um leitor alienado. Outros blogs também merecem sua visita. Leia opiniões diferentes, experiências diferentes e crie as suas próprias quando for visitar um destino. Ah é, importante: volte pra contar pois o blogueiro adora isso: interação, retorno, outras experiências. Sério, a gente gosta. Mesmo. De verdade.

Blogar faz a gente ver as coisas de uma manera diferente. E o mais engraçado de tudo isso é que a gente tira todas as fotos pensando: “essa vai pro blog”. E aí depois se enrola quando vê que tem 3000 fotos que deveriam ir para o blog. Como escolher?

Eu e o marido ficamos meio bestas com essa história de blog. Agora quando algo dá errado ou quando somos tratados de maneira imprópria é inevitável o comentário instantâneo de ambas as parte: “Ah, isso tem que ir pro blog. Vou contar pra todo mundo”. Claro, ué! O leitor tem que saber pra não passar pelo mesmo aperto. Os blogs (com exceções) trazem percepções pessoais. Nos meus posts não tento vender destinos ou reservas de hotéis. Apenas conto pra vocês como foi minha viagem e o que é legal ou não fazer. Esse “aura” de conversa entre amigos é o que faz do blog uma ferramenta tão boa e poderosa na hora de planejar uma viagem.

Mas, como dizia uma professora minha, o mundo é mau! E o que mais tem por aí é empresa querendo comprar a opinião do blogueiro para manipular o leitor. Esses caras fazem parte do “mercado” que eu falei lá no começo. Muitos blogs fazem algum dinheiro com seus conteúdos. Na maioria, propagandas, programas afiliados e tal. Afinal, blogar dá trabalho, toma um tempão e também custa dinheiro. Mas vender opinião pra manipular o leitor, não é legal! O blogueiro precisa deixar claro quando não está emitindo uma opinião pessoal, ou quando faz um post ou uma viagem patrocinada. Fique de olho nisso, ok?

O leitor é peça fundamental nessa história de blog. Senão seria um “blogólogo” (um blog monólogo). :)
E quem escreve, quer ser lido! O blogueiro escreve muitas vezes para si próprio sim, mas escreve especialmente para você. É, você mesmo. Você que vem nos visitar sempre, que curte nossos artigos, que nos lê sempre. Ou você que passa uma vez e vai embora levando um pouquinho das nossas experiências… mesmo os que não voltam, levam um pouquinho de nós. Nos artigos colocamos não só nossas experiências, mas sobretudo nossos sonhos, a beleza que impressionou nossos olhos e que tentamos capturar pelas lentes das nossas câmeras. Nos posts estão nossas lembranças, nossos erros e acertos, nossa história. Que passa a ser sua história também, quando você nos lê.

Viajar e blogar costuma dar resultado engraçado. Na ânsia de contar pra vocês como era o lanchinho da Peru Rail, durante nossa viagem de trem de Ollantaytambo até Águas Calientes, no Peru, peguei o lanchinho de todo mundo e fiquei lá arrumando daqui e dali pra uma foto – que veio pro blog – e eu nem aí. Até que o gringo que estava na minha frente (um tcheco que só falava tcheco) resolveu me doar o lanchinho dele. Agradeci, aceitei e só depois é que me dei conta do papel de morta-de-fome-viajante-de-primeira-viagem que eu fiz! Ó blog, o que não faço por você?! :D

Sem contar com o “dia de post”. Já levanto pensando: “ih, hoje é dia de post”. Pode acabar o mundo, mas cadê o artigo que vai pro ar hojeeee? Marido, revisa aí, pô! Tá na hora! Como se o mundo inteirinho estivesse parado na frente do computador só esperando meu post aparecer. E não? Um leitor ou dois pra mim já é o mundo inteiro.

O blog pra mim é uma terapia. Gosto de contar, instruir, compartilhar e ajudar da maneira que posso quem me visita, quem me dá o crédito da leitura. Nunca fiz post patrocinado, review de produto patrocinado, viagem patrocinada. Não quero dizer que acho ruim ou que nunca farei. Quero dizer que pagamos pelas nossas viagens, pelas nossas experiências como qualquer um de vocês. Viajamos pouco com o dinheirinho contado, com as viagens pagas no sistema “Casas Bahia” em prestações a perder de vista. Fazemos conta do que dá pra comer, do que dá pra visitar… mas trocamos quase tudo pelo prazer de viajar, de caminhar pelas montanhas, de conhecer novas culturas e de estudar o mundo com os nossos próprios olhos. Experiência, amigos, é tudo! Ninguém pode viver o sonho do outro.

Enfim, blogar faz parte da minha vida. E por isso, deixo no fim deste artigo meu abraço agradecido a todos vocês que me leem agora ou sempre. Sem vocês a blogosfera não tem graça, não tem sentido. E por isso que participo da campanha: “Blogs de viagem, eu leio”. Participe também, leia também! E volte sempre aqui. ;)

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

Deixe um comentário