Pin It
Home » Viagens no Brasil » Visita ao Polo Astronômico de Itaipu, Foz do Iguaçu PR


Polo Astronomico de Itaipu

Polo Astronomico de Itaipu

Em nosso primeiro dia de visita a Foz do Iguaçu, fomos ao Polo Astronômico, que faz parte do Parque Tecnológico Itaipu. Para mim essa visita tinha sabor especial. Apaixonado por astronomia e astrofísica, cheguei a construir meu próprio telescópio, bem grandinho, capaz de revelar com nitidez maravilhas celestes como anéis de Saturno, luas de Júpiter, aglomerados globulares e fenômenos exóticos, como a Nebulosa de Órion (Messier 43). Assim, esperava pelo menos enxergar melhor, através de um telescópio maior, meus velhos amigos celestes. Além de, claro, curtir uma projeção em planetário pela primeira vez.

Polo Antronômico de Itaipu

Polo Antronômico de Itaipu

Tomamos o ônibus na recepção do Centro Tecnológico Itaipu já no início da noite, às 19 horas. À medida que nos aproximávamos do prédio do planetário, percebemos uma redução drástica na iluminação pública, providência essa que visa reduzir um pouco a poluição luminosa, altamente prejudicial em observações astronômicas. Já ao redor do prédio, as poucas lâmpadas eram vermelhas, luz essa que não gera poluição.

Infelizmente para nós, o céu começava a apresentar acentuada nebulosidade, o que de cara atrapalhou a primeira apresentação da funcionária do planetário, que iria apresentar aos visitantes as estrelas, constelações e planetas visíveis naquele momento, ainda do lado de fora do prédio.

No interior do prédio, o grupo, bastante numeroso, foi dividido em dois grupos menores. Enquanto um dos grupos subiu para a cúpula do observatório, ficamos no andar de baixo recebendo instruções sobre astronomia, meteoros e meteoritos. Simpatia, gentileza e paciência são a tônica daquela equipe.

Globo usado para explicações no polo Astronômico de Itaipu

Globo usado para explicações no polo Astronômico de Itaipu

Sistema Solar - Polo Astronômico de Itaipu

Sistema Solar - Polo Astronômico de Itaipu

Polo Astronômico de Itaipu

Polo Astronômico de Itaipu

Logo em seguida foi a vez do nosso grupo subir à cúpula para, finalmente, observar o céu com o telescópio dos meus sonhos… Mas São Pedro tinha outros planos e já preparava o céu para a chuvarada do dia seguinte. Conseguimos ver somente a Lua, mesmo assim muito mal. Falta de graça! No entanto, deu para eu constatar que meu telescópio feito em casa, um refletor newtoniano dobsoniano com corpo feito com tubo de PVC de 200 mm, não deixa muito a desejar diante daquele Schmidt Cassegrain de 280 mm. Culpa da poluição luminosa.

Uma coisa irritou um pouco: alguns dos visitantes levaram crianças pequenas, que não estavam entendendo nada e só queriam saber, a toda hora, quando aquela coisa “tediosa” iria acabar.

Telescópios em exposição no andar inferior do Polo Astronômico

Telescópios em exposição no Espaço Universo, no andar inferior do Polo Astronômico

A projeção no planetário é muito, muito interessante, principalmente para quem não conhece nada sobre estrelas, constelações e planetas. Vale a visita. Um detalhe importante é que o planetário é o único de construção 100% brasileira. Parabéns aos construtores! A projeção é uma viagem pelo cosmos, por estrelas, constelações, planetas, galáxias, a bordo de uma espaçonave imaginária, embalada pelas imagens geradas pelo equipamento, com narração descontraída e trilha sonora de primeira, que inclui peças musicais viajantes de bandas como Pink Floyd e Tangerine Dream. Bem apropriadas! Adoramos!

Ao fim da projeção, ainda dentro do planetário, todos os visitantes foram presenteados com uma interessante e prática carta celeste giratória (veja a foto), com a qual fica fácil qualquer pessoa aprender a identificar corpos celestes e constelações em qualquer dia e horário do ano, no Hemisfério Sul. Muito bacana!

Planisferio distribuído pelo Polo Astronomico de Itaipu

Planisfério Celeste distribuído no Polo Astronômico de Itaipu

Fim da visita, deu pena de vir embora. Queria ficar lá a noite toda.

Nosso abraço agradecido a toda a equipe do planetário, que preparou aquele banho de cultura. Parabéns e céus escuros e limpos para vocês!

Para saber mais sobre o Polo Astronômico, você pode visitar e curtir a página do Polo no Facebook.

Polo Astronomico de Itaipu - Eu Visitei!

Polo Astronomico de Itaipu - Nós Visitamos!


Achamos um vídeo sobre o Polo:

Veja nossos outros artigos sobre a viagem a Foz do Iguaçu:
Foz do Iguaçu, post índice
Parque das Aves
Cataratas do Iguaçu
Usina de Itaipu
Cataratas do Iguazu, Argentina


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



4 Responses to Visita ao Polo Astronômico de Itaipu, Foz do Iguaçu PR

  1. Daniela disse:

    Oi. Nós do D&D Mundo Afora fizemos um post superbacana com 37 atrações sobre o que fazer em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este.

    Para ilustrar algumas atrações que não tivemos oportunidade de visitar, citamos alguns blogs que já tinham publicado posts sobre os assuntos.

    Entre eles, indicamos o post do Viagens e Andanças sobre a O polo Astronômico de Itaipu. Quando puder, dê uma olhadinha lá!!!!
    http://www.dedmundoafora.com.br/2016/08/37-atracoes-foz-do-iguacu-puerto-iguazu-ciudad-del-este.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top