Pin It
Home » Fotografia » Quero iniciar na fotografia. Qual câmera comprar?


Qual a melhor câmera?

Qual a melhor câmera?

Essa é uma dúvida que todo iniciante tem e que também tive quando resolvi me aventurar um pouco mais no deslumbrante mundo da fotografia. A verdade é: não existe resposta ideal. Para cada necessidade um tipo de câmera diferente. Para ajudar você a se decidir sobre a melhor câmera para seu aprendizado, fizemos esse artigo com nossa experiência.

O primeiro pensamento do iniciante é: vou comprar de cara uma DSLR (Digital Single Lens Reflex), uma câmera semiprofissional. E o motivo é sempre o mesmo, a gente acha que com uma câmera cara, cheia de recursos e lentes mirabolantes, vamos conseguir fazer aquelas fotos lindas que os profissionais fazem. Não é bem assim!

Aprendi o pouco (ainda bem pouco) que sei sobre fotografia com uma Canon SX20 IS. Mas, antes de decidir por ela, eu estava mesmo era de olho numa Nikon D5000. Daquelas lindonas que trocam lentes e tal. Não, a intenção não era aparecer, mas simplesmente aprender a usar propriamente uma câmera com bons recursos.

Canon DSLR Rebel T3i

Canon DSLR Rebel T3i

Então, conversando com um amigo que havia passado por um dilema parecido, ele me aconselhou a esquecer as DSLRs por um período e aprender com uma câmera um pouquinho mais simples, já que minha única experiência anterior com fotografia tinha sido com as Cybershots, que chamamos câmeras de caixinha por se parecerem com uma. Aí começou minha experiência com uma Powershot, a Canon SX20, pela qual me apaixonei e que me rendeu boas fotos e bons momentos de descontração.

A diferença mais importante entre uma câmera como a SX20/30/40 (e similares) e uma DSLR é a troca de lentes. As super zoom (como as primeiras são chamadas) têm lente fixa e flexibilidade excelente, além de serem mais baratas. Se você optar por uma DSLR e quiser um zoom muito bom, terá que investir um pouco mais em lentes que lhe possibilitem alcançar a mesma faixa que uma super zoom é capaz de alcançar.

Nikon D5100, Canon SX40, Canon T3i, Sony W230

Nikon D5100, Canon SX40, Canon T3i, Sony W230

As super zoom possuem os modos de exposição mais importantes que uma DSLR possui:
– Modo M: modo manual, quando a câmera está totalmente sob seu comando. Nesse modo você controla a velocidade do obturador, a abertura do diafragma, o ISO….
– Modo AV (para Canon e modo ‘A’ para outras marcas): significa prioridade para a abertura do diafragma, ou seja, você ajusta o tamanho da abertura e a câmera calcula automaticamente a velocidade do obturador.
– Modo TV (para Canon e modo ‘S’ para outras marcas): o contrário do AV, significa prioridade para a velocidade do obturador, ou seja, você ajusta o tempo que o obturador da sua câmera fica aberto e ela calcula automaticamente o tamanho da abertura do diafragma.
– Modo P: aqui você controla algumas coisas, mas o que se pode fazer no modo P, costuma variar de câmera para câmera.
– Modo Auto: nesse modo a câmera faz todas as escolhas para você
– Outros modos como paisagem, macro, retrato, movimento, foto noturna, etc. Esses variam um pouco dependendo da marca/modelo.

Algumas super zoom, como é o caso da Canon SX20, não gravam arquivos no formato RAW, o que é ruim para quem gosta de fazer edições mais profundas nas fotos. Mas, para os modelos da Canon, existe um programinha chamado CHDK que você instala no cartão de memória e ele te possibilita ter acesso a opções que o programa normal da câmera não tem. Além do RAW, um tempo maior de exposição e outras coisas. O CHDK, no entanto, não é um programinha trivial de se instalar/utilizar.

Canon Powershot SX20 IS (Fonte: www.graf.ge)

Canon Powershot SX20 IS (Fonte: www.graf.ge). Modelo mais novo: SX40 HS

Outra coisa que me levou a optar por uma super zoom foi a facilidade de não precisar ficar trocando a lente durante passeios, caminhadas, trilhas. A troca das lentes às vezes atrapalha em situações inusitadas.

Mas não posso deixar de comentar que o que faz um bom fotógrafo não é a câmera, e sim a sua sensibilidade e conhecimento técnico. Fotografia é uma arte e, muitas vezes, é necessário usar filtros e edições para conseguir a foto que você idealiza.
Além disso, antes de qualquer coisa, mesmo fotografando com uma câmera tipo Cybershot, você precisa aprender composição fotográfica. Não sabe o que é isso? Então, não perca tempo, a Internet está cheia de artigos sobre o assunto. Estude, analise o trabalho de fotógrafos que você admira e aprenda praticando.

Outra dica é: compre um filtro UV de boa qualidade para proteger a lente da sua câmera. Eu já tive o desprazer de escorregar descendo uma montanha e o que salvou a lente da minha câmera foi o filtro UV. Deixe-o na lente da sua câmera o tempo todo pois, além de proteger a lente contra tombos e topadas, a principal função do filtro UV é justamente filtrar os raios ultra-violetas que vêm do sol.

Canon SX20 IS com adaptador para filtros e filtro UV

Canon SX20 IS com adaptador para filtros e filtro UV


Além dele, o uso de um polarizador pode ser muito interessante, especialmente para quem gosta de fotografia de natureza. Aconselho também o uso de uma lenspen, uma “caneta” que tem em uma extremidade um pincel de cerdas para limpeza e em outra extremidade, um pincel aveludado. A lenspen facilita bastante a limpeza dos filtros e da própria lente, quando necessário.

Além dos filtros citados acima, existe uma grande variedade de outros filtros que você pode comprar e se divertir bastante. Eu tenho um filtro macro (Raynox DCR-250) com o qual faço minhas fotos macro. Além dele, tenho um ND (densidade neutra) que é importante na hora de fazer o efeito fumaça (ou cortina) nas cachoeiras. A variedade de tipos e marcas é enorme. Decidir por um deles é, geralmente, difícil. Mas vale quebrar a cabeça um pouquinho e escolher pois eles nos ajudam a fazer uma fotografia mais interessante.

Outra dica importante: compre uma câmera com o LCD articulado. Facilita muito a vida da gente, especialmente nas fotos macro quando, muitas vezes, precisamos colocar a câmera em posições que só um contorcionista seria capaz de acompanhar.

Após dois anos com a minha SX20 e a começar a entender melhor o que envolve uma boa foto, resolvi trocar a minha câmera por uma DSLR com lentes intercambiáveis.

Minha experiência pessoal com uma super zoom é das melhores. E, como afirmei acima, minha experiência é com uma Canon SX20 IS (o modelo mais novo dela é a SX40 HS), mas existem outras boas opções no mercado, como a Panasonic Lumix FZ150, a Sony HX100V etc. Elas variam um pouco de tamanho e design, mas são muito parecidas em suas possibilidades e limitações. Antes de tomar a decisão final, investigue os prós e contras de cada uma e, se for possível, experimente-as para ver qual delas lhe “cai” melhor.

Algumas perguntas que você deve fazer antes de decidir:

– Defina suas prioridades: o quê e quanto você pretende fotografar? Isso vai te ajudar a decidir pelo melhor modelo
– Defina uma faixa de preço. Quanto você está disposto a investir?
– A fotografia será um hobby ou você pretende torná-la uma carreira?

E, não compre online, pelo menos não sem ver as câmeras pessoalmente. Vá a uma loja física e pegue várias câmeras, teste-as, veja as opções de menu. Tudo isso influencia e pela Internet você não consegue ver. Decida o modelo e depois sim, se preferir, compre online.

Veja abaixo nosso Flickr. Se você preferir ver com qual câmera cada foto foi tirada, vá em Flickr Camila ou Flickr Marcos e veja à direita, logo abaixo do nome, a indicação da câmêra que foi usada em cada foto.


Created with Admarket’s flickrSLiDR.


Created with Admarket’s flickrSLiDR.

Boas fotos! :)

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

79 Responses to Quero iniciar na fotografia. Qual câmera comprar?

  1. Amanda disse:

    Olá camila, adorei seu post. Preciso de uma ajuda. Quero inciar um curso de fotografia, quero tirar fotos de festas que acontecem em cachoeiras, praias, etc. Ou seja, meu objetivo é focar nas pessoas, sem perder a resolução ampla do local. Qual câmera você me indicaria??? Agradeço. PS: quais os requisitos técnicos que eu devo exigir.

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Amanda!
      Como você quer trabalhar com fotografia, o ideal é investir em uma DSLR mesmo, que lhe dará mais flexibilidade em vários sentidos.
      Estou bastante por fora dos modelos atuais de câmeras e a minha experiência sempre foi com a Canon. Portanto, não acho que sou a pessoa ideal para te indicar uma compra tão importante. O modelo depende do quanto você está pensando em investir. Se quer um equipamento bom, mas não muito caro, talvez a Canon EOS Rebel (modelos T: T5i, T6i etc) possa te servir bem no início. As EOS Mark III, por exemplo, são ótimas, mas bem mais caras. Lembre-se que é importante investir em lentes de boa qualidade, mais do que em um corpo muito sofisticado. No seu caso talvez tenha que investir em algumas lentes, inclusive uma grande angular de boa qualidade, para conseguir o resultado que espera. À medida que você for se desenvolvendo e achar necessário, pode trocar o equipamento e pegar outros que te sirvam melhor. Minha sugestão é que você aguarde e pegue dicas mais específicas com o seu professor, para não se arrepender depois.
      []’s

  2. tamires disse:

    Olá, adorei o blog;;
    Gostaria que me tirasse uma dúvida.
    Comprei uma Canon T3 rabel 1100d, gostaria de saber mais sobre ela, qual o lugar que as fotos ficam melhores, noturno, diurno, para casamento ou aniversario, se é profissional ou não, e se 2250 é o preço correto, pois vi em alguns sites que variam de 1350 a 2300\ 2600, você saberia me explicar a diferença nos preço?

    • Camila Guerra disse:

      Tamires,
      A T3 é uma excelente máquina e faz ótimas fotos em qualquer ambiente se você definir as configurações corretas para cada tipo de luz/ambiente.
      Quanto ao preço, se comprou fora do Brasil, 1100U$ pelo corpo + 1 lente do kit está caro. Se comprou no Brasil, acho que o valor deve ser em torno disso mesmo.
      []’s

  3. Andre Ferreira disse:

    Muito bom seu artigo!
    Estava querendo iniciar ha muito tempo porem tinha esta duvida de que tipo de câmera comprar de inicio batia o martelo que queria uma DLSR depois de conversar com alguns amigos fotógrafos acabei optando pela Nikon L820, não me arrependo a camera e muito boa e superzoom ou Point and Shoot são otimas para quem esta começando. Agora eu quero comprar um filtro Raynox 250 ai fico quetinho por mais um bom tempo rsrsrs

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Andre!
      Obrigada pelo comentário.
      As superzoons são uma ótima opção pois são menores, mais versáteis no que diz respeito a troca de lentes e dão ao usuário poder para começar a aprender os conceitos de abertura/velocidade/ISO, etc. Para quem quer aprender mas não quer empatar uma grana maior em uma DSLR, as superzoons funcionam muito bem.
      []’s

  4. LUIS ANDRELINO disse:

    ESTOU QUERNDO UMA DICA QUAL MAQUINA COMPRA ESTOU VENDO A NIKON 5100 MAIS SOU INICIANTE

  5. Aline Alves disse:

    Boa Tarde!

    Primeiramente Parabéns Camila, lindas fotos, lindos trabalhos.

    Gostaria de uma ajudinha, vou fazer curso de fotografia voltado mais para gestante e bebes,
    porem o curso requer uma Maquina reflex, gostaria de uma opinião.
    Andei pesquisando e vi varia boas e não tao cara, porem, fico na duvida sera que para
    a minha necessidade é uma boa maquina?! rs, tenho uma Nikon e gracas a ela descobri uma paixão
    e um dom, e estou fazendo ótimos trabalhos , porem preciso e quero me aprimorar, mais
    a unica informação que o curso me passou foi que preciso de uma câmera Reflex…

    qual vc indicaria?

    Grata :)

    • Camila Guerra disse:

      Oi, Aline! Obrigada!
      Para o tipo de fotografia que você faz, acho que qualquer um dos novos corpos que chamam “de entrada” da Nikon, Canon, etc, te servirão bem. Mas procure uma câmara que tenha boa velocidade na hora de fazer sequências de fotos. Digo isso pois criança se movimenta muito e muito rápido. Eu tenho uma T3i, e acho ela lenta demais. Outra coisa que limita a velocidade de gravação e execução das fotos é o pente de memória. Use os que sejam, no mínimo, classe 10 pois eles aceitam a gravação mais rápida. A lente talvez seja o item mais importante, mas você pode comerçar com uma simples e mais barata para aprender, e depois adquirir uma que seja luminosa, se conseguir bom preço nas que permitam aberturas acima de f2.8, melhor! O professor do seu curso deve recomendar bons esquipamentos para esse tipo de fotografia. É claro que isso você pode ir construindo com o tempo. Se a iluminação do ambiente for boa, sua tarefa fica mais simples. Mas com a iluminação ruim, aí uma boa lente será essencial.
      []’s

  6. Wagner disse:

    Oi Camila tudo bem?

    Estou com uma grande dúvida em qual câmera superzoom comprar: Panasonic Lumix DMC-FZ200 ou Canon SX50.

    Já pesquisei as duas e aparentemente, a Canon faz fotos melhores, mas em contrapartida, a Lumix tem a abertura do diafragma maior (vantagem para fotos a noite com pouca luz), faz videos incríveis!

    Abraços

  7. Vitor disse:

    Adorei o artigo, foram objetivos e não se perderam no tema. Além de dar dicas com experiência própria citou modelos e marcas de câmeras, coisa que não estava encontrando em lugar algum. Muito obrigado mesmo! Estava procurando modelos super zoom, pois sabia que apostar numa câmera profissional e DSLR era sem sentido, já que é apenas um hobby, lentes são caríssimas e possuem alguns modos de exposição básicos, que também se encontram numa super zoom.

    • Camila Guerra disse:

      Obrigada, Vitor!
      A intenção foi justamente passar minha experiência. Há quem concorde ou discorde, mas acho que a superzoom é uma excelente ferramenta para quem não quer investir muito mas deseja aprender e tem um pouco de liberdade.
      []’s

  8. Wagner disse:

    Olá Camila, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo blog e seus artigos.

    Tenho uma câmera Sony compacta (W alguma coisa, não recordo agora o modelo) e gosto muuuito de tirar fotos de paisagens e pessoas, contudo, estou sentindo necessidade de cameras melhores e claro, estudar pra poder saber mexer em uma. A questão de “saber tirar” é pessoal. Particularmente gosto de testar vários ângulos e me surpreendo com algumas fotos que tiro.

    Enfim… como é um hobby, mas não é por isso que vou continuar com uma máquina amadora. Estou em busca de uma que seja semi-profissional (um amigo até indicou que fosse fixa, ao invés de relfex).

    Estava vendo suas fotos no seu FLICKR, nossa, lindas demais!!

    Pergunta: qual câmera você usou (assim como par de lentes)? Você usou algum programa pra editar? Se sim, qual?

    Estou começando a buscar mais informações antes de comprar uma câmera. Depois a idéia é interagir com alguns amigos que são fotógrafos profissionais pra me passarem o “bizu” ehehe

    Abraços,
    Wagner

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Wagner! Obrigada!
      Das minhas fotos que estão no Flickr, muitas foras tiradas com uma Canon SX20 (uma superzoom “fixa”), outras com a Canon T3 (reflex) e algumas com uma Cybershot Sony W230 (tipo caixinha ou saboneteira, como alguns chamam). A T3 tem uma lente 18-55mm e outra 75-300mm.
      Quando as fotos precisam de alguma edição, uso o Photoshop e o Camera Raw.
      Muitas vezes quando estou fotografando com a T3, sinto falta da versatilidade do zoom da SX20. Embora eu tenha a lente 75-300mm, é comum perder uma foto bacana por não dar tempo de trocar a lente. Gosto das superzoon, tenho a minha até hoje. Mas é claro que a existem lentes de alta qualidade que se pode usar ns DSLRs, então tudo passa a ser relativo. Depende do que se busca.
      []’s

  9. Thiago Muhlert disse:

    Oi Camila,

    Muito bom toda essa informação que você esta postando. Quero começar na fotografia, não como profissão, mas como hobby e por enquanto não tenho muito recurso para comprar uma DSLR. Queria comprar uma com o preço menor que R$ 1.000,00. Qual o tamanho de foto que posso imprimir usando uma câmera do tipo da canon sx40 hs? Eu vi uns sites no buscapé com uns preços melhores será que é confiável? Obrigado por compartilhar sua experiência conosco!

    • Camila Guerra disse:

      Thiago,
      Nesse site tem uma tabelinha com o tamanho em pixel e a resolução que a foto precisa ter para impressão em diversos tamanhos, dá uma olhadinha: http://bit.ly/1gehjah.
      Sobre os sites onde comprar, não sei te dizer. Eu não arrisco muito com site desconhecido, mesmo que tenha preço muito inferior. Minha sugestão é que procure online alguma referências a esses sites. Alguém elogiando, alguém reclamando… no próprio Buscapé tem o selinho e-bit ao lado da loja com a pontuação dela e algumas opiniões. Leia e julgue se acha confiável. ;)
      A minha SX20 comprei pelo Mercado Livre e não tive problemas. Mesmo esquema, sempre lendo as opiniões sobre o vendedor e considerando a pontuaçao dele.
      []’s

  10. Marcio disse:

    Olá, Camila!
    Gostei muito das suas opiniões e comentários sobre a Canon SX20 IS e das suas respostas aos colegas (parabéns!). Também possuo uma. Vi em uma imagem (no alto da página) essa câmera com um filtro UV. Também quero colocar na minha Canon SX20 IS um filtro de proteção da lente (filtro neutro, apenas para proteção). Você pode recomendar algum e como instalar esse filtro (precisa de algum adaptador?). Você conhece alguma boa bolsa para acomodar essa câmera? Quanto a outras câmeras superzoom, estou maravilhado com a Panasonic Lumix FZ200 (não sei se você já teve a oportunidade de experimentá-la). Com essa Lumix consigo imagens claras e super nítidas (super!), pois essa câmera possibilita abertura constante em 2.8 em toda a faixa de zoom de 24X (equivalente a 28mm até 600mm). É um pouquinho mais cara que as concorrentes diretas mais conhecidas (Canon SX50 e a Nikon P520) A lumix está por volta de R$ 1.500,00. Mas afirmo que é uma excelente câmera para a sua categoria. Vale a pena conferir. Parabéns pelas suas matérias. Grande Abraço.

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Márcio! Obrigada!
      Para usar bem um filtro na SX20 te recomendo o anel adaptador (58mm). O meu comprei aqui: http://bit.ly/1aJUjZb.
      Sobre filtros, recomendo Hoya. Tenho um Kenko também e não tenho nada contra a lente dele, mas a rosca agarra e é um saco para tirar.
      Nunca testei a FZ200 mas tenho um amigo que faz excelentes fotos com uma Lumix.
      Sobre a bolsa, minha SX20 fica numa Bolsa Alhva Mini Reflex, simples e eficiente. Ela é um pouco grande para os modelos SX, mas era a que eu tinha. Para a minha DSLR tenho uma Lowepro que é excelente!
      []’s

      • Márcio disse:

        Camila. Suas recomendações foram ótimas. Comprei o anel adaptador no site que você indicou e um filtro Hoya no Ebay. Assim que tudo chegar vou testar e informo como foi minha experiência. Muito Obrigado.
        Grande Abraço.

        • Camila Guerra disse:

          Bacana, Márcio!
          Boas fotos! ;)
          []’s

          • Márcio disse:

            Camila. Finalmente chegaram o filtro e o anel adaptador. Foram mais de 3 meses de espera… Viva o nosso Correios!… O anel se adpatou bem na câmera. Vou fazer umas fotos e deixarei um feedback aqui. Agradeço suas orientações. Grande Abraço.

          • Camila Guerra disse:

            Legal, Márcio!
            Realmente as remessas vindas de fora estão demorando muito. :(
            Boa sorte e volte para contar!
            []’s

          • Marcio disse:

            Camila, Tudo testado… Filtro e adaptador funcionam bem na Canon SX20. Lente protegida. Sua informação foi preciosa. Obrigado!
            A título de colaboração: Para aqueles que posuem uma Canon SX20 e que compreendem o idioma inglês escrito, vale a pena dar uma olhada no livro “A ShortCourse Book Canon Powershot SX20 IS Photography”. Esse livro está disponível para compra na Internet. Além do livro (tipo apostila, em preto e branco), vem acompanhado um CD (muito bom!!!) com o arquivo eletrônico do livro (em cores, formato PDF e com muitos links úteis). Excelente para iniciantes, principalmente. Adquiri um exemplar (livro e CD) no “Amazon” internacional. Paguei algo em torno de 28 dólares (com frete incluso) e chegou bem rápido (duas semanas). Mas recomendo fortemente adquirir o livro junto com o CD… E da mesma série “A ShortCourse Book” podemos encontrar livros para outras câmeras. O site do autor é http://www.shortcourses.com/.
            Desculpe-me pela invasão.

          • Camila Guerra disse:

            Márcio, obrigada pelo retorno e pela dica do livro. Tenho certeza que vai ser útil pra muita gente. :)
            []’s

  11. Sabrina Alana disse:

    Olá, gostei muito desta matéria me deu uma grande ajuda em algumas duvidas que me perseguiam no mundo da fotografia. Desde sempre tive muito interesse em fotografia, e agora pretendo adquirir uma câmera para aprender, pesquisei bastante e optei por um modelo Nikon Coolpix L810, ainda não efetuei a compra e se possível gostaria de uma opinião sobre o modelo.

    • Camila Guerra disse:

      Oi Sabrina!
      Nunca estive com a L810 nas mãos mas dei uma olhadinha online. A Nikon é muito boa marca mas essa câmera específica não acho muito boa para quem quer se aprofundar no aprendizado da fotografia. Pelo que vi, ela não tem os controles de abertura, tempo de exposição, etc. Esses controles são essenciais para quem deseja fotografar com mais autonomia. Se você está em busca das câmeras menores e mais leves, minha sugestão é que você considere uma Canon SX500. Essas cameras são menores pois não possuem espelho e, por isso, não têm o visor (chamados de view finder). Levam vantagem no peso e no tamanho mas a falta do visor te força a enquadrar a foto usando somente o LCD. Em locais de muita luz (como dias de sol, por exemplo) é até difícil identificar a imagem no LCD. Claro que a falta do visor é uma desvantagem compensada com outras vantagens.
      Se peso e tamanho não forem problema e você puder extender um pouco o orcamento, a Canon SX50 e a Nikon P510 são boas opções.
      []’s

  12. Thiago Brandão disse:

    Boa tarde Camila.
    adquiri uma D5200, e gostaria de saber se fiz uma boa aquisição, visto o meu orçamento pois o uso é para hobby, outro detalhe eu costumo tirar as fotos pelo meu IPad, e resolvi partir para D5200, pois um amigo tem uma T4i, e adorei fotografar com ele, logico que ele deixou tudo no auto para mim, o que mais gostei foi lembrar das câmeras antigas pois ele me pediu para não olhar no monitor de LCD, foi uma experiencia muito boa para mim

    • Camila Guerra disse:

      Oi Thiago!
      Eu nunca usei a 5200, mas a Nikon é uma excelente fabricante. Tenho certeza absoluta que essa camera é excelente!
      Não tem como comparar o tipo de foto que se faz com um iPad e o que se faz com uma DSLR (no caso a D5200). Você terá um bom caminho de aprendizado pela frente e o melhor professor é, sem dúvida, a experiência.
      Se o seu orçamento te permitiu adquirir uma DSLR Nikon, fique feliz! Eu geralmente aconselho a começar com as super zoom pois elas não trocam lentes, o que é mais fácil e menos frustrante no início. De qualquer maneira, se tiver mesmo interesse, vai aprender com a Nikon assim como aprenderia com qualquer outra. ;)
      Boas fotos!
      []’s

  13. Tuany Nascimento disse:

    Obrigada! :P

  14. Tuany Nascimento disse:

    Olá Camila!
    Estou pensando em começar um curso de introdução à Fotografia Digital e não sei qual câmera comprar.
    Me ajuda ?
    Desde já, Obrigada!

    • Camila Guerra disse:

      Oi Tuany!
      Olha, te dizer que marca/modelo vai ser difícil. Fiz esse artigo pra ajudar o pessoal que tem dúvidas entre comprar uma DSLR ou uma superzoom. Há muitos modelos e marcas ótimas no mercado que são, geralmente, muito similares. Então acaba sendo uma escolha um pouco pessoal baseada em faixa de preço, objetivos que se quer alcançar. Enfim, dá uma lida nos comentários abaixo que você vai ver opções de alguns modelos que outros leitores postaram.
      []’s

  15. Diego Moraes disse:

    Ola Camila, muito prazer. Cheguei até este site pesquisando sobre câmeras, sou entusiasta da fotografia e pretendo comprar minha câmera nesse mês. Depois de muito pesquisar vi que este site me ajudou em muito. Fiquei vendo seu flickr durante uma hora detalhadamente, poxa vida! Parabéns, fotos lindas e com qualidade. Observei que você tem muita experiencia nessa arte. Assim sendo, gostaria muito da sua ajuda. Sou estudante de história e quero iniciar na fotografia por diversos motivos (foto para pesquisas\projetos, fotos artísticas, fotografias documentais, fotografias cotidianas, registro de viagens). Bem, como viu vou usar a fotografia para fins profissionais, educacionais e como forma de Hobby. Estou em dúvida nos seguintes modelos: Superzooms (Fujifilm HS50EXR vs SL1000 vs canon sx50) e Mirrorless (samsung nx1000 e sony NEX-F3). Por favor me ajude a escolher uma câmera ideal para as atividades que pretendo realizar. Adorei suas postagens, são muito úteis. Obrigado.

    • Camila Guerra disse:

      Oi Diego!
      Obrigada! Não tenho tanta experiência assim, mas fico feliz em compartilhar minhas experiências pessoais com meus leitores.
      É difícil dar opinião sobre modelos já que não usei nenhum deles.
      Não conheço a HS50EXR mas já ouvi falar muito bem da Finepix. Embora nunca tenha usado a SX50, tenho amigos que estão muito felizes com ela
      e eu adoro a minha SX20. São câmeras mais robustas, mais pesadas. Os três modelos me parecem muito bons. Por uma preferência pessoal, eu ficaria com a Canon.
      Já as câmeras sem espelho têm também vantagens e desvantagens. São muito mais leves e compactas e também menos barulhentas. A desvantangem mais importante que eu vejo nelas é que como não têm espelho, também não têm o visor e você precisa compor todas as fotos pelo LCD. Isso é um problema quando você está em um local com claridade excessiva e quando aponta ela diretamente para o sol, que vai danificando o sensor. Sobre o modelo, eu tenho preferência pela Sony, mas me parece que esse modelo da Samsung é bom também.
      []’s

  16. Raquel disse:

    Olá, gostaria de uma ajudinha!
    Estou me matriculando em um curso de introdução à Fotografia Digital e um dos requisitos é que o aluno tenha uma câmera modelo DSLR – DIGITAL SINGLE-LENS REFLEX. Gostaria de alguma indicação quanto à uma câmera boa que vai atender as minhas necessidades no curso e fora dele. A princípio será por hobby mas futuramente penso em trabalhar com isso! Desde já obrigada.

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Raquel!
      Difícil te indicar uma marca/modelo pois isso depende muito da grana que você tem pra gastar e onde vai comprar (Brasil? EUA? Segunda mão?).
      Eu tenho uma Canon T3 e Marcos tem uma T3i. Entre essas duas, a T3 por exemplo, é mais barata, atende bem, mas a T3i tem algumas vantagens. Acima desse modelo já saiu a T4i e a T5i e tem as mais antigas T2i… enfim, são muitas opções. A Nikon tem excelentes modelos, bem como a Pentax e a própria Sony. As DSLRs são muito parecidas. O que difere mais são as lentes. Isso você vai aprender no seu curso. Pra começar, acho que compensa comprar o corpo + 1 lente tipo 18-55 (que costuma vir no kit) e depois você pensa em investir em outra lente.
      As super-zoom são boa opção pois são flexíveis e mais baratas mas não são DSLR.
      []’s

  17. Fatima disse:

    Oi Camila, tudo bem?
    Gostaria de saber qual a diferença entre câmera Sony NEX-F3S e a NEX-F3B,pois estou pensando em adquirir uma para curtir as minhas viagens.

    Obrigada !
    Bjos

  18. Altemir disse:

    Olá… Excelente matéria. parabéns. Há dias estou lendo comentários e estava quase decidio por uma T3i, apesar de estourar meu orçamento e ainda estar com muitas dúvidas. Porém, parece que iria adquirir algo muito superior ao uso que vou fazer (me corrija se estou enganado). É bem provável que a camera que vou comprar seja usada muito em viagens, passeios, fotos de família, natureza, etc., e depois fique parada por semanas. Em breve viajo a Machu Pichu com minha esposa e quero algo melhor que as compactas que tive até agora e que custam em torno de 300,00. Será que uma SX50 seria ideal para minha necessidade? Penso que terei tajeto de trem, ônibus, e passeios nesta viagem. Não quero algo que me faça perder tempo em trocar lentes e fazer ajustes. Esta máquina atende o que preciso? Ou fico com minha compacta que é rezoável? Lembrando que não pretendo ser nenhum profissional, apenas melhorar a qualidade das minhas fotos, ter zoom com mais qualidade, algumas fotos à noite e fazer pequenos vídeos. Tudo sem a necessidade de investir em lentes e cursos para aprender a manusear a máquina. Agradeço se puderes responder. Abraços.

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Altemir!
      A SX50 me parece uma excelente câmera. Tenho amigos que têm ela e adoram. Gosto tanto da minha SX20 que quando comprei minha DSLR não tive coragem de vendê-la. :)
      A DSLR te dá muito mais opção com as lentes e etc, mas para o que você deseja, acho que a SX50 atende muito bem e ainda sobra.
      Estive em Machu Picchu em abril desse ano (já postei vários artigos aqui no blog sobre a viagem) e levei minha DSLR, mas confesso que tem horas que fico aborrecida em ter que ficar trocando lentes nas horas mais corridas. Muitas vezes acabo perdendo a foto pois não dá tempo de fazer a troca.
      Acho que não vai se arrepender com a SX50. Depois de aprender a usar os recursos dela, se achar que precisa de mais, troque por uma DSLR.
      Tem compactas que são também muito boas e oferecem alguns recursos de controle do obturador, abertura, etc, mas geralmente têm pouco zoom.
      []’s

      • Rodrigo Werneck disse:

        Com certeza uma excelente máquina. Assim como suas companheiras anteriores e ela tem uma grande novidade. Ela faz fotos em RAW o que agrega a esta máquina um grande recurso alem do super zoom ótico de 50X. Para quem esta começando é excelente. Sugiro pesquisar um pouquinho sobre a fotografia em RAW e vai verificar que é um grande diferencial. Esta ai a Camila que não me deixa mentir

        abraços

      • Altemir disse:

        Valeu… Obrigado pelo rapidez nas respostas. Estou vendo suas fotos, estão lindas (vi também aquelas de Machu Pichu). Pra fechar, acho que não vou errar comprando a SX50. Estou feliz por ter encontrato vocês pra tirar estas dúvidas. Abraços e boas fotos à todos.

  19. claudio machado mandarino disse:

    Estou pensando e muito motivado em aprender fotografia, a príncipio para lazer, futuramente quem sabe profissionalmente, gostei muito do site, simples, mas com uma linguagem fácil e convincente.

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Claudio!
      Obrigada! Nós também estamos aprendendo fotografia e vamos passando aos poucos nossos conhecimentos e nossas experiências aos leitores.
      Volte sempre! ;)
      []’s

  20. Rodrigo Werneck disse:

    Olá Camila. Como esta. Bem somente para enriquecer o seu “Post” a Canon lançou a pouco tempo a SX50 que já vem com o formato RAW e muitas outras melhorias como um zoom maior ainda que o da SX40 e um sensor melhor. Legal ter postado algo assim, tenho visto varios comentários sobre o assunto mas não levaram os iniciantes a lugar algum. Tenho uma T3i e realmente vale a pena começas por uma Super Zoom (no meu caso comecei com uma Sony H50) e só comprei uma DSLR quando esgotei minha opções na H50 e queria uma coisa mais, vamos dizer assim, dificil. Hoje alem da T3i tenho também uma Zenit a filme e toda manual que estou tentando aprender um pouco mais sobre o filme de pelicula e os ajustes manuais. Nela também estou testando algumas tecnicas de revelação que começo a aprender (mas por enquanto isso é só teoria).

    Abraços grande amiga

    • Camila Guerra disse:

      Olá Rodrigo!
      Obrigada pela visita. ;)
      Sim, a SX50 parece ser excelente câmera.
      Coincidência, meu marido tem também um T3i e uma Zenit a filme. Aliás, muito boa câmera. Mas a Zenit está enfeitando a prateleira. Ele desistiu do filme há tempos.
      Bjs

  21. Helder disse:

    Olá Camila. Menina, você me auxiliou muito na minha primeira compra! Acabei de comprar a Canon SX20 IS e estou ansioso por sua chegada. Espero tirar bom proveito dela e compartilhar fotos da mesma com você quando me sentir preparado para isso!
    Agradeço novamente.
    Boa vida pra você!

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Helder!
      Que bom que esse artigo te ajudou! Pra isso que ele foi escrito. :)
      Tenho certeza que você vai fazer ótimas fotos com a SX20. Vai ser um prazer ver as suas fotos. Se quiser me adicione no flickr.
      Boa sorte e boas fotos! ;)
      []’s

      • Helder disse:

        Certo, vou sim! Quero aproveitar sua atenção e lhe encher um pouco o saco. Fiquem em dúvida entre ela e a Câmera Fujifilm HS20 . Tem maior Zoom o que pode fazer falta mais tarde, também filma em HD e tal. Na verdade não sei o que eu estou dizendo. Qual você acha melhor?

        • Helder disse:

          É que eu tive um problema para efetuar o pagamento com a pessoa que eu compraria via Mercado Livre ai estou procurando outra oferta e me deparei com esta ai.

        • Camila Guerra disse:

          Helder,
          Nunca usei a Fugifilm HS20 então fica difícil te dar uma opinião mais correta, mas me parece ser muito boa câmera. Vi muitos elogios à ela.
          Eu prefiro o visor articulado da Canon ao da Fujifilm. A SX20 também filma em HD.
          Quanto ao zoom, sim é muito legal ter o zoom maior. Mas lembre-se que quanto mais zoom, mais fácil das fotos tremerem. O que significa que para usar o zoom total dessas câmeras você terá que estabilizá-las num tripé ou em alguma superfície para que a foto saia boa.
          []’s

  22. daniel disse:

    boa noite parabens pelo blog… a sx 30/40/50 fazem fotos macros com o fundo disfocado? qual melhor camera eu posso comprar com no maxino 1000,00? abrigado

  23. Olá, Camila!

    Estava lendo sobre câmeras para comprar em minha próxima viagem aos EUA e este artigo me ajudou a decidir.

    Sou menos que um fotógrafo amador (rsrsrsrs), e pensava em comprar uma DSLR. Entendo agora que uma super zoom, como SX50, atende muito bem as minhas necessidades. Por ser prática, fácil de usar, ter bom zoom e custar menos.

    Muito obrigado.

    Antonio Passos

  24. Ricardo disse:

    Olá Camila! Parabéns pela matéria e pelo site! Muito bons! No momento estou pesquisando para a aquisição de uma câmera com alguns recursos a mais, sobretudo para fotos da natureza, com ênfase para as macro. Com certeza já aprendi muito com sua publicação, e gostaria de sua opinião a respeito da câmera Sony DSC-HX200V. Apesar do muito pouco que entendo, parece ser uma boa rival para a Canon SX 40… E o que vc diria da Fujifilm Finepix HS30 EXR?Abraço e muito sucesso!

    • Camila Guerra disse:

      Oi Ricardo,
      Obrigada! :)
      Olha, essas superzoons são muito parecidas em suas possibilidades e limitações. As variações são pequenas.
      Eu não conheço todas elas, portanto não posso te dar uma opinião perfeita.
      Já estive com uma Sony dessas na mão e não me agradou muito, especialmente fisicamente. Também não gosto da movimentação do visor dela. Por isso acho importante experimentar a câmera antes de usar. Mas não tenho dúvidas que ela é uma excelente câmera.
      Dei uma olhada por aí procurando informações para te responder melhor, mas tudo vai depender das suas prioridades, o que inclui o valor que está disposto a pagar.
      A SX40 é a que tem mais zoom dessas que você mencionou, mas a Sony tem outras vantagens também.
      De todos os pontos nos quais a HX200 ganha das outras, para o uso que você pretende dar a ela, pode desconsiderar o flash de maior alcance e também o maior valor de ISO. Explico: tanto em fotografia macro quanto nas de natureza, o flash geralmente só atrapalha. Quanto ao ISO, funciona assim: maior o ISO, maior o ruído na foto. Então, quanto menor melhor.
      Para macro sem filtro, a Canon ganha pois tem seu modo super macro de 0 cm de aproximação. Você pode encostar a lente no motivo que a foto não borra.
      Mas, macrofotografia não é simples assim. Aconselho a leitura do nosso artigo sobre macro: http://www.viagenseandancas.com.br/2012/12/macrofotografia-o-que-e-e-por-onde-comecar/
      Tenho amigos que têm Panasonic Lumix e não trocam por nada. Pessoalmente eu ficaria entre a SX40 e a Lumix.
      Enfim, qualquer uma dessas que escolher, vai te servir muito bem.
      Boa sorte! ;)
      []’s

  25. SÉRGIO NASCIMENTO disse:

    TENHO UMA CÂMERA NIKKON P510 MAS NA HORA DE CONECTAR O CABO AV E TRANSMITIR A GRAVAÇÃO A TELA DE LCD NÃO ME MOSTRA A IMAGEM, PODE ME AJUDAR?

    • Camila Guerra disse:

      Olha, não conheço essa câmera para te ajudar com mais precisão, mas me parece que quando você conecta a câmera à TV, automaticamente a imagem do LCD some. É assim mesmo. Se a imagem não aparece na TV, aí sugiro o seguinte:
      – Provável que seja problema de configuração (veja no manual). Certifique-se de que a sua TV esteja configurada para modo vídeo NTSC ou PAL dependendo do tipo da sua TV.
      – Veja se a câmera está com bateria suficiente.
      – Troque o cabo AV para se certificar de que o problema não é no cabo.
      []’s

  26. Cristiane disse:

    Camila, boa tarde. AMEI essa postagem. Vou ao Paraguai na próxima semana e quero me presentear com uma superzoom. Gostei do seu post e pesquisei pela Canon SX40, já estava decidida em comprá-la quando vi um outro site comparando câmeras e vi a NIKON coolpix p510. Comprei ano passado uma NIKON compacta e não gostei muito,mas essa superzoom que citei tem tanto recurso que me bateu dívida. Poderia me aconselhar? Obrigada

    • Camila Guerra disse:

      Olá Cris!
      Obrigada, que bom que gostou do post.
      Eu conheço bem a SX20 pois tenho uma e acho que a SX40 segue a mesma linha. Não tenho experiência com Nikon, mas é uma boa marca.
      Fiz uma rápida pesquisa sobre a P510 para te responder melhor. Se eu fosse comprar para mim, não pensaria duas vezes, compraria a Canon SX40.
      Explico o que me agrada mais nela:
      – Melhor qualidade de filmagem
      – bateria dura mais
      – Com zoom total a lente da SX40 possui melhor iluminação, o que significa menos risco de tremer e borrar a foto
      – Bate fotos mais rápido em modo contínuo (bom para quem gosta de fotografar animais, crianças e fazer HDR sem tripé)
      – velocidade máxima de obturador mais alta
      – Permite exposições mais longas
      Vi gente reclamando do autofoco da Nikon quando filmando e também do GPS, que seria uma das vantagens pois a Canon não tem.
      O sistema para adaptar filtros da Canon, na minha opinião, também é melhor.
      Já que você vai comprar em loja, pegue as duas, use as duas e veja qual te parece melhor fisicamente, isso também é importante.
      Bem, no geral é isso. Mas a sua decisão vai depender do uso que você pretende dar à câmera. Eu diria que a SX40 é mais máquina e serve melhor para quem quer realmente aprender fotografia e conseguir melhores resultados com os testes em campo.
      Quando se decidir, volte para contar sobre sua decisão e o que achou. Assim a gente ajuda quem está na mesma situação que você. ;)
      []’s

  27. KF disse:

    Quero te agradecer pela excelente materia, e tambem pela resposta ao comentario da Ingrid, pois ambos foram decisivos na minha decisao , estava na dúvida entre uma DSLR e uma superzoom e mesmo depois de pesquisar exaustivamente nao havia chegando em uma decisão ate ler essa matéria, e agora sei que a superzoom vai me proporcionar o que quero, ainda mais sabendo que posso adicionar uns acessorios como estes citados no post. Show de bola. Parabéns por iniciativas assim. Obrigada mesmo, já esta nos favoritos, vou começar a ler as outras materias agora mesmo. Valeu.

  28. Ingrid disse:

    muito obrigada Camila pela resposta! valeuw mesmo! seu trabalho é lindo! parabéns!

  29. Ingrid disse:

    olá, gostei muito de tudo o que falou sobre fotografia. Queria tirar uma dúvida com vc. A algum tempo, comprei uma canon powershot sx40, e to aprendendo aos pouquinhos a utilizar seus recursos. Mas a minha maior vontade é de aprender os recursos da macrofotografia, é o que mais me encanta, só que infelizmente raramente acerto uma foto legal. rsss… eu queria saber se esse modelo da minha camera tem suporte pra adaptar um Raynox DCR-250 e/ou um filtro??? gostaria muito dessas informações, mas receio que não teria como adaptar, pois a lente da sx40 powershot é fixa.
    agradecerei muito se puder tirar essa minha dúvida.
    desde já, grata.

    • Camila Guerra disse:

      Olá Ingrid!
      Que bom que você gostou do nosso post sobre fotografia. ;)
      Sobre sua dúvida, sim, você pode usar sem medo o filtro Raynox DCR-250. Eu tenho ele e a maioria das minhas macros (veja no Flickr) foram feitas com ele. Compre e divirta-se, o Raynox é muito bacana. Ele vem com adaptador flexível, você pode colocá-lo em muitos modelos de lente. Na sua SX40, pode usar direto na lente ou em cima de um outro filtro.
      No início a gente apanha um pouco até achar o ponto certo de foco, mas depois a brincadeira fica muito legal. :)
      Boa sorte!
      []‘s

      • Diego Moraes disse:

        Ola Camila. Sou entusiasta da fotografia e querendo aprender mais sobre essa arte acabei chegando até essa sua postagem. Me ajudou em muito em várias dúvidas, vi seu Flickr e achei ótimo suas fotografias. Gostaria de saber se você pode me ajudar a escolher uma câmera, pois estou muito em dúvida. Faço História e gostaria de uma câmera por diversos motivos: foto documental, artística, paisagem e natureza, fotografar o cotidiano das grandes cidades e hobby. Estava pensando em comprar uma Superzoom Fuji Finepix SL1000 ou a Canon Sx50, e pensando também na Sony DSLR Alpha SLT-A77V. Será que você poderia me ajudar? Gostaria de saber se as três tem como desfocar o fundo e se fotografam em RAW. Muito obrigado :)

        • Camila Guerra disse:

          Oi Diego, respondi teu comentário anterior.
          Já li por aí muito elogios à Sony Alpha. Sobre desfocar o fundo, é uma técnica que vai exigir um pouco de conhecimento da sua parte e não só uma câmera que te permita fazer isso. Na verdade, o desfoque no fundo pode ser alcançado com qualquer câmera, até mesmo as compactas simples. Claro que alguns fatores proporcionam maior possibilidade no desfoque. Um deles é o f/stop com número menor (maior abertura).
          Todos os três modelos que você mencionou batem em raw.
          []’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top