Pin It
Home » Fotografia » Quero iniciar na fotografia. Qual câmera comprar?


Qual a melhor câmera?

Qual a melhor câmera?

Essa é uma dúvida que todo iniciante tem e que também tive quando resolvi me aventurar um pouco mais no deslumbrante mundo da fotografia. A verdade é: não existe resposta ideal. Para cada necessidade um tipo de câmera diferente. Para ajudar você a se decidir sobre a melhor câmera para seu aprendizado, fizemos esse artigo com nossa experiência.

O primeiro pensamento do iniciante é: vou comprar de cara uma DSLR (Digital Single Lens Reflex), uma câmera semiprofissional. E o motivo é sempre o mesmo, a gente acha que com uma câmera cara, cheia de recursos e lentes mirabolantes, vamos conseguir fazer aquelas fotos lindas que os profissionais fazem. Não é bem assim!

Aprendi o pouco (ainda bem pouco) que sei sobre fotografia com uma Canon SX20 IS. Mas, antes de decidir por ela, eu estava mesmo era de olho numa Nikon D5000. Daquelas lindonas que trocam lentes e tal. Não, a intenção não era aparecer, mas simplesmente aprender a usar propriamente uma câmera com bons recursos.

Canon DSLR Rebel T3i

Canon DSLR Rebel T3i

Então, conversando com um amigo que havia passado por um dilema parecido, ele me aconselhou a esquecer as DSLRs por um período e aprender com uma câmera um pouquinho mais simples, já que minha única experiência anterior com fotografia tinha sido com as Cybershots, que chamamos câmeras de caixinha por se parecerem com uma. Aí começou minha experiência com uma Powershot, a Canon SX20, pela qual me apaixonei e que me rendeu boas fotos e bons momentos de descontração.

A diferença mais importante entre uma câmera como a SX20/30/40 (e similares) e uma DSLR é a troca de lentes. As super zoom (como as primeiras são chamadas) têm lente fixa e flexibilidade excelente, além de serem mais baratas. Se você optar por uma DSLR e quiser um zoom muito bom, terá que investir um pouco mais em lentes que lhe possibilitem alcançar a mesma faixa que uma super zoom é capaz de alcançar.

Nikon D5100, Canon SX40, Canon T3i, Sony W230

Nikon D5100, Canon SX40, Canon T3i, Sony W230

As super zoom possuem os modos de exposição mais importantes que uma DSLR possui:
– Modo M: modo manual, quando a câmera está totalmente sob seu comando. Nesse modo você controla a velocidade do obturador, a abertura do diafragma, o ISO….
– Modo AV (para Canon e modo ‘A’ para outras marcas): significa prioridade para a abertura do diafragma, ou seja, você ajusta o tamanho da abertura e a câmera calcula automaticamente a velocidade do obturador.
– Modo TV (para Canon e modo ‘S’ para outras marcas): o contrário do AV, significa prioridade para a velocidade do obturador, ou seja, você ajusta o tempo que o obturador da sua câmera fica aberto e ela calcula automaticamente o tamanho da abertura do diafragma.
– Modo P: aqui você controla algumas coisas, mas o que se pode fazer no modo P, costuma variar de câmera para câmera.
– Modo Auto: nesse modo a câmera faz todas as escolhas para você
– Outros modos como paisagem, macro, retrato, movimento, foto noturna, etc. Esses variam um pouco dependendo da marca/modelo.

Algumas super zoom, como é o caso da Canon SX20, não gravam arquivos no formato RAW, o que é ruim para quem gosta de fazer edições mais profundas nas fotos. Mas, para os modelos da Canon, existe um programinha chamado CHDK que você instala no cartão de memória e ele te possibilita ter acesso a opções que o programa normal da câmera não tem. Além do RAW, um tempo maior de exposição e outras coisas. O CHDK, no entanto, não é um programinha trivial de se instalar/utilizar.

Canon Powershot SX20 IS (Fonte: www.graf.ge)

Canon Powershot SX20 IS (Fonte: www.graf.ge). Modelo mais novo: SX40 HS

Outra coisa que me levou a optar por uma super zoom foi a facilidade de não precisar ficar trocando a lente durante passeios, caminhadas, trilhas. A troca das lentes às vezes atrapalha em situações inusitadas.

Mas não posso deixar de comentar que o que faz um bom fotógrafo não é a câmera, e sim a sua sensibilidade e conhecimento técnico. Fotografia é uma arte e, muitas vezes, é necessário usar filtros e edições para conseguir a foto que você idealiza.
Além disso, antes de qualquer coisa, mesmo fotografando com uma câmera tipo Cybershot, você precisa aprender composição fotográfica. Não sabe o que é isso? Então, não perca tempo, a Internet está cheia de artigos sobre o assunto. Estude, analise o trabalho de fotógrafos que você admira e aprenda praticando.

Outra dica é: compre um filtro UV de boa qualidade para proteger a lente da sua câmera. Eu já tive o desprazer de escorregar descendo uma montanha e o que salvou a lente da minha câmera foi o filtro UV. Deixe-o na lente da sua câmera o tempo todo pois, além de proteger a lente contra tombos e topadas, a principal função do filtro UV é justamente filtrar os raios ultra-violetas que vêm do sol.

Canon SX20 IS com adaptador para filtros e filtro UV

Canon SX20 IS com adaptador para filtros e filtro UV


Além dele, o uso de um polarizador pode ser muito interessante, especialmente para quem gosta de fotografia de natureza. Aconselho também o uso de uma lenspen, uma “caneta” que tem em uma extremidade um pincel de cerdas para limpeza e em outra extremidade, um pincel aveludado. A lenspen facilita bastante a limpeza dos filtros e da própria lente, quando necessário.

Além dos filtros citados acima, existe uma grande variedade de outros filtros que você pode comprar e se divertir bastante. Eu tenho um filtro macro (Raynox DCR-250) com o qual faço minhas fotos macro. Além dele, tenho um ND (densidade neutra) que é importante na hora de fazer o efeito fumaça (ou cortina) nas cachoeiras. A variedade de tipos e marcas é enorme. Decidir por um deles é, geralmente, difícil. Mas vale quebrar a cabeça um pouquinho e escolher pois eles nos ajudam a fazer uma fotografia mais interessante.

Outra dica importante: compre uma câmera com o LCD articulado. Facilita muito a vida da gente, especialmente nas fotos macro quando, muitas vezes, precisamos colocar a câmera em posições que só um contorcionista seria capaz de acompanhar.

Após dois anos com a minha SX20 e a começar a entender melhor o que envolve uma boa foto, resolvi trocar a minha câmera por uma DSLR com lentes intercambiáveis.

Minha experiência pessoal com uma super zoom é das melhores. E, como afirmei acima, minha experiência é com uma Canon SX20 IS (o modelo mais novo dela é a SX40 HS), mas existem outras boas opções no mercado, como a Panasonic Lumix FZ150, a Sony HX100V etc. Elas variam um pouco de tamanho e design, mas são muito parecidas em suas possibilidades e limitações. Antes de tomar a decisão final, investigue os prós e contras de cada uma e, se for possível, experimente-as para ver qual delas lhe “cai” melhor.

Algumas perguntas que você deve fazer antes de decidir:

– Defina suas prioridades: o quê e quanto você pretende fotografar? Isso vai te ajudar a decidir pelo melhor modelo
– Defina uma faixa de preço. Quanto você está disposto a investir?
– A fotografia será um hobby ou você pretende torná-la uma carreira?

E, não compre online, pelo menos não sem ver as câmeras pessoalmente. Vá a uma loja física e pegue várias câmeras, teste-as, veja as opções de menu. Tudo isso influencia e pela Internet você não consegue ver. Decida o modelo e depois sim, se preferir, compre online.

Veja abaixo nosso Flickr. Se você preferir ver com qual câmera cada foto foi tirada, vá em Flickr Camila ou Flickr Marcos e veja à direita, logo abaixo do nome, a indicação da câmêra que foi usada em cada foto.


Created with Admarket’s flickrSLiDR.


Created with Admarket’s flickrSLiDR.

Boas fotos! :)

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

80 Responses to Quero iniciar na fotografia. Qual câmera comprar?

  1. opções binárias disse:

    MUITO INFORMATIVO!!!

  2. Amanda disse:

    Olá camila, adorei seu post. Preciso de uma ajuda. Quero inciar um curso de fotografia, quero tirar fotos de festas que acontecem em cachoeiras, praias, etc. Ou seja, meu objetivo é focar nas pessoas, sem perder a resolução ampla do local. Qual câmera você me indicaria??? Agradeço. PS: quais os requisitos técnicos que eu devo exigir.

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Amanda!
      Como você quer trabalhar com fotografia, o ideal é investir em uma DSLR mesmo, que lhe dará mais flexibilidade em vários sentidos.
      Estou bastante por fora dos modelos atuais de câmeras e a minha experiência sempre foi com a Canon. Portanto, não acho que sou a pessoa ideal para te indicar uma compra tão importante. O modelo depende do quanto você está pensando em investir. Se quer um equipamento bom, mas não muito caro, talvez a Canon EOS Rebel (modelos T: T5i, T6i etc) possa te servir bem no início. As EOS Mark III, por exemplo, são ótimas, mas bem mais caras. Lembre-se que é importante investir em lentes de boa qualidade, mais do que em um corpo muito sofisticado. No seu caso talvez tenha que investir em algumas lentes, inclusive uma grande angular de boa qualidade, para conseguir o resultado que espera. À medida que você for se desenvolvendo e achar necessário, pode trocar o equipamento e pegar outros que te sirvam melhor. Minha sugestão é que você aguarde e pegue dicas mais específicas com o seu professor, para não se arrepender depois.
      []’s

  3. tamires disse:

    Olá, adorei o blog;;
    Gostaria que me tirasse uma dúvida.
    Comprei uma Canon T3 rabel 1100d, gostaria de saber mais sobre ela, qual o lugar que as fotos ficam melhores, noturno, diurno, para casamento ou aniversario, se é profissional ou não, e se 2250 é o preço correto, pois vi em alguns sites que variam de 1350 a 2300\ 2600, você saberia me explicar a diferença nos preço?

    • Camila Guerra disse:

      Tamires,
      A T3 é uma excelente máquina e faz ótimas fotos em qualquer ambiente se você definir as configurações corretas para cada tipo de luz/ambiente.
      Quanto ao preço, se comprou fora do Brasil, 1100U$ pelo corpo + 1 lente do kit está caro. Se comprou no Brasil, acho que o valor deve ser em torno disso mesmo.
      []’s

  4. Andre Ferreira disse:

    Muito bom seu artigo!
    Estava querendo iniciar ha muito tempo porem tinha esta duvida de que tipo de câmera comprar de inicio batia o martelo que queria uma DLSR depois de conversar com alguns amigos fotógrafos acabei optando pela Nikon L820, não me arrependo a camera e muito boa e superzoom ou Point and Shoot são otimas para quem esta começando. Agora eu quero comprar um filtro Raynox 250 ai fico quetinho por mais um bom tempo rsrsrs

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Andre!
      Obrigada pelo comentário.
      As superzoons são uma ótima opção pois são menores, mais versáteis no que diz respeito a troca de lentes e dão ao usuário poder para começar a aprender os conceitos de abertura/velocidade/ISO, etc. Para quem quer aprender mas não quer empatar uma grana maior em uma DSLR, as superzoons funcionam muito bem.
      []’s

  5. LUIS ANDRELINO disse:

    ESTOU QUERNDO UMA DICA QUAL MAQUINA COMPRA ESTOU VENDO A NIKON 5100 MAIS SOU INICIANTE

  6. Aline Alves disse:

    Boa Tarde!

    Primeiramente Parabéns Camila, lindas fotos, lindos trabalhos.

    Gostaria de uma ajudinha, vou fazer curso de fotografia voltado mais para gestante e bebes,
    porem o curso requer uma Maquina reflex, gostaria de uma opinião.
    Andei pesquisando e vi varia boas e não tao cara, porem, fico na duvida sera que para
    a minha necessidade é uma boa maquina?! rs, tenho uma Nikon e gracas a ela descobri uma paixão
    e um dom, e estou fazendo ótimos trabalhos , porem preciso e quero me aprimorar, mais
    a unica informação que o curso me passou foi que preciso de uma câmera Reflex…

    qual vc indicaria?

    Grata :)

    • Camila Guerra disse:

      Oi, Aline! Obrigada!
      Para o tipo de fotografia que você faz, acho que qualquer um dos novos corpos que chamam “de entrada” da Nikon, Canon, etc, te servirão bem. Mas procure uma câmara que tenha boa velocidade na hora de fazer sequências de fotos. Digo isso pois criança se movimenta muito e muito rápido. Eu tenho uma T3i, e acho ela lenta demais. Outra coisa que limita a velocidade de gravação e execução das fotos é o pente de memória. Use os que sejam, no mínimo, classe 10 pois eles aceitam a gravação mais rápida. A lente talvez seja o item mais importante, mas você pode comerçar com uma simples e mais barata para aprender, e depois adquirir uma que seja luminosa, se conseguir bom preço nas que permitam aberturas acima de f2.8, melhor! O professor do seu curso deve recomendar bons esquipamentos para esse tipo de fotografia. É claro que isso você pode ir construindo com o tempo. Se a iluminação do ambiente for boa, sua tarefa fica mais simples. Mas com a iluminação ruim, aí uma boa lente será essencial.
      []’s

  7. Wagner disse:

    Oi Camila tudo bem?

    Estou com uma grande dúvida em qual câmera superzoom comprar: Panasonic Lumix DMC-FZ200 ou Canon SX50.

    Já pesquisei as duas e aparentemente, a Canon faz fotos melhores, mas em contrapartida, a Lumix tem a abertura do diafragma maior (vantagem para fotos a noite com pouca luz), faz videos incríveis!

    Abraços

  8. Vitor disse:

    Adorei o artigo, foram objetivos e não se perderam no tema. Além de dar dicas com experiência própria citou modelos e marcas de câmeras, coisa que não estava encontrando em lugar algum. Muito obrigado mesmo! Estava procurando modelos super zoom, pois sabia que apostar numa câmera profissional e DSLR era sem sentido, já que é apenas um hobby, lentes são caríssimas e possuem alguns modos de exposição básicos, que também se encontram numa super zoom.

    • Camila Guerra disse:

      Obrigada, Vitor!
      A intenção foi justamente passar minha experiência. Há quem concorde ou discorde, mas acho que a superzoom é uma excelente ferramenta para quem não quer investir muito mas deseja aprender e tem um pouco de liberdade.
      []’s

  9. Wagner disse:

    Olá Camila, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo blog e seus artigos.

    Tenho uma câmera Sony compacta (W alguma coisa, não recordo agora o modelo) e gosto muuuito de tirar fotos de paisagens e pessoas, contudo, estou sentindo necessidade de cameras melhores e claro, estudar pra poder saber mexer em uma. A questão de “saber tirar” é pessoal. Particularmente gosto de testar vários ângulos e me surpreendo com algumas fotos que tiro.

    Enfim… como é um hobby, mas não é por isso que vou continuar com uma máquina amadora. Estou em busca de uma que seja semi-profissional (um amigo até indicou que fosse fixa, ao invés de relfex).

    Estava vendo suas fotos no seu FLICKR, nossa, lindas demais!!

    Pergunta: qual câmera você usou (assim como par de lentes)? Você usou algum programa pra editar? Se sim, qual?

    Estou começando a buscar mais informações antes de comprar uma câmera. Depois a idéia é interagir com alguns amigos que são fotógrafos profissionais pra me passarem o “bizu” ehehe

    Abraços,
    Wagner

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Wagner! Obrigada!
      Das minhas fotos que estão no Flickr, muitas foras tiradas com uma Canon SX20 (uma superzoom “fixa”), outras com a Canon T3 (reflex) e algumas com uma Cybershot Sony W230 (tipo caixinha ou saboneteira, como alguns chamam). A T3 tem uma lente 18-55mm e outra 75-300mm.
      Quando as fotos precisam de alguma edição, uso o Photoshop e o Camera Raw.
      Muitas vezes quando estou fotografando com a T3, sinto falta da versatilidade do zoom da SX20. Embora eu tenha a lente 75-300mm, é comum perder uma foto bacana por não dar tempo de trocar a lente. Gosto das superzoon, tenho a minha até hoje. Mas é claro que a existem lentes de alta qualidade que se pode usar ns DSLRs, então tudo passa a ser relativo. Depende do que se busca.
      []’s

  10. Thiago Muhlert disse:

    Oi Camila,

    Muito bom toda essa informação que você esta postando. Quero começar na fotografia, não como profissão, mas como hobby e por enquanto não tenho muito recurso para comprar uma DSLR. Queria comprar uma com o preço menor que R$ 1.000,00. Qual o tamanho de foto que posso imprimir usando uma câmera do tipo da canon sx40 hs? Eu vi uns sites no buscapé com uns preços melhores será que é confiável? Obrigado por compartilhar sua experiência conosco!

    • Camila Guerra disse:

      Thiago,
      Nesse site tem uma tabelinha com o tamanho em pixel e a resolução que a foto precisa ter para impressão em diversos tamanhos, dá uma olhadinha: http://bit.ly/1gehjah.
      Sobre os sites onde comprar, não sei te dizer. Eu não arrisco muito com site desconhecido, mesmo que tenha preço muito inferior. Minha sugestão é que procure online alguma referências a esses sites. Alguém elogiando, alguém reclamando… no próprio Buscapé tem o selinho e-bit ao lado da loja com a pontuação dela e algumas opiniões. Leia e julgue se acha confiável. ;)
      A minha SX20 comprei pelo Mercado Livre e não tive problemas. Mesmo esquema, sempre lendo as opiniões sobre o vendedor e considerando a pontuaçao dele.
      []’s

  11. Marcio disse:

    Olá, Camila!
    Gostei muito das suas opiniões e comentários sobre a Canon SX20 IS e das suas respostas aos colegas (parabéns!). Também possuo uma. Vi em uma imagem (no alto da página) essa câmera com um filtro UV. Também quero colocar na minha Canon SX20 IS um filtro de proteção da lente (filtro neutro, apenas para proteção). Você pode recomendar algum e como instalar esse filtro (precisa de algum adaptador?). Você conhece alguma boa bolsa para acomodar essa câmera? Quanto a outras câmeras superzoom, estou maravilhado com a Panasonic Lumix FZ200 (não sei se você já teve a oportunidade de experimentá-la). Com essa Lumix consigo imagens claras e super nítidas (super!), pois essa câmera possibilita abertura constante em 2.8 em toda a faixa de zoom de 24X (equivalente a 28mm até 600mm). É um pouquinho mais cara que as concorrentes diretas mais conhecidas (Canon SX50 e a Nikon P520) A lumix está por volta de R$ 1.500,00. Mas afirmo que é uma excelente câmera para a sua categoria. Vale a pena conferir. Parabéns pelas suas matérias. Grande Abraço.

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Márcio! Obrigada!
      Para usar bem um filtro na SX20 te recomendo o anel adaptador (58mm). O meu comprei aqui: http://bit.ly/1aJUjZb.
      Sobre filtros, recomendo Hoya. Tenho um Kenko também e não tenho nada contra a lente dele, mas a rosca agarra e é um saco para tirar.
      Nunca testei a FZ200 mas tenho um amigo que faz excelentes fotos com uma Lumix.
      Sobre a bolsa, minha SX20 fica numa Bolsa Alhva Mini Reflex, simples e eficiente. Ela é um pouco grande para os modelos SX, mas era a que eu tinha. Para a minha DSLR tenho uma Lowepro que é excelente!
      []’s

      • Márcio disse:

        Camila. Suas recomendações foram ótimas. Comprei o anel adaptador no site que você indicou e um filtro Hoya no Ebay. Assim que tudo chegar vou testar e informo como foi minha experiência. Muito Obrigado.
        Grande Abraço.

        • Camila Guerra disse:

          Bacana, Márcio!
          Boas fotos! ;)
          []’s

          • Márcio disse:

            Camila. Finalmente chegaram o filtro e o anel adaptador. Foram mais de 3 meses de espera… Viva o nosso Correios!… O anel se adpatou bem na câmera. Vou fazer umas fotos e deixarei um feedback aqui. Agradeço suas orientações. Grande Abraço.

          • Camila Guerra disse:

            Legal, Márcio!
            Realmente as remessas vindas de fora estão demorando muito. :(
            Boa sorte e volte para contar!
            []’s

          • Marcio disse:

            Camila, Tudo testado… Filtro e adaptador funcionam bem na Canon SX20. Lente protegida. Sua informação foi preciosa. Obrigado!
            A título de colaboração: Para aqueles que posuem uma Canon SX20 e que compreendem o idioma inglês escrito, vale a pena dar uma olhada no livro “A ShortCourse Book Canon Powershot SX20 IS Photography”. Esse livro está disponível para compra na Internet. Além do livro (tipo apostila, em preto e branco), vem acompanhado um CD (muito bom!!!) com o arquivo eletrônico do livro (em cores, formato PDF e com muitos links úteis). Excelente para iniciantes, principalmente. Adquiri um exemplar (livro e CD) no “Amazon” internacional. Paguei algo em torno de 28 dólares (com frete incluso) e chegou bem rápido (duas semanas). Mas recomendo fortemente adquirir o livro junto com o CD… E da mesma série “A ShortCourse Book” podemos encontrar livros para outras câmeras. O site do autor é http://www.shortcourses.com/.
            Desculpe-me pela invasão.

          • Camila Guerra disse:

            Márcio, obrigada pelo retorno e pela dica do livro. Tenho certeza que vai ser útil pra muita gente. :)
            []’s

  12. Sabrina Alana disse:

    Olá, gostei muito desta matéria me deu uma grande ajuda em algumas duvidas que me perseguiam no mundo da fotografia. Desde sempre tive muito interesse em fotografia, e agora pretendo adquirir uma câmera para aprender, pesquisei bastante e optei por um modelo Nikon Coolpix L810, ainda não efetuei a compra e se possível gostaria de uma opinião sobre o modelo.

    • Camila Guerra disse:

      Oi Sabrina!
      Nunca estive com a L810 nas mãos mas dei uma olhadinha online. A Nikon é muito boa marca mas essa câmera específica não acho muito boa para quem quer se aprofundar no aprendizado da fotografia. Pelo que vi, ela não tem os controles de abertura, tempo de exposição, etc. Esses controles são essenciais para quem deseja fotografar com mais autonomia. Se você está em busca das câmeras menores e mais leves, minha sugestão é que você considere uma Canon SX500. Essas cameras são menores pois não possuem espelho e, por isso, não têm o visor (chamados de view finder). Levam vantagem no peso e no tamanho mas a falta do visor te força a enquadrar a foto usando somente o LCD. Em locais de muita luz (como dias de sol, por exemplo) é até difícil identificar a imagem no LCD. Claro que a falta do visor é uma desvantagem compensada com outras vantagens.
      Se peso e tamanho não forem problema e você puder extender um pouco o orcamento, a Canon SX50 e a Nikon P510 são boas opções.
      []’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top