Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • 17 dicas para enfrentar melhor longas viagens aéreas
Search
Imagem do interior de um avião com passageiros

17 dicas para enfrentar melhor longas viagens aéreas

Longos voos ou longas viagens com muitas conexões e escalas podem transformar-se em pesadelo e o medo pode acabar pesando muito na hora de decidir por um destino.

Mas às vezes o sonho de conhecer algum lugar ou alguma cultura nos leva a optar por enfrentar essas longas viagens. Além daquelas outras vezes que somos forçados, por motivo de força maior ou problemas durante os trajetos a passar longos períodos em viagem e entre conexões.

Para ajudar a enfrentar essas horas intermináveis no ar, e também em terra, com mais tranquilidade e conforto, reunimos aqui algumas dicas óbvias e outras não tão óbvias assim para você se precaver, reduzir o incômodo e deixar sua “estadia em trânsito” mais confortável:

1) Fuja da pressão nos ouvidos

Vamos começar pelo começo. :o)

A dor e o entupimento do ouvido acontece por conta da diferença de pressão na decolagem e na aterrisagem.

Para não sofrer com essa pressão nos ouvidos é melhor tomar algumas precauções antes do voo decolar ou aterrissar: mascar chicletes ou usar plugues de ouvidos especialmente desenvolvidos para essa finalidade são algumas das opções.

Se você conseguir bocejar de forma “espontânea”, também pode resolver momentaneamente.

Caso esteja gripado, saiba que nariz entupido e secreções pioram bastante essa situação. Quando retornamos de nossa viagem a Mendoza eu estava com uma gripe daquelas. Nas duas decolagens e aterrisagens que enfrentamos na volta ao Brasil meus ouvidos pareciam estar prestes a explodir.

Recomendo procurar um médico e usar medicamentos específicos nesses casos.

2) Evite bebidas gasosas

Essa é uma recomendação clássica e muito conhecida. O motivo é simples: os refrigerantes e outras bebidas gasosas podem acrescentar ar à quantidade que você já ingere normalmente, e quando esse ar chega ao sistema digestivo, ele reduz o ritmo do processo da digestão e pode causar dor, incômodo, inchaço abdominal. Além, é claro, do constrangimento quando todo esse ar resolve “deixar o seu corpo” e passear pelo nariz alheio…

Além disso, o ar pode provocar também a expansão do intestino nas mudanças de altitude gerando ainda mais desconforto e criando ainda mais gases. Nas viagens longas, opte por sucos ou água.

Um copo em vista aproximada de refrigerante escuro com gelo.

3) Cuidado com o tamanho da bagagem de mão que for colocar embaixo do banco

Atualmente muitas companhias aéreas permitem levar dois itens na cabine do avião: uma bagagem pequena (com medidas e peso específicos) e um item que pode ser levado sob o assento. No meu caso, levo sempre uma mochila flexível.

É importante evitar encher demais essa bagagem que você coloca sob o assento da frente para que seus pés não fiquem presos, sem espaço e desconfortáveis durante esse longo período no ar. Além da bagagem que será colocada no compartimento superior, leve uma bolsa pequena com itens pessoais como passaporte, dinheiro, celular, talvez um livro (ou um Kindle) e afins, que caiba com bastante folga sob o banco. Quanto menos tralhas, mais conforto.

4) Quer dormir, mas tem algum bagunceiro ou tagarela no voo?

Quem nunca sofreu com isso, não é? Todo viajante uma hora ou outra sai do avião irritado com algum sujeito inconveniente e egoísta, especialmente quando esse sujeito não deixou ninguém tirar sequer um breve cochilo durante um longo voo.
Dependendo do caso, um bom fone de ouvido com isolamento externo pode funcionar sozinho. Se não, coloque uma música e veja se ela consegue isolar os barulhos que ainda estão passando pelo fone e incomodando você.

Se o fone e a música não forem suficientes, use um par de plugs de ouvido que isolam bem, ou daqueles que isolam por completo o som externo, e seja feliz. Vale lembrar, no entanto, que esses plugs especiais normalmente têm um ponto incômodo: a gente não ouve os barulhos externos, mas passa a ouvir os internos, aqueles que o nosso organismo produz durante os diversos processos que realiza em nosso corpo, entre eles o da respiração. Mas melhor isso do que um bebê chorão ou um conversador (ou roncador) inveterado, não?




5) Turbulência não, por favor!

Bem, a turbulência não vem listada nas opções de compra de um voo, então não dá para saber quando a enfrentaremos, mas alguns pequenos macetes podem ajudar a evitá-las ou enfrentá-las.
Um desses macetes é optar sempre por voos diurnos, especialmente os da manhã. Alguns estudos apontam os voos no período da manhã como tendo menor propensão a turbulência. Explicam que com o aquecimento ao longo do dia, o ar quente sobe e provoca ventos e/ou tempestades, aumentando a probabilidade da turbulência aparecer para uma visitinha. Mas lembre-se, menor propensão não é garantia de que não haverá turbulência. Isso, ninguém pode garantir.

Se você é do tipo que quase morre de pavor com qualquer mínima turbulência, recomendo comprar sempre os assentos na asa. Eles ficam na parte menos instável do avião, onde a turbulência será sentida com menos intensidade do que nas outras partes. A traseira do avião (assim como a dos ônibus) é a pior nesse aspecto porque é a que mais sofre sacudidas, fuja dela.

6) Áreas de melhor temperatura no avião

Todo mundo que já viajou de avião já percebeu que a temperatura interna tende mais para a fria e, em muitos casos, para a gelada. Portanto, mesmo que esteja muito calor do lado de fora, se você for do tipo que sente frio com facilidade, não pode esquecer de levar um agasalho.

E se a turbulência não for exatamente uma preocupação para você, mas a temperatura no avião tirar o seu sono, aqui vai uma observação importante: a parte da frente do avião tende a ser mais fria do que a de trás.

Imagem do interior de um avião com passageiros

7) Vista-se com roupas e sapatos confortáveis

Vestir-se de maneira confortável para enfrentar um voo longo é uma regra básica que, tenho certeza, você já conhece. Mas é sempre bom lembrar aos desavisados que os aviões podem ficar muito cheios, amontoados, apertados e estressantes. Portanto, não se obrigue a enfrentar mais esse estresse usando roupas incômodas e inadequadas.

Opte por peças leves, respiráveis, que não travem seus movimentos nem dificultem a respiração. Para aqueles que sentem maior desconforto nos pés, recomendo levar um par de meias extras para caminhar pelo avião e/ou até mesmo um par de chinelos, para quando for visitar o toalete. Algumas peças de roupa extra, desodorantes e até lenços umedecidos podem também ser úteis para evitar odores e suores desconfortáveis em viagens muito longas.

Outro item para não esquecer são as escovas e pastas de dente. Ficar com a boca suja muito tempo não é nada, nada agradável nem para você, nem para o seu vizinho.

8) Encontre o travesseiro mais adequado para você

Nas viagens longas os comissários de bordo normalmente entregam travesseiros e cobertores, dependendo do caso. Muita gente não se adapta a eles e, para ser honesta, pouca coisa pode realmente trazer conforto para uma viagem longa em classe econômica, por exemplo. Mas os travesseiros de pescoço podem ser uma boa opção. Os mais comuns para viagens são os travesseiros em formato de U, mas há deles de todos os tipos, inclusive infláveis. Encontre um que melhor atenda às suas necessidades.

Se os travesseiros em U não agradarem, experimente outras opções e teste-as na sua casa antes da viagem. Há travesseiros e suportes dos mais diversos tipos no mercado, alguns que podem ser presos nos assentos, outros com suporte total para o pescoço, almofadas de “encosto” etc. Uma pesquisa rápida no Google é suficiente para ver uma lista dos tipos mais comuns e mais exóticos disponíveis.

9) Reserve um bom lugar

Eu sei que isso nem sempre é possível, especialmente para quem viaja com o orçamento apertado, mas não custa tentar.

Se a grana disponível não permitir que você garanta o melhor lugar, fuja pelo menos dos assentos colados aos toaletes. Eles não costumam reclinar e o barulho da movimentação das pessoas indo e vindo do toalete não vai deixar você dormir.

Para os que gostam de espaço, a melhor dica é tentar reservar os assentos da saída de emergência, mas já digo que não é fácil consegui-los e que para reserva-los há algumas exigências. Além disso, eles trazem algumas responsabilidades como, por exemplo, estar apto a abrir a saída de emergência em caso de necessidade. Grávidas, idosos e crianças não podem viajar nesses assentos. Antes de reservar, leia as regras. É importante.

10) Beba água!

Além de beber bastante água nos dias que antecedem a viagem, beba também durante o voo, especialmente os longos.

É verdade que isso vai provocar visitas mais constantes ao toalete, mas a água vai ser muito útil para o seu organismo conseguir lidar com todo o estresse. Falta de hidratação provoca desconforto, reduz a capacidade cognitiva e provoca outros problemas.




11) Prepare vários tipos de entretenimento

Óbvio, não? Tão óbvio que a gente às vezes esquece. Ficar entediado em voos longos é quase uma certeza quando não se consegue dormir, portanto, leve um livro (ou vários em um e-reader), jogos no celular, músicas (das mais variadas para os mais diversos estados de espírito e em um reprodutor cuja bateria não acabe em 15 minutos. Ou baterias extras). As companhias aéreas oferecem entretenimento a bordo, mas não é incomum o sistema estar enfrentando problemas e, aí, já era entretenimento. Previna-se e baixe suas músicas, livros, vídeos e séries com antecedência.

12) Leve um lanchinho

Biscotinhos, jujubas, chocolates… pense em algo que você gosta e que possa “beliscar” entre as refeições para ajudar a vencer a ansiedade, e também a fome, até a hora de comer. Não há pior desconforto do que uma barriga rocando e pedindo socorro…

13) Alongue!

Não é incomum os pés e as pernas incharem, ficarem dormentes e causarem desconforto durante o voo por conta da circulação restrita e da tensão muscular. No entanto, é possível evitar que isso aconteça caminhando pelo avião e fazendo exercícios simples de alongamento. Aproveite especialmente os momentos em que for ao toalete para ficar um pouco em pé, andar e alongar. Alongue-se também no próprio assento. Espreguice, estique-se.

14) Mais uma dica importante para dormir melhor no voo

Com os itens acima cumpridos, só falta mesmo apagar as luzes. Além de fechar as janelas e desligar as lanterninhas que ficam em cima do seu assento, lembre-se de usar uma boa máscara para os olhos. De preferência, evite materiais ásperos que possam gerar atrito com a pele e incomodar o seu sono. As companhias aéreas costumam disponibilizar essas máscaras, mas você pode levar a sua própria máscara, aquela que é mais confortável para você e que sempre resolve o seu problema.

15) Alimente-se!

Se quiser dormir sossegado sem perder as refeições, peça ao colega do assento ao lado para acordar você quando os comissários de bordo começarem a servir as refeições. Ou peça aos próprios comissários que o acordem. Afinal, acordar com a barriga vazia e não ter o que comer não é nada agradável.

16) Aprecie as vistas

É comum ficar tenso, chateado, cansado e esquecer que a natureza pode estar oferecendo um espetáculo belíssimo lá fora. Os aviões muitas vezes sobrevoam áreas interessantes como cordilheiras, ilhas e afins, além do lindo visual criados pelas mais diversas formações de nuvens, alvorada e pôr do sol vistos do avião. Um dos meus passatempos preferidos no avião é apreciar as formas mais inusitadas que as nuvens vão tomando durante a viagem. Para esses momentos, se a altura não for um problema para você, recomendo só mesmo a contemplação. Deixe-se encantar pelo espetáculo dos ares.

17) E, aqui uma última dica (um pedido, talvez), não use perfumes e desodorantes fortes ou em grande quantidade e não fique tagarelando ou fazendo barulhos. Assim como você quer relaxar, distrair-se para a viagem passar rápido, os outros passageiros também querem. Lembre-se que há muita gente alérgica, tensa e assustada, talvez em situação muito pior do que a sua. Ajude não atrapalhando.

Relaxe, distraia-se com as pequenas coisas, divirta-se e boa viagem!

Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
No Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    • Receba nossas atualizações por e-mail:



Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

Deixe um comentário