Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Visto americano – perguntas e respostas
Search
Como tirar visto americano

Visto americano – perguntas e respostas


Já descrevemos passo a passo como é o processo para obtenção ou renovação do visto americano, mas muita gente tem dúvidas relacionadas à documentação e situações diversas.

Pensando nisso, fizemos esse post com perguntas frequentes que já respondemos nos comentários do artigo com o passo a passo para tirar o visto americano. Assim fica mais fácil encontrar as respostas.

Novamente gostaria de mencionar que não temos nenhuma ligação com o consulado americano e tampouco vendemos serviço para obtenção de visto. As respostas abaixo são baseadas em nossa própria experiência e na experiência de nossos leitores. Vamos lá:

Como tirar visto americano

Dúvidas sobre o visto americano

1) Quem está isento da entrevista?

– Quem está renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008; (detalhes sobre a insenção da entrevista para vistos americanos)

– Menores de 16 anos e maiores de 66 (detalhes sobre a isenção da entrevista nesses casos)

2) Não tenho passaporte ainda mas já dei entrada no processo. Posso começar a preencher o DS-160?

Não! Você precisa do número do seu passaporte para informar no DS-160.

3) Meu passaporte está vencendo mas eu já marquei a renovação. Posso usar o antigo para iniciar o processo de obtenção do visto?

De jeito nenhum! Não existe renovação de passaporte. Você receberá um passaporte novo, com número novo e o anterior será anulado. Se você usar o número antigo para começar a preencher o DS-160, vai ter problemas.

4) Quais os documentos eu preciso levar ao CASV?

– Confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras. Não precisa levar o formulário completo)
– Passaporte com validade mínima de seis meses
– Folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento. Aquela bem simples mesmo)

5) Quais documentos preciso levar para a entrevista no consulado?

Abaixo vai uma lista dos documentos que sugiro levar, mas cada um deve adaptar a documentação à sua realidade. A falta de um deles não significa impossibilidade de conseguir o visto.

– Passaporte válido (obrigatório!)
– Se for renovação, passaporte anterior caso ele contenha o visto vencido ou por vencer. (Se o seu passaporte estiver vencido e seu visto também, antes da fazer outro passaporte, tire xerox de todas as folhas para levar ao consulado pois a Polícia Federal retém passaportes que não contém vistos válidos)
– Comprovante de renda (IR, contrato de trabalho, carteira de trabalho, contra-cheques, etc)
– Extrato bancário dos últimos 3 meses
– Comprovante de matricula em faculdade, colégio, pós-graduação
– Carta convite de uma pessoa/empresa dos EUA caso você esteja indo participar de um curso, congresso, seminário
– Comprovante de residência
– Comprovante de casa própria e outros imóveis

Leia nosso post com treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano.

6) Uma outra pessoa vai pagar a minha viagem pois eu não tenho renda suficiente. O que eu preciso fazer?

A pessoa que vai bancar sua viagem precisa fazer uma declaração escrita e com firma reconhecida.

Além disso, você vai precisar comprovar que a pessoa que declarou ser o patrocinador da sua viagem tem condição financeira suficientemente boa para arcar com as despesas. Para isso, você deve levar para a entrevista documentos como IR, extrato bancário e outros documentos que comprovem a situação financeira do seu patrocinador.

7) Sou menor de idade, posso fazer a entrevista sozinho?

Não. Você vai precisar da presença de um de seus pais.

8) Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?

Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Mas é claro que isso não é regra.

9) Já imigrei ilegalmente para os EUA e morei lá alguns anos. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de visitar amigos e parentes que ficaram por lá. Eu tenho chances de conseguir o visto?

Se você está de volta ao Brasil por um período inferior a 10 anos, não conseguirá o visto! Os imigrantes ilegais sofrem uma punição por ter burlado a lei americana e devem permanecer sem pisar em solo americano por 10 anos.

Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar imigrantes em potencial e você já provou que é um, suas chances reduzem.


10) Tive um visto negado. Isso significa que não vou mais conseguir visto americano?

Não. Significa que na época que você tentou, não conseguiu convencer o agente consular de que tinha condições de viajar para os EUA e, de alguma forma, poderia ser um candidato a imigrar ou causar problemas por lá.

O consulado sabe que a situação das pessoas muda e você pode tentar novamente, quando sua situação for melhor. Mas meu conselho é que não tente com intervalos curtos. Se demonstrar que está desesperado para viajar aos EUA, pode ter o segundo visto negado e aí, complica mais um pouco.

11) Comprar a viagem antes de solicitar o visto me ajuda na hora da entrevista?

Não. O próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que o agente consular conceda o visto, o pedido ainda pode cair em processo administrativo e costuma demorar para liberar.

12) O DS-160 possui um campo obrigatório para o solicitante informar o hotel que ficará hospedado. Se não posso comprar nada, o que coloco aqui?

Você pode informar o hotel que pretende ficar. Se desejar mudar depois, não há problemas.

13) O consulado fica com meu passaporte?

Se o seu visto for concedido, sim. O visto será colado em uma das folhas do seu passaporte. Por isso, não agende viagens que dependam do passaporte antes que ele retorne para suas mãos.

14) Preenchi o DS-160 e só depois me dei conta de que coloquei informação errada. Posso consertar?

Sim. Vá em https://ceac.state.gov/genniv/ e clique em “retrieve an application”. Você pode mudar informações no seu formulário em até 48 horas antes da sua entrevista. Após mudar o que deseja, imprima a confirmação e leve para a entrevista. Se você só percebeu o erro depois do prazo, entre em contato com o consulado.

15) Vi que é preciso pagar uma taxa chamada MRV, mas para receber o passaporte+visto em casa preciso pagar outra taxa?

Não. A taxa MRV é única. No processo anterior era necessário pagar separadamente pelo envio. Depois que o processo foi modificado, não é mais necessário pagar entrega.

16) Prefiro pegar pessoalmente meu passaporte+visto. É possível?

Sim. Você precisa indicar isso durante o processo. Quando for ao CASV, eles pedirão que confirme essa opção e o endereço para entrega.

17) Há diferenças nos formulários?

Sim. Formulários de homens e mulheres são diferentes. Leitores já reportaram que os formulários também mudam de acordo com a idade do solicitante.

18) Tenho que tirar o visto no estado/cidade onde eu moro, ou posso fazer em outro local?

Você pode fazer onde preferir. Mas lembre-se que se precisar fazer entrevista, deverá comparece ao CASV e ao Consulado em dias diferentes.

19) Posso marcar CASV e Consulado no mesmo dia?

Não. Você pode marcar em dias seguidos, mas não no mesmo dia.
Para facilitar, o CASV funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.

20) Existe um intervalo máximo permitido entre a visita ao CASV e ao consulado?

Sim. Você precisa fazer a entrevista num prazo máximo de 8 dias a partir do dia que for ao CASV.

21) A taxa MRV tem prazo para ser usada? E o formulário DS-160?

Sim, a taxa deve ser usada no prazo de um ano e não é reembolsável. Passado 1 ano, você perde o valor pago.

O formulário DS-160 tem validade de 3 meses.

22) Quero tirar o visto com minha família, é possível marcar a entrevista de todos juntos?

Sim, mas cada pessoa precisa ter seu próprio DS-160. Você pode inserir pessoas da família no final do formulário. Na hora de marcar a entrevista, entre com seus dados e insira as outras pessoas também.

23) Quais perguntas o agente consular faz na hora da entrevista?

Não há uma receita de bolo. Para cada caso, perguntas diferentes. Mas entre as principais: o motivo da sua viagem, se tem algum parente nos EUA, com quem você vai viajar, quanto tempo pretende ficar, se já viajou para os EUA antes (quando e onde), com quem você mora, etc. Caso o agente tenha dúvidas sobre o que você declarou no seu DS-160, vai perguntar mais coisas.

24) É verdade que não é permitido entrar no CASV e no consulado com bolsa e celular?

No CASV você pode entrar com bolsa e também com celular, desde que ele esteja desligado.
No consulado não permitem celular nem desligado, desmontado, desencarnado ou desabilitado. Não adianta, não entra. Do lado de fora dos consulados há locais onde você pode deixar seu celular guardado. Também não permitem aparelhos eletrônicos como ipods e afins. Você pode entrar com bolsa, mas vai passar por uma revista. Passa também por um detector de metais, então nao adianta esconder celular e ipod, eles encontram.

25) Tenho muitas outras dúvidas, posso falar com o consulado?

Sim. Eles mantém uma página com perguntas e resposta sobre o processo do visto americano.

Para falar com o consulado, tente a página de contato deles.

26) Conselhos finais:

– Não minta! Declare no DS-160 sua vida como ela é. Se o agente consular desconfiar que você mentiu, seu visto será negado.

– Não exagere na roupa nem para mais e nem para menos. Vá vestido normalmente e seja você mesmo o tempo todo.

– Não faça piadas, brincadeiras bobas e nem puxe conversa com o agente. Limite-se a responder somente o que o agente perguntar. Não conte casos, não dê desculpas, não chore mágoas e não tente aparecer fingindo ser mais do que você é.

– Se você é do tipo que fica nervoso em esperar, leve uma revista ou um livro para passar o tempo. É importante que você faça a entrevista tranquilo, confiante e positivo.

Boa sorte!

Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Passo a passo para tirar visto americano” e “Treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)

Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.

Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania européia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido. Para quem tem antepassados portugueses, recomendamos a leitura desse livrinho com o relato do autor sobre o processo de obtenção da cidadania portuguesa: “Como consegui minha nacionalidade portuguesa por atribuição“.

Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.

DEVIDO A QUANTIDADE ENORME DE PERGUNTAS REPETIDAS E A MINHA FALTA DE TEMPO, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO.

Precisa de hotel nos Estados Unidos? Reserve online pelo Booking:

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

1.038 Comments

  • camilla

    novembro 29, 2017 at 2:51 pm

    Olá Camila.Gostaria da sua opinião a respeito da minha situação.
    Sou dentista, autônoma, casada há 1 ano e meio.Declaro IR como isenta e meu marido é servidor publico federal com salario bacana.Temos apartamento, carros quitados no nome dele e no meu(ele me deu o carro,mas esta em meu nome).Tenho um primo distante( filho da minha tia avó) que não vejo há 18 anos(tempo que ele esta morando fora)Mas no formulário eu disse que “parentes próximos não tinha” e logo depois me perguntou se tinha outros parente e eu disse YES(não peguntaram nome, ou parentesco, somente YES or NO). Eu não quis omitir essa informação pois sei que ele mora por lá….mas depois que preenchi minha mãe disse que ele estava no Canadá. Isso pode me atrapalhar? Nao ficarei na casa dele, não sei onde ele mora, e só irei para Orlando com meu marido por 1 semana.Desde ja agradeço

    • Bruna

      abril 2, 2018 at 12:42 pm

      Olá, estou em uma situação semelhante. Não sei se informo que tenho uma prima distante( filho da minha tia avó) no DS-160. Questionaram vc sobre esse parente? A minha no caso tem o mesmo sobrenome que o meu, mas não somo nada próximas. Obrigada!

  • Higor

    abril 3, 2017 at 2:34 pm

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo site, tem ótimas dicas, estou com 2 dúvidas, o formulário pode ser preenchido em Português? E outra coisa, tenho união estável com a minha noiva, mas não moramos juntos, tem algum problema colocar endereço diferente no preenchimento? visto que a viagem é porque iremos converter a união estável em casamento e passar os dias de núpcias nos EUA

  • Alysson

    julho 8, 2016 at 1:51 am

    Olá!
    Uma agência fez o preenchimento do DS 160 para mim, mas acho que eles preencheram meu formulário errado :(
    Creio que eles não tenham colocado que eu vou ser patrocinado, logo, devem ter colocado a informação de que eu mesmo custearei minha viagem.
    Isso é muito problemático? Tem como modificar? E se for possível modificar, minha entrevista será no mesmo dia e horário?

  • Hailei Cleveston

    abril 29, 2016 at 9:48 pm

    Preenchi os Formulários DS 160 em 08/04/2016. Mudamos nossos planos para viajar em agosto/16, ao invés de junho/16. Recebi a confirmação, para agendar as entrevistas em SP. Gostaria de saber a validade do formulário DS-160 e da confirmação que recebi do Consulado? Nossa intenção é agendar no CASV e no Consulado para o mês de Junho/16.

    • Corina

      maio 3, 2016 at 10:42 pm

      Sugiro que vc faça a entrevista o quanto antes… Muita coisa pode acontecer e acabar atrasando o processo. Boa sorte!

  • Tatiane

    abril 7, 2016 at 2:45 am

    Olá. Preciso muito de sua ajuda. Preenchi o formulário DS 160 e coloquei que iria custear minha passagem, mas o marido da minha mãe irá custear. O problema é que eles estão juntos há 18 anos, mas não são legalmente casados. O que faço? Já paguei a taxa e minha entrevista está agendada para semana que vem em outro estado. Meu medo de preencher novo formulário é não conseguir marcar na mesma data. Devo preencher outro? Já comprei minha passagem para Recife..

  • Edvani

    abril 4, 2016 at 2:56 am

    Boa noite Camila.

    Me surgiram duas dúvidas.
    A primeira é referente no que devo fazer ao preencher o formulário DS160 no quesito escolaridade. Meu marido concluiu a faculdade, porém, devido a algumas pendências financeira com a mesma, ele ainda não conseguiu pegar o diploma. Ele possui em mãos somente o histórico escolar da faculdade.
    O que você me aconselha a fazer, ele coloca no formulário que tem 2º grau completo e leva só o histórico no CASV ou deixa apenas Ensino Médio completo??

    A segunda dúvida é sobre extrato bancário.
    Colocamos no formulário que ele está custeando a nossa viagem, pois possui a maior renda. Porém, temos o hábito de depositar as economias em uma poupança que está somente no meu nome.
    Teria problema se tirarmos os extratos de comprovantes financeiros da poupança que se encontra em meu nome, mesmo sendo ele o responsável financeiro??

  • Bruna

    março 31, 2016 at 10:41 pm

    Olá Flávia,
    Eu participo do programa Ciência sem Fronteiras (volto em julho) e meu namorado está querendo me visitar, porém ele está desempregado. Você acha que ele falando que está vindo me visitar, levando talvez uma copia do meu DS, colocando minha Universidade como end de onde ele vai ficar, fica mais fácil pra conseguir o visto?
    Alem disso, ele passou 6 meses fazendo curso de ingles na Europa quando foi demitido e retornou esse mes pro Brasil. Você acha que isso pode ajudar ele pelo fato de mostrar o retorno dele pro Brasil e que ele não tem intencao de ficar fora? Ou pode ser algo negativo pelo fato dele ter acabado de voltar e agora estar tentando o visto pra outro pais?
    Ele é engeheiro (não sei se isso é pedido no form ou se formação conta), e tem grana ainda guardada que seria suficiente pra se bancar aqui. Pensei também em comprar já a passagem de ida e volta antes da entrevista, pra indicar a pretensão do retorno.
    O que acha da situação?
    Obrigada pela atenção.

  • danielle chagas frota

    março 29, 2016 at 4:28 pm

    ola, quero saber se posso pagar a taxa em um determinado mês e agendar a esntrevista pra 5 meses depois?
    obrigada

  • Eduardo Guia

    fevereiro 27, 2016 at 11:26 am

    OI Camila, tudo bem.
    Preciso de uma ajuda e um conselho no preenchimento do formulário DS-160 para obtenção do visto para minha esposa. Eu já tenho visto (inclusive, já o renovei) e já fui uma vez à Disney, e de lá pra cá, me casei e pretendo ir esse ano com minha esposa, porém ela não trabalha nem estuda (já se graduou na universidade), serei eu que vou arcar com todos os custos da nossa viagem. Dentro do DS-160, há uma parte que precisa preencher com suas informações de trabalho no BR, etc, e para o caso dela eu selecionei “NOT EMPLOYED”, porém logo abaixo surge um campo para dar uma “EXPLAIN”. O que você me recomenda colocar lá?

    Na entrevista ela levará meu passaporte com visto, minha declaração de IR, declaração de vínculo empregatício meu, e até um modelo de carta de custeio que peguei no site Viajando para Orlando, onde reconheci em cartõrio minha firma, para ser mais um documento.

    O que você acha? Será que conseguiremos o visto dela?
    Obrigado.

  • Diogo

    fevereiro 4, 2016 at 8:57 pm

    olá! boa tarde, camila tenho uma duvida…eu no momento estou desempregado, sai do trabalho a 1 mes, e ganhei de presente uma passagem pra Miami do meu cunhado, ainda vou dar entrada no passaporte, eu ainda não preenchi por que fiquei na duvida em relação a profissão, eu pensei em colocar a minha profissão a qual eu trabalhei agora antes de ficar desempregado, mas fiquei na duvida, pois la tem a opção desempregado, ja que ele vai custear a viagem, será que tem algum problema? será que vai ser negado o meu visto? se eu colocar tanto como desempregado como o ultimo emprego que eu tive?

  • Nelma

    janeiro 20, 2016 at 10:46 am

    Gostaria de parabenizá-la pela pagina, me ajudou muito. obrigada!
    tenho uma duvida a respeito do preenchimento do formulario 160. pretendo passar minhas ferias na casa do meu irmao no texas, ele ja é cidadao americano, recebeu a cidadania ano passado. Meus pais tiraram o visto de imigrante no ano de 2014, ficaram la por 4 meses e regressaram ao brasil. eles tiraram o visto de imigrante, mesmo nao tendo a intençao de morar la, oq o visto de turismo foi negado. bem diante de tudo isso, estou com receio do meu visto ser negado, por isso gostaria q vcs me ajudassem nas respostas. meu irmao q mora la vai me dar a viagem de aniversario. o motivo da minha viagem e conhecer meus sobrinhos, e passear. pretendo ir la pelo mes de maio, pq e o periodo q acaba o frio e meu irmao ja planejou para me receber em sua casa. ficarei muito grata se puderem me ajudar

  • Sandro Rogerio Vanderley de Souza

    janeiro 5, 2016 at 1:22 am

    Camila Guerra Fiz entrevista com minha família em dezembro 2015 e tive o visto negado, depois notei que o formulário DS160 que foi preenchido faltaram algumas informações, o que devo fazer? posso fazer entrevista novamente em seguida ou devo arguardar algum tempo, tenho todos requisitos para uma aprovação, como casa propria, carro, emprego, minha esposa tem uma empresa e vamos deixar filho no brasil, quanto tempo devo retornar a uma nova entrevista e se posso mudar o ds já que faltaram informações que irão melhorar o vinculo e renda.

  • cariene

    novembro 18, 2015 at 1:13 pm

    Gostaria de saber se quando estou com o contrato de tesperiencia na carteira de trabalho e sair recente 1 mes faz que sai do serviço e possivel o consulado aprovar meu visto?

  • Michael

    setembro 14, 2015 at 11:29 am

    Bom dia, Camila!

    Há problema se no formulário eu preencher que vou para Orlando, e no dia que eu for viajar mudar meu destino como por exemplo, San Francisco – California?

  • Carlos

    agosto 12, 2015 at 6:23 pm

    Camila tudo bem?
    Camila tenho uma duvida, quando entro no sistema verificar meu status do meu VISTO ele diz ISSUED, isso quer dizer que de certeza meu visto foi aprovado, e que vou receber meu visto ??

  • Juliana

    julho 25, 2015 at 9:22 pm

    Camila, me surgiu uma pequena dúvida: tenho 21 anos, terminei a faculdade no primeiro semestre e não trabalho ainda, portanto, não tenho renda. No caso, meu pai custearia minha viagem para Orlando com a minha prima que também tentará o visto. Ou seja, nenhum vínculo considerável com o país. Porém, minha avó comprou um apartamento e colocou no meu nome. Devo declarar como um vínculo ou só complica mais a minha situação, por não ter renda?
    Obrigada desde já!

  • ADRIANA

    janeiro 23, 2015 at 6:16 pm

    Camila boa tarde!

    Estou com entrevista marcada no consulado do Rio de Janeiro dia 05/06/2015, e tenho dois processos civil de uma empresa que tinha, que não deu certo, de dívidas que não consegui pagar. Você acha que posso ter o visto negado por isso?