Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • O que é permitido levar na bagagem de mão: guia completo para viagens nacionais
Search
É importante saber o que você pode ou não levar na bagagem de mão para não passar aperto

O que é permitido levar na bagagem de mão: guia completo para viagens nacionais

Muita gente tem dificuldade na hora de preparar a mala de mão para a viagem, especialmente quando bate a dúvida sobre o que é permitido e o que não é permitido levar a bordo. Para ajudar você a viajar com tranquilidade, fizemos aqui um guia completo sobre dimensões e pesos e o que você pode ou não levar na sua bagagem de mão durante voos nacionais no Brasil, o que é arriscado e o que não tem problema nenhum de acordo com as regras e instruções da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Dimensões e pesos das bagagens de mão

As dimensões e pesos permitidos para a bagagem de mão em voos nacionais podem variar com o tempo e de acordo com a política de cada companhia aérea. Por isso, é fundamental consultar a regra da cia aérea com a qual você vai viajar para não passar perrengue na hora de embarcar.

De maneira geral, as dimensões aceitas para a mala de mão em voos nacionais são de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x profundidade) **já contando as rodinhas**, com peso máximo entre 5 kg e 10 kg. A ANAC estabelece o peso máximo de 10 kg por passageiro, mas a cia aérea pode reduzir esse limite a critério dela.

Quatro exemplos de malas de bordo em diferentes faixas de preço:

|| Mala de bordo Multimaxx padrão ANAC ||

Material ABS resistente.
4 Rodas duplas com giro de 360°.
Cadeado incorporado.
Com 35 x 55 x 25 cm.

|| Mala de bordo Armor padrão ANAC ||

Material ABS resistente.
4 Rodas duplas com giro de 360°.
Cadeado incorporado.
Com 35 x 55 x 22 cm.

|| Mala de bordo American Tourister padrão ANAC ||

4 Rodas com giro 360º.
Material em poliéster.
Cadeado incorporado.
Com 23,4 x 33,8 x 53,5 cm e 2,4 kg.

|| Mala de bordo Armor padrão ANAC ||

Material ABS resistente.
4 Rodas duplas com giro de 360°.
Cadeado incorporado.
Com 35 x 55 x 22 cm.

As cias aéreas nacionais costumam aceitar dois itens na cabine: a mala de mão e um item pessoal que pode ser uma bolsa, uma mochila ou algo do gênero com 35 x 20 x 45 cm (medidas da Azul e Latam, a Gol não especifica medidas)

A mala vai no bagageiro e a mochila/bolsa tem que caber embaixo da poltrona à sua frente. Não adianta levar uma mochila enorme como segundo item porque se ela não couber sob o banco da frente a comissária de bordo vai pedir que você despache o item e pague pelo despacho, o que pode ficar caro.

Normalmente essas informações ficam disponíveis para consulta no site da companhia aérea ou no momento da reserva do voo.

É importante saber o que você pode ou não levar na bagagem de mão para não passar aperto
É importante saber o que você pode ou não levar na bagagem de mão para não passar aperto

O que normalmente é permitido levar sem problemas

Eletrônicos pequenos: dispositivos eletrônicos portáteis, como smartphones, tablets, laptops etc. Eles têm que ser levados na bagagem de mão e a própria cia aérea instrui os passageiros para que façam isso.

Medicamentos e alimentos para bebês: Medicamentos essenciais e alimentos para bebês, como leite em pó, papinhas e fórmulas infantis, podem ser levados na mala de mão, desde que sejam acompanhados de uma prescrição médica ou estejam dentro das quantidades permitidas.

Artigos de higiene pessoal: itens como cremes, loções, pastas de dente, perfumes e desodorantes em embalagens de até 300 ml são permitidos, desde que estejam acondicionados em um saco plástico transparente totalizando no máximo 1 litro. É permitido levar aerossóis também, desde que o frasco esteja dentro do limite de 300 ml.

Artigos de beleza: escovas de cabelo, chapinhas, maquiagem, secadores de cabelo, aparelhos de barbear em cartucho, objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças).

Drones: os drones e suas baterias têm que ser levados na bagagem de mão com alguns cuidados especiais. Precisam estar devidamente embalados e a bateria deve estar fora do drone, em uma embalagem separada. Leia as regras específicas da companhia aérea em relação ao transporte de drones e baterias.

Estojo de segurança para bateria de drones. Há de diversos tipos. Caso aconteça algo com a bateria este tipo de estojo contém o fogo.
Estojo de segurança para bateria de drones. Há de diversos tipos. Caso aconteça algo com a bateria, este tipo de estojo contém o fogo e impede que ele se espalhe .

Material fotográfico: tripés (dentro da mala, jamais fora, pendurado ou debaixo do braço), câmeras, lentes, filtros, pau de selfie, gimbal etc.

Outros itens: sombrinhas e guarda-chuvas sem ponta, alimentos industrializados

Bebidas alcóolicas: em voos nacionais, é permitido levar até cinco garrafas de bebida, com teor alcoólico entre 24% e 70%, por passageiro. Cada garrafa deve ter até um litro. Não há restrição de quantidade para bebidas com teor alcoólico inferior a 24%, mas a garrafa tem que seguir o limite máximo de 1 litro.

O que não é permitido levar

Itens proibidos pela ANAC: a Agência Nacional de Aviação Civil proíbe a entrada de alguns itens na cabine do avião em qualquer voo no Brasil, é o caso dos explosivos, substâncias inflamáveis, substâncias químicas tóxicas, entre outros itens perigosos. Vou citar alguns abaixo, mas antes de fazer sua bagagem de mão, veja no site da ANAC a lista completa de itens proibidos.

Objetos cortantes ou perfurantes: tesouras de ponta, facas, canivetes, alicates, picadores de gelo e objetos com lâminas afiadas ou perfurantes, cujas lâminas tenham mais de 6 cm, e itens afins não podem ser levados na bagagem de mão.

Ferramentas: martelo, brocas, chave-de fenda etc.

Líquidos em quantidades acima do permitido: líquidos, géis e aerossóis em recipientes com mais de 300 ml não são permitidos na bagagem de mão.

Líquidos inflamáveis: acetona, gasolina, éter etílico etc.

Substâncias químicas, tóxicas ou perigosas: cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquido corrosivo que podem derramar, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos. 

Viajar com bagagem de mão tem vantagens e desvantagens
Viajar com bagagem de mão tem vantagens e desvantagens

O que há restrições para levar

Eletrônicos grandes: alguns eletrônicos maiores, como notebooks e outros itens grandes, podem sofrer uma verificação de segurança mais pormenorizada. Não se esqueça de retirá-los da bagagem de mão durante a inspeção de segurança.

Líquidos específicos: determinados líquidos, como líquidos medicinais acima de 100 ml devem ser declarados durante o controle de segurança.

Quanto de líquido posso levar na bagagem na cabine?

De acordo com as regulamentações da ANAC, os líquidos, géis, pastas e aerossóis transportados na bagagem de mão devem estar em recipientes individuais com capacidade máxima de 300 ml (ou 300 g) cada. Todos esses itens são considerados líquidos.

Outras considerações

É importante mencionar que embora a cia aérea declare que você pode levar bagagem de mão, existe a possibilidade de você ser obrigado a despachar sua mala caso o avião esteja lotado e não haja lugar para acomodar a sua malinha. Por isso, não seja um dos últimos passageiros a entrar no avião para não correr o risco de ficar sem lugar para colocar sua bagagem.

No caso de voos nacionais que conectam com voos internacionais, os itens proibidos e os limites de líquidos a serem observados são os estabelecidos para as viagens internacionais.

Com este guia em mãos, você está pronto para preparar sua mala de mão com tranquilidade e aproveitar a viagem sem problemas. Lembre-se de que é fundamental sempre consultar as regras específicas da companhia aérea com a qual você vai viajar, pois algumas podem ter outras políticas a serem observadas.

Essas regras de bagagem de mão não se aplicam para voos internacionais, que têm regras diferentes.

Viaje com segurança e aproveite sua jornada!

Dúvidas? Sugestões? Deixe aqui nos comentários.

E acompanhe a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

Deixe um comentário