Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • 5 locais que todo fã de Harry Potter precisa visitar na Escócia
Search
Viaduto onde passa o Expresso de Hogwarts

5 locais que todo fã de Harry Potter precisa visitar na Escócia

Se você é fã de carteirinha da saga Harry Potter e está planejando uma viagem à Escócia, não pode perder a oportunidade de visitar os locais emblemáticos onde foram filmadas algumas cenas importantes dos filmes da franquia do bruxo mirim.

Veja alguns pontos turísticos imperdíveis do mundo Harry Potter que nós visitamos em nossa viagem:

1. Viaduto de Glenfinnan

Este impressionante viaduto ferroviário, localizado nas Terras Altas da Escócia, é muito conhecido por sua aparição em vários dos filmes do Harry Potter, especialmente em “Harry Potter e a Câmara Secreta”. É aqui que o famoso Expresso de Hogwarts aparece atravessando as montanhas em sua viagem até a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Imperdível.

Viaduto onde passa o Expresso de Hogwarts
Viaduto onde passa o Expresso de Hogwarts

Mas vá preparado para os midgets, que são mosquitinhos minúsculos que picam a gente sem parar. Recomendo usar um véu para cobrir o rosto.

Quando vai se aproximando a hora do trem passar por ali, o local vai enchendo de fotógrafos e turistas.

E assim que ele entra na região do viaduto ele começa a apitar para saudar o pessoal que o aguarda ali perto. É muito bacana.

Vista do caminho que se percorre a pé para chegar no ponto onde se vê o trem de cima.
Vista do caminho que se percorre a pé para chegar no ponto onde se vê o trem de cima.

Nós só vimos e fotografamos o trem de longe, mas é possível pegar o “Expresso de Hogwarts” na estação de Glenfinnan. Abordo do trem se vêm belos lagos, vales e montanhas da incrível paisagem escocesa.

2. Loch Shield, Glenfinnan

O Loch Shield, um dos tesouros naturais das Highlands escocesas, foi cenário de diversas cenas importantes da saga. No filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, por exemplo, o lago é o local onde acontece uma das dramáticas e emocionantes competições do Torneio Tribruxo. Além disso, em “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2”, o Loch Shield é o plano de fundo da Batalha de Hogwarts, onde as forças do bem e do mal colidem em uma luta épica pelo destino do mundo mágico.

Marcos em frente ao Loch Shield
Marcos em frente ao Loch Shield

Fica localizado às margens da rodovia, de muito fácil acesso, com estacionamento disponível e um centro de visitantes bem organizado e com aquecimento em dias frios (acredite, também faz frio no verão escocês). Você pode combinar a visita com o viaduto do trem que comentamos acima.

Há uma trilha próxima para quem quer ter uma visão desse lago mais de cima, semelhante à que temos no filme.

Monumento de Glenfinnan localizado no Loch Shield. Um marco da causa Jacobina
Monumento de Glenfinnan localizado no Loch Shield. Um marco da causa Jacobina




3. Rua Victoria, Edimburgo

A autora J.K. Rowling se inspirou em muitos locais de Edimburgo quando estava criando o cenário para as histórias de seus livros. Dizem, por exemplo, que o Beco Diagonal e a loja de varinhas Ollivanders foram inspirados na Victoria’s Street.

Uma das inúmeras lojas de Edimburgo voltadas para o universo Harry Potter
Uma das inúmeras lojas de Edimburgo voltadas para o universo Harry Potter

É verdade que o Beco (Diagonal Alley) foi provavelmente montado na cabeça da escritora usando partes de outros locais também, e não só da Rua Victoria. Mas a vibe potteriana está lá na Rua Victoria.

Victoria Street, que dizem ter sido uma das inspirações de J K Rowling para o Diagon Alley
Victoria Street, que dizem ter sido uma das inspirações de J K Rowling para o Diagon Alley

4. Vales e montanhas de Glencoe

As deslumbrantes paisagens de Glencoe serviram de pano de fundo para várias cenas de vários dos filmes da franquia, incluindo a perseguição de Harry pelo dragão ucraniano em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. Serviu também de cenário em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, entre outros.

Vales e montanhas de Glencoe, uma região de grande beleza
Vales e montanhas de Glencoe, uma região de grande beleza

Dizem que esta parte do vale é onde fica localizada a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que conta com uma mágica protetora que a deixa invisível aos olhos dos Trouxas. Mas fique atento, vai que essa mágica “pisque” justamente no momento em que você estiver passando… :o)

Brincadeiras à parte, vale muito à pena explorar as trilhas nesta região montanhosa e mergulhar na beleza natural abundante que inspirou os cineastas.

As Highlands escocesas é formada vastos vales, montanhas, lagos e rios. Você vai reconhecer muitas cenas dos filmes de HP por aqui
As Highlands escocesas é formada por vastos vales, montanhas, lagos e rios. Você vai reconhecer muitas cenas dos filmes de HP por aqui

5. Cemitério Greyfriars Kirkyard, Edimburgo

Este antigo cemitério em Edimburgo é famoso por ter inspirado os nomes de alguns dos personagens da saga Harry Potter. Os fãs podem encontrar lápides com nomes como McGonagall, Moody e até mesmo um Thomas Riddel, semelhante ao verdadeiro nome do vilão Lord Voldemort. Além disso, dizem que um cachorro chamado Bobby, cuja estátua fica em frente ao cemitério, inspirou o personagem canino Fang.

Lápide que inspirou o nome verdadeiro de Lord Voldemort
Lápide que inspirou o nome verdadeiro de Lord Voldemort

Este local evoca a aura sombria e intrigante dos filmes, proporcionando uma experiência autêntica para os fãs explorarem.

Cemitério de Greyfriars, que inspirou muitos nomes da saga, inclusive Tom Riddle
Greyfriars, que inspirou muitos dos nomes da saga

Esses são apenas cinco locais que nós visitamos que serviram de cenário para os filmes do nosso bruxinho querido, mas há diversos outros locais relevantes para os fãs de Harry Potter em toda a Escócia. Caso você queira saber detalhes sobre outros locais do mundo Harry Potter, deixe nos comentários.

Explorando esses locais acima você terá uma experiência única sobre o fictício mundo de Harry Potter, mas também uma visão fascinante das belas paisagens, cenários imponentes e da rica história escocesa.

Vai visitar a Escócia? Prepare-se para mergulhar na magia!

Acompanhe a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

Deixe um comentário