Random Post
Search
Search
BR-040 que passa por Petrópolis

Como é o clima em Petrópolis, RJ?


Essa é uma das perguntas que recebo com mais frequência sobre Petrópolis, especialmente na temporada de inverno. Já respondi a ela tantas vezes que achei mais prático fazer um post contando como o clima funciona por aqui.

O artigo está dividido em verão e inverno, mas tenha em mente que o tempo em Petrópolis, como em toda cidade de montanha, é imprevisível. Há dias de sol intenso e céu limpo que transformam-se rapidamente em dias de ruço (cerração ou névoa úmida) intenso e chuvinha fria, ou chuva forte, dependendo da época.

INVERNO

Para quem gosta de frio, o inverno na serra de Petrópolis é uma delícia. Excelente para um vinho com fondue ou uma massa quentinha.

Nos dias frios ensolarados, o verde intenso da natureza petropolitana ganha um contraste especial, combinando com o céu azul royal, típico do inverno. E nesses dias, é possível que você consiga caminhar pela cidade de camisa de manga curta e calça comprida, ou até de bermuda, mas não pode nunca deixar o casaco para trás. A sombra geralmente é fria e a brisa gelada da cidade não perdoa os desavisados. Sendo assim, quando entrar em um restaurante ou em em um museu, provavelmente você vai sentir frio, tenha uma blusa em mãos.

Petrópolis amanhecendo sob nuvens. Vista do Castelinho

Petrópolis amanhecendo sob nuvens. Vista do Castelinho

Além disso, como falei acima, não é incomum os dias ensolarados e relativamente quentes virarem dias sombrios, chuvosos e gelados. Assim mesmo, de uma hora para outra. Por isso, o casaco e o guarda-chuva são companheiros inseparáveis dos petropolitanos.

Depois de alguns dias fechados e chuvosos, pode contar que o próximo dia ensolarado será gelado. Até que o sol aqueça a terra do Imperador, você não vai querer sair sem um bom agasalho.

Mas no inverno chove? Chove. Regra de ouro: em Petrópolis sempre chove, nas quatro estações. É claro que o inverno por aqui não costuma trazer tempestades, mas sim aquelas chuvinhas fininhas chatinhas e geladinhas.

Outra coisa a considerar para quem não conhece esse tipo de clima: o ruço (névoa úmida) é frio e molhado. Pode acreditar. Quando ele chega, a sensação térmica cai imediatamente.

Saí de casa com sol pela manhã e voltei à tarde com o ruço como companhia.

Saí de casa com sol pela manhã e voltei à tarde com o ruço como companhia.

No centro da cidade e bairros próximos a temperatura média de inverno fica em torno dos 10 graus. Mas a umidade faz a temperatura percebida pelo corpo despencar. Na montanha a coisa já tende a ser mais complicada. Já chegamos a pegar -3 graus em setembro nas alturas das belas montanhas da serra.

À noite talvez você precise usar alguns apetrechos como luvas, gorrinhos e cachecóis. Especialmente se for a algum evento ao ar livre, como a Bauernfest – a festa do colono alemão ou a Deguste – a festa da cerveja artesanal, por exemplo.

Faz frio na Bauernfest, especialmente à noite

Faz frio na Bauernfest, especialmente à noite


VERÃO

Já no verão temos dias muito quentes. Pode trazer seus shorts, camisetas, vestidinhos e sandálias, pois aqui também faz calor. Mas… É, sempre tem um “mas”, o tempo pode mudar. Lembra do que eu falei acima? Então, é por aí mesmo. Dias quentes e ensolarados podem, de repente, pedir um casaquinho mesmo no verão. E nessa época o guarda-chuva é ainda mais essencial pois chove quase todo dia.

O verão na serra costuma ser formado por dias quentes e cheios de sol, que trazem chuva forte no fim do dia, geralmente por volta das 16-17h.

Mais uma vez: fique de olho pois o tempo muda de repente e, mesmo no verão, o ar fresquinho da montanha pode pegar o turista desavisado.

BR-040 que passa por Petrópolis

BR-040 que passa por Petrópolis. Em muitos trechos vista linda e natureza exuberante

A primavera e o outono por aqui são, em sua maioria, fresquinhos. As chuvas mais fortes acontecem, geralmente, entre os meses de novembro e março. Durante os outros meses do ano também chove, mas com bem menos violência.

Enchentes: outra coisa que sempre me perguntam é sobre as enchentes, amplamente noticiadas na mídia. Sim, em caso de chuva intensa, é possível que haja enchentes. Mas não é uma coisa que acontece todos os dias de verão na cidade toda. Há locais por aqui que são mais vulneráveis pois os rios são mais próximos à rua e transbordam com mais facilidade. Meu conselho é que, em caso de chuva forte, você se informe no hotel antes de sair para passear. Assim poderá evitar os locais críticos. Mas, por favor, tire da cabeça que Petrópolis some do mapa quando chove. Não, a cidade não fica inteira embaixo d’água.

Microclima:

Petrópolis tem dois principais microclimas que dividem a cidade em “parte fria nos bairros altos” e “parte quente nos bairros baixos”. Os bairros “altos”, mais próximos ao centro (Mosela, Quitandinha, Alto da Serra, Morin, Bingen, Valparaíso, São Sebastião, Siméria, etc.) são mais frios e mais úmidos. Os bairros “baixos” (Cascatinha, Samambaia, Corrêas, Nogueira, Itaipava, Pedro do Rio e Posse/Brejal, etc.) são mais quentes e menos úmidos. E é muito comum estar frio e chovendo no centro da cidade, quando está sol e o dia está quente em Itaipava e arredores. Outra coisa a considerar é que o centro da cidade costuma ser um pouco mais quente que os bairros altos, mas não tão quente quanto os baixos.

Um pouquinho de Petrópolis visto do morro do Cobiçado

Um pouquinho de Petrópolis visto do morro do Cobiçado

Tentei resumir acima um pouco do clima em Petrópolis (que costuma valer para as cidades vizinhas de Teresópolis, Friburgo e arredores), mas não se esqueça que toda cidade montanhosa tem o clima extremamente temperamental. É possível que você encontre aqui dias muito quentes no inverno e dias muito frios no verão. Se isso acontecer, não pense que sou mentirosa, reclame com São Pedro! :)

Para os interessados na parte histórica e de compras, sugiro uma olhada no roteirinho para um fim de semana em Petrópolis.

Para os afeitos à natureza, há por aqui excelentes opções de caminhadas, cachoeiras e poços para todas as estações.

Gostou do artigo? Dê um curtir e compartilhe com seus amigos.


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

      Receba nossas atualizações por e-mail:

 

 

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

5 Comments

Deixe um comentário