Random Post
Search
Search

Minitrekking no Perito Moreno, El Calafate

Imagino que você já saiba da beleza e imponência desse paraíso de gelo da Argentina, e que o minitrekking no Perito Moreno esteja na sua lista.

A geleira Perito Moreno foi declarada em 1981 Patrimônio da Humanidade, por isso não vou me delongar aqui tecendo elogios a ela. É espetacular, basta dizer.

Há algumas formas de conhecer o “glaciar Perito Moreno”, como muita gente chama essa geleira mesmo aqui no Brasil, e uma delas é o passeio chamado minitrekking.

Paisagem da geleira com o gelo branco e azul durante o minitrekking no Perito Moreno
As paisagens do minitrrekking são surreais.

Vamos ver os detalhes sobre essa aventura que é uma das mais impressionantes que já fizemos na vida. Um visual incomparável e acessível para reles mortais como nós.

O tour é classificado com nível de dificuldade moderada, tendo subidas e descidas irregulares e pronunciadas, embora curtas.

Para quem não tem dificuldade de locomoção está com a saúde equilibrada, é bastante tranquilo.

Quando fazer o minitrekking

O minitrekking no Perito Moreno fica suspenso nos meses em que o inverno é mais intenso, ou seja, junho e julho, e volta a ficar disponível entre agosto a maio.

É comum o clima mudar várias vezes ao dia na área onde a geleira está localizada, o sol pode ceder lugar à chuva dentro de segundos e vice-versa.

Se puder optar, faça o tour pela manhã. É mais comum fazer tempo bom mais cedo e fechar à tarde do que o contrário.

Outra recomendação: deixe o minitrekking como último passeio em geleira, pois ele certamente ofuscará a beleza de todos os outros.

Assista nosso vídeo sobre essa viagem:

Como chegar

Esta geleira fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, cuja entrada fica a 80 km da cidade de El Calafate, na província argentina de Santa Cruz.

Sendo assim, primeiro você precisa chegar à cidade de El Calafate e de lá pegar um transporte até o parque nacional.

Não há voos diretos para El Calafate saindo do Brasil, por isso, obrigatoriamente tem-se que pegar um voo até a capital argentina de Buenos Aires e de lá pegar a conexão até El Calafate.

A cidade recebe voos também das cidades argentinas de Córdoba, Rosário, Bariloche, Trelew e Ushuaia

Se estiver visitando alguma dessas cidades, pode combinar a viagem com uma visita à geleira Perito Moreno.

É possível ir até lá de ônibus ou carro partindo do Brasil, mas não vou entrar em detalhes porque não é o foco deste post.

Vale dizer no entanto que é uma viagem muito longa e cansativa que vai demandar vários dias.

Quem vai alugar carro em El Calafate pode optar por comprar o minitrekking no Perito Moreno sem o transfer e encontrar a equipe no porto Bajo De Las Sombras, de onde parte o barco para a área em que se inicia o tour propriamente dito.

Há ônibus de El Calafate até o parque, mas os horários não são compatíveis e o trajeto sai bem caro. Por isso, se você não tiver um carro na mão, compre o tour já com o transfer.

Se você for visitar o parque no dia anterior, lembre-se de guardar o ticket para ter o desconto de 50% na segunda visita.

O ticket é sempre comprado na portaria do parque e pode pago em cartão, mas não conte só esta opção, pois é comum terem problema com cartões de crédito/débito, especialmente da bandeira Mastercard.

Leve dinheiro em espécie para qualquer contratempo.

O tour

Partindo do porto Bajo De Las Sombras o barco percorre um trecho do “Brazo Rico”, que faz parte do enorme Lago Argentino.

Imagem do Lago Argentino com pedaços de gelo boiando e a Geleira Perito Moreno ao fundo
Chegando na parte árida onde encontramos os guias após a breve navegação

Chegando lá o grupo é recebido pelos guias de montanha da Hielo y Aventura, a concessionária autorizada pelo governo argentino a explorar o parque e única empresa que pode realizar este passeio.

Isso significa que as outras agências vendem os passeios, mas quem faz mesmo todos os tours é a Hielo y Aventura.

Placa talhada em madeira rústica escrita: "Bienvenidos al Glaciar Perito Moreno, Hielo & Aventura" com a geleira e as montanhas ao fundo
Aqui começam as explicações sobre o parque, a geleira e as instruções sobre o minitrekking

Já na entrada do bosque os guias explicam sobre o parque, sobre a geleira e passam todas as instruções de segurança para o dia.

Depois das explicações há um pequeno trecho a se percorrer caminhando por uma trilha árida e fácil até a área de acesso à geleira, passando por alguns pontos panorâmicos e mirantes que rendem excelentes fotos do “glaciar Perito Moreno”.

Pessoas iniciando o trekking ao Perito Moreno com a geleira e as montanhas nevadas ao fundo
Início da caminhada pela parte árida
Lago Argentino com gelos boiando e a geleira azulada com as montanhas nevadas ao fundo
Com a aproximação da geleira cresce a sensação de incredulidade

Logo chegamos às “bordas” da geleira, no ponto em que é possível ter acesso para subir nela. Nesse ponto fica uma pequena estrutura com bancos, uma tenda e é onde colocamos os grampos (que os argentinos chamam de crampones) nos pés.

Mas não se preocupe com isso, os guias de montanha colocam em todo mundo e ensinam a caminhar com eles.

Borda da geleira com terra escura e pedras com pessoas caminhando, casinhas de madeira de apoio ao trekking no Perito Moreno
Borda da geleira por onde começamos a subir

Caminhar com os grampos não é difícil, mas exige um certo cuidado.

É necessário caminhar devagar, pisando forte de forma que o grampo entre no gelo, com a ponta dos pés levemente viradas para fora a fim de evitar torções, e com as pernas separadas para que os grampos não machuquem a outra perna ou pé. Pronto, agora é só subir.

Um guia vai na frente conduzindo o grupo, e outro vai acompanhando para impedir que as pessoas se afastem do grupo principal.

Guias conduzindo o grupo durante o trekking ao Perito Moreno sobre a geleira em branco e azul
Dois guias nos acompanham e conduzem o tempo todo

Em alguns trechos há escadinhas e corrimões, especialmente nos locais em que há risco de queda.

É importante que você preste muita atenção por onde pisa para não correr o risco de meter o pé em uma vala ou em uma poça d’água.

Primeiro olhe onde pisa para depois tirar fotos e curtir a paisagem. É importante ter cuidado para não se machucar e acabar com o passeio.

Imagem aproximada de uma fenda na geleira nas cores branco e azul
Uma das inúmeras fendas que encontramos pelo caminho. Fique atento.

O minitrekking não é um passeio barato, mas o visual espetacular e incomparável justifica o preço.

Grupo ao longe na paisagem branca e azul da geleira Perito Moreno
As paisagens geleira adentro vão ficando cada vez mais surreais

Depois de caminhar, subir e descer, pelo “mar de gelo” e gastar a bateria do celular tirando muitas fotos, o guia serve uma dose de uísque com gelo da geleira e bonbons.

Whiskey e bonbons no fim do minitrekking, ainda na geleira
Whiskey e bonbons no fim do passeio




Na descida da geleira devolvem-se os capacetes e grampos e o grupo retorna para o local de onde partiu, passando por lindas passarelas que levam até o abrigo e rendem excelentes fotos.

Vista da geleira Perito Moreno com as montanhas nevadas ao fundo no fim do minitrekking
Não há paisagem feia no minitrekking

Já no abrigo há água quente, café e mate de graça disponível.

É hora de lanchar, tirar mais algumas fotos e aguardar o barco para retornar ao porto e ao hotel, deixando para trás uma das experiências mais bonitas e diferentes que você talvez venha a fazer na vida.

O que vestir para fazer o minitrekking

Vista-se em camadas para não passar calor nem frio durante o passeio.

Como o clima da região é imprevisível e totalmente instável, é importante ir bem preparado com roupas e sapatos impermeáveis.

Se for no verão, é muito provável que não precise de segunda pele, a não ser que o clima esteja atípico na época da sua visita.

O básico é: gorro (sem pompom para poder usá-lo junto com o capacete), uma camisa de manga, uma blusa térmica, um casaco impermeável que feche até o queixo, calça impermeável, meia confortável e bota (ou tênis) impermeável.

Grupo em fila iniciando a trilha na terra com a geleira ao lado
Vá bem agasalhado. Mesmo com sol, o frio é intenso.

É importante destacar que, seja qual for o calçado que você optar por usar, ele vai receber os grampos e por isso precisam ser bem robustos para ele e seus pés aguentarem o passeio.

Pode ir de calça jeans? Pode sim, mas saiba do risco. Se não chover, tudo certo. Mas se chover…

Ah, não se esqueça dos óculos de sol. Como o gelo é muito branco, o reflexo nas vistas é muito incômodo, especialmente nos dias de sol.

Outro item importante que quase ninguém se atenta é o protetor solar. Na montanha e no gelo também se queima, não descuide desse ponto.

O que levar para o minitrekking no Perito Moreno

Água, lanche, câmera fotográfica (ou celular com bateria totalmente carregada).

Se você for do tipo que tira foto de tudo o tempo todo, vale a pena levar um power bank (por exemplo, este carregador Geonav ou este carregador I2GO) para não correr o risco de ficar na mão. Lembre-se de que o frio descarrega as baterias mais rápido.

Restrições para fazer o minitrekking

Mas, nem tudo são flores, por isso é fundamental saber que nem todo mundo pode fazer esse lindo passeio. A Hielo y Aventura só permite a participação de pessoas entre 8 e 65 anos, que:

  • Não estejam grávidas
  • Não sofram de obesidade (de acordo com os critérios de obesidade estipulados pela OMS)
  • Não tenham deficiência física ou mental
  • Não sofram de doenças respiratórias como DPOC, asma, enfisema, entre outras
  • Não tenham histórico de doença cardíaca, doenças cardiovasculares centrais ou periféricas, com capacidades cardíacas ou vasculares reduzidas, ou que tenham stent, safena, marca-passos ou outro tipo de prótese

Como comprar o minitrekking no Perito Moreno

Este é um passeio muito procurado e que não é incomum se esgotar, por isso, se quer garantir a experiência, recomendo comprar antes de viajar.

Se ele não for essencial no seu roteiro, você pode arriscar e tentar comprar na hora, mas lembre-se de fazer isso logo quando chegar a El Calafate.

Opções para comprar o minitrekking:

  • Em qualquer agência da cidade
  • Pelas plataformas online que oferecem tours no mundo todo, por exemplo, a Viator
  • Diretamente com a Hielo y Aventura

Clique para ver o preço do minitrekking:

Tour do minitrekking no Perito Moreno oferecido pela Viator

Outros tours na geleira Perito Moreno

Além além do minitrekking, há várias opções de passeio para conhecer a geleira Perito Moreno, veja algumas sugestões:

Perito Moreno + navegação

Translado, guia bilíngue.

Passarelas e passeio de barco pela face sul da geleira Perito Moreno

Big Ice: trekking na geleira

Translado, guia bilíngue

Conheça cavernas, lagos e muito gelo caminhando sobre a geleira

Perito Moreno passarelas

Translado, guia bilíngue.

Caminhe pelas passarelas para ver e fotografar a geleira de todos os ângulos

Acompanhe a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Formada em adm. de empresas e marketing, atuando como tradutora autônoma, criei o Viagens e Andanças em 2011 para compartilhar com você uma paixão de infância: viajar. Venha comigo curtir um pouco desse mundão!

Deixe um comentário