Random Post
Search
Search

Guia completo sobre o minitrekking na geleira Perito Moreno, El Calafate

Imagino que você já saiba da beleza e imponência desse paraíso de gelo da Argentina, que foi declarado em 1981 Patrimônio da Humanidade, por isso não vou me delongar aqui tecendo elogios a ela. É espetacular, basta dizer.

Há algumas formas de conhecer o “glaciar Perito Moreno”, como muita gente chama essa geleira mesmo aqui no Brasil, e uma delas é o minitrekking.

As paisagens do minitrrekking são surreais.
As paisagens do minitrrekking são surreais.

Vamos ver os detalhes sobre essa aventura que é uma das mais impressionantes que já fizemos na vida. Um visual incomparável e acessível para reles mortais como nós.

O tour é classificado com nível de dificuldade moderada, tendo subidas e descidas irregulares e pronunciadas, embora curtas. Para quem não tem dificuldade de locomoção está com a saúde equilibrada, é bastante tranquilo.

Quando ir

O tour minitrekking fica suspenso nos meses em que o inverno é mais intenso, ou seja, junho e julho, e volta a ficar disponível entre agosto a maio.

É comum o clima mudar várias vezes ao dia na área onde a geleira está localizada, o sol pode ceder lugar à chuva dentro de segundos e vice-versa.

Se puder optar, faça o tour pela manhã. É mais comum fazer tempo bom mais cedo e fechar à tarde do que o contrário.

Outra recomendação: deixe o minitrekking como último passeio em geleira, pois ele certamente ofuscará a beleza de todos os outros.

Como chegar

Esta geleira fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, cuja entrada fica a 80 km da cidade de El Calafate, na província argentina de Santa Cruz.

Sendo assim, primeiro você precisa chegar à cidade de El Calafate e de lá pegar um transporte até o parque nacional.

Não há voos diretos para El Calafate saindo do Brasil, por isso, obrigatoriamente tem-se que pegar um voo até a capital argentina de Buenos Aires e de lá pegar a conexão até El Calafate. A cidade recebe voos também das cidades argentinas de Córdoba, Rosário, Bariloche, Trelew e Ushuaia. Se estiver visitando alguma dessas cidades, pode combinar a viagem com uma visita à geleira Perito Moreno.

É possível ir até lá de ônibus ou carro partindo do Brasil, mas não vou entrar em detalhes porque não é o foco deste post. Vale dizer no entanto que é uma viagem muito longa e cansativa que vai demandar vários dias.

Quem vai alugar carro em El Calafate pode optar por comprar o minitrekking sem o transfer e encontrar a equipe no porto Bajo De Las Sombras, de onde parte o barco para a área em que se inicia o tour propriamente dito. Há ônibus de El Calafate até o parque, mas os horários não são compatíveis e o trajeto sai bem caro. Por isso, se você não tiver um carro na mão, compre o tour já com o transfer.

Se você for visitar o parque no dia anterior, lembre-se de guardar o ticket para ter o desconto de 50% na segunda visita. O ticket é sempre comprado na portaria do parque e pode pago em cartão, mas não conte só esta opção, pois é comum terem problema com cartões de crédito/débito, especialmente da bandeira Mastercard. Leve dinheiro em espécie para qualquer contratempo.

O tour

Partindo do porto Bajo De Las Sombras o barco percorre um trecho do “Brazo Rico”, que faz parte do enorme Lago Argentino.

Chegando na parte árida onde encontramos os guias após a breve navegação
Chegando na parte árida onde encontramos os guias após a breve navegação

Chegando lá o grupo é recebido pelos guias de montanha da Hielo y Aventura, a concessionária autorizada pelo governo argentino a explorar o parque e única empresa que pode realizar este passeio. Isso significa que as outras agências vendem os passeios, mas quem faz mesmo todos os tours é a Hielo y Aventura.

Aqui começam as explicações sobre o parque, a geleira e as instruções sobre o minitrekking
Aqui começam as explicações sobre o parque, a geleira e as instruções sobre o minitrekking

Já na entrada do bosque os guias explicam sobre o parque, sobre a geleira e passam todas as instruções de segurança para o dia. Depois das explicações há um pequeno trecho a se percorrer caminhando por uma trilha árida e fácil até a área de acesso à geleira, passando por alguns pontos panorâmicos e mirantes que rendem excelentes fotos do “glaciar Perito Moreno”.

Início da caminhada pela parte árida
Início da caminhada pela parte árida
Com a aproximação da geleira cresce a sensação de incredulidade
Com a aproximação da geleira cresce a sensação de incredulidade

Logo chegamos às “bordas” da geleira, no ponto em que é possível ter acesso para subir nela. Nesse ponto fica uma pequena estrutura com bancos, uma tenda e é onde colocamos os grampos (que os argentinos chamam de crampones) nos pés. Mas não se preocupe com isso, os guias de montanha colocam em todo mundo e ensinam a caminhar com eles.

Borda da geleira por onde começamos a subir
Borda da geleira por onde começamos a subir

Caminhar com os grampos não é difícil, mas exige um certo cuidado. É necessário caminhar devagar, pisando forte de forma que o grampo entre no gelo, com a ponta dos pés levemente viradas para fora a fim de evitar torções, e com as pernas separadas para que os grampos não machuquem a outra perna ou pé. Pronto, agora é só subir.

Um guia vai na frente conduzindo o grupo, e outro vai acompanhando para impedir que as pessoas se afastem do grupo principal.

Dois guias nos acompanham e conduzem o tempo todo
Dois guias nos acompanham e conduzem o tempo todo

Em alguns trechos há escadinhas e corrimões, especialmente nos locais em que há risco de queda.

É importante que você preste muita atenção por onde pisa para não correr o risco de meter o pé em uma vala ou em uma poça d’água. Primeiro olhe onde pisa para depois tirar fotos e curtir a paisagem. É importante ser responsável para não se machucar e acabar com o passeio.

Uma das inúmeras fendas que encontramos pelo caminho
Uma das inúmeras fendas que encontramos pelo caminho. Fique atento.

O minitrekking não é um passeio barato, mas o visual espetacular e incomparável justifica o preço.

As paisagens geleira dentro vão ficando cada vez mais surreais
As paisagens geleira adentro vão ficando cada vez mais surreais

Depois de caminhar, subir e descer, pelo “mar de gelo” e gastar a bateria do celular tirando muitas fotos, o guia serve uma dose de uísque com gelo da geleira e bonbons.

Whiskey e bonbons no fim do passeio
Whiskey e bonbons no fim do passeio




Na descida da geleira devolvem-se os capacetes e grampos e o grupo retorna para o local de onde partiu, passando por lindas passarelas que levam até o abrigo e rendem excelentes fotos.

Não há paisagem feia no minitrekking
Não há paisagem feia no minitrekking

Já no abrigo há água quente, café e mate de graça disponível. É hora de lanchar, tirar mais algumas fotos e aguardar o barco para retornar ao porto e ao hotel, deixando para trás uma das experiências mais bonitas e diferentes que você talvez venha a fazer na vida.

O que vestir

Vista-se em camadas para não passar calor nem frio durante o passeio.

Como o clima da região é imprevisível e totalmente instável, é importante ir bem preparado com roupas e sapatos impermeáveis.

Se for no verão, é muito provável que não precise de segunda pele, a não ser que o clima esteja atípico na época da sua visita.

O básico é: gorro (sem pompom para poder usá-lo junto com o capacete), uma camisa de manga, uma blusa térmica, um casaco impermeável que feche até o queixo, calça impermeável, meia confortável e bota (ou tênis) impermeável.

Vá bem agasalhado. Mesmo com sol, o frio é intenso.
Vá bem agasalhado. Mesmo com sol, o frio é intenso.

É importante destacar que, seja qual for o calçado que você optar por usar, ele vai receber os grampos e por isso precisam ser bem robustos para ele e seus pés aguentarem o passeio. Pode ir de calça jeans? Pode sim, mas saiba do risco. Se não chover, tudo certo. Mas se chover…

Ah, não se esqueça dos óculos de sol. Como o gelo é muito branco, o reflexo nas vistas é muito incômodo, especialmente nos dias de sol.

Outro item importante que quase ninguém se atenta é o protetor solar. Na montanha e no gelo também se queima, não descuide desse ponto.

O que levar

Água, lanche, câmera fotográfica (ou celular com bateria totalmente carregada). Se for do tipo que tira foto de tudo o tempo todo, vale a pena levar um power bank (por exemplo, este carregador Geonav ou este carregador I2GO) para não correr o risco de ficar na mão. Lembre-se de que o frio descarrega as baterias mais rápido.

Restrições para o minitrekking

Mas, nem tudo são flores, por isso é fundamental saber que nem todo mundo pode fazer esse lindo passeio. A Hielo y Aventura só permite a participação de pessoas entre 8 e 65 anos, que:
– Não estejam grávidas
– Não sofram de obesidade (de acordo com os critérios de obesidade estipulados pela OMS)
– Não tenham deficiência física ou mental
– Não sofram de doenças respiratórias como DPOC, asma, enfisema, entre outras
– Não tenham histórico de doença cardíaca, doenças cardiovasculares centrais ou periféricas, com capacidades cardíacas ou vasculares reduzidas, ou que tenham stent, safena, marca-passos ou outro tipo de prótese

Como comprar

Este é um passeio muito procurado e que não é incomum se esgotar, por isso, se quer garantir a experiência, recomendo comprar antes de viajar. Se ele não for essencial no seu roteiro, você pode arriscar e tentar comprar na hora, mas lembre-se de fazer isso logo quando chegar a El Calafate.

Opções para comprar o minitrekking:
– Em qualquer agência da cidade
– Pelas plataformas online que oferecem tours no mundo todo, por exemplo, a Viator
– Diretamente com a Hielo y Aventura

Clique para ver o preço do minitrekking:

Outros tours na geleira Perito Moreno

Além além do minitrekking, há várias opções de passeio para conhecer a geleira Perito Moreno, veja algumas sugestões:

Perito Moreno + navegação

Translado, guia bilíngue.

Passarelas e passeio de barco pela face sul da geleira Perito Moreno

Big Ice: trekking na geleira

Translado, guia bilíngue

Conheça cavernas, lagos e muito gelo caminhando sobre a geleira

Perito Moreno passarelas

Translado, guia bilíngue.

Caminhe pelas passarelas para ver e fotografar a geleira de todos os ângulos

Acompanhe a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

Deixe um comentário