Random Post
Search
Search

Recuperação de Nobuck em bota


Botas de Nobuck antes e depois

Botas de Nobuck antes e depois

Num post anterior eu falei da bota que possuo atualmente, uma Bull Terrier Fox Hunter Antílope.

Como a uso em todas as minhas caminhadas, ela ficou com o couro bastante desbotado e envelhecido depois de 2 anos de uso e muita lama, água e sol.

A bota de marrom escura ficou bege e cheia de manchas.

Pretendo usá-la numa viagem para um local frio e queria melhorar um pouco seu aspecto.

Por isso, levei-a em alguns sapateiros da cidade onde moro e nenhum deles trabalha com renovação de nobuck. Me indicaram uma loja que teria um produto simples de usar. Comprei então o “Renovador Nobuck e Camurça Líquido” da marca Novax. É um vidrinho com aplicador em espuma que você pressiona contra a bota para a tinta sair. Depois que ela encharcar a espuma, você vai aplicando sobre a superfície que deseja pintar. Após a aplicação é só esperar secar.

Renovador de Nobuck e Camurça

Renovador de Nobuck e Camurça

Coloquei somente em um dos pés da bota para ver a diferença. Aparentemente ficou muito melhor. Posto aqui algumas fotos.

Essa tinta não tira os arranhões do couro, mas disfarça bastante. E embora a bota não pareça nova, ficou com um aspecto muito melhor do que estava.

A princípio estou satisfeita com o resultado que consegui por R$ 13,00 (preço que paguei no produto). Para o que eu quero, está bom.

Aproveitei e troquei o cadarço para mudar um pouquinho o visual dela. ;)

Atualização 10 de junho de 2011: Após passar o recuperador na bota por duas vezes, quando estava bem seca saí com ela para ir ao supermercado. No trajeto ela pegou uns pinguinhos d’água. Chegando em casa notei que a bota estava manchada. A água e algumas pancadinhas tiraram um pouco da tinta. Escrevi para o fabricante que me respondeu:
” Em relação a nobuck e camurça, o mais indicado é que seja feita uma prevenção logo que adquirida, pois se trata de um artigo com algumas particularidades difíceis de tratar sem perder sua característica.
No caso do renovador, ele serve para dar vida novamente no artigo tornando renovado e hidratado.
Após sua aplicação, para melhor fixação e durabilidade é indicado o uso do Protetor Impermeabilizante Novax, que forma uma fina camada protetora de líquidos e poeira.
Como você faz trilha e a utiliza em local umido, o mais indicado é que seja feita uma manutenção periódica com o Impermeabilizante para garantir a sua eficiência.
Botas de trilha costumam sair de fábrica impermeabilizadas, porém, indicamos que logo após aquisição já seja aplicado o Impermeabilizante para prolongar sua vida útil.”

Sendo assim, passei novamente o renovador para tapar as manchas e fiz duas aplicações do impermeabilizante também da Novax para melhor fixação.

Após passar o impermeabilizante saí com a bota para um dia normal de trabalho. Notei que ela ficou um pouco manchada nos locais onde encostei-a em alguma coisa. Achei que não ia fixar muito bem mas foi bem. Como comprei outra bota, não usei mais essa para fazer trilhas. Já usei várias vezes, inclusive na chuva, ela já mofou, limpei, mofou de novo, limpei, usei e continua ok. Com o tempo se nota que a cor está ficando um pouco turva, mas acho que pelo custo x benefício, compensa.

Bota após 1 aplicação

Bota após 1 aplicaçãoBota após 2 aplicações

Bota de nobuck

Bota após 2 aplicações

Bota após 2 aplicações

Bota após 2 aplicações

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

11 Comments

Deixe um comentário