Pin It
Home » Dicas » Dezessete dicas de como começar a praticar montanhismo


Paisagem no final de uma caminhada difícil

Paisagem no final de uma caminhada difícil

Nesse post juntamos dezessete dicas de como começar a praticar montanhismo

Abaixo vamos listar os equipamentos e roupas que você vai precisar para iniciar na prática do montanhismo (em caminhadas de 1 dia).

Equipamentos: mochila, reservatório para água

Vestuário e calçados: uma boa bota ou tênis, boas meias, calça ou bermuda que não prendam seus movimentos, boné / chapéu

Itens para levar na mochila: lanche, água, kit de primeiros socorros, remédios que você faz uso, protetor solar e repelente (dependendo do local)

Com a lista de materiais e roupas para sua caminhada já nas mãos, você precisa observar os seguintes aspectos antes de iniciar sua vida nas montanhas:

1- Saúde. Em primeiro lugar, você precisa se certificar de que está tudo bem com a sua saúde. E se no dia planejado para uma trilha você estiver gripado, com dor ou indisposto, não se arrisque. Acredite, você vai perder muito mais do que ganhar. Deixe a aventura para um outro dia quando seu organismo estiver disposto a render o que você precisa. Além disso, vá dormir cedo! É importante uma boa noite de oito horas de sono. Na véspera, alimentação leve e nada de álcool. Acredite, faz diferença. Hidrate-se bastante tanto na véspera quanto no dia. Seu corpo vai agradecer.

2- Condicionamento. É importante que você esteja em forma para poder completar a aventura e desfrutar do passeio sem desanimar. Se não está, programe-se para praticar um pouco de atividade física e poder encarar uma montanha com mais disposição e segurança. Caminhar na montanha é muito diferente de caminhar na cidade – o solo é irregular, cheio de pedras, buracos, raízes e obstáculos.

3- Não ande sozinho nas trilhas. É sempre bom ter uma companhia que possa ajudar na hora de uma enrrascada. Uma boa idéia é procurar o Centro Excursionista mais próximo e participar das atividades que eles promovem. Um pé torcido na montanha pode matar se você estiver em local muito distante de áreas habitadas. Celular? Normalmente não há sinal nesses locais.

4- Equipamento mínimo. Para fazer uma trilha com segurança e um mínimo de conforto, você precisa ter alguns equipamentos essenciais: * mochila confortável, segura e adequada para o que você vai carregar * Bota / tênis com solado bom (solado gasto e liso de jeito nenhum!). Dê sempre preferência às botas, que dão mais proteção evitando torções e picadas de bichos peçonhentos.

5- Conheça seus equipamentos. Nunca vá para uma trilha ou acampamento selvagem sem antes testar seus equipamentos. Imagine que você está acampando numa montanha no inverno e vai estrear seu fogareiro novo. De repente você descobre que ele não está funcionando. Sem ele não tem comida, chá, chocolate quente…. então não se esqueça de que TUDO precisa ser testado com antecedência.

6- O equipamento certo para você. Cada pessoa tem suas prioridades e manias. E por isso cada um gosta de um tipo de equipamento, uma marca, um material. Pesquise sobre os itens que você precisa, compare opiniões, leia relatos e experiências e compre o que for mais confortável e interessante para você.

7- Planejamento. É essencial. Jamais vá a lugar algum na montanha sem uma noção de como é, onde é e o que você vai encontrar por lá. Hoje em dia há muita informação na Internet em blogs, canais de vídeo e fóruns sobre o assunto. Se você não achar online as informações sobre seu destino, pergunte a amigos ou conhecidos que já foram. Aqui mesmo no Viagens e Andanças há alguns relatos que poderão ajudar.

8- Não seja imprudente. Jamais arrisque sua vida com atos impensados, vontade de aparecer ou de provar que é melhor e chegou mais longe. Seja prudente e volte para casa vivo e intacto.

9- Espere pelo dia certo. Não se precipite. Se você marcou para fazer uma trilha e o tempo não está bom e nem favorável, cancele, reprograme. É melhor você adiar do que nunca mais poder ir.

10- Espírito aventureiro. Se você não tem espírito aventureiro e respeito pela natureza, o montanhismo não é para você. O espírito aventureiro é o que nos faz sempre voltar para uma próxima trilha com a mesma paixão e vontade. Respeito pela natureza faz você trazer de volta todo o seu lixo.

11- Conheça seus limites. Se você não aguenta, pare. Se cansou, descanse. Se está exaurido, volte. Respeite seu corpo e seu limite.

12- Peso da mochila. Não abuse do peso da mochila, especialmente nas primeiras caminhadas. Acostume-se com elas primeiro, em trilhas rápidas e vá aumentando aos poucos a dificuldade / tempo nas trilhas e peso da mochila.

13- Avise a alguém onde você vai. Nunca saia de casa sem antes informar a alguém o seu destino. Caso aconteça um acidente e você não consiga voltar para casa, será mais fácil achá-lo e socorrê-lo.

14- Amacie sua bota / tênis. O mesmo que falei sobre os equipamentos vale para seu calçado. Jamais use um calçado totalmente novo numa caminhada. Teste antes, procure amaciá-lo, acostumar-se com ele para evitar bolhas (veja como evitar bolhas nos pés) e tendinites.

15- Faça uma lista com todos os itens. Faça uma lista antes de sair de casa e certifique-se de que não deixou nada importante para trás. Veja nossas dicas e baixe uma planilha com uma lista dos itens que você deve levar num acampamento.

16- Respeite as pessoas e os locais e suas regras. Evite som alto, nao jogue lixo no mato, não pise nos pertences alheios, seja cordial, respeitoso e prestativo. Na montanha todo mundo se ajuda.

17- Não consuma bebidas alcoólicas na montanha. Perigo! A ilusão de que o álcool aquece pode matar por hipotermia (ele expulsa o calor dos órgão internos e dá a falsa sensação de calor na pele), se não matar por imprudências provocadas pela bebedeira. Para aquecer, use sopas, chocolate quente, capuccino. Álccol, não. Saiba que em alguns parques nacionais é proibido ingressar portando bebidas alcoólicas, que são apreendidas na entrada.

Com tudo isso em mente, planeje-se e tenha uma boa aventura! Depois conte aqui como foi!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:


3 Responses to Dezessete dicas de como começar a praticar montanhismo

  1. André Correia disse:

    Obrigado pelas dicas! O meu nome é André Correia, 21 anos e sou de Portugal. Tenho um fascínio anormal pela natureza e por viagens mas as condições económicas não me permitem ir muito longe, contudo moro num local rural muito bonito até e já iniciei as minhas caminhadas. Agradeço as dicas, vão ser-me muito úteis.

    Cumprimentos e paz

    • Camila Guerra disse:

      Olá, André!
      Obrigada pela visita, seja bem vindo!
      Natureza é tudo de bom! Nós também adoramos.
      Aqui no blog tem outros artigos relacionados a caminhadas e natureza. Fique à vontade. ;)
      []’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top