Random Post
Search
Search

O que saber sobre São Joaquim (SC) e seus vinhos de altitude

Entre as montanhas imponentes da serra catarinense encontra-se uma jóia escondida, um destino que cativa os visitantes com seu toque interiorano e seus premiados vinhos de altitude. Situada a cerca de 1.360 metros acima do nível do mar, esta cidade pitoresca, que está entre as mais frias do país, oferece uma experiência única para os amantes do vinho e das belezas naturais.

Letreiro localizado na praça de São Joaquim, em frente à igreja matriz
Letreiro com boneco de neve na praça de São Joaquim, em frente à igreja matriz

Embora ainda em desenvolvimento, com uma estrutura relativamente pequena se comparada à da serra gaúcha, São Joaquim está em franca expansão e em breve será uma região forte no assunto vinho. Seus excelentes vinhos estão sendo premiados e atraindo cada vez mais turistas e sommeliers, que levam cada vez mais grupos para conhecer os vinhos produzidos na região.

Lago na praça de São Joaquim, com a Igreja Matriz ao fundo
Lago na praça de São Joaquim, com a Igreja Matriz ao fundo

O terroir único de São Joaquim:

São Joaquim é conhecida por seu terroir singular, que proporciona condições ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade. O clima temperado e a grande amplitude térmica entre o dia e a noite criam um ambiente propício para o desenvolvimento de vinhedos excepcionais. As vinícolas da região aproveitam essas excelentes condições para produzir vinhos distintos, caracterizados por sabores complexos e aromas marcantes.

Vinhedos de São Joaquim
Vinhedos de São Joaquim

Os vinhos de altitude:

Produzidos em vinhedos localizados a uma altitude superior a 900 metros, esses vinhos são reconhecidos por sua qualidade, intensidade e caráter único. As variedades de uvas cultivadas na região, entre elas a pouco conhecida Rebo, prosperam nas encostas das montanhas, resultando em vinhos encorpados e elegantes, com notas frutadas e taninos presentes.

Degustação de vinhos:

Para os entusiastas do vinho, a visita a São Joaquim é uma oportunidade imperdível para fazer ótimas degustações e experimentar ótimos exemplares. As vinícolas da região recebem os visitantes de braços abertos e oferecem experiências autênticas com passeios pelos vinhedos, degustações guiadas, almoços harmonizados etc.

Nós visitamos três vinícolas em São Joaquim e experimentamos a uva Rebo, que não conhecíamos. Abaixo nosso veredicto:

Vinícola Suzin

A Vinícola Suzin é uma vinícola familiar fundada em 2001 por Antônio Suzin, antigo comerciante de madeira e batatas, que empreendeu também no setor de vinhos. A vinícola rapidamente se destacou pela preocupação com a qualidade e a produção sustentável de vinhos.

Inclua a Suzin no seu roteiro
Inclua a Suzin no seu roteiro

Não deixe de experimentar na Suzin a pouco conhecida Rebo. E não deixe de fora o petit verdot com 14,6% vol, com 24 meses em barricas de carvalho francês e americano e o Zelindo, com 14,9 vol, um corte de 6 uvas com 24 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. Excelentes vinhos. Veja que o teor alcóolico desses vinhos é bem alto, algo comum na região.

Não é obrigatório agendar a degustação na Suzin, eles atendem normalmente se houver lugar, mas para quem vai em alta temporada, talvez seja mais seguro agendar.

Vinho da uva rebo, da Suzin
Vinho da uva rebo, da Suzin

Se você aprecia vinhos, não deixe a Suzin de fora do seu roteiro pela região.

A vinícola oferece degustação em três níveis: especial, premium e super premium, todas com 5 rótulos, de segunda a quinta das 09h às 12h e das 14h às 19h, às sextas das 09h às 12h e das 14h às 22h, aos sábados das 09h às 22h e aos domingos das 09h às 11:30.




Vinhedos do Monte Agudo

A Monte Agudo é uma vinícola boutique. Oferece uma ótima experiência turística com degustações, almoços harmonizados em um ambiente tranquilo, bem elaborado e exclusivo, cercado por vinhedos bem cuidados e uma bela vista da região.

Há disponível também na vinícola uma estação para carregamento de veículos elétricos.

Bela paisagem da vinícola monte Agudo
A bela paisagem da vinícola monte Agudo

A Monte Agudo tem bons vinhos que podem acompanhar o almoço harmonizado, composto por entrada, prato principal e sobremesa. Mas a vinícola oferece também outras experiências como tour pelos vinhedos, opções de degustação, piquenique, pôr do sol com degustação de vinhos e música.

Eu curti o espumante da Monte Agudo
Eu curti o espumante da Monte Agudo

Para o almoço harmonizado é necessário marcar com antecedência fazendo a compra pelo site ou entrando em contato diretamente com a equipe da vinícola.

Marcos pediu cordeiro
Cordeiro, opção de almoço na Monte Agudo
A truta é um prato muito comum na região
A truta é um prato muito comum na região
Sobremesa típica da região: tortinha de maçã
Sobremesa típica da região: tortinha de maçã

A vinícola Monte Agudo funciona de segunda a sábado das 11h às 17h e aos domingos das 11h às 15h. Não abre às quartas-feiras. As experiências da Monte Agudo precisam ser agendadas.

Vinícola Vivalti

A Vinícola Vivalti oferece degustações em quatro níveis: ouro, prata, bronze e diamante todos os dias das 10h às 16h com algumas opções de uvas portuguesas como a touriga nacional e a alvarinho. Oferece também gazebos ao ar livre, que devem ser reservados com antecedência.

Degustação na vinícola Vivalti
Degustação na vinícola Vivalti

A vinícola tem projetos de expansão, inclusive com uma área para hotelaria e eventos.

A Vivalti disponibiliza uma estação de carregamento de veículos elétricos e, curiosamente, oferece estrutura para motorhome com pontos para abastecimento de água e energia, descarte de água servida e efluentes de vasos sanitários.

Além dos vinhos:

Mas São Joaquim oferece mais do que apenas vinhos excepcionais. Os visitantes podem explorar as belezas naturais da região circunvizinha, incluindo cachoeiras pitorescas, cânions, belas trilhas e lindas paisagens montanhosas.

A 12 km de São Joaquim, por uma estrada de terra chega-se à Cachoeira do Pirata. Além disso, a cidade fica próxima da espetacular Urubici (leia nosso artigo sobre o que fazer em Urubici), cidade que oferece atividades de aventura, passeios por cânions, trilhas belíssimas e muitas cachoeiras com enormes quedas e excelentes visuais.

Você pode combinar a visita à cidade com uma viagem pela belíssima Serra do Rio do Rastro, que fizemos e recomendamos.

Cultivo de maçãs:

O cultivo de maçãs é uma das principais atividades econômicas da região, conhecida por suas condições climáticas ideais para a produção da fruta. A cidade de São Joaquim tem invernos rigorosos e verões amenos, perfeito também para o desenvolvimento das macieiras, além dos vinhedos. São Joaquim é reconhecida como a “Capital Nacional da Maçã”, responsável por uma grande parcela da produção nacional. Além do reconhecimento pela qualidade da fruta, o turismo rural e as festividades locais, como a Festa Nacional da Maçã, celebram e promovem a cultura da maçã na região.

São Joaquim é conhecida como a Capital Nacional da Maçã
São Joaquim é conhecida como a Capital Nacional da Maçã

Gastronomia:

São Joaquim tem uma ótima gastronomia, que combina perfeitamente com os vinhos locais.

Experimente pratos tradicionais da culinária da serra catarinense, como os pratos de pinhão, preparados com ingredientes frescos e regionais.

Farofa de pinhão, típica culinária local
Farofa de pinhão, típica culinária local

Além dos almoços harmonizados que algumas vinícolas oferecem, a cidade conta com algumas boas opções de restaurante. Sugiro a truta, um prato comum da região, no restaurante Pequeno Bosque.

Truta com pinhão e risoto de maçã verde no restaurante Pequeno Bosque, São Joaquim
Truta com pinhão e risoto de maçã verde no Pequeno Bosque, São Joaquim

Aqui comentei sobre as três vinícolas que visitamos em nossa breve passagem pela cidade, mas há várias outras também muito interessantes.

Nós optamos por ficar no centro da cidade, mas não recomendamos. Há uma grande variedade de hospedagens super charmosas na cidade. Aproveite para ficar em uma fazenda de maçãs ou em um chalé bucólico com vista para a natureza da região.

São Joaquim é um ótimo destino para os amantes dos vinhos. Se esse é o seu caso, a cidade promete uma experiência inesquecível para despertar seus sentidos.

Acompanhe a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

Deixe um comentário