Pin It
Home » Roupas e Equipamentos » Corta vento Ventus da Solo x Minuano da Trilhas & Rumos


Corta vento

Corta vento

Corta vento é uma coisa que não pode faltar na mochila de quem faz trilhas em montanha. O motivo é muito simples: quanto mais alto, mais vento e mais frio. Como a maioria das trilhas que fazemos é em montanha, tenho dois corta-ventos e vou fazer aqui uma pequena comparação entre os dois. Mas independente das montanhas, os corta-ventos funcionam bem para nos prevenir de qualquer imprevisto relacionado a condição climática.

Corta Vento Minuano Trilhas e Rumos:

Foi uma das minhas primeiras aquisições quando comecei a fazer trilha em montanha. Como sempre acontece com as roupas da Trilhas & Rumos, o tamanho P fica grandinho em mim. O que não é exatamente uma desvantagem pois me possibilita usar por baixo dele uma blusa mais robusta em dias mais frios sem precisar carregar casacões que protejam contra o vento.

Montanhismo

Eu e o meu corta vento Minuano da T&R com um casaco de fleece por baixo

O corta vento Minuano é feito com bom material, realmente protege do vento e segura alguma chuva, mas nada exagerado. Bom também para locais muito úmidos pois não deixa passar aquela sensação térmica ruim que a umidade provoca.

Corta vento Minuano da Trilhas e Rumos tem respirador n parte de trás

O corta vento Minuano da Trilhas e Rumos tem respirador na parte de trás do casaco

Uma das coisas que mais gosto dele é o ajuste no capuz (que o Ventus também tem) que permite bloquear todo o vento que vem em nossa direção. Ajustando direitinho, não passa vento mesmo.

Gosto muito também do punho com elástico + velcro, especialmente para pessoas que, como eu, têm punho fino e sofrem com os danados dos velcros que quando vêm sozinhos, nunca fecham tanto quanto precisamos.

Pulsos dos corta ventos Minuano e Ventus

Pulsos dos corta ventos Minuano (laranja) e Ventus (azul). Esse buraco no Ventus é ruim

O Minuano tem também um respirador na parte de trás coberto por dentro com uma tela. É um excelente sistema para escape de suor.

Outra vantagem desse modelo é que possui bolsos e na hora da ventania, salva as mãos.

O casaco vem dentro de uma bolsinha de transporte separada.

Corta Vento Ventus Solo

Uma das maiores vantagens que vejo nesse casaco é o peso e o tamanho. Super compacto e levinho, dá pra acomodá-lo em qualquer buraquinho na mochila. É menor e mais leve que o Minuano da Trilhas e Rumos, mas também parece bem mais frágil.

Corta vento Minuano (à esquerda) e Ventus (à direita)  compactados em seus transportes

Corta vento Minuano (à esquerda) e Ventus (à direita) compactados em seus transportes

Uma coisa legal do corta vento da Solo é que dá para embutir o capuz. Ele possui um “bolso” com velcro na gola e você pode enrolar o capuz ali.

Desvantagens:

Para mim ele tem algumas desvantagens em relação ao modelo da Trilhas e Rumos analisado acima. Uma delas é o punho que, embora tenha elástico, tem um corte esquisito que deixa passar vento e vez ou outra agarra em algum lugar. Acho aquilo uma falha de projeto! :)

Outra desvantagem dele é que não tem o respirador atrás, portanto, ele abafa mais.

O material do Ventus parece mais fino que o usado na confecção do Minuano, mas nem por isso deixa a desejar. Funcionou muito bem conosco durante nossa visita a Foz do Iguaçu em dias úmidos e chuvosos. Pegamos chuva com ele e foi super eficiente. Mas, foi chuva e não chuvarada, ok?



Ponto super negativo foi que o meu casaquinho azul ficou manchado nos ombros, exatamente com a marca da mochila que estava com as alças molhadas pela chuva que estava caindo. Na hora achei que fosse umidade, mas não saiu quando secou. A mancha ficou lá por vários meses e saiu sozinha depois de um tempo.

O Ventus não possui bolsos que serviriam de abrigo para proteger as mãos do vento.

O zíper do Ventus é muito chato de fechar. Um saco! Na hora da pressa então, esquece. Se você tiver com as mãos meio ocupadas, vai ter grande dificuldade para fechá-lo. Explico: o danado do zíper fica pegando na borda do tecido e emperra toda hora. Marcos por várias vezes se estressou com o ziper e tiver que “salvá-lo” na hora da pressa. Quem projetou esse casaco certamente não vai usá-lo… não tem idéia de como ele é chato pra fechar.

Com relação a estética, gosto mais do design do Ventus. Mas em relação a benefícios e usabilidade, o Minuano ganha. O Minuano é mais robusto e com material mais firme, além das outras vantagens explicadas acima.

Corta vento Ventus (azul) da Solo e Minuano (laranja) da Trilhas & Rumos

Corta vento Ventus (azul) da Solo e Minuano (laranja) da Trilhas & Rumos

Mas gosto de ter ambos. O Ventus combina melhor com uma roupa comum, dá pra usar sem medo na cidade e é o que eu levo nas minhas viagens mais “urbanas”. O T&R me passa mais confiança para as caminhadas em matas mais fechadas e vai na mochila para essas viagens.

Ambos os casacos que tenho são P, mas o P da Solo é menor que o P da Trilhas & Rumos. Marcos usa um Ventus M.

Como é comum nesse tipo de material, dependendo de como ele for guardado, quando você veste parece que vieram diretamente da boca do bode, que por prazer mastigou-os muito bem. É, amassam com facilidade.

Enfim, ambos são bons no que se propõem.

Mas antes que você pergunte, já respondo: não, eles não servem pra se usar na neve. :)

Resumindo tudo o que escrevi:

  Minuano Trilhas & Rumos Ventus Solo
Design (estética) Médio Bom
Praticidade Bom Médio
Material Bom por ser mais robusto Bom por ser mais leve
Bolsos Tem Não tem
Capuz Não dá para embutir Dá para embutir
Transporte Saquinho externo Bolsinho interno
Mangas Elástico + velcro (fecha bem) Elástico com abertura no punho
Ziper Bom Ruim
Ajuste de capuz Bom Muito bom
Respirador Tem Não possui

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



8 Responses to Corta vento Ventus da Solo x Minuano da Trilhas & Rumos

  1. Júlia Alves e Souza disse:

    Olá, Camila!
    Estava em dúvida quanto a comprar ou não um corta vento Minuano, e sua matéria foi muito útil. Decidi comprar e gostei bastante. Seu comentário sobre o tamanho foi fundamental, pois me encorajou a comprar pela net o tamanho pp – que estava em promoção e era o único tamanho disponível. Serviu direitinho… ;) Obrigada por compartilhar as informações!
    Bjos, Júlia

  2. Ramon disse:

    Olá Camila, tudo joia? Esses itens a mais no casaco da T&R (velcro de punho, bolsos, ajuste de capuz, abafador) podem ser bacanas, mas pesam. O modelo da T&R acaba tendo o dobro de peso da jaqueta da Solo, que parece que optou mesmo por um modelo minimalista. E o tecido da Solo é muito mais macio ao toque! Abraço!

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Ramom!
      Então, eu falo isso mesmo no post. O casaco da Trilhas e Rumos é mais “encorpado”. O da Solo é mais leve…
      Tudo depende do que você busca. Ambos os casacos são bons, cada um com suas características. ;)
      []’s

  3. Rodrigo disse:

    Oi, Camila!
    Ótimo comparativo, me ajudou muito! A propósito, a fenda na manga do Ventus na verdade é para encaixe do polegar, para ajudar a vedar o punho! ;-)
    Abraço e boas trilhas!
    Rodrigo M.
    Belo Horizonte/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top