Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Visto americano – perguntas e respostas
Search
Como tirar visto americano

Visto americano – perguntas e respostas


Já descrevemos passo a passo como é o processo para obtenção ou renovação do visto americano, mas muita gente tem dúvidas relacionadas à documentação e situações diversas.

Pensando nisso, fizemos esse post com perguntas frequentes que já respondemos nos comentários do artigo com o passo a passo para tirar o visto americano. Assim fica mais fácil encontrar as respostas.

Novamente gostaria de mencionar que não temos nenhuma ligação com o consulado americano e tampouco vendemos serviço para obtenção de visto. As respostas abaixo são baseadas em nossa própria experiência e na experiência de nossos leitores. Vamos lá:

Como tirar visto americano

Dúvidas sobre o visto americano

1) Quem está isento da entrevista?

– Quem está renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008; (detalhes sobre a insenção da entrevista para vistos americanos)

– Menores de 16 anos e maiores de 66 (detalhes sobre a isenção da entrevista nesses casos)

2) Não tenho passaporte ainda mas já dei entrada no processo. Posso começar a preencher o DS-160?

Não! Você precisa do número do seu passaporte para informar no DS-160.

3) Meu passaporte está vencendo mas eu já marquei a renovação. Posso usar o antigo para iniciar o processo de obtenção do visto?

De jeito nenhum! Não existe renovação de passaporte. Você receberá um passaporte novo, com número novo e o anterior será anulado. Se você usar o número antigo para começar a preencher o DS-160, vai ter problemas.

4) Quais os documentos eu preciso levar ao CASV?

– Confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras. Não precisa levar o formulário completo)
– Passaporte com validade mínima de seis meses
– Folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento. Aquela bem simples mesmo)

5) Quais documentos preciso levar para a entrevista no consulado?

Abaixo vai uma lista dos documentos que sugiro levar, mas cada um deve adaptar a documentação à sua realidade. A falta de um deles não significa impossibilidade de conseguir o visto.

– Passaporte válido (obrigatório!)
– Se for renovação, passaporte anterior caso ele contenha o visto vencido ou por vencer. (Se o seu passaporte estiver vencido e seu visto também, antes da fazer outro passaporte, tire xerox de todas as folhas para levar ao consulado pois a Polícia Federal retém passaportes que não contém vistos válidos)
– Comprovante de renda (IR, contrato de trabalho, carteira de trabalho, contra-cheques, etc)
– Extrato bancário dos últimos 3 meses
– Comprovante de matricula em faculdade, colégio, pós-graduação
– Carta convite de uma pessoa/empresa dos EUA caso você esteja indo participar de um curso, congresso, seminário
– Comprovante de residência
– Comprovante de casa própria e outros imóveis

Leia nosso post com treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano.

6) Uma outra pessoa vai pagar a minha viagem pois eu não tenho renda suficiente. O que eu preciso fazer?

A pessoa que vai bancar sua viagem precisa fazer uma declaração escrita e com firma reconhecida.

Além disso, você vai precisar comprovar que a pessoa que declarou ser o patrocinador da sua viagem tem condição financeira suficientemente boa para arcar com as despesas. Para isso, você deve levar para a entrevista documentos como IR, extrato bancário e outros documentos que comprovem a situação financeira do seu patrocinador.

7) Sou menor de idade, posso fazer a entrevista sozinho?

Não. Você vai precisar da presença de um de seus pais.

8) Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?

Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Mas é claro que isso não é regra.

9) Já imigrei ilegalmente para os EUA e morei lá alguns anos. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de visitar amigos e parentes que ficaram por lá. Eu tenho chances de conseguir o visto?

Se você está de volta ao Brasil por um período inferior a 10 anos, não conseguirá o visto! Os imigrantes ilegais sofrem uma punição por ter burlado a lei americana e devem permanecer sem pisar em solo americano por 10 anos.

Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar imigrantes em potencial e você já provou que é um, suas chances reduzem.


10) Tive um visto negado. Isso significa que não vou mais conseguir visto americano?

Não. Significa que na época que você tentou, não conseguiu convencer o agente consular de que tinha condições de viajar para os EUA e, de alguma forma, poderia ser um candidato a imigrar ou causar problemas por lá.

O consulado sabe que a situação das pessoas muda e você pode tentar novamente, quando sua situação for melhor. Mas meu conselho é que não tente com intervalos curtos. Se demonstrar que está desesperado para viajar aos EUA, pode ter o segundo visto negado e aí, complica mais um pouco.

11) Comprar a viagem antes de solicitar o visto me ajuda na hora da entrevista?

Não. O próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que o agente consular conceda o visto, o pedido ainda pode cair em processo administrativo e costuma demorar para liberar.

12) O DS-160 possui um campo obrigatório para o solicitante informar o hotel que ficará hospedado. Se não posso comprar nada, o que coloco aqui?

Você pode informar o hotel que pretende ficar. Se desejar mudar depois, não há problemas.

13) O consulado fica com meu passaporte?

Se o seu visto for concedido, sim. O visto será colado em uma das folhas do seu passaporte. Por isso, não agende viagens que dependam do passaporte antes que ele retorne para suas mãos.

14) Preenchi o DS-160 e só depois me dei conta de que coloquei informação errada. Posso consertar?

Sim. Vá em https://ceac.state.gov/genniv/ e clique em “retrieve an application”. Você pode mudar informações no seu formulário em até 48 horas antes da sua entrevista. Após mudar o que deseja, imprima a confirmação e leve para a entrevista. Se você só percebeu o erro depois do prazo, entre em contato com o consulado.

15) Vi que é preciso pagar uma taxa chamada MRV, mas para receber o passaporte+visto em casa preciso pagar outra taxa?

Não. A taxa MRV é única. No processo anterior era necessário pagar separadamente pelo envio. Depois que o processo foi modificado, não é mais necessário pagar entrega.

16) Prefiro pegar pessoalmente meu passaporte+visto. É possível?

Sim. Você precisa indicar isso durante o processo. Quando for ao CASV, eles pedirão que confirme essa opção e o endereço para entrega.

17) Há diferenças nos formulários?

Sim. Formulários de homens e mulheres são diferentes. Leitores já reportaram que os formulários também mudam de acordo com a idade do solicitante.

18) Tenho que tirar o visto no estado/cidade onde eu moro, ou posso fazer em outro local?

Você pode fazer onde preferir. Mas lembre-se que se precisar fazer entrevista, deverá comparece ao CASV e ao Consulado em dias diferentes.

19) Posso marcar CASV e Consulado no mesmo dia?

Não. Você pode marcar em dias seguidos, mas não no mesmo dia.
Para facilitar, o CASV funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.

20) Existe um intervalo máximo permitido entre a visita ao CASV e ao consulado?

Sim. Você precisa fazer a entrevista num prazo máximo de 8 dias a partir do dia que for ao CASV.

21) A taxa MRV tem prazo para ser usada? E o formulário DS-160?

Sim, a taxa deve ser usada no prazo de um ano e não é reembolsável. Passado 1 ano, você perde o valor pago.

O formulário DS-160 tem validade de 3 meses.

22) Quero tirar o visto com minha família, é possível marcar a entrevista de todos juntos?

Sim, mas cada pessoa precisa ter seu próprio DS-160. Você pode inserir pessoas da família no final do formulário. Na hora de marcar a entrevista, entre com seus dados e insira as outras pessoas também.

23) Quais perguntas o agente consular faz na hora da entrevista?

Não há uma receita de bolo. Para cada caso, perguntas diferentes. Mas entre as principais: o motivo da sua viagem, se tem algum parente nos EUA, com quem você vai viajar, quanto tempo pretende ficar, se já viajou para os EUA antes (quando e onde), com quem você mora, etc. Caso o agente tenha dúvidas sobre o que você declarou no seu DS-160, vai perguntar mais coisas.

24) É verdade que não é permitido entrar no CASV e no consulado com bolsa e celular?

No CASV você pode entrar com bolsa e também com celular, desde que ele esteja desligado.
No consulado não permitem celular nem desligado, desmontado, desencarnado ou desabilitado. Não adianta, não entra. Do lado de fora dos consulados há locais onde você pode deixar seu celular guardado. Também não permitem aparelhos eletrônicos como ipods e afins. Você pode entrar com bolsa, mas vai passar por uma revista. Passa também por um detector de metais, então nao adianta esconder celular e ipod, eles encontram.

25) Tenho muitas outras dúvidas, posso falar com o consulado?

Sim. Eles mantém uma página com perguntas e resposta sobre o processo do visto americano.

Para falar com o consulado, tente a página de contato deles.

26) Conselhos finais:

– Não minta! Declare no DS-160 sua vida como ela é. Se o agente consular desconfiar que você mentiu, seu visto será negado.

– Não exagere na roupa nem para mais e nem para menos. Vá vestido normalmente e seja você mesmo o tempo todo.

– Não faça piadas, brincadeiras bobas e nem puxe conversa com o agente. Limite-se a responder somente o que o agente perguntar. Não conte casos, não dê desculpas, não chore mágoas e não tente aparecer fingindo ser mais do que você é.

– Se você é do tipo que fica nervoso em esperar, leve uma revista ou um livro para passar o tempo. É importante que você faça a entrevista tranquilo, confiante e positivo.

Boa sorte!

Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Passo a passo para tirar visto americano” e “Treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)

Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.

Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania européia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido. Para quem tem antepassados portugueses, recomendamos a leitura desse livrinho com o relato do autor sobre o processo de obtenção da cidadania portuguesa: “Como consegui minha nacionalidade portuguesa por atribuição“.

Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.

DEVIDO A QUANTIDADE ENORME DE PERGUNTAS REPETIDAS E A MINHA FALTA DE TEMPO, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO.

Precisa de hotel nos Estados Unidos? Reserve online pelo Booking:

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

1.038 Comments

  • afelipelima00@hotm

    novembro 3, 2014 at 8:26 pm

    Camila, preenchi DS 160 meu e da minha esposa. Ja agendei entrega de docs e entrevista, mas…lendo alguns comentários, notei que para solicitar o visto, o passaporte tem que ter 6 meses de validade…e o da minha esposa vence daqui a 5 meses. Ja solicitei na PF novo passaporte..e comparecerei com esse novo, mas…minha dúvida é a seguinte: tenho que alterar o DS 160? (La consta a validade e o numero do anterior). Como devo fazer?

    • Camila Guerra

      novembro 3, 2014 at 9:29 pm

      Tem que fazer outro DS-160 pois o número do passaporte muda.
      Não existe renovação de passaporte. Toda vez que a PF emite é um novo, com número diferente.
      []’s

  • Alyne

    novembro 3, 2014 at 3:35 pm

    Olá Camila estou angustiada com algumas duvidas!

    Eu e meu namorado já compramos nossa viagem para Orlando em Março de 2015.
    No formulário DS160 pergunta qual o grau de parentesco da pessoa que vai comigo, não tenho a opção namorado, tem “friend” e “other”; qual devo preencher?

    Outra questão, estamos pagando a viagem no meu cartão de crédito, no formulario dele ele deve preencher que sou eu que estou pagando? ou deixa “self” mesmo? afinal estamos pagando tudo juntos?

    Outra questão e é a que esta tirando meu sono, a irmã dele está de aupair há 8 meses e volta em Abril de 2015 para o Brasil, está tudo legal e sem problemas, quero saber se isso atrapalha!! e se ele precisa dizer qeu tem parentes morando la mesmo que não seja por conta própria já que ela esta no método aupair!

    Obrigada!!!

    • Camila Guerra

      novembro 3, 2014 at 7:58 pm

      Pôxa, Aline, você não leu os comentários, né? Eu já dei milhões de vezes minha opinião sobre parentes nos EUA. Por favor, tire um tempinho e leia os comentários desse post e dos outros sobre visto americano.
      No seu lugar eu colocaria “other”.
      Se ele tem renda e está pagando a parte dele, deve declarar “self”.
      []’s

  • Gabriela

    novembro 2, 2014 at 1:14 am

    Boa noite Camila…
    faço faculdade e não tenho renda. Pretendo ir ao EUA em Janeiro na casa do meu avô. Meu pai tem 10 mil na conta, ele é aposentado mas não ganha muito pra comprovar renda.. O que você me aconselha, fazer uma carta custeio com o extrato do banco com esse dinheiro na conta dele ou depositar na minha conta e não fazer a carta? você acha que consigo o visto com uma dessas alternativas? Ou pedir pro meu avô que mora lá fazer uma carta convite ? Muito obrigada desde já!

    • Camila Guerra

      novembro 3, 2014 at 8:03 pm

      Faça a crata, Gabriela.
      Se vai ficar na casa do avô e vai declarar isso no DS-160, vai precisar de uma carta convite.
      Sobre as possibilidades de conseguir ou não o visto, nao dá pra arriscar um chute. Só vai saber tentanto.
      []’s

  • Carla Souza

    outubro 29, 2014 at 4:44 pm

    Obrigada Camila.
    Dei um olhada naquele Form D-160 e no caso dos meu filhos,tem uma parte que eles pedem a renda mensal, deve ser a nossa renda (pais) ou de quem está financiando a viagem?

    Carla Souza

    • Camila Guerra

      outubro 29, 2014 at 8:49 pm

      Carla, não sei direito o passo a passo do formulário para esses casos. Ele muda as opções/perguntas de acordo com algumas respostas.
      Mas se houver a pergunta sobre renda mesmo assim, ela deve ser informada como nenhuma ou algo do gênero pois a renda não é dos filhos, é dos pais.
      []’s

  • Eron Murta

    outubro 29, 2014 at 1:02 pm

    Estou sem o passaporte no momento, onde posso conferir o vencimento do visto ? Não encontro em lugar algum!

  • Carla Souza

    outubro 29, 2014 at 2:03 am

    Olá Camila,

    Meu sogro irá custear uma viagem para os meus filhos pra Disney (Filho 18 anos) e filha (15 anos).Ambos são estudantes.
    No dia da entrevista meu filho irá levar o imposto de renda do meu sogro e carta custeio.Ele já é aposentado, mas tem vários imóveis, então acredito que não haverá problema.Também apresentará o comprovante de pgto da faculdade de Direito e o comprovante de pgto de escola da minha filha.Mas me informaram em uma agencia que deveria mandar o imposto de renda do meu esposo, pois ele é o responsável legal dos filhos.Aí me preocupei pois meu marido trabalhou mais como autonomo no ano passado e seu imposto de renda foi bem baixo.É realmente necessário apresentar o imposto de renda dele?Além dos comprovantes de pgto preciso de uma carta da escola e faculdade alegando que eles estudam lá?

    Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho.

    Carla Souza

    • Camila Guerra

      outubro 29, 2014 at 11:24 am

      Oi, Carla!
      Sempre digo que documento é melhor ter de sobra do que faltando. Como seus filhos são dependentes de vocês (e não do avô), é bom levar a documentação de renda e vínculos de vocês.
      Na maioria dos casos o candidato a visto nem sequer tem chance de mostrar documentação, mas é bom ter tudo, caso precise.
      Sobre a faculdade e escola, o comprovante de matrícula é suficiente.
      []’s

  • Raiene

    outubro 28, 2014 at 10:48 pm

    Olá! Adorei as dicas.

    Eu pretendo ir para Utah em janeiro de 2015. Vou pagar o GRU essa semana e quero saber o que faço depois. Vou para casa da filha do meu avô(padrasto da minha mãe). Ele tem green card, vai sempre para lá e dessa vez vai me levar. Faço faculdade e não tenho renda, será que consigo o visto? Ou preciso comprovar que ele irá custear minha viagem? Esperando resposta! beijos e obrigada!

    • Raiene

      outubro 28, 2014 at 11:17 pm

      Lendo os comentários eu vi que preciso da carta custeio reconhecida rs Agora minha pergunta é: Meu avô é casado com minha avó materna há mais de 25 anos, sou neta de consideração. Ele é brasileiro, tem uma filha que casou com um americano e mora nos EUA há muitos anos e meu avô tem o green card, vai em 6 em 6 meses para lá. Ele é aposentado aqui e tem casas de aluguel. Será que consigo o visto? como ele ja tem o visto eu devo ir a entrevista sozinha. Ele ter green card ajuda ou atrapalha?

      • Camila Guerra

        outubro 29, 2014 at 11:09 am

        Raiene, acho que o green card do avô não faz diferença pois é dele e não seu. A sua situação como um todo é que vai influenciar positiva ou negativamente no processo.
        De qualquer forma, esses dias uma leitora relatou que levou o passaporte da mãe (que viajará com ela) e entregou para o agente consular. Você pode fazer o mesmo, se tiver chance.
        []’s

        • Raiene

          outubro 31, 2014 at 1:33 am

          Perguntei porque ouvi dizer que ir com pessoa ou pra casa de pessoa que é brasileira e mora lá pode dificultar, só não entendi. Mas obrigada pela informação. Vou fazer a carta custeio, se eles perguntarem eu falo. Obrigada. beijos

          • Camila Guerra

            outubro 31, 2014 at 11:43 am

            Raiene, conhecer alguém nos EUA dá ao candidato um “ponto de segurança” lá, o que, na visão do agente consular, facilita para quem quer imigrar ilegalmente. Por isso, conhecer alguém lá costuma atrapalhar nos casos em que o candidado a visto não tem uma situação boa no Brasil.
            []’s

  • Carla Souza

    outubro 27, 2014 at 11:25 pm

    Olá Camila,
    Por favor gostaria de saber se na entrevista , eles ficam com algum dos documentos apresentados pra comprovação de renda (imposto de renda, holerites).
    Obrigada,

    Carla Souza

  • Bruna

    outubro 26, 2014 at 11:22 pm

    Oi Camila! Fiz minha entrevista semana passada e fui informada ao final que meu visto foi concedido e que em 5 dias receberia o passaporte em minha casa, mas ao olhar o status da minha aplicação informaram que estou em processo administrativo. Isso acontece com frequência? Sabe se tenho chances de obter meu passaporte ate o final do ano, pois tenho uma viajem marcada para Europa em dezembro, já se passaram 7 dias úteis da entrevista.
    Obrigada!

  • Giuliana

    outubro 23, 2014 at 7:50 pm

    Oi Camila!! Estou com um problema, paguei a taxa antes de agendar o visto através de transferência bancária, só que eu tinha selecionado que pagaria em dinheiro!! O que eu faço?? Tem problema? Acha que vou perder o dinheiro??
    Brigada!

  • Paula

    outubro 22, 2014 at 2:20 pm

    PAULA, BOA TARDE GOSTARIA DE ESCLARECER UMA DUVIDA. FUI NO CASV DIA 20 SOLICITAR O VISTO DOS MEUS FILHOS ( 13 E 15 ) ANOS. ELES SAO ISENTOS DA ENTREVISTA, EU JA TENHO O VISTO DESDE 2012, NO FORMULÁRIO DISSE QUE QUEM IRIA ARCAR COM AS PASSAGENS SERIA MEU COMPANHEIRO, ISSO FOI DITO TAMBEM QUANDO FUI TIRAR O MEU VISTO. ESTOU ACOMPANHANDO PELO SITE O STATUS DO VISTO DOS MEUS FILHOS, ONTEM ESTAVA READY, HOJE PELA MANHA PROCESSO ADMINISTRATIVO, VERIFIQUEI NO SITE DO CONSULADO QUE ELE PODE DEMORAR ATE 60 DIAS NESTE PROCESSO. TENHO VIAGEM MARCADA PARA O DIA 26-11. SERA QUE O VISTO DELES SERA NEGADO?

    OBRIGADA, PAULA

  • Rafael Elias

    outubro 22, 2014 at 11:50 am

    Vim contar como foi no CASV e no Consulado, e gostaria de agradecer a Camila por ajudar a mim e tantas outras pessoas. Obrigado
    Chegamos, eu e minha esposa, no CASV por volta da 11:30 do dia 16/10/2014, nosso horário era 14:30 mais confundimos, sem problema, fomos atendidos rapidamente e liberados. No dia 17/10/2014 fomos ao consulado americano, chegamos por volta das 11:30 também, e nosso horário era 13:10, para nossa surpresa havia uma fila ENORME, chegamos no fim e fomos informados que o sistema tinha caído desde muito cedo, ai ficamos na fila, conversa com um, com outro e a noticia sempre era a mesmo, que o sistema havia caído e não tinha previsão de voltar, inclusive os funcionários do consulado começaram a entregar um papel para remarcar a entrevista pois não ia voltar e volta e meia vinham na fila avisar que se quisesse poderia ir embora que não tinha chance de voltar, a fila diminuiu uns 30%, ai colocaram todos pra dentro pois o sol estava muito forte. Ai aos poucos foram colocando grupos para as salas das entrevistas e por fim fomos atendidos e entrevistados. AINDA BEM :)

    Nossa entrevista foi super tranquila, levamos muitos papeis e nada foi pedido.
    C= Consul / E: Eu/ A: minha esposa
    C:Boa tarde
    E: Boa tarde
    C: Para onde vão
    E: Orlando
    C: Você é xxxx ,se referindo a minha esposa
    A: Sim
    C: E você? se referindo a mim
    E: xxxx
    C: Ja viajaram para fora do pais?!
    E: Sim
    A: Não
    C: Tem filhos
    A: Não
    C: VISTO APROVADO!!!

    Muita alegria nessa hora, Obrigado Camila

  • Anderson

    outubro 21, 2014 at 1:06 pm

    Olá Camila

    Primeiramente seu site e perfeito, inclusive esse assunto, li e reli e rereli todas as perguntas e antes estava animado, depois desanimei e agora to começando a achar uma luz….vê se meu perfil e + ou – bom

    Sou Casado, 32 anos, tecnico telecom há 6 anos em uma multinacional, na carteira ganho 1.700 e sou MEI (micro empreendedor)
    tenho um carro e uma moto no meu nome.
    Minha esposa 33 anos e recuperadora de credito há 5 anos e recebe pouco pela carga horaria 780,00 mas recebe uma participação nos lucros anual de 7.000 (com contra cheques) tem uma casa em seu nome e não temos parentes nos EUA.
    somos isentos do IR e temos um valor na conta (5.000) que não e poupança pois meu cunhado sempre pede o valor emprestado para movimentar sua empresa…..as perguntas são:

    1 – nosso caso e muuuito ruim ? pelo valor ? ja que temos bens e nosso tempo de emprego favorece
    2 – posso distribuir o valor do PL da minha esposa por mês, ja que posso comprova-lo
    3 – consigo tirar um Decore da minha empresa para mim e minha esposa, mas vc não acha que vai ficar meio suspeito para eles? lembrando que ja tiro um valor mas não tenho como comprovar.
    4 – pelo fato do meu cunhado depositar todo mes um valor de 5.000 também não pode parecer suspeito ?
    5 – ja vou sair daqui com passagens / ingressos / aluguel do carro pagos, vou pedir a agencia para imprimir um orçamento antes, pretendo tirar o visto em FEV e viajar em SET

    o que acha da minha situação ? ja posso preparar as malas rsrs

    • Camila Guerra

      outubro 24, 2014 at 1:45 pm

      Anderson,
      1- Não é dos melhores não, tampouco dos piores.
      2- Sim
      3- Se declarar no DS-160 um valor e tiver que mostrar comprovação com valor diferente, vai sair de lá sem visto.
      4- Se acontecer do agente examinar seu extrato (muito raro), ele pode perguntar sobre os depósitos. Esteja pronto para responder sem titubear.
      5- Não garante nada.
      Acho que sua situação é muito incerta e exige atenção. Sua entrevista será muito importante no processo.
      []’s

  • Gabriela

    outubro 21, 2014 at 3:10 am

    Camila, tenho 19 anos, sou estudante, sem renda e dependente de meus pais… É preciso levar declaração reconhecida sobre o patrocínio deles, ou só quando não há parentesco de primeiro grau?

  • Adriana

    outubro 19, 2014 at 4:13 pm

    Oi Camila, gostaria de pedir sua ajuda. Estou preenchendo a ds 160 para visto de turismo mas tenho duvidas em relação ao que colo como minha renda, só autonoma e presto serviço para uma empresa, mas não tenho um fixo lá e por isso minha renda varia muito e sou isenta do imposto de renda. Você acha que devo colocar uma renda de por ex uns 1500 no preenchimento q seria uma base ou colocar que não se aplica? unico modo q tenho de comprovar renda seria extrato bancario, já q do ir sou isenta. Obrigada

    • Camila Guerra

      outubro 23, 2014 at 11:27 pm

      Adriana, acho que você tem que tirar uma média.
      O documento oficial den renda do Brasil é o IR, mas como não tem, leve extrato, comprovantes de pagamento, recibos, contratos. Raramente pedem, mas se pedirem, é bom ter.
      []’s

  • Daniela

    outubro 16, 2014 at 12:57 am

    Olá Camila:

    Estou com uma dúvida em relação à minha entrevista do visto.
    Amanhã irei realizar minha identificação no CASV e agendei minha entrevista no consulado dia 24/10. Sou funcionária pública há 5 anos, meu marido também está empregado, temos casa, carros em nossos nomes e também estou fazendo pós-graduação e uma segunda faculdade. Acredito que não terei problema com a comprovação de vínculos. O meu maior problema é que eu já possuía um passaporte que venceu há mais de 10 anos com visto americano também já vencido, mas quando fui tirar meu novo passaporte, percebi que havia perdido este passaporte. Informei para a polícia federal que havia perdido o antigo no dia de fazer este novo passaporte, paguei uma taxa e retirei meu passaporte novo. No formulário DS-160 perguntam se você possui um passaporte que foi perdido ou roubado. Como achei melhor falar a verdade, respondi que sim e expliquei que havia perdido o antigo quando este já havia expirado juntamente com o visto americano. Você acha que meu visto pode ser negado por ter perdido um passaporte com visto americano, mesmo com ambos já vencidos? Também perdi a cópia autenticada do visto e do passaporte.
    Muito Obrigada e abraços!

  • Jéssica

    outubro 14, 2014 at 9:58 pm

    Oi Camila, fiz um comentário antes desse perguntando sua opinião sobre minha situação mas não foi publicado, queria muito saber o que você acha, estou com medo de não conseguir o visto.
    É o seguinte: minha mãe tem uma amiga que os filhos dela moram nos EUA, ela vai visitá-los e me convidou para ir junto. Eu faço faculdade e trabalho, porém ganho um salário mínimo, moro com a minha mãe e sou dependente dela. Ela irá custear toda viagem pra mim.
    No dia da entrevista irei com amiga dela, pois ela necessita renovar o visto.
    Você acha minha situação complicada? Será que o fato de eu conhecer brasileiros que moram lá pode fazer eles pensarem que quero fazer o mesmo? Ou por eu estar indo com alguém que já foi e voltou é bom sinal?
    Você acha que se minha mãe tirasse o visto comigo eu teria mais chances?
    Desculpa tantas perguntas, mas estou apavarada

    • Camila Guerra

      outubro 24, 2014 at 1:26 pm

      Jéssica, acho que sua situação não é das melhores. Tampouco das piores.
      A renda é baixa, a faculdade ajuda e a situação da mãe vai influenciar no processo.
      O fato de conhecer pessoas lá pode atrapalhar nos casos em que o agente não encontra bons vínculos com o Brasil. Mas não é regra.
      Se a mãe estivesse junto seria melhor sim, mas ela só pode fazer isso se ainda não tiver visto e for tirar (ou renovar) o dela. Ela não pode acompanhá-la na entrevista, a não ser que você seja menor.
      []’s

  • Henrique

    outubro 14, 2014 at 5:58 pm

    Boa tarde Camila!

    Meu nome é Henrique, tenho 27 anos, casado, servidor público federal há 1 ano e pretendo solicitar meu visto americano agora em Dezembro (2014) para viajar em Abril de 2015 para Orlando, durante 6 dias, com minha esposa (25 anos) e mais 1 casal de amigos da mesma idade que a nossa.
    Já fiz intercambio para os EUA em 2008/2009 (Work Experience) e já viajei para a America do Sul. Meu salário bruto é de R$3.900,00 e o da minha esposa é de R$1.200,00. Minha esposa trabalha na mesma Universidade Federal, porém é funcionária terceirizada (não concursada) há 6 meses. Temos cerca de R$16.000,00 na poupança juntos e o pacote de viagens já comprado.

    Minha maior dúvida é de como preencher o DS-160 da minha esposa que tem um salário um pouco inferior…. Poderia eu colocar que irei pagar a viagem dela? Ou colocar que ela mesma vai pagar? Ou ainda, pedir o pai dela que faça uma declaraçao dizendo que irá pagar as despesas dela (pois ele é empresário, tem boa renda e declara a mesma)? Qual situação resolveria isto sem termos maiores surpresas?

    Desde já agradeço!

    Um abraço!

    • Camila Guerra

      outubro 24, 2014 at 1:19 pm

      Henrique, como eu sempre falo aqui, minha opinião é que a pessoa relate a relidade como ela é. Mentira só complica as coisas. Enfim, o processo é seu, a decisão é sua.
      Façam o processo juntos para aumentar as chances da esposa. Pode acontecer do agente conceder seu visto e negar o dela, mas tudo isso vai depender da leitura que o agente fizer do que você declarar no DS-160.
      A grana guardada ajuda, seu emprego ajuda, as viagens ajudam. Lembre-se que a entrevista influi muito na decisão quando há dúvida com relação aos dados do DS-160.
      []’s

  • Jéssica

    outubro 14, 2014 at 1:54 pm

    Lendo os comentários fiquei com mais algumas dúvidas Camila.
    Eu devo levar a carta de custeio assinada pela minha mãe? E caso seja positivo o fato de eu conhecer alguém lá, você acha que seria interessante eu apresentar uma carta convite (irei ficar na casa de um dos filhos da amiga da minha mãe), ou não é necessário pelo fato de eu viajar com a mãe do dono da casa?

  • Rafael Elias

    outubro 13, 2014 at 8:02 pm

    Oi Camila, viu eu estou declarando a tia da minha esposa como pagante e não minha esposa entendeu? Estamos levando todos os papeis comprovando bens, renda, investimento bancários e inclusive carta custeio com assinatura reconhecida em cartório. Alem de tudo isso estamos levando o imposto de renda da minha esposa contendo nossa casa, documento do nosso carro, holerites e extrato bancário com uma poupança de 11 mil reais, mesmo sendo outra pessoa financiadora estamos levando documentos nossos também. A minha duvida é em relação ao meu holerite, acho que vou mandar o escritório fazer colocando horas extras e adicional noturno, pois trabalho como fotografo na empresa do meu pai e trabalho a noite, o que você acha de eu pedir pro escritorio fazer isso?! obrigado e desculpe a encheção de saco, é que minha entrevista é agora sexta-feira. =/

    • Camila Guerra

      outubro 13, 2014 at 9:21 pm

      Acho que comprovação nunca é demais. Leve sim, mas saiba que o agente pode recusá-lo pois o documento oficial de renda do Brasil é o IR e é justamente por isso que ele é exigido no processo para o visto. De qualquer maneira, na grande maioria dos casos nem o IR a pessoa tem chances de mostrar. É muito mais comum o agente fazer 2 ou 3 perguntas e negar/conceder o visto sem pedir documentação alguma.
      Espero que corra tudo bem na sua entrevista. Vá confiante e boa sorte! ;)
      []’s