Pin It
Home » Petrópolis RJ » Petrópolis com crianças – o que fazer na Cidade Imperial com os pimpolhos


Petrópolis é conhecida pela presença histórica da família Imperial, pela sua boa gastronomia e por seus polos de moda que atraem compradores de todo o Brasil. É também conhecida por ser o início da Travessia Petrópolis x Teresópolis, das mais bonitas do país.

Mas muitas pessoas querem curtir Petrópolis com a família e isso inclui crianças de todas as idades.

A cidade não tem os melhores atrativos para a criançada, mas aqui vão algumas dicas para os pequenos também se apaixonarem pela Cidade Imperial.

Museu Imperial

Se o seu filho já viu história do Brasil na escola, o passeio pelo museu vai ser bem educativo e interessante. O Museu Imperial tem peças curiosas da época que rendem bons comentários.

Se as crianças ainda não foram apresentadas à história do Brasil, nem por isso precisam abortar o passeio ao Museu. Antes da visita, conte uma historinha para os pequenos e na hora da visita, ilustre com o que o Museu Imperial apresenta. Contar histórias incentiva a criançada a pensar, imaginar e se interessar.

Para andar pelo Museu Imperial e não arranhar o piso, é necessário usar pantufas nos pés, que são um show à parte e divertem qualquer idade. :)

Outra diversão para a criançada é passear pelos jardins do Museu procurando esquilos, micos, pássaros e outros animaizinhos que vivem por ali. Instrua seu filho para que faça silêncio. Se der sorte encontrará vários animaizinhos que costumam passar pelo museu, mesmo fora do bosque.

A área externa do museu é bem extensa e pode render brincadeiras das mais diversas e até um passeio de bike (só para as crianças).

Área externa do Museu Imperial em Petrópolis

Área externa do Museu Imperial em Petrópolis


Em frente ao museu estão as Vitórias, charretes super polêmicas na cidade e, no mesmo local, há o trenzinho que dá uma volta pelo centro histórico em cerca de 20 minutos.

Pedacinho do bosque do Museu Imperial e a criançada se divertindo

Pedacinho do bosque do Museu Imperial e a criançada se divertindo


Crianças até 7 anos não pagam. O acesso ao bosque do Museu é gratuito para todas as idades.
Na compra da entrada para o Museu e para o espetáculo Som & Luz, você tem desconto se comprar ambas as atrações. Mas o Som & Luz pode ser um pouco cansativo para crianças, especialmente as muito pequenas.

Praça da Liberdade

Ou Praça Rui Barbosa. É um local mais divertido para crianças menores. Na praça há pipoqueiro, charretinhas puxadas por bodinhos, balão de gás, um pequeno parquinho e um bom espaço para brincadeiras. Atualmente a Praça da Liberdade está passando por merecida reforma.

Casa de Santos Dumont

A casa de veraneiro do Pai da Aviação foi mantida intacta e guarda algumas curiosidades. Entre elas, o chuveiro feito de balde, o armário que vira cama, e a escada de um pé só. É uma visita rapidinha pois a casa é bem pequena, mas é super educativa para as crianças e interessante para os pais. Bem ao lado da Praça da Liberdade (pertinho dA Encantada) há uma outra pracinha com uma réplica do 14 Bis. O avião projetado por Dumont fecha a visita com chave de ouro.

Museu da Casa de Santos Dumont

Museu da Casa de Santos Dumont


Museu de Cera

Bem pertinho está também o Museu de Cera de Petrópolis com réplicas de personagens como Jack Sparrow, Superman, Mr. Bean, D. Pedro, o próprio Santos Dumont, etc. Pode ser uma boa atração para a criançada.

Jack Sparrow de Piratas do Caribe

Jack Sparrow de Piratas do Caribe


Parque Natural de Petrópolis

Para a criançada mais ativa, vale uma visita ao Parque Natural no centro da cidade. É uma área verde que possui algumas trilhas curtas e um espaço agradável para brincar.

Parque Natural de Petrópolis

Parque Natural de Petrópolis


Parque Municipal de Petrópolis

Mas a diversão completa para as crianças está certamente no Parque Municipal (ou parque de exposições), que fica no bairro petropolitano de Itaipava. Para a criançada correr livre, andar de bike, jogar bola, soltar pipa e etc, não deixe de ir ao Parque Municipal em Itaipava. Lá há parquinho, cavalos, aluguel de bikes e uma área extensa para brincadeiras de todo tipo. É, sem dúvida, um espaço excelente pra toda a família.

De todos os tamanhos, adultos, crianças e idosos pedalam tranquilamente

De todos os tamanhos, adultos, crianças e idosos pedalam tranquilamente


No bairro vizinho a Itaipava chamado Nogueira, você encontra também cavalos para um passeio pelo lago do bairro.

Palácio Quitandinha

O Quitandinha é um show à parte por sua história e imponência. O Palácio atualmente pertence ao SESC e hospeda vários eventos culturais da cidade. Há também um boliche em funcionamento no local. Fica um pouco distante do centro mas há transporte fácil até lá.

No lago do palácio você pode levar seu filho para andar de pedalinho e logo em frente há cavalos e pôneis para um passeio pela área.

Também há hotéis e restaurantes por perto.

O imponente Palácio Quitandinha, onda a criançada pode dar umas voltinhas a cavalo ou pônei

O imponente Palácio Quitandinha, onda a criançada pode dar umas voltinhas a cavalo ou pônei


Ecoturismo

Se a idéia é acrescentar um pouco de aventura e muito verde ao passeio, uma boa opção é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A Cachoeira Véu da Noiva é uma boa pedida para quem quer fazer uma caminhada mais longa. A trilha é praticamente toda feita subindo, com lindas vistas para o vale do Bonfim. Claro que é necessário cuidado, especialmente com as crianças, em áreas como essa. A trilha para o Véu da Noiva é bem definida, mas para chegar à cachoeira é necessário atravessar o rio pelas pedras.

Se preferir uma caminhadinha mais curta no Parque Nacional, você pode escolher um dos lindos poços da região e tomar um banho nas águas geladíssimas do parque. Mas não se esqueça, sempre de olho na criançada!

Cachoeira de quatro metros no Poço das Duchas

Cachoeira de quatro metros no Poço das Duchas


Tanto as áreas na mata quanto à beira de rios e quedas d’água são áreas onde os pais e reponsáveis precisam ter cuidado redobrado com seus pimpolhos.

Não é porque Petrópolis tem parte relevante no cenário histórico do Brasil que ela não pode divertir a garotada. Claro que pode! :)

Sugestões para a garotada que visita Petrópolis? Deixa aí na caixa de comentários! ;)

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



Sugestão de leitura:

2 Responses to Petrópolis com crianças – o que fazer na Cidade Imperial com os pimpolhos

  1. Paula Brum disse:

    Ai, ai….. E a vontade de conhecer a cidade só aumenta!!! Ótimas dicas de roteiro, favoritadissimas!!! Abraços, querida!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top