Pin It
Home » Dicas » Dicas de Restaurantes no Centro de Petrópolis, RJ


Resolvi fazer esse post pois, como moro em Petrópolis, de vez em quando me pedem informações sobre alimentação no centro de Petrópolis. Então, escrevo abaixo minhas observações de acordo com as minhas experiências nos restaurantes citados.

O centro de Petrópolis não é dos mais privilegiados em termos de gastronomia, mas existem alguns bons restaurantes que salvam a gente. No final do post veja a localização deles no mapa.

Capitólio Sushi Bar e Restaurante
Localizado na Rua D. Pedro I, 270.
Muito boa comida, mas peca um pouco no atendimento. Se estiver lotado, os garçons se ocupam muito com as mesas numerosas e se esquecem das menores.
É um excelente lugar para um chopp, um petisco ou um jantar mais farto. Possuem ambiente externo e segundo andar.
Meus preferidos são o Yakissoba (divino!), a porção de frango que vem muito bem servida e um brownie com sorvete que é uma tentação! Recomendo muito! O preço não é dos melhores, mas vale. O salmão deles também é muito bom.
No inverno o Capitólio serve também rodízio de caldos, mas só às segundas e terças.
Ah, e se você for anivesariante, ganha um brownie com sorvete de presente.

Massas Luiggi
Localizado na Praça Rui Barbosa 185, também conhecida como Praça da Liberdade, no centro.
Como o próprio nome diz, serve massas. São dois restaurantes em um e geralmente o púbico é também diferente. Em uma das partes (a que fica dentro de uma casa antiga) servem massas em geral e o ambiente é mais reservado, mais calmo. A pizzaria, que é anexa à casa, já é mais barulhenta, confusa e tem telão que, para minha infelicidade, vira e mexe passa jogo de futebol. Então, na pizzaria costumo ir quando está vazia pois o barulho me incomoda um pouco.
As pizzas são muito boas, e as massas… nham… delícia. Adoro a lasanha Paradiso Alpino, recomendo. O preço é um pouquinho acima da média.
Mas vá com tempo pois o atendimento demooora, or pratos demooooram…. chega a ser irritante. O Luiggi é muito bom, mas peca no atendimento demorado (em ambas as partes do restaurante).

Restaurante Imperatriz Leopoldina
Av. Koeller 376
Está localizado em frente à Praça da Liberdade. É o restaurante do excelente hotel Solar do Império.
Já tive oportunidade de almoçar no Imperatriz Leopoldina algumas vezes e só tenho elogios. O atendimento é perfeito, os pratos deliciosos e o ambiente muito bonito e requintado. Aliás, requinte é uma característica desse hotel.
Mas o Imperatriz Leopoldina não cabe em qualquer bolso. O preços são mais salgados que a média, mas vale a pena!
Ideal para comemorar um aniversário de casamento ou coisa do gênero.

Pizzaria Liberatta
Localizada na R. Engenheiro Miguel Detsi 85, também no centro e pertinho da Praça da Liberdade.
A qualidade das pizzas é boa e só servem rodízio. Você paga na entrada e tem refrigerantes e sucos liberados. O ambiente é bonito, mas o atendimento é ruim. Se a pizzaria estiver cheia (o que quase sempre está) prepare-se para agarrar nas pernas dos garçons a fim de conseguir um pedaço de pizza.
É local muito frequentados por grupos, especialmente em comemoração a algumas datas. Ambiente também barulhento e confuso, mas a qualidade da pizza compensa essa parte.
Nos finais de semana chegue cedo pois costuma ter fila para entrar.
Eles têm uma filial em Itaipava, que é bem maior e bem melhor. Mas falo dela numa outra oportunidade.

Casa D’Ângelo
Localizada na R. do Imperador 700, bem no centrinho de Petrópolis.
É a casa mais tradicional da cidade e talvez das mais conhecidas.
Possui um bar que fica de frente para a R. do Imperador e está sempre muito movimentado. É o ponto de encontro do pessoal que gosta de bater um papo tomando um chopp e comendo uns petiscos.
Pela entrada lateral você chega no restaurante da Casa D’Ângelo.
A localização é ótima e o ambiente antigo foi mantido, dando um ar diferente ao restaurante.
Servem rodízio de caldos e massas além do cardápio convencional. A comida é boa, mas não é excelente e o preço é um pouquinho salgado, mas nada demais.


Churrascaria Majórica
Rua do Imperador, 754
A única churrascaria no centro da cidade, localizada à R. do Imperador.
Servem outros pratos além de churrasco. Preparam uma batatinha frita bem fininha que é uma delícia, ela estufa e fica torradinha.
O ambiente é muito fechado e por isso, é comum sair de lá com cheirinho de comida.
Boa comida, mas o preço é um poquinho salgado.

Pizzaria Di Farina
Ficavam na R. 13 de maio, mas cresceram e mudaram para a Av. Ipiranga, 629.
Ótima pizzaria da cidade, foi fundada em 2011. Bom atendimento, ambiente agradável e a pizza deles é uma delícia. O preço está na média do praticado na cidade.
Ótima opção!

Petiscaria Imperial (acrescentada em 23/02/2013)
Fica na rua Doutor Nelson de Sá Earp, Nº 307, centro. (24) 2231-1379
Restaurante relativamente novo, abriu em 2012. Fomos com amigos e adoramos. Atendimento excelente e os petiscos, servidos em rodízio, são muito bons. O restaurante é relativamente grande mas fica bem cheio. Em alguns casos vale a pena fazer reserva. Oferece ambiente interno e externo. Ficamos na parte interna e achamos duas coisa um pouco chatas: saimos de lá cheirando a gordura e fica rolando um vídeo com samba e pagode o tempo inteiro. Pra quem gosta é ótimo, mas pra quem não gosta, cansa. Mas compensou pela qualidade da comida. O ambiente é um pouco barulhento e eles recebem muitos grupos. Você paga um valor fixo e como até não aguentar mais. Além do que é oferecido na mesa, também está incuído no preço massas e sorvetes, é só pedir que o garçom trás pra você. Recomendo.

Restaurante Igualité
Fica na R. D. Nelson de Sá Earp 297, atrás da Empada Brasil, bem pertinho da Praça da Liberdade.
Bom restaurante, ambiente agradável e comida boa a preço razoável. A Truta deles é gostosinha e o atendimento é bom.

Para doces e tortas recomendo o Willemsen  na R. 16 de março 134. O preço é salgado, mas os doces são bons. Servem salgados também, com menor variedade.

O Chocolates Katz (na 16 de Março ou próximo à Praça da Liberdade) serve um capuccino excelente. Precinho salgado mas qualidade boa. Servem também salgados e afins.

Além das opcões acima, no centro de Petrópolis você encontra McDonald’s, Bob’s, Subway e Spoletto.

Durante o dia as opções para almoço em restaurante por quilo são enormes. Em qualquer lugar da R. do Imperador você encontra um restaurante self-service. Alguns mais caros, outros mais baratos. Com destaque para o restaurante chinês vegetariano self-service San Te Tang, localizado também na R. do Imperador 288, dentro do Shopping Pedro II. Excelente comida e preço muito bom!
Petrópolis possui outros restaurantes excelentes localizados em outros bairros, mas deles falarei em outra oportunidade.
Existem alguns outros restaurantes no centro da cidade que não tive ainda a oportunidade de visitar e, portanto, não posso dar minha opinião por enquanto.

Bon apetit!

Veja aqui a localização dos restaurantes no mapa:

Visualizar Restaurantes no centro de Petrópolis, RJ em um mapa maior


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

21 Responses to Dicas de Restaurantes no Centro de Petrópolis, RJ

  1. Tirza Marques disse:

    Estou planejando ir para Petrópolis e não sei nadinha sobre o local haha. No Massas Luigi tem estacionamento?

    • Camila Guerra disse:

      Tem um pequeno estacionamento gratuito na frente, Tirza. Dependendo do dia e do horário, fica fácil ou difícil estacionar ali. Naquela área você pode estacionar em alguns locais na rua mesmo (R$ 3 por 1 hora ou flanelinhas à noite) e no Bauhaus, que fica próximo mas é bem caro. Se optar por parar na rua, não aconselho estacionar na Av. Koeller à noite, pois não é das ruas mais seguras.
      Dê uma olhadinha no Luiggi pelo Google Maps que você vai ter uma boa noção do estacionamento deles e das imediações.
      []’s

  2. Viviane disse:

    Olá Camila!
    Gostaria de saber, se algumas dessas opções estão abertas aos domingos.
    Um abraço

    • Camila Guerra disse:

      Oi, Viviane!
      Tirando o Willemsen e o Katz, todos os estabelecimentos que mencionei abrem domingo. Só não tenho certeza sobre o antigo Igualité, que agora é o restaurante da franquia Empada Brasil.
      []’s

  3. Andressa disse:

    Qual é a média de preços do Restaurante Igualité?

    • Camila Guerra disse:

      Olá, Andressa!
      Agora esse restaurante é da Empada Brasil. Estive lá recentemente para almoçar por quilo e achei o preço bem salgadinho. No entanto, a qualidade da comida é muito boa. Não sei te dizer em termos de valores e faz tempo que não comemos à la carte ali. Se quiser comida por quilo, há opções bem mais baratas na Rua do Imperador.
      []’s

  4. Juliana disse:

    Estive em Petrópolis com meu marido e minha filha de 4 anos no mês passado e segui todas as dicas do seu blog. Li seus os artigos sobre a cidade e foi tudo perfeito, você é muito detalhista e isso é bom para nós os turistas. Minha filha ficou apaixonada pelos bichinhos do jardim do museu, nunca tinha visto macaquinhos tão de perto e ficou encantada. Voltei aqui para agradecer e dizer que comemos no Luiggi a lasanha que você recomenda nesse texto e amamos. Obrigada, nosso fim de semana foi perfeito com sua ajuda. Um grande beijo.
    Ju

  5. Achei ótimo esse site, mas por que não informam sobre o Luka’s Pizzaria. Frequento no Bingen. Comida excelente, preço razoável e atendimento de primeira. Recomendo.

  6. Gisele Vieira Christo disse:

    Oi Camila,
    Vc já conhece o Sá Carola? Eles ficavam num espaço pequenininho perto da Praça da Liberdade e agora estão num espaço lindo no Valparaíso. Se vc não conhece, recomendo que vá lá. Fui duas vezes e sempre super bem atendida e comida deliciosa.
    Bjs
    Gi

  7. Marcelo disse:

    Olá Camila,
    quando tiver chance, faça uma visita ao nosso Restaurante no Centro de Petrópolis, apreciamos todas as críticas e nossa intenção é melhorarmos a cada dia !

    http://www.facebook.com/fileesushi

    http://www.filecomfritas.com/

    Marcelo / Vicente

  8. Bruna disse:

    Oi Camila
    Vi suas dicas aqui e já anotei. Estou planejando uma viagem independente ou seja sem excursão tipo mochila. Eu curto provar a culinária local. Você teria dicas sobre restaurantes que servem comida regional. Afinal para comer churrasco eu vou aqui mesmo. Quando viajo quero novidades

    Pretendo chegar de manha direto de Sao Paulo pegar um hotel ou pousada e sair vendo a cultura e hábitos locais. Adoro visitar mercados, e rua do comercio local.

    Você acha que da para conhecer Petrópolis em 2 dias?

    Obrigada

    Bruna

    • Camila Guerra disse:

      Oi Bruna,

      Obrigada pela visita!

      Recebemos muitos imigrantes alemães, mas também muitos italianos, portugueses e outros.
      Isso se refletiu na nossa alimentação, fazendo de Petrópolis uma cidade bastante eclética no que diz respeito a gastronomia.

      Temos massa, comida mineira, pizzarias, comida japonesa… não consigo pensar em nada muito regional e diferente do que se come em outras cidades do sudeste brasileiro.

      Famosa na região é a petropolitana Casa do Alemão. Lugar para você comer o famoso pão com linguiça e um croquete muito gostoso. É uma lanchonete para comidas rápidas, não exatamente um restaurante. No cardápio, não menos famoso é o joelho de porco, bem típico da culinária alemã. Eles têm lanchonetes também na cidade do Rio de Janeiro e na subida da Serra. Aqui em Petrópolis têm uma na entrada da cidade (perto do Pórtico no bairro Quitandinha), uma pequena no centro da cidade na Rua 16 de Março e outra em Itaipava, outro bairro com excelente gastronomia.

      Esse artigo é sobre os restaurantes do centro da cidade, mas temos ótimos restaurantes em outros bairros de Petrópolis que também valem a visita.

      Sobre o tempo para conhecer a cidade, vai depender muito do que você quer fazer. Aqui temos a parte histórica da época do Império, a Casa de Santos Dumont, o Palácio Quitandinha e outras construções interessantes. Mas também temos a parte de ecoturismo, a rua Teresa (uma rua só com lojas de roupas) e etc.

      Se você pretende ficar só pelo centro da cidade, conhecer museu e afins, eu diria que 2 dá sim. Mais que isso, não dá não.

      Recentemente ganhamos um museu de cera e a cervejaria Bohemia abriu seu centro cervejeiro para visitação, fomos lá conferir: http://www.viagenseandancas.com.br/2012/04/visita-ao-centro-cervejeiro-da-bohemia-em-petropolis.

      Qualquer dúvida é só perguntar. ;)

      []‘s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top