Pin It
Home » Dicas » Outono/inverno: a melhor época para subir montanhas!


Trilha do Castelinho, Petrópolis, RJ

Trilha do Castelinho, Petrópolis, RJ

O calor e as chuvas pesadas estão indo embora com a despedida do verão. É hora de trocar as praias pelas lindas montanhas.

Outono/inverno é época de optar pelas caminhadas, pelas vistas privilegiadas das montanhas.

Nós somos de Petrópolis, RJ. Serra e montanhas são o que não falta por aqui. Temos opções para vários gostos e disposições. Veja dicas abaixo.

Dia 14 de abril de 2012 o Centro Excursionista Petropolitano abre oficialmente a temporada de montanhismo por aqui, em evento que será realizado no Palácio de Cristal. Veja o convite abaixo (clique para aumentar).

Abertura da Temporada de Montanhismo, Petrópolis RJ

Abertura da Temporada de Montanhismo, Petrópolis RJ

Programação da ATM 2012

Programação da ATM 2012

 

O montanhismo pode ser praticado nos mais variados níveis. Você não precisa ser altamente treinado para fazer uma caminhada bacana. Precisa sim ser altamente disposto e altamente comprometido com a natureza. Quanto à escalada, aí sim você precisa de treinamento e equipamento próprio de qualidade.

Se você ainda não sabe o que é e nem como praticar montanhismo ou se não sabe o que deve levar numa caminhada, fizemos um post totalmente dedicado ao iniciante na prática do montanhismo.

Na região de Petrópolis, experimentamos algumas caminhadas bastante fáceis. Excelente opção para esse início de outono, onde o clima ainda está um pouco quente e as chuvas não cessaram completamente.

Veja aqui algumas opções para você começar a temporada em Petrópolis. Clique nos links para ver fotos e o relato de cada caminhada:

Castelinho: uma das caminhadas mais fáceis, tradicionais e bonitas de Petrópolis. Tem vista privilegiada para a Baía de Guanabara. Inicia-se no Bairro Morin.

Pedra do Quitandinha: outra opção de caminhada leve e bem curta. O acesso é pelo bairro Quitandinha.

Pedra do Cortiço: também é uma boa opção de caminhada curta. Embora seja mais curta que a caminhada ao Castelinho, é também mais íngreme. Acesso pelo bairro São Sebastião.

Travessia Araras x Secretário: caminhada bonita, passa por um pedaço de mata e transforma-se depois em uma caminhada rural na estrada de terra de Secretário, onde existe a Cachoeira da Rocinha, para você se refrescar no final. Acesso pelo bairro Araras.

Morro do Bonet: Tem uma vista privilegiada. A subida é chatinha, bem íngreme, mas curta. Acesso pelo bairro Rocio.

Palmares: caminhada leve e também com vista muito bonita. Para chegar na última parte o acesso é por um local exposto e que deve ser feito com auxílio de corda e com um montanhista experiente. Mas até esse local a caminhada já vale a pena. Não fomos até o final. Acesso pelo bairro Araras.

– Véu da Noiva: a trilha percorre parte do caminho para o Açu (e para a Travessia Petrópolis x Teresópolis). No final, a cachoeira para refrescar. A caminhada é um pouco mais longa mas é também fácil. O acesso é pelo bairro Corrêas, onde fica a sede do PARNASO Petrópolis.

Em Teresópolis você pode aproveitar o PARNASO e sua piscina natural, bem como fazer a linda trilha Suspensa e a trilha Cartão Postal. Desta última você tem a vista fantástica da foto abaixo.

 

Vista do mirante da trilha Cartão Postal

Vista do mirante da trilha Cartão Postal

Todas essas trilhas você encontra descritas em detalhes, com fotos e croquis no livro do montanhista Petropolitano Waldyr Neto.

Um dos maiores problemas nas montanhas é a chuva. No verão, além da incidência de chuvas, há também o perigo das descargas elétricas (raios), perigo esse real e maior do que se pensa, colocando em risco a vida dos aventureiros. Por isso, os esportes de montanha são sempre praticados no outono inverno. Outro motivo é o calor muito intenso do verão, que drena as energias muito mais rápido e torna as subidas mais difíceis. Aqui na serra de Petrópolis, como em todas as serras, temos um problema a mais, o famoso ruço, a densa névoa úmida que surge do nada e reduz a visibilidade a apenas alguns metros. Na virada repentina de tempo ele pode pegar o aventureiro durante o trajeto e dificultar bastante a localização. O ruço, no entanto, aparece também no inverno e essa possibilidade deve ser levada em consideração na hora de planejar uma caminhada mais longa.

Quanto à famosa Travessia Petrópolis x Teresópolis, melhor aguardar o inverno, pois o esforço é grande, assim como o tempo exigido. Pelo menos para os iniciantes.

Para uma boa caminhada, veja nossas dicas de como evitar bolhas nos pés.

Prepare-se e boas trilhas!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

4 Responses to Outono/inverno: a melhor época para subir montanhas!

  1. camilaguerra disse:

    Esse ano haverá novamente a caminhada para a Pedra do Cortiço no domingo. Mesmo esquema do ano passado:

    http://www.facebook.com/viagenseandancas#!/photo.php?fbid=144366982356809&set=a.136506533142854.24978.108684815925026&type=1&theater
    Vou colocar a programação no post também.

  2. camilaguerra disse:

    Olá Fran,

    Obrigada pela visita!

    Não sei sobre a caminhada. Imagino que haverá sim.

    Vou me informar e posto aqui.

    []`s

  3. Fran disse:

    No ano passado a abertura da temporada teve uma caminhada ao morro do cortiço. Você sabe se esse ano vai ter alguma coisa assim?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top