Pin It
Home » Petrópolis RJ » Bauernfest – a tradicional festa do colono alemão em Petrópolis


Bauernfest 2013

Bauernfest 2013

A Bauernfest é uma festa anual que comemora e homenageia a chegada dos colonos alemãs a Petrópolis, RJ. A edição 2013 acontece entre 28 de junho e 7 de julho no Palácio de Cristal.

Pra quem não sabe, Petrópolis tem imigrantes de vários países, mas foi da Alemanha que chegaram os primeiros colonos.

Durante a festa os nomes das famílias alemãs são citados e seus brasões explicados em detalhes. Algumas das famílias alemãs da cidade: Justen, Stützel, Mundstein, Weiand, Wendling, Kapps, Schweickardt, Straub, Kreischer, Beck, Pitzer, Stumpf, Bauer, Kaizer, Lahr, Sixel, Reuther, Kopp, Zimmler, Christ, Dahlen, Goettnnauer, Echternacht, Hoelz, Fliess e muitos outros. Para os mais curiosos que visitam Petrópolis, a cidade possui no monumento Obelisco placas que homenageiam os primeiros colonos que se estabeleceram na cidade, nas placas consta o nome das mais de 400 famílias que ajudaram na construção da cidade. A cultura alemã em Petrópolis é bastante forte, o que faz da Bauernfest uma festa especial para seus descendentes.

Uma das placas com nomes de algumas famílias. (Foto cedida pelo amigo Fábio Fliess)

Uma das placas com nomes de algumas famílias. (Foto cedida pelo amigo Fábio Fliess)


Primeiramente a festa era pequena e realizada num bairro da cidade chamado Fazenda Inglesa. Em 1983 a Bauernfest teve sua primeira edição no Palácio de Cristal e em 1990 a prefeitura de Petrópolis “se meteu” na festa. Quero dizer, passou a organizá-la e a cobrar pelo aluguel das barracas, que são leiloadas a preços bem altos. Desde então a festa ganhou um marketing especial e tem se tornado cada vez mais conhecida em outras cidades.

Muitos turistas vêm a Petrópolis durante a Bauernfest atrás da tradicional culinária alemã que oferece várias opções entre chucrutes, joelhos de porco, salsichões, apfstrudel, etc. E buscando também as cervejas serranas. Estão presentes a Bohemia (cuja fábrica é na mesma rua da festa), a Cidade Imperial e outras cervejas artesanais.

A cerveja Bohemia, nascida em Petrópolis e o Palácio de Cristal

A cerveja Bohemia, nascida em Petrópolis e o Palácio de Cristal


Entre restaurantes e lanchonetes estão alguns dos mais tradicionais de Petrópolis: Casa do Alemão, Chocolates Katz, Confeitaria Willemsen, Pavelka, entre outros.

Entre as barraquinhas de salsichões e chucrutes, há algumas de artesanado.

Entre as barraquinhas de salsichões e chucrutes, há algumas de artesanado.


Aos domingos acontece o tradicional desfile das famílias alemãs pelo centro da cidade. Todos os participantes vão vestidos a caráter carregando a bandeira com o nome e o brasão de sua casa. A festa dura 10 dias e a programação busca divertir todas as idades (veja a programação da Bauernfest 2013). Durante os dias da semana há uma programação especial com crianças das escolas da cidade que aprendem um pouco sobre a história dos alemãs em Petrópolis.

Crianças recebendo aula de história sobre a festa e sobre a cidade

Crianças recebendo aula de história sobre a festa e sobre a cidade


Entre as atrações da festa estão o concurso de chopp a metro, concurso do chapéu mais enfeitado, caminhada por parte do trajeto percorrido pelos imigrantes germânicos para chegar a Petrópolis.

As meninas também participam do concurso de chopp a metro!

As meninas também participam do concurso de chopp a metro!


O palco da festa recebe vários grupos de danças folclóricas alemãs. Em algumas danças o povo é convidado para fazer par com os dançarinos e participar da dança. A Bauernfest é caracterizada pela alegria e pelas cores vibrantes da Alemanha estampadas nos painéis, nos enfeites e nas roupas típicas dos participantes da festa.

Várias danças típicas

Várias danças típicas


A Bauernfest oferece Wi-Fi gratuito no Palácio de Cristal e há banheiros químicos. Para quem ainda não visitou o museu/fábrica da cervejaria Bohemia, essa é uma boa oportunidade. A cervejaria fica na rua da festa e funciona normalmente para visitação. Durante a festa, na compra de uma entrada você ganha a do seu acompanhante.

Nos jardins do Palácio de Cristal, uma réplica da Casa do Colono Alemão, que fica no bairro Castelânea e foi mantida com móveis e objetos da época.

Para alegria da criançada, há um trenzinho gratuito que roda pelo centro da cidade. Você pode também tirar uma foto vestindo roupas tradicionais.

Réplica da Casa do Colono Alemão

Réplica da Casa do Colono Alemão


A Bauernfest é bastante polêmica na cidade. Há quem ame e há quem odeie. O desgosto pela festa é gerado pelo nó que ela dá no trânsito da cidade, em especial nos horários de pico. É daqueles tempos que a gente evita passar pelo centro da cidade quando possível, para não mofar no engarrafamento. Enfim, a combinação de muita gente, muito carro e cidade pequena costuma mesmo terminar em trânsito lento.

Rei, rainha e princesas da Bauernfest 2013 :)

Rei, rainha e princesas da Bauernfest 2013 :)


O estacionamento na rua é controlado (e cobrado) pela CPTrans. Para quem não se importa em andar um pouquinho, é mais fácil estacionar na beira do rio ao nas ruas próximas à Catedral de São Pedro de Alcântara ou na Praça da Águia.

Palácio de Cristal

Palácio de Cristal


Há sempre policiamento por perto, mas é geralmente uma festa muito tranquila frequentada por famílias inteiras e pessoas de todas as idades.

As cores da Alemanha enfeitam não só a festa, mas vários estabelecimentos na cidade durante o período da festa.

A Bauernfest é uma festa bonita, alegre e muito colorida. Os preços não são dos mais agradáveis, mas vale a visita.

As cores alemãs estão por todo lado

As cores alemãs estão por todo lado


Veja a fanpage da Bauernfest 2013.

Videozinho da animada Bauernfest 2013:

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



2 Responses to Bauernfest – a tradicional festa do colono alemão em Petrópolis

  1. CARLOS H. disse:

    IREI CURTIR O EVENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Scroll to top