Random Post
Search
  • Home
  • Chile
  • Roteiro de 6 dias e 7 noites no Deserto do Atacama (com fotos)
Search

Roteiro de 6 dias e 7 noites no Deserto do Atacama (com fotos)

Neste roteiro no Deserto do Atacama, no Chile, você vai ver como explorar este lugar de paisagens surreais, belas formações geológicas e famoso por ter o céu mais limpo do planeta, tanto que o Observatório Astronômico ALMA, um dos mais importantes do mundo, fica localizado lá.

O Atacama é um destino incrível para os amantes da natureza, da aventura, da beleza e de paisagens diferentes e tranquilas.

Se quiser saber quando visitar o Atacama e como organizar sua mala, veja meu artigo “O que levar na mala para o Deserto do Atacama“. E se não souber como chegar lá, te ajudo no artigo “Como chegar no Deserto do Atacama“.

Se for visitar o Atacama por conta própria, lembre-se de levar em consideração que os deslocamentos no deserto são longos e as atrações ficam bem afastadas umas das outras.

Além disso, as estradas principais são excelentes, mas as estradas que levam às atrações são de terra, o que reduz a velocidade nos deslocamentos.

Três flamingos em uma lagoa no Deserto do Atacama. No roteiro no Deserto do Atacama os flamingos sempre aparecem
Flamingos em uma lagoa no Deserto do Atacama

Mas quantos dias ficar no Atacama? Depende, claro. Eu diria no mínimo, mínimo mesmo, três dias inteiros. Sabendo que vai perder algumas coisas legais.

Abaixo você vai ver o roteiro detalhado que eu fiz no Atacama com agência (e que também pode ser feito por conta própria de carro alugado) e o que eu achei dele.

Vou sugerir também algumas alterações para quem estiver a fim de algo mais corrido. Vamos lá:

Meu roteiro de 6 dias cheios no Deserto do Atacama

Esse roteiro foi montado para melhor aclimatação à altitude. Ou seja, fizemos primeiro os passeios mais baixos e fomos aumentando a altitude durante a semana, o que é super recomendado para evitar o mal da altitude.

Chegamos em San Pedro de Atacama à noite então não deu para fazer nada no dia da chegada, mas as lojas e restaurantes de San Pedro de Atacama fecham bem tarde e com isso conseguimos “sentir o clima” do centrinho e jantar sem pressa.

Para facilitar a explicação, este seria o nosso dia zero e vou começar o roteiro pelo dia 1, ok?

Dia 1: Vale da Lua e Lagoas Cejar e Tebinquiche + Passeio astronômico

Dia 2: Vale do Arco-íris + Cordilheira do Sal e Vale de Marte para o pôr do Sol

Dia 3: Lagoas Altiplânicas e Pedras Vermelhas

Dia 4: Termas de Puritama

Dia 5: Rota dos Salares

Dia 6: Gêiseres del Tatio

Agora uma visão geral sobre esse roteiro e o que cada um desses dias pode oferecer:

Dia 1: Vale da Lua e Lagoas Cejar e Tebinquiche + Passeio astronômico

Esse é um passeio de cerca de 8h com deslocamento, ou seja, praticamente o dia todo. Nosso tour incluía almoço e lanche.

Prepare-se para o calor no Vale da Lua. Nesse passeio a gente faz uma caminhadinha subindo e descendo as belas dunas de areia, por isso não esqueça de levar boné/chapéu, muita água e protetor solar.

Dunas de areia avermelhada do Vale da Lua com a formação chamada de Anfiteatro ao fundo em contraste com o céu azul limpo
As lindas dunas de areia avermelhada do Vale da Lua

É permitido entrar nas águas geladíssimas da Lagoa Cejar, onde se tem a sensação de boiar sem possibilidade de afundar.

Lembre-se de levar uma toalha de banho.

Alguns hotéis disponibilizam toalhas para os hóspedes e algumas agências disponibilizam roupões.

Há banheiros e duchas no complexo da Laguna Cejar, tudo incluso no ticket de entrada.

Duas pessoas boiando na salgada e gelada Laguna Cejar, com a Cordilheira dos Andes ao fundo. Aqui é permitido tomar banho
A salgada e gelada Laguna Cejar, onde é permitido banho

Depois uma passada pela bela Laguna Tebinquiche somente para observação.

Laguna Tebinquiche de águas esverdeadas com a Cordilheira dos Andes e o vulcão Licancabour ao fundo. Esta é uma das muitas lagoas que visitamos no roteiro no Deserto do Atacama
Laguna Tebinquiche

À noite fizemos o passeio astronômico no SpaceObs, que é um pouco mais técnico do que os outros feitos com agências comuns.

Esse passeio acontece em um observatório “caseiro” aberto, construído no quintal de um astrônomo francês. Ele conta com com vários telescópios de pequeno, médio e grande portes.

A dica mais importante aqui é marcar a sua viagem para um período de lua nova para poder tirar aquelas fotos incríveis do céu com a Via Láctea. Este é um passeio que não pode faltar no seu roteiro no Deserto do Atacama.

Nós infelizmente fomos para o deserto na semana da lua cheia e nossas fotos ficaram muito comuns. Ah, e faz MUITO frio à noite, mesmo no verão, vá bem agasalhado.

Camila e Marcos bem agasalhados em frente a um telescópio de médio porte no SpaceObs. Nossa noite de lua cheia no Deserto do Atacama foi sem a Via Láctea
Nossa noite de lua cheia no deserto com o céu meio sem graça…

Dia 2: Vale do Arco-íris + Cordilheira do Sal e Vale de Marte para o pôr do Sol

O passeio ao Vale do Arco-Íris dura cerca de 5h contando o deslocamento.

É outro local de muito sol, onde faz bastante calor. Nesse tour também se caminha um pouco.

Camila de preto olhando para cima dentro da formação rochosa roxa chamada de Cascata Seca, no Vale do Arco-Íris
Cascata Seca no Vale do Arco-Íris

Conhecemos também Hierbas Buenas, um local repleto de petroglifos deixados pelos povos ancestrais do Atacama.

Dali retornamos para a cidade para almoçar e partimos para o Vale de Marte para observar a Cordilheira de Sal e conhecer o Vallecito, onde fica o famoso o ônibus abandonado do deserto.

Para encerrar o dia assistimos ao pôr do sol no Vale de Marte. Mais um passeio de cerca de 5h com deslocamentos.

Cordilheira de Sal amarela com a Cordilheira dos Andes ao fundo
A Cordilheira de Sal com a Cordilheira dos Andes ao fundo

Faz muito calor, mas lembre-se de que o frio chega com tudo quando o sol começa a esconder.

No topo do vale, onde normalmente se assiste o pôr do sol, além do frio tem muito vento.

Pôr do sol no Vale de Marte com o Vulcão Licancabour ao fundo
Pôr do sol no Vale de Marte

Eu diria que do roteiro no Deserto do Atacama, os passeios do Vale da Lua, Vale de Marte e Vale do Arco-Íris são os mais clássicos, com a paisagem mais árida típica dos desertos.

Cinco opções de estadia em San Pedro de Atacama:

Bem no centrinho:
$ O Anka Hostel tem ótimo custo benefício e fica bem pertinho de tudo.
$$ O Nueva Lodge Estación fica extremamente bem localizado e conta com copa 24h.
$$$ O Hotel Desertica fica muito bem localizadoe está muito bem avaliado no Booking.

Ótima qualidade só um pouquinho mais distante do centro:
$$ La Casa de Don Tomás é um dos melhores e fica a 600 metros do centro. Tem piscina e restaurante.
$$$ O Hotel Cumbres também é excelente e fica a 1,5 km do centro. Oferecem lanches para os passeios

— > Clique aqui para ver mais opções de hospedagem em San Pedro de Atacama

Dia 3: Lagoas Altiplânicas e Pedras Vermelhas

Mais um passeio de dia inteiro, e esse na altitude. Cedinho faz bastante frio e vai esquentando durante o dia, mas não tanto quanto nos dias anteriores. Fizemos em cerca de 9h. A agência ofereceu almoço e também café da manhã.

Na minha opinião, esse foi o dia com os visuais mais belos de toda a viagem. As Lagunas Miscanti e Miñiques, que ficam a 4.200 metros de altitude entre os vulcões de mesmo nome, são espetaculares, e no caminho avistamos guanacos, raposas e flamingos.

Laguna Miñiques, no altiplano. Este é um dos passeios mais belos de qualquer roteiro no Deserto do Atacama
Laguna Miñiques, no altiplano do Deserto do Atacama

As estradas são lindas. Vimos vulcões bem de pertinho e as paisagens de Piedras Rojas (pedras vermelhas, a 4.000) são surreais.

Terminamos na Laguna Tuyaito, a 4.200 metros.

Pedras vermelhas salpicadas de branco, com um lado verde e montanhas ao fundo. Piedras Rojas é uma das paisagens mais surreais do deserto
Piedras Rojas, uma das paisagens mais surreais desse deserto

Esse passeio não pode faltar no roteiro no Deserto do Atacama para quem curte paisagens.




Dia 4: Termas de Puritama

Depois de três dias intensos e bem cansativos, com muito calor e muito frio também, tivemos uma manhã livre para acordar um pouco mais tarde, relaxar e explorar os cantinhos da pequenina cidade de San Pedro de Atacama.

À tarde visitamos as Termas de Puritama, a 3.500 metros, com suas águas quentinhas e relaxantes. Há banheiros, vestiários e uma pequena lanchonete no local.

Lembre-se de levar toalha de banho, chinelos e boné/chapéu!

Adorei ter esse “refresco” no meio do roteiro, um dia mais relax para desacelerar e recuperar as energias.

Um casal em uma das piscinas quentinhas e de água cristalina das Termas de Puritama
Uma das piscinas quentinhas e de água cristalina das Termas de Puritama

Dia 5: Rota dos Salares (antigo Salar de Tara)

Esse é outro passeio de altitude com muito frio e muito vento. Foram cerca de 7h de passeio e a agência ofereceu café da manhã e almoço.

Nesse passeio visitamos duas lagoas (Negra e Diamante), os Monjes de la Pacana e Vega Quepiaco. Tudo muito bonito, mas não trocaria pelas Lagunas Altiplânicas com Piedras Rojas, que foi o meu dia preferido.

Vista do drone da Laguna Diamante com uma van branca e um carro vermelho estacionados na margem e pessoas visitando a lagoa. No fundo a Cordilheira dos Andes
Laguna Diamante, no meio do roteiro no Deserto do Atacama

Dia 6: Gêiseres del Tatio

Para o passeio nos Gêiseres del Tatio é importante sair de madrugada para pegar os vapores com força total. Quanto mais tarde, mais o fenômeno perde força.

Nosso passeio durou cerca de 6h, mas depois dos gêiseres ainda passamos pelo povoado de Machuca e vimos flamingos mais de perto numa lagoa na estrada.

Camila toda agasalhada com roupas rosas, só com os olhos do lado de fora, para vecer os -9 ºC nos Gêiseres del Tatio
Pegamos -9 ºC nos Gêiseres del Tatio

Tiramos a tarde para almoçar com calma, experimentar o delicioso sorvete de rica-rica (uma erva da região), comprar lembrancinhas e arrumar as malas para o nosso voo de volta que partiria no dia seguinte bem cedinho.

Conclusão deste roteiro no Deserto do Atacama

Para nós esse roteiro foi perfeito.

Quem tem pique para mais pode incluir outros passeios nesse roteiro no Deserto do Atacama, lembrando que vai ficar mais corrido e mais cansativo.

Daria, por exemplo, para juntar os Gêiseres del Tatio e as Termas de Puritama e liberar um dia para passeios de bike, sandboard, trilhas entre outros.

Há também um passeio de balão no Atacama.

Se quiser incluir o Salar de Uyuni no seu roteiro, reserve pelo menos 3 dias e 2 noites para isso e não se esqueça de levar em consideração o frio e a altitude.

Assista nossos vídeos sobre essa viagem ao Atacama:

Siga a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

2 Comments

Deixe um comentário