Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Viaje Na Poltrona: 8 filmes sobre vinho
Search

Viaje Na Poltrona: 8 filmes sobre vinho


Conforme prometemos em nosso primeiro artigo sobre vinhos, onde indicamos livros sobre o assunto, clubes de vinhos e alguns filmes, publicamos agora uma lista de filmes sobre o assunto bem mais extensa e para todos os gostos. Você vai encontrar aqui desde histórias puramente ficcionais, até histórias baseadas em fatos reais e documentários dos mais diversos. Alguns deles estão disponíveis (no momento da publicação) no Netflix.

Vamos a eles:

1) Somm (2012)

Somm-pqNeste misto de documentário e reality show você acompanha o esforço de alguns candidatos ao título máximo na área, o de Master Sommelier. É impressionante a quantidade de informações e o nível de exigências para ser aprovado em tal exame. Os garotos chegam a descobrir pelo cheio e paladar detalhes como área, produtor e safra dos vinhos sem ver a garrafa ou ter qualquer informação sobre o que estão provando. O filme acompanha o desespero e o extremo cansaço dos aspirantes a Master Sommelier, até a alegria ou tristeza na hora do resultado do exame final. Convém comentar que alguns críticos apontaram erros nas explicações referentes ao mundo dos vinhos e, como é comum, o cinema costuma trocar alhos por bugalhos. Então, assista com moderação. De um jeito ou de outro, é uma boa diversão e uma introdução ao mundo dos sommeliers.



2) Somm: Into the Bottle (2015)

Somm2-pqSeguindo o sucesso do primeiro filme (acima), essa é uma espécie de continuação igual mas diferente. É que agora pouco se fala sobre o título de Master Sommelier, mas eles aproveitam a trajetória de alguns dos protagonistas do primeiro filme, acompanhando alguns dos seus passos. Com um roteiro descontraído, dão uma pincelada sobre diversos aspectos do mundo dos vinhos, compartilhando informações interessantes e mostrando um pouco o ambiente que envolve a “bebida dos deuses”. É bacana, embora eu tenha preferido o primeiro, talvez até por causa da tensão do exame final. Somm 2 é bacana, mas menos emocionante que o primeiro.



3) Bottle Shock (O Julgamento de Paris, 2008)

o-julgamento-de-paris-pqBaseado em fatos reais, conta como os Estados Unidos entraram no cenário mundial de vinhos, após uma prova às cegas realizada na França, em que os vinhos vencedores foram da região de Napa Valley, na Califórnia, desbancando os aclamados vinhos franceses. Destacando a presença de Bill Pulmann (o presidente em Independence Day) e Chris Pine (o capitão Kirk da nova franquia de StarTrek). A partir desse evento, os vinhos americanos ganharam o mundo e a região de Napa Valley tornou-se conhecida como grande produtora de vinhos de alta qualidade. Depois de pesquisar um pouquinho, vi que alguns personagens descritos no filme tiveram uma trajetória um pouquinho diferente, mas ainda assim serviram bem para compor uma história muito bacana. Ah, lembra do Alan Rickman? Isso, aquele que fez o professor Snape nos filmes do Harry Potter. Aqui ele interpreta o sujeito que “revelou” os vinhos americanos para o mundo. O filme é empolgante. Adoramos.



4) A Year in Burgundy (Um Ano em Borgonha, 2013)

a-year-in-burgundy-pqNeste documentário você vê os processos produtivos dos vinhos da região da Borgonha, na França, abrangendo todo um ano, acompanhando algumas famílias de produtores e mergulhando nos processos culturais e criativos que envolvem o setor dos vinhos. É muito interessanter ver o processo desde o plantio até a colheita e como os produtores trabalham a uva, os cuidados, o desespero quando algo não vai bem, e a continuidade das vinículas seculares que passam de pai para filho, em um processo ininterrupto. Após assistir a esse documentário, sua visão de uma garrafa de vinho nunca mais será a mesma. Cada safra é uma experiência diferente e o resultado das lutas contra diversos tipos de dificuldades, especialmente climáticas. Vale a pena.



5) A Year in Champagne (Um Ano em Champanhe, 2015)

a-year-in-champagne-pqDocumentário no mesmo estilo do “A Year in Burgundy”, em que a importadora de vinhos Martine Saunier acompanha alguns produtores da região de Champanhe, na França, onde nasceu o vinho branco espumante que atualmente ilustra as mais diversaa comemorações e festividades por todo o mundo. Aqui a gente vê como é o processo de fabricação desse tipo de vinho, a região, as dificuldades, os padrões e a história do local. A região de Champanhe enfrentou diversas guerras ao longo da história e sempre sofreu muito, perdendo uma quantidade absurda de moradores. Mesmo com as dificuldades, prosperou, produzindo o vinho mais adorado pelo mundo. E, lembre-se, mesmo que seja espumante, se não for dessa região, não pode chamar de Champanhe! :)



6) Sideways (2004)

sideways-pqEsse filme conta a história de dois amigos que resolvem passar a despedida de solteiro de um deles na região de Napa Valley, na Califórnia. Um deles saca tudo de vinho, o outro, absolutamente nada. Um deles é autoconfiante e mulherengo, o outro, nem uma coisa nem outra. E a história vai acontecendo envolvida em muito vinho e algumas confusões. O fato curioso é que o personagem principal de Sidewyas é apaixonado pelo vinho feito da uva Pinot Noir, de difícil cultivo. Logo após o lançamento do filme, as vendas dos vinhos Pinot Noir aumentaram absurdamente nos EUA. O filme é um pouco lento, mas bacana.



7) A Good Year (Um Bom Ano, 2006)

um-bom-ano-pqMax, interpretado por Russell Crowe, é um homem rico, obstinado e inescrupuloso que investe na bolsa de valores de Londres. Tudo vai bem até que o tio, que o havia criado desde a morte dos pais, morre e Max herda um Chateau na França. Faz uma viagem corrida para para a França com o objetivo de receber a herança e vendê-la o mais rápido possivel. Chegando lá, as lembranças o fazem apaixonar-se novamente pelo local, dificultando a tarefa da venda. Comédia romântica com um cenário bonito e uma história simples. O filme não é exatamente sobre vinhos, mas gira em torno do assunto. Dirigido por Ridley Scott, estrelado pelo Crowe, é uma boa diversão. Filme levinho.



8) Red Obsession (2013)

red-obsession-pqFiquei impressionada quando assisti Red Obsession. Esse documentário descreve a entrada do povo chinês no mercado consumidor e, por fim, produtor de vinho. Com os chineses consumindo vinho como nunca, a demanda, especialmente pelos vinhos franceses, explodiu causando uma alta absurda nos preços dos vinhos das regiões queridinhas dos chineses. Nunca imaginei que houvesse quem investisse em garrafas raríssimas de vinho como se fossem ações, que compram e vendem sem ao menos vê-las. Além dos investidores, há também os colecionadores, que chegam a pagar milhares de dólares por cada exemplar, em leilões exclusivos e concorridos. É um ótimo documentário sobre a parte comercial do mercado de vinhos.

Pronto. Diversão garantida. Se quiser dicas de livros e clubes de vinhos (e um cupom de desconto), veja nosso artigo: “Viajando nos vinhos

Gostou do artigo? Dê um curtir e compartilhe com seus amigos.


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

      Receba nossas atualizações por e-mail:

 

 

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

One Comment

Deixe um comentário