Random Post
Search
Search
Nosso trem parado na estação de Ollantaytambo. Destino: Águas Calientes

Como chegar a Machu Picchu e retornar a Cusco


Saber como você quer chegar a Machu Picchu é uma parte importante no seu planejamento da viagem para lá e muita gente se complica com isso. Trem, ônibus, van, trilha… calma aí! Tem várias maneiras de chegar em Machu Picchu e vou explicar aqui as que eu conheço. Vamos lá.

Caminhando pela Trilha Inca
A trilha Inca é a mais tradicional trilha da região. A trilha clássica leva 4 dias subindo pelas montanhas, caminhando pelas trilhas que levavam as pessoas antigamente à Machu Picchu, mas há opção de uma trilha de 2 dias. Esse era o acesso principal à cidade e se chegava, como hoje, pela famosa Intipunku (Porta do Sol). Mas não é tão simples assim não! Quem pretende chegar a Machu Picchu pela Trilha Inca tem que reservar com muitos meses de antecedência pois a procura é grande e as vagas são limitadas, já que o governo peruano permite que somente 500 pessoas (incluindo guias e pessoal de apoio) façam o percurso ao mesmo tempo. Além disso, em fevereiro, que é o período de mais chuva na região, o governo fecha a trilha e ninguém tem permissão para percorrê-la. É comum haver listas de espera para fazer o caminho. Portanto, planejamento antecipado aqui é fundamental! Quem deseja fazer a Trilha Inca deve ter bom condicionamento físico, disposição para caminhar em altitudes elevadas. A beleza do caminho, no entanto, parece valer o esforço.
Aqui é preciso lembrar que o caminhante chegará a Machu Picchu de mochilão. Há guarda-volumes na entrada do parque, mas a chegada pela Trilha Inca não é por ali.

Parte da Trilha Inca. Foto: cuscoinfoperu366 (Flickr)

Parte da Trilha Inca. Foto: cuscoinfoperu366 (Flickr)


Caminhando pela Trilha Salkantay
A Salkantay não tem a mesma restrição da Trilha Inca e alguns a consideram mais bonita que a anterior. É geralmente feita em 4 ou 5 dias e passa por altitudes mais desafiadoras que a Trilha Inca. Preparo físico, fôlego e disposição são requisitos obrigatórios para percorrê-la. A Trilha Salkantay não é tão concorrida quanto a Inca e não exige reserva com tanta antecedência, mas é recomendável reserva antes de viajar. A Trilha Salkantay tem seu fim no vilarejo de Águas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo) onde é feito um pernoite em hotel para alcançar Machu Picchu no dia seguinte pela manhã. As paisagens estonteantes da Salkantay já me fizeram sonhar com ela. Ficou no sonho pois a altitude é uma inimiga que eu, provavelmente, não venceria. Como a trilha acaba em Águas Calientes, o mochilão pode ficar guardado no hotel até o retorno. Eles não cobram por isso.

Pedaço da trilha Salkantay. Foto: cuzcotrekperu.com

Pedaço da trilha Salkantay. Foto: cuzcotrekperu.com


Caminhando pela hidrelétrica até Águas Calientes
Esse é, sem dúvida, o caminho mais utilizado pelos mochileiros não tão dispostos e com grana curta. :)
O trajeto é percorrido de ônibus/van/caminhando e não é feito por agência. O viajante vai por conta própria fazendo baldeações entre cidades e percorrendo alguns caminhos a pé (Cusco, Santa Maria, Santa Tereza, Aguas Calientes, Machu Pichu). Fica mais barato mas quem pretende fazer esse caminho deve reservar um dia inteirinho para ele. Nesse videozinho que achei no YouTube um casal mochileiro explica o caminho pela hidrelétrica.

De Ollantaytambo a Águas Calientes de trem
Esse foi o caminho que fizemos. Você tem várias opções para chegar até Ollanta (apelido de Ollantaytambo).
Nós fizemos o tour do Vale Sagrado com uma agência e quando pararam nas ruínas de Ollanta, ficamos por lá. O tour continua até Chinchero, mas não nos importamos em perder.

Você pode contratar um taxi e fazer o Vale Sagrado todo e depois ficar em Ollanta.


É possível também chegar em Ollanta de ônibus e van. Mas confesso que não estudei essas opções.

Em Ollanta, que é bem pequena, é fácil chegar na estação de trem. Das ruínas até lá são cerca de 3km caminhando em rua quase plana. Nós estávamos cansados, Marcos indisposto e optamos por pagar 1 Sol cada um e pegar um transporte tipo romizeta até lá. Olha ele aí na foto abaixo. Rapidinho se chega na estação de trem.

Transporte até a estação de trem de Ollantaytambo

Transporte até a estação de trem de Ollantaytambo


É possível comprar o ticket do trem direto em Ollanta pois há uma bileteria da Peru Rail bem na entrada da estação. Mas você corre o risco de ficar sem passagem (ou ter que comprar as mais caras), especialmente em alta temporada.

Bilheteria da Peru Rail, bem na entrada da estação de trem em Ollanta.

Bilheteria da Peru Rail, bem na entrada da estação de trem em Ollanta.


Para quem vai via Ollanta e fará o mesmo que nós, aconselho a comprar horários do trem a partir das 16:30, que é mais ou menos a hora quando o tour pelas ruínas de Ollantaytambo termina. Importante avisar o guia qual o horário do seu trem. Nós fomos no das 19h. Olha ele aí:

Trem da Peru Rail que pegamos de Ollantaytambo até Águas Calientes

Trem da Peru Rail que pegamos de Ollantaytambo até Águas Calientes


O trajeto do trem entre Ollantaytambo e Águas Calientes é de 2 horas. Fomos na classe Expedition, a mais barata, mas o trem é bastante bom. Eles servem um lanchinho bem simples, geralmente amendoins, bananas secas e coisas do gênero. Para beber você pode escolher Inca Cola, água, café (eca!), etc. Mas antes, claro, passa uma mocinha com um carrinho vendendo umas guloseimas. :)

Lanchinho oferecido no trem Expedition da Peru Rail

Lanchinho gratuito oferecido no trem Expedition da Peru Rail


Há duas operadores de trem: a Peru Rail e a Inca Rail

De Cusco (Poroy) a Águas Calientes de trem
Os trens são os mesmos e os trajetos também. A diferença aqui é no tempo de viagem pois partindo de Poroy demora quatro horas. As passagens saindo de Poroy também são geralmente mais caras e você só conseguirá chegar a Machu Picchu por volta das 10h da manhã se for direto. É claro que você pode ir, passar o dia e a noite em Águas Calientes e subir cedinho no dia seguinte para o parque. Mas planeje-se bem pois partindo de Poroy só há horários pela manhã e o retorno é sempre à tarde/noite. Esse trajeto, até o momento, somente a Peru Rail faz.

Em Águas Calientes

Em Águas Calientes pernoitamos no hotel Inti Pata, bem em frente ao ponto dos ônibus que nos levam à cidade Inca. Mas o que não falta lá é hotel e restaurante. Tem pra todo canto.

Se você for sem reserva de hotel, é provável que não fique sem um local pra dormir nem mesmo na alta temporada pois a oferta é bem grande.

De Águas Calientes até Machu Picchu

Há duas opções:

– Pegar o ônibus até o parque. Ele demora cerca de 20-25 minutos até a entrada e sai um atrás do outro. Na alta tempora a fila fica grande, mas eles fazem o trajeto sem parar. Atualmente custa U$ 9,50 o trajeto e ninguém vai em pé. Nós não esperamos quase nada. Assim que chegamos estava saindo um e já entramos no próximo para subir.

Ponto dos ônibus que levam os turistas a Machu Picchu

Ponto dos ônibus que levam os turistas a Machu Picchu


– Ir caminhando pela estrada onde o ônibus passa é uma opção mais barata. A estrada é segura e pode-se ir caminhando em zigue-zague por ela ou cortar caminho pelas escadinhas que cortam a estrada. É comum ver pessoas subindo e descendo por ali.

Estrada de Águas Calientes a Machu Picchu. Você pode subir de ônibus ou a pé. Foto: sacredsites.com

Estrada de Águas Calientes a Machu Picchu. Sobe-se de ônibus ou a pé. Foto: sacredsites.com


Retornando a Cusco

Para o retorno o processo é o mesmo.
Quem optar pelo trem de Águas Calientes até Ollantaytambo, como nós fizemos, pode pegar uma van que sai da estação de Ollanta até Cusco. Mas preciso alertar que os motoristas dessas vans são notoriamente abusados. Correm, fazem ultrapassagens arriscadas e manobras doidas… Marcos fez o trajeto todo tenso, “vigiando” o motorista, como se isso fosse evitar algum acidente. :)

É fácil encontrá-las em Ollanta. Ficam ao lado da bilheteria da Peru Rail e os motoristas ficam gritando “Cusco, Cusco”. Se a van estiver vazia, eles param em vários locais no trajeto para tentar conseguir mais passageiros. E aí, dá-lhe mais “Cusco, Cusco”!

Quem desembarcar em Poroy, vai precisar pegar um taxi até o centro de Cusco.

Enfim, há varias opções. Escolha conforme sua conveniência.

Outros posts sobre o Peru:
Águas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo), no caminho para a cidade dos Incas
Museu Histórico Regional de Cusco
Museu Inca de Cusco
Hotel Inti Pata, Águas Calientes
Onde comer em Cusco e região gastando pouco
Valle Sagrado de Los Incas – Parte II: Ollantaytambo
Valle Sagrado de Los Incas – Parte I: Pisaq
Salineras de Maras, Terraços de Moray e lã em Chinchero, Peru
Soroche ou mal da altitude. O que é e como evitar
City tour de Cusco pelas ruínas Incas
Hotel Royal Qosqo, Cusco
Cusco: o umbigo do mundo fica no Peru
Preparando uma viagem a Machu Picchu, Peru
Machu Picchu, a cidade Inca nas montanhas

Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas

    Receba nossas atualizações por e-mail:



Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

76 Comments

Deixe um comentário