Já descrevemos passo a passo como é o processo para obtenção ou renovação do visto americano, mas muita gente tem dúvidas relacionadas à documentação e situações diversas.
Pensando nisso, fizemos esse post com perguntas frequentes que já respondemos nos comentários do artigo com o passo a passo para tirar o visto americano. Assim fica mais fácil encontrar as respostas.
Novamente gostaria de mencionar que não temos nenhuma ligação com o consulado americano e tampouco vendemos serviço para obtenção de visto. As respostas abaixo são baseadas em nossa própria experiência e na experiência de nossos leitores. Vamos lá:
1) Quem está isento da entrevista?
– Quem está renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008; (detalhes sobre a insenção da entrevista para vistos americanos)
– Menores de 16 anos e maiores de 66 (detalhes sobre a isenção da entrevista nesses casos)
2) Não tenho passaporte ainda mas já dei entrada no processo. Posso começar a preencher o DS-160?
Não! Você precisa do número do seu passaporte para informar no DS-160.
3) Meu passaporte está vencendo mas eu já marquei a renovação. Posso usar o antigo para iniciar o processo de obtenção do visto?
De jeito nenhum! Não existe renovação de passaporte. Você receberá um passaporte novo, com número novo e o anterior será anulado. Se você usar o número antigo para começar a preencher o DS-160, vai ter problemas.
4) Quais os documentos eu preciso levar ao CASV?
– Confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras. Não precisa levar o formulário completo)
– Passaporte com validade mínima de seis meses
– Folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento. Aquela bem simples mesmo)
5) Quais documentos preciso levar para a entrevista no consulado?
Abaixo vai uma lista dos documentos que sugiro levar, mas cada um deve adaptar a documentação à sua realidade. A falta de um deles não significa impossibilidade de conseguir o visto.
– Passaporte válido (obrigatório!)
– Se for renovação, passaporte anterior caso ele contenha o visto vencido ou por vencer. (Se o seu passaporte estiver vencido e seu visto também, antes da fazer outro passaporte, tire xerox de todas as folhas para levar ao consulado pois a Polícia Federal retém passaportes que não contém vistos válidos)
– Comprovante de renda (IR, contrato de trabalho, carteira de trabalho, contra-cheques etc.)
– Extrato bancário dos últimos 3 meses
– Comprovante de matricula em faculdade, colégio, pós-graduação
– Carta convite de uma pessoa/empresa dos EUA caso você esteja indo participar de um curso, congresso, seminário
– Comprovante de residência
– Comprovante de casa própria e outros imóveis
Leia nosso post com treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano.
Precisa de hotel nos Estados Unidos?
Reserve pelo aqui pelo Booking
Compare os preços de seguro para a sua viagem
.
6) Uma outra pessoa vai pagar a minha viagem pois eu não tenho renda suficiente. O que eu preciso fazer?
A pessoa que vai bancar sua viagem precisa fazer uma declaração escrita e com firma reconhecida.
Além disso, você vai precisar comprovar que a pessoa que declarou ser o patrocinador da sua viagem tem condição financeira suficientemente boa para arcar com as despesas. Para isso, você deve levar para a entrevista documentos como IR, extrato bancário e outros documentos que comprovem a situação financeira do seu patrocinador.
7) Sou menor de idade, posso fazer a entrevista sozinho?
Não. Você vai precisar da presença de um de seus pais.
8) Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?
Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Mas é claro que isso não é regra.
9) Já imigrei ilegalmente para os EUA e morei lá alguns anos. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de visitar amigos e parentes que ficaram por lá. Eu tenho chances de conseguir o visto?
Se você está de volta ao Brasil por um período inferior a 10 anos, não conseguirá o visto! Os imigrantes ilegais sofrem uma punição por ter burlado a lei americana e devem permanecer sem pisar em solo americano por 10 anos.
Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar imigrantes em potencial e você já provou que é um, suas chances reduzem.
10) Tive um visto negado. Isso significa que não vou mais conseguir visto americano?
Não. Significa que na época que você tentou, não conseguiu convencer o agente consular de que tinha condições de viajar para os EUA e, de alguma forma, poderia ser um candidato a imigrar ou causar problemas por lá.
O consulado sabe que a situação das pessoas muda e você pode tentar novamente, quando sua situação for melhor. Mas meu conselho é que não tente com intervalos curtos. Se demonstrar que está desesperado para viajar aos EUA, pode ter o segundo visto negado e aí, complica mais um pouco.
11) Comprar a viagem antes de solicitar o visto me ajuda na hora da entrevista?
Não. O próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que o agente consular conceda o visto, o pedido ainda pode cair em processo administrativo e costuma demorar para liberar.
12) O DS-160 possui um campo obrigatório para o solicitante informar o hotel que ficará hospedado. Se não posso comprar nada, o que coloco aqui?
Você pode informar o hotel que pretende ficar. Se desejar mudar depois, não há problemas.
13) O consulado fica com meu passaporte?
Se o seu visto for concedido, sim. O visto será colado em uma das folhas do seu passaporte. Por isso, não agende viagens que dependam do passaporte antes que ele retorne para suas mãos.
14) Preenchi o DS-160 e só depois me dei conta de que coloquei informação errada. Posso consertar?
Sim. Vá em https://ceac.state.gov/genniv/ e clique em “retrieve an application”. Você pode mudar informações no seu formulário em até 48 horas antes da sua entrevista. Após mudar o que deseja, imprima a confirmação e leve para a entrevista. Se você só percebeu o erro depois do prazo, entre em contato com o consulado.
15) Vi que é preciso pagar uma taxa chamada MRV, mas para receber o passaporte+visto em casa preciso pagar outra taxa?
Não. A taxa MRV é única. No processo anterior era necessário pagar separadamente pelo envio. Depois que o processo foi modificado, não é mais necessário pagar entrega.
16) Prefiro pegar pessoalmente meu passaporte+visto. É possível?
Sim. Você precisa indicar isso durante o processo. Quando for ao CASV, eles pedirão que confirme essa opção e o endereço para entrega.
17) Há diferenças nos formulários?
Sim. Formulários de homens e mulheres são diferentes. Leitores já reportaram que os formulários também mudam de acordo com a idade do solicitante.
18) Tenho que tirar o visto no estado/cidade onde eu moro, ou posso fazer em outro local?
Você pode fazer onde preferir. Mas lembre-se que se precisar fazer entrevista, deverá comparece ao CASV e ao Consulado em dias diferentes.
19) Posso marcar CASV e Consulado no mesmo dia?
Não. Você pode marcar em dias seguidos, mas não no mesmo dia.
Para facilitar, o CASV funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.
20) Existe um intervalo máximo permitido entre a visita ao CASV e ao consulado?
Sim. Você precisa fazer a entrevista num prazo máximo de 8 dias a partir do dia que for ao CASV.
21) A taxa MRV tem prazo para ser usada? E o formulário DS-160?
Sim, a taxa deve ser usada no prazo de um ano e não é reembolsável. Passado 1 ano, você perde o valor pago.
O formulário DS-160 tem validade de 3 meses.
22) Quero tirar o visto com minha família, é possível marcar a entrevista de todos juntos?
Sim, mas cada pessoa precisa ter seu próprio DS-160. Você pode inserir pessoas da família no final do formulário. Na hora de marcar a entrevista, entre com seus dados e insira as outras pessoas também.
23) Quais perguntas o agente consular faz na hora da entrevista?
Não há uma receita de bolo. Para cada caso, perguntas diferentes. Mas entre as principais: o motivo da sua viagem, se tem algum parente nos EUA, com quem você vai viajar, quanto tempo pretende ficar, se já viajou para os EUA antes (quando e onde), com quem você mora, etc. Caso o agente tenha dúvidas sobre o que você declarou no seu DS-160, vai perguntar mais coisas.
24) É verdade que não é permitido entrar no CASV e no consulado com bolsa e celular?
No CASV você pode entrar com bolsa e também com celular, desde que ele esteja desligado.
No consulado não permitem celular nem desligado, desmontado, desencarnado ou desabilitado. Não adianta, não entra. Do lado de fora dos consulados há locais onde você pode deixar seu celular guardado. Também não permitem aparelhos eletrônicos. Você pode entrar com bolsa, mas vai passar por uma revista e também por um detector de metais, então não adianta esconder celular e eletrônicos, eles encontram.
25) Tenho muitas outras dúvidas, posso falar com o consulado?
Sim. Eles mantém uma página com perguntas e resposta sobre o processo do visto americano.
Para falar com o consulado, tente a página de contato deles.
26) Conselhos finais:
– Não minta! Declare no DS-160 sua vida como ela é. Se o agente consular desconfiar que você mentiu, seu visto será negado.
– Não exagere na roupa nem para mais e nem para menos. Vá vestido normalmente e seja você mesmo o tempo todo.
– Não faça piadas, brincadeiras bobas e nem puxe conversa com o agente. Limite-se a responder somente o que o agente perguntar. Não conte casos, não dê desculpas, não chore mágoas e não tente aparecer fingindo ser mais do que você é.
– Se você é do tipo que fica nervoso em esperar, leve uma revista ou um livro para passar o tempo. É importante que você faça a entrevista tranquilo, confiante e positivo.
Boa sorte!
Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Passo a passo para tirar visto americano” e “Treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)
Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.
Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania europeia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido.
Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.
**DEVIDO À QUANTIDADE ENORME DE PERGUNTAS REPETIDAS, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO.**
Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais:
Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)
1.038 Comments
Caio
11 de dezembro de 2013 at 21:01Boa noite Camila!
Acabo de chegar do CASV e amanhã é minha entrevista. Olhe meu caso e me dê sua opinião, por favor! rs
Tenho 22 anos, moro com meus tios em SP por causa da faculdade; estou no terceiro ano de fonoaudiologia, sou estagiário na área, porém, meu salário não é lá grande coisa.
Quem me deu a viagem para Nova York de presente foi meu namorado. Viajamos juntos uma vez por ano para o exterior. Este ano fizemos um tour pela Europa (Londres, Paris, Bruxelas, Milão e Verona)… Além de Argentina e Uruguai.
Ele me deu a viagem de presente, mas desta vez ele não vai, estará em outro país em intercâmbio e, por isso, vou com uma amiga (ela já possui o visto).
Tenho a carta custeio dele e todos os comprovantes de renda possíveis, Declaração da faculdade e estágio, ambos com firma reconhecida.
E então??? Quais dicas vc me dá?
Camila Guerra
11 de dezembro de 2013 at 21:50Caio,
Aém do que você já tem, o que pode contar bastante a seu favor são as viagens para o exterior. Se tiver o resgistro no passaporte, excelente pois o agente vai ver quando pegá-lo.
Boa sorte!
[]’s
Monica
11 de dezembro de 2013 at 11:51Olá, bom dia.
Pretendo pedir o visto B2 para viajar com meu esposo que está indo estudar no Texas (ele irá pedir o visto J1). Pretendo ficar com ele apenas 3 meses. Dessa forma, quanto mais ou menos em dinheiro temos que declarar? Ele irá bancar minha viagem (o dinheiro está na conta dele) e além da poupança ele receberá uma bolsa de estudos para se manter lá. Eu trabalho, porém não há aquele vínculo em carteira de trabalho, mas meu chefe pode me dar uma declaração, dessa forma, que tipos de dados deve conter nessa declaração? Quais outros vínculos além de trabalho e faculdade devo declarar ? Como estou indo como dependente dele, há a necessidade de eu declarar realmente muitos vínculos ?
Obrigada.
Camila Guerra
13 de dezembro de 2013 at 12:46Monica,
Não tem valor exato a declarar. O que você precisa informar é a realidade sobre a sua vida financeira e pessoal: quanto ganha, quanto tem guardado, imóveis, estudo, filhos, etc.
É importante você declarar seus vinculos com o Brarsil sim pois você está pedindo um visto de turismo mas seu marido irá morar lá por um período. Isso pode levar o agente a considerar você uma forte candidata a imigrar.
Sobre o emprego, acho que a declaração do chefe não vale tanto quanto uma CTPS, contra-cheques e contrato, mas peça que coloque seus dados (nome, CPF, RG, etc), seu cargo, quanto ganha, quanto tempo trabalha na empresa, etc. Leve os extratos que comprovem seus recebimentos.
Sobre os três meses de estadia, se conseguir o visto, lembre-se de verificar quanto tempo no país o fiscal da imigração te dará no aeroporto. Se for menos que o período que pretende ficar, vai precisar pedir extensão.
[]’s
Mônica
13 de dezembro de 2013 at 13:04Nesse caso, você acha que seria melhor fazermos a entrevista separados, como se fossemos viajar de forma independente ? No entanto, ele já finalizou do DS 160 dele e já disse que levaria um acompanhante na viagem (eu). Além disso, é ele quem vai financiar minha viagem (coloquei isso em meu DS 160, apesar de ainda não ter finalizado e enviado). Então, tiramos o visto juntos (entrevista juntos) ou separados ?
Camila Guerra
13 de dezembro de 2013 at 13:12Mônica, acho que devem fazer juntos.
[]’s
Ivan
11 de dezembro de 2013 at 00:19Conseguimos!
Visto aprovado ,super rápido e sem mostrar documento!
Fomos hoje ao Consulado (SP),nosso horário era 07:40 e fomos atendidos às 08:30.
Como marcamos cedo,e o atendimento estava começando,fomos o segundo a ser atendido! O Cônsul foi super educado .Irei descrever o Dialogo:
C:Cônsul
E:Eliana
I:Ivan
C:Próximo,Bom dia!
Nós Bom dia
C:Qual o motivo da viagem?
E:Turismo
C:Um momento…já volto!
C:arruma o headset…..
C:Para onde vão?
E:Orlando
C:Quando pretendem ir?
E:Pretendemos ir em Maio
C:Trabalham com oque?
E:Enfermeira
I:Administrador
C:Ivan,qual sua profissão?
I:Sou adm
C:Quanto tempo trabalha ?
I:4 anos
digita….
digita….
digita…
C:Eliana,coloque sua mão esquerda sobre a maquina!-
C :Ivan,coloque sua mão direita sobre a maquina!-desculpe,coloque sua mão esquerda…
C:Parabéns,Visto aprovado!
Pessoal,não mostrei nada,super tranquilo e pratico!Eu aconselharia ir no 1º horário,mais tranquilo e sem pressão!
Antes da entrevista,fiz um questionário de todas as perguntas possíveis!Quem quiser,só mandar um email que eu disponibilizo!
Agora,rumo aos EUA!!!!!
Camila Guerra
11 de dezembro de 2013 at 11:08Ivan, obrigada pelo retorno e parabéns pelo visto.
Boa viagem!
[]’s
Ramon
15 de dezembro de 2013 at 16:40Olá Ivan, gostaria que me enviasse essas relatorio de possiveis perguntas que vc fez para meu email ramon.hequer @ gmail.com
obrigado
Raísa
10 de dezembro de 2013 at 23:58Olá,
Primeiramente queria agradecer pelo post, está muito legal e pela atenção que você dá a todos aqui.
Minha dúvida é que eu estou indo tirar o visto para estudante nesse final de semana e fiquei pensando em algumas coisas(dá um nervosooo). Eu coloquei no DS-160 que eu sou sócia em uma empresa de construção(o que é verdade), mas no compravante de renda é de apenas R$1500, porém possuo uma quantia considerável na minha poupança, que inclusive já aparece no SEVIS que eu tenho essa quantia e consigo me manter os 6 meses do curso. Mas como minha renda é baixa eu pensei em mostrar os extratos, imposto de renda e comprovante de renda dos meus pais para dizer que eles vão me ajudar com a viagem. No formulário eu coloquei que ia pagar pela minha viagem.
Qual seria minha melhor opção? Fazer uma carta custeio dos meus pais para levar e dizer que eles vão me ajudar, pq eles não vão me bancar, eles vão apenas me ajudar se eu precisar. Na verdade eu vou usar esse dinheiro que tenho na conta e eles vão pagar a escola para mim.
Camila Guerra
13 de dezembro de 2013 at 12:37Olá, Raísa!
Se declarou que você é quem vai bancar a viagem, não vai adiantar muito levar documentação dos seus pais.
Você pode até levar alguma documentação e a declaração deles mas é muito provável que não tenha chance de mostrar.
O extrato da sua caderneta de poupança é importante levar. Espero que tenha declarado ela no formulário.
O negócio é que, a grande maioria das vezes, o candidato não tem chances de mostrar documentação alguma. Por isso, o DS-160 precisa estar impecável.
[]’s
Priscila Campos
5 de dezembro de 2013 at 17:18Camila,
Confundi a data da minha entrevista de renovação do visto. Achei que era amanhã e seria hoje.
Tenho duas perguntas:
1) Devo pagar a taxa MRV novamente?
2) Corro o risco de meu visto ser negado por essa eventualidade?
Muito obrigada
Camila Guerra
5 de dezembro de 2013 at 17:30Priscila,
Nessa página do consulado https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/ss_FAQ_GSS a instrução é para que o solicitante entre em contato com o consulado para saber como proceder.
Esse fator não influencia na decisão do agente em conceder ou não o visto.
[]’s
Priscila Campos
5 de dezembro de 2013 at 18:09Muito obrigada Camila!
Segui as diretrizes e enviei um e-mail, conforme a página do consulado recomenda.
Agora aguardarei a resposta para saber como proceder.
Apenas não entendi se deverei ou não pagar novamente a taxa MRV, pois no site também não há esta resposta.
Novamente, muito obrigada pela sua gentileza e atenção.
Abraços,
Priscila Campos
Camila Guerra
5 de dezembro de 2013 at 20:21Patrícia, imagino que não tenha que pagar nova taxa. Espero que não tenha… :)
Boa sorte!
[]’s
Beatriz Ferreira
4 de dezembro de 2013 at 02:01Olá Camila, estou com a data da entrevista marcada, meu sobrinho de 16 anos vai viajar comigo para a disney e minhas 2 filhas, ele pode estar indo na entrevista comigo sem os pais, tem alguma declaração que ele pode estar levando dos pais me autorizando a acompanha-lo e qual os documentos que ele tem de levar. sendo que os pais não vão na entrevista.me ajude
Camila Guerra
5 de dezembro de 2013 at 17:35Oi Beatriz, não sei te responder com certeza mas acho que não é necessário ele estar com os pais. Entre em contato com o consulado para se informar melhor.
[]’s
Clayton
3 de dezembro de 2013 at 16:09Ola,
ja possuo visto de turista mas pretendo ir trabalhar e estudar em NY por 4 meses;
Será que eu consigo tirar o visto de trabalho ? Quais dificuldades deve enfrentar ?
Camila Guerra
5 de dezembro de 2013 at 14:57Clayton,
Não tenho experiência com visto de trabalho para lá, mas posso te dizer de antemão que é difícil. O mais fácil é você conseguir um visto de trabalho temporário com os programas do tipo “work experience” pois são períodos curtos, mas você precisa estar matriculado e cursando uma universidade no Brasil. Pelo que sei, para trabalhar legalmente nos EUA sem ser por esses programas, vai precisar de uma carta de contratação de alguma empresa de lá onde ela declara que está te contratando pois não há profissional dentro do país que possa desempenhar sua função. Mesmo assim, é difícil conseguir aprovação. É difícil pois você vai para o país deles concorrer com eles por uma vaga de trabalho. Ninguém quer isso, nem o Brasil, por isso as exigências são enormes.
[]’s
Lucas
2 de dezembro de 2013 at 23:49Ola Camila,
Minha questão é a seguinte: Preenchi no formulário DS-160nque quem custeará minha viagem será eu, mas será minha mãe (já que eu sou menor de idade), irei enfrentar algum problema na entrevista no Consulado (que é amanhã) ?
Camila Guerra
5 de dezembro de 2013 at 14:51Oi Lucas, me desculpe não ter te respondido a tempo mas estou super enrolada com trabalho e acabei não conseguindo responder algumas perguntas com rapidez.
Espero que tenha dado tudo certo.
[]’s
Marcela
2 de dezembro de 2013 at 23:47Olá, estou indo estudar no Texas e já recebi o DS 2019 (J1) da Universidade de lá, porém levarei uma dependente (esposa – J2), mas o DS 2019 dela ainda não chegou. Posso agendar minha entrevista e depois, quando o DS 2019 da minha dependente chegar, incluir a entrevista do J2 para o mesmo dia e horário da minha ? O tempo de espera entre o dia de agendamento e a data disponível para a entrevista em Recife é de quantos dias, mais ou menos ? O Consulado de Recife entrará em recesso de quantos dias no fim do ano ? Obrigada.
Camila Guerra
5 de dezembro de 2013 at 14:49Oi Marcela, não tenho experiência com visto americano sem ser turismo/negócios e não sei te responder. Tampouco posso te informar sobre o tempo do agendamento em Recife. Pelo que está descrito aqui: https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/holidays o consulado não observará recesso de fim de ano, somente os feriados mesmo.
[]’s
Junio Mesquita
2 de dezembro de 2013 at 18:27Camila, boa tarde!
Gostaria de tirar algumas duvidas com você, estou pretendendo tirar meu visto agora em janeiro, mas na minha folha de pagamento eu recebo r$ 1,993,00 e r$ 507,00 por fora da minha folha, então sou isento do IR e não consigo “provar,” que recebo este valor por fora, mas tenho 2 carros no meu nome e já tenho 1 ano formado em faculdade e tenho 32 anos. A empresa que eu trabalho mudou de razão social eu tenho 9 anos 7 mês de empresa você acha que isso pode influenciar em algo, eu tenho que colocar o que esta na folha de pagamento e na carteira de trabalho, você acha que tenho chance?
Obrigado
Parabêns pelo blog
Junio
Camila Guerra
5 de dezembro de 2013 at 14:42Junio,
O problema de declarar o extra sem poder comprová-lo é que se, por um azar, o agente te pede a documentação e você não consegue comprovar essa grana, vai se enrolar. Se você conseguir comprovar de alguma maneira, talvez até através do extrato bancário, pode pensar em incluir a grana que recebe por fora. Mas, lembre-se, se não pode provar, é arriscado.
Pelo que você conta, sua situação não parece ruim, acho que tem chances mas tudo depende da análise que o agente vai fazer do seu DS-160. Sobre a mudança de razão social da empresa, leve documento comprovando isso e na hora de informar o tempo de trabalho, informe o tempo total.
[]’s
Rosana
2 de dezembro de 2013 at 01:18Pretendo solicitar o visto mas tenho dúvidas. Meu marido trabalha em uma empresa à 5 anos, tem renda de 4.500/mês e faz faculdade. Eu trabalho com PJ tenho uma micro empresa desde 2010 (a renda varia de 1.200 à 3000). Não temos casa própria ainda pois moramos na casa da mãe dele, não temos carro pois ele e cadeirante e não dirije. Sou separada, ainda não dei entrada no divórcio, temos uma declaração de união estável desde 2008 . Tenho um filho de 14 anos do primeiro casamento que estuda em escola particular e irá viajar junto. Meu filho é dependente do meu atual marido no imposto de renda. . Será que conseguimos sem casa própria?
Camila Guerra
2 de dezembro de 2013 at 23:41Olá, Rosana!
Não vejo maiores problemas no seu caso. A casa é importante mas não é essencial.
[]’s
samuka
30 de novembro de 2013 at 22:18Olá Camila, tenho loucura em conhecer Nova York, mas o medo de ter o visto negado me deixa desesperado, tenho 35 anos, sou solteiro, não tenho bens e trabalho como teleoperador, ja estive na Argentina e vou pra o México em maio de 2014, mas o meu maior sonho é passar uma semana nos EUA, vc acha que tenho chance de eles me concederem o visto de turista? por favor me dê uma esperança, bjuss
Camila Guerra
2 de dezembro de 2013 at 23:40Olá, Samuka!
Só posso te dizer que depende. :)
Quero dizer, se você tem um salário que lhe permita uma vida relativamente tranquila aqui no Brasil e ainda sobre para pagar suas viagens, você tem chances sim. Ter o carimbo de entrada em outros países no passaporte é sempre bom. Viagens para fora do Brasil ajudam.
O negócio é dar motivos suficientes para o fiscal acreditar que você não pretende imigrar.
[]’s
Gustavo Moreira
30 de novembro de 2013 at 02:43Olá Camila,
Eu e minha mãe pretendemos viajar para NY e estamos fazendo todo o processo juntos, o nosso formulário já esta devidamente todo preenchido, a dúvida é: Ela que vai custear a nossa viagem e logicamente no meu formulário consta isso, porém como estamos fazendo o processo juntos e iremos ser entrevistado juntos tem a necessidade dela fazer uma carta de custeio falando que irá bancar? ou não precisa?
Obrigado, depois deixo a minha experiência com o CASV e Consulado.
Maurício
29 de novembro de 2013 at 15:36Oi Camila,
Minha situação é a seguinte.
Tenho um primo nos USA que me convidou para ir lá e ficar uns meses.Ter uma experiência mesmo.(este primo tem visto temporário, até abril.Trabalha em um supermercado lá em NYC)
Sou casado e sócio de uma empresa, além de funcionário em outra.Sou formado também.
O grande problema é que na empresa na qual sou sócio, ganho um pro-labore bem baixo(um salário mínimo), e na outra empresa minha renda é de algo em torno de R$ 1300,00.
Na empresa a qual sou sócio, tirando o extrato dos últimos três meses, tem grandes variações.às vezes entra R$ 10.000,00 na conta, outras ficamos no vermelho por alguns dias.Atualmente temos perto de R$ 2.000,00 de saldo positivo.
Não tenho casa no meu nome, e tenho um carro, porém alienado, pois estou pagando o consorcio.
Em minha conta pessoal, a situação não é lá das melhores.Saldo 0.
Pergunto, reunindo estas condições, existe possibilidade de eu conseguir o visto, tendo em vista que eu tenho o dinheiro das passagens?
Atenciosamente,
Maurício
Camila Guerra
29 de novembro de 2013 at 16:11Maurício,
Sua situação não me parece das mais confortáveis mas isso não quer dizer que você não tem chances. Ter a grana das passagens não tem tanta importância pois isso não comprova que você não é um imigrante em potencial. O que comprova que a pessoa não vai imigrar é a situação dela no Brasil. No seu DS-160, precisa convencer o agente que você tem motivos muito bons para voltar pro Brasil. Outra coisa, o primo tem visto de trabalho? Se não tiver, está trabalhando ilegalmente lá, embora tenha visto de estadia.
[]’s
Luiz Santos
12 de dezembro de 2013 at 20:24Eu casado no civil se eu disser que sou solteiro eles conseguem descobrir ?
Camila Guerra
13 de dezembro de 2013 at 12:57Luiz, não sei dizer se conseguem verificar essa informação.
[]’s
Camila
29 de novembro de 2013 at 12:44Oi, Camila!
Por favor, eu tenho uma dúvida.
Pretendo viajar para os EUA nas minhas férias, ano que vem, aproximadamente em Julho, mas quero fazer o processo do visto assim que eles retornarem do ressesso, para adiantar o meu lado.
Eu ganho em média R$ 1.500,00, não declaro IR, pois sou isenta, sou solteira e tenho um filho de dois anos e meio, que irá ficar com meus tios, enquanto estiver lá, por uma semana. Tenho R$ 5.000,00 aproximadamente na poupança, e até lá acho que conseguirei reservar mais alguma graninha. Eu mesma irei custear minha viagem.
Não tenho bens, mas estudo.
Pelo fato de eu estudar e ter um filho que ficará no Brasil, e ter a minha poupança, você acha que eu consigo o visto?
Obrigada!
Camila Guerra
29 de novembro de 2013 at 13:05Oi, Camila!
O filho é um vínculo importante, mas você não terá como provar que ele ficará no Brasil. Então não dá para considerar esse fato como decisivo já que o agente pode achar que você pode imigrar com ele. De qualquer maneira, família é vínculo. Leve a documentação da criança.
A poupança ajuda e o emprego e estudo também mas tudo vai depender da avaliação que o agente vai fazer do seu DS-160. Leve toda a comprovação para o caso de rpecisar mostrar.
Chances de ganhar um sim sempre há, mas as de ganhar um não, também.
Boa sorte!
[]’s
vitor hugo
29 de novembro de 2013 at 02:22Oi novamente agradeço por ter me ajudado. Bem hoje pensado sobre o que você me respondeu eu tive um ideia, e queria saber qual sua opinião ou que você acha. Bem meus pais representão alguns bancos aqui na minha cidade, eles conhecem muitas pessoas “grandes” empresários e etc. bem se eu conseguisse, por exemplo, um gerente de um banco, ou um banco para “financiar” (custear) minha viagem, qual seria minhas reais chances para você de 1 a 10? Sendo que eu não iria mais para o estado onde tenho parentes, e nem meu tio iria mais financiar minha viagem, e eu estaria indo a Disney. Bem eu estaria mudando alguma coisa, e não seria como o da primeira vez, qual sua opinião sobre tudo isso? (obs. Eu sou menor de idade, eu estou no ensino médio, moro com meus pais, e não trabalho).
Camila Guerra
29 de novembro de 2013 at 10:10Vitor,
Por favor, não me peça para te ajudar a escolher qual a melhor mentira. Num país onde todo mundo mente para conseguir o que quer, a mentira passou a fazer parte da vida dos brasileiros como uma atitude legítima. Não comungo desse pensamento e sou TOTALMENTE avessa à ela.
Me deculpe, mas não posso te ajudar. Boa sorte!
[]’s
Rodrigo
28 de novembro de 2013 at 14:46Bom dia,
Com certeza um dos melhores sites para se tirar duvidas sobre o visto americano.
Minha dúvida é o seguinte!
O que responder no formulário ds-160 na questão de quem vai bancar sua viagem? Tenho 27 anos, já sou formado, trabalho mas tenho uma renda relativamente baixa, pois estou mais focado em estudos para concurso. e meu pai tem uma renda bem alta, então o que responder? viagem bancada por mim mesmo com renda baixa ou viagem bancada por meu pai que tem uma renda baixa? caso coloque que sera bancada por meu pai, oque precisaria levar pra comprovar que ele ganha bem e vai bancar minha viagem? extrato bancário? ou ele precisaria ir na hora da entrevista?
Camila Guerra
29 de novembro de 2013 at 11:12Olá, Rodrigo! Obrigada!
Entendo a dúvida e o dilema, mas não gosto das mentiras. E, por isso, eu diria que essa é uma decisão pessoal.
Se o pai for mesmo ajudar, vai precisar fazer uma carta de custeio com firma reconhecida em cartório onde ele declara que está pagando sua viagem, ou a passagem ou seja lá o que for que estiver pagando. Vai precisar levar documentação dele que comprove a situaação financeira. O IR é o ideal. Ele não pode ir com você na entrevista.
[]’s
Ka
28 de novembro de 2013 at 13:19Preenchi o ds 160 dia 26/11/2013, porém so vou conseguir ir para o Rio em 19/02/2014…. Não paguei a taxa ainda, estou esperando chegar o passaporte do meu marido para preencher o ds dele e marcarmos tudo para a mesma data, com quanto tempo de antecedência o sistema é liberado para marcar a ida ao CASV e a entrevista? Consigo agora em dezembro marcar para 20 e 21 de fevereiro, será???? Normalmente conseguimos marcar o Casv num dia e a entrevista em outro? Se dor com 2 meses de antecedência facilita no agendamento dos dias será??? Por ser funcionaria publica e ter estabilidade, porem um salario nao tão alto, isso ajuda a provar que tenho vinculo aqui???
Camila Guerra
29 de novembro de 2013 at 10:47Ka,
Não sei te informar com quanto tempo de antecedência abre o calendário mas isso não te impede de fazer o processo e, caso o calendário não esteja aberto ainda para a data que você quer, marcar depois. Só tome cuidado pois o DS-160 vale por 3 meses.
Quando fiz minha marcação, havia disponibilidade para dias seguidos. Atualmente não sei.
Se tiver bons vínculos com o Brasil mas não tiver grana para pagar a viagem, não vai adiantar muito. Uma grana guardada nessa hora ajuda.
[]’s
Marina
28 de novembro de 2013 at 13:12Bom dia, marquei minha entrevista para o próximo mês, e coloquei minha mãe para fazer entrevista junto comigo e meu esposo, só que a renda dela é é de apenas um salário mínimo e ela é microempreendedora, colocamos que meu esposo irá pagar a viagem dela que no caso é verdade, vc acha que pode haver algum problema? Meu esposo é militar, e eu não trabalho, estudo para concurso público. Obrigada
Camila Guerra
29 de novembro de 2013 at 10:19Marina,
Tudo depende. Se a renda do seu marido for boa o suficiente para bancar uma viagem desse porte para três pessoas, acho que tem chances sim. A estabilidade no emprego dele pode contar a favor. Mas há muitos fatores envolvidos no processo, então é dificil opinar. De qualquer maneira, ela deve levar a documentação comprovando que é micro-empreendedora, para o caso do agente pedir.
[]’s
Eduardo
28 de novembro de 2013 at 01:49Olá! Me chamo Eduardo e estou indo sexta-feira para a entrevista consular, estava lendo aqui os artigos e os comentários e fiquei muito nervoso, estou vendo as pessoas dizendo sua renda mensal e a minha é muito menor que isso. Eu faço parte de uma agência missionária internacional e eu tenho vínculo com ela no Brasil, estou levando documentos que comprovem isso e tamb estou levando uma carta convite da instituição que vai me receber e me hospedar nos EUA .. Mas nem sei o que vai acontecer.. Depois eu conto. Torçam !
Camila Guerra
28 de novembro de 2013 at 10:15Eduardo, não fique nervoso, é muito pior! A grana é, sem dúvida, a parte com maior peso mas há outras coisas que influenciam também.
A carta convite da instituição missionária vai ajudar.
[]’s
Eduardo
3 de dezembro de 2013 at 17:56Camila,
Deu tudo certo!
Fui para os dois encontros e fui muito bem atendido, pessoas bem educadas e tudo muito rápido. No CASV não demorou nem 15min, e no consulado em menos de 1h sai de lá com o visto concedido.
Eu fui totalmente honesto com todas as informações e principalmente com a questão financeira e aí tudo deu certo!
Camila Guerra
3 de dezembro de 2013 at 18:14Beleza, Eduardo! Parabéns e boa viagem!
[]’s
Eduardo
12 de dezembro de 2013 at 09:55Camila,
Quais os documentos que eu preciso levar em minha viagem agora, na hora de me apresentar ao agente de imigração da chegada aos EUA?
Camila Guerra
13 de dezembro de 2013 at 12:49Eduardo, ele deve te pedir passaporte, bilhete comprado com data de retorno e reserva de hotel (ou carta-convite se for ficar na casa de alguém ou se for participar de um curso/seminário/evento). Eles dizem também que podem solicitar que a pessoa mostre o dnheiro em espécie que está levando para a viagem e um cartão de crédito internacional. Mas os dois últimos nunca os vi pedir a ninguém.
[]’s