Já descrevemos passo a passo como é o processo para obtenção ou renovação do visto americano, mas muita gente tem dúvidas relacionadas à documentação e situações diversas.
Pensando nisso, fizemos esse post com perguntas frequentes que já respondemos nos comentários do artigo com o passo a passo para tirar o visto americano. Assim fica mais fácil encontrar as respostas.
Novamente gostaria de mencionar que não temos nenhuma ligação com o consulado americano e tampouco vendemos serviço para obtenção de visto. As respostas abaixo são baseadas em nossa própria experiência e na experiência de nossos leitores. Vamos lá:
1) Quem está isento da entrevista?
– Quem está renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008; (detalhes sobre a insenção da entrevista para vistos americanos)
– Menores de 16 anos e maiores de 66 (detalhes sobre a isenção da entrevista nesses casos)
2) Não tenho passaporte ainda mas já dei entrada no processo. Posso começar a preencher o DS-160?
Não! Você precisa do número do seu passaporte para informar no DS-160.
3) Meu passaporte está vencendo mas eu já marquei a renovação. Posso usar o antigo para iniciar o processo de obtenção do visto?
De jeito nenhum! Não existe renovação de passaporte. Você receberá um passaporte novo, com número novo e o anterior será anulado. Se você usar o número antigo para começar a preencher o DS-160, vai ter problemas.
4) Quais os documentos eu preciso levar ao CASV?
– Confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras. Não precisa levar o formulário completo)
– Passaporte com validade mínima de seis meses
– Folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento. Aquela bem simples mesmo)
5) Quais documentos preciso levar para a entrevista no consulado?
Abaixo vai uma lista dos documentos que sugiro levar, mas cada um deve adaptar a documentação à sua realidade. A falta de um deles não significa impossibilidade de conseguir o visto.
– Passaporte válido (obrigatório!)
– Se for renovação, passaporte anterior caso ele contenha o visto vencido ou por vencer. (Se o seu passaporte estiver vencido e seu visto também, antes da fazer outro passaporte, tire xerox de todas as folhas para levar ao consulado pois a Polícia Federal retém passaportes que não contém vistos válidos)
– Comprovante de renda (IR, contrato de trabalho, carteira de trabalho, contra-cheques etc.)
– Extrato bancário dos últimos 3 meses
– Comprovante de matricula em faculdade, colégio, pós-graduação
– Carta convite de uma pessoa/empresa dos EUA caso você esteja indo participar de um curso, congresso, seminário
– Comprovante de residência
– Comprovante de casa própria e outros imóveis
Leia nosso post com treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano.
Precisa de hotel nos Estados Unidos?
Reserve pelo aqui pelo Booking
Compare os preços de seguro para a sua viagem
.
6) Uma outra pessoa vai pagar a minha viagem pois eu não tenho renda suficiente. O que eu preciso fazer?
A pessoa que vai bancar sua viagem precisa fazer uma declaração escrita e com firma reconhecida.
Além disso, você vai precisar comprovar que a pessoa que declarou ser o patrocinador da sua viagem tem condição financeira suficientemente boa para arcar com as despesas. Para isso, você deve levar para a entrevista documentos como IR, extrato bancário e outros documentos que comprovem a situação financeira do seu patrocinador.
7) Sou menor de idade, posso fazer a entrevista sozinho?
Não. Você vai precisar da presença de um de seus pais.
8) Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?
Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Mas é claro que isso não é regra.
9) Já imigrei ilegalmente para os EUA e morei lá alguns anos. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de visitar amigos e parentes que ficaram por lá. Eu tenho chances de conseguir o visto?
Se você está de volta ao Brasil por um período inferior a 10 anos, não conseguirá o visto! Os imigrantes ilegais sofrem uma punição por ter burlado a lei americana e devem permanecer sem pisar em solo americano por 10 anos.
Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar imigrantes em potencial e você já provou que é um, suas chances reduzem.
10) Tive um visto negado. Isso significa que não vou mais conseguir visto americano?
Não. Significa que na época que você tentou, não conseguiu convencer o agente consular de que tinha condições de viajar para os EUA e, de alguma forma, poderia ser um candidato a imigrar ou causar problemas por lá.
O consulado sabe que a situação das pessoas muda e você pode tentar novamente, quando sua situação for melhor. Mas meu conselho é que não tente com intervalos curtos. Se demonstrar que está desesperado para viajar aos EUA, pode ter o segundo visto negado e aí, complica mais um pouco.
11) Comprar a viagem antes de solicitar o visto me ajuda na hora da entrevista?
Não. O próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que o agente consular conceda o visto, o pedido ainda pode cair em processo administrativo e costuma demorar para liberar.
12) O DS-160 possui um campo obrigatório para o solicitante informar o hotel que ficará hospedado. Se não posso comprar nada, o que coloco aqui?
Você pode informar o hotel que pretende ficar. Se desejar mudar depois, não há problemas.
13) O consulado fica com meu passaporte?
Se o seu visto for concedido, sim. O visto será colado em uma das folhas do seu passaporte. Por isso, não agende viagens que dependam do passaporte antes que ele retorne para suas mãos.
14) Preenchi o DS-160 e só depois me dei conta de que coloquei informação errada. Posso consertar?
Sim. Vá em https://ceac.state.gov/genniv/ e clique em “retrieve an application”. Você pode mudar informações no seu formulário em até 48 horas antes da sua entrevista. Após mudar o que deseja, imprima a confirmação e leve para a entrevista. Se você só percebeu o erro depois do prazo, entre em contato com o consulado.
15) Vi que é preciso pagar uma taxa chamada MRV, mas para receber o passaporte+visto em casa preciso pagar outra taxa?
Não. A taxa MRV é única. No processo anterior era necessário pagar separadamente pelo envio. Depois que o processo foi modificado, não é mais necessário pagar entrega.
16) Prefiro pegar pessoalmente meu passaporte+visto. É possível?
Sim. Você precisa indicar isso durante o processo. Quando for ao CASV, eles pedirão que confirme essa opção e o endereço para entrega.
17) Há diferenças nos formulários?
Sim. Formulários de homens e mulheres são diferentes. Leitores já reportaram que os formulários também mudam de acordo com a idade do solicitante.
18) Tenho que tirar o visto no estado/cidade onde eu moro, ou posso fazer em outro local?
Você pode fazer onde preferir. Mas lembre-se que se precisar fazer entrevista, deverá comparece ao CASV e ao Consulado em dias diferentes.
19) Posso marcar CASV e Consulado no mesmo dia?
Não. Você pode marcar em dias seguidos, mas não no mesmo dia.
Para facilitar, o CASV funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.
20) Existe um intervalo máximo permitido entre a visita ao CASV e ao consulado?
Sim. Você precisa fazer a entrevista num prazo máximo de 8 dias a partir do dia que for ao CASV.
21) A taxa MRV tem prazo para ser usada? E o formulário DS-160?
Sim, a taxa deve ser usada no prazo de um ano e não é reembolsável. Passado 1 ano, você perde o valor pago.
O formulário DS-160 tem validade de 3 meses.
22) Quero tirar o visto com minha família, é possível marcar a entrevista de todos juntos?
Sim, mas cada pessoa precisa ter seu próprio DS-160. Você pode inserir pessoas da família no final do formulário. Na hora de marcar a entrevista, entre com seus dados e insira as outras pessoas também.
23) Quais perguntas o agente consular faz na hora da entrevista?
Não há uma receita de bolo. Para cada caso, perguntas diferentes. Mas entre as principais: o motivo da sua viagem, se tem algum parente nos EUA, com quem você vai viajar, quanto tempo pretende ficar, se já viajou para os EUA antes (quando e onde), com quem você mora, etc. Caso o agente tenha dúvidas sobre o que você declarou no seu DS-160, vai perguntar mais coisas.
24) É verdade que não é permitido entrar no CASV e no consulado com bolsa e celular?
No CASV você pode entrar com bolsa e também com celular, desde que ele esteja desligado.
No consulado não permitem celular nem desligado, desmontado, desencarnado ou desabilitado. Não adianta, não entra. Do lado de fora dos consulados há locais onde você pode deixar seu celular guardado. Também não permitem aparelhos eletrônicos. Você pode entrar com bolsa, mas vai passar por uma revista e também por um detector de metais, então não adianta esconder celular e eletrônicos, eles encontram.
25) Tenho muitas outras dúvidas, posso falar com o consulado?
Sim. Eles mantém uma página com perguntas e resposta sobre o processo do visto americano.
Para falar com o consulado, tente a página de contato deles.
26) Conselhos finais:
– Não minta! Declare no DS-160 sua vida como ela é. Se o agente consular desconfiar que você mentiu, seu visto será negado.
– Não exagere na roupa nem para mais e nem para menos. Vá vestido normalmente e seja você mesmo o tempo todo.
– Não faça piadas, brincadeiras bobas e nem puxe conversa com o agente. Limite-se a responder somente o que o agente perguntar. Não conte casos, não dê desculpas, não chore mágoas e não tente aparecer fingindo ser mais do que você é.
– Se você é do tipo que fica nervoso em esperar, leve uma revista ou um livro para passar o tempo. É importante que você faça a entrevista tranquilo, confiante e positivo.
Boa sorte!
Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Passo a passo para tirar visto americano” e “Treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)
Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.
Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania europeia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido.
Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.
**DEVIDO À QUANTIDADE ENORME DE PERGUNTAS REPETIDAS, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO.**
Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais:
Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)
1.038 Comments
Anonimo
26 de dezembro de 2013 at 17:08Olá Camila.
Gostei muito da sua página. Boas dicas.
Vou tentar o visto em fev/2014 e estou com dúvidas.
Ainda não preenchi o formulário, mas li várias dicas aqui e o passo a passo do preenchimento.
Tenho 31 anos, solteira, estou no 7° período de eng. civil, trabalho há 1 ano com assist. administrativo ganho R$ 800,00 na carteira e 500 por fora. Moro com minha mãe (casa própria) e tenho carro em meu nome. Acredito que vínculos com o país eu tenho. Pretendo ir com o namorado que já possui visto, mas vai renovar pois está vencido. Ele é auditor fiscal e já viajou por diversos países. Eu só para o Chile e Argentina. Tenho os carimbos no meu passaporte. Eu que vou me bancar com o namorado, mas não tenho como comprovar .
A pergunta é sobre como se manter no país. Vou fazer a carta custeio, mas estou na dúvida se coloco minha mãe para custear minha viagem, mas o valor no holerite dela é baixo, em torno de 900,00 ou coloco minha prima que tem IR, bens, carro no nome? Preciso de ajuda em relação a isso.
OBS: Sei que vai depender muito de como eles irão analisar no momento e a minha reação em relação as perguntas deles.
Grata desde já..
Camila Guerra
26 de dezembro de 2013 at 21:05Olá, Anonimo! :)
Bem, sou de opinião que você deve sempre declarar a situação como ela é. Esse negócio de escolher o patrocinador que ganha mais para fazer uma carta de custeio, costuma ter efeito contrário. O pessoal do consulado não é bobo e sabe que muita gente arruma essas “maracutaias” para ganhar o vito. Embora você não tenha boa renda, possui bons vínculos e já viajou para o exerior, que é positivo. Entre os seus R$ 800 e os R$ 900 da sua mãe, eu ficaria com a sua grana. Pagar a própria viagem também é um “plus”. Se o namorado vai bancar, ou ajudar, ele pode fazer a carta de custeio, mesmo que parcial.
[]’s
Laura
25 de dezembro de 2013 at 07:08Olá Camila,
Nessa véspera de Natal eu recebi um presentão do Consulado, tive o meu visto negado (B1/B2) . Estou com passagem comprada para viajar em Fevereiro , e nada de receber o meu visto.
Bem, eu morei nos EUA de Dezembro de 2006 até Janeiro de 2008 , ou seja , 13 meses. Meu visto expirou em Maio de 2007, pedi extensão com advogados e tudo mais, paguei taxas … a resposta saiu em Setembro de 2007, me negaram … Tecnicamente fiquei QUATRO meses ilegal nos EUA .
Já se passaram SEIS ANOS , e não me concederam o visto pois disseram que eu não tenho vínculos suficientes com o Brasil … Realmente, eu não tenho emprego de carteira assinada, mas faço vária freelancers, tenho uma revista online, sou pós-graduada etc .
Alguma dica ? Devo tentar novamente ? O que devo fazer ?
Aplicar novamente ? Mandar e-mail para o consulado ?
Obrigada pela atenção . :(
Camila Guerra
25 de dezembro de 2013 at 18:20Oi, Laura!
Você arriscou muito comprando as passagens com antecedêndia. O próprio consulado instrui os candidatos a não fazerem isso pois ter a passagem comprada não faz com que eles avaliem melhor o candidato.
Não adianta você mandar e-mail, telefonar e nem mandar o Papai Noel no consulado. :) Infelizmente a única forma de acesso ao visto é pelo processo que você fez. Você pode até tentar de novo, mas se não houve nada diferente na sua vida para declarar, é provável que leve outro não, especialmente por estar tão próximo. Por isso, tentar novamente em tão pouco tempo, é uma decisão pessoal. Se o agente te negou o visto por falta de vínculo, talcertamente considerou você uma possível imigrante.
Se resolver tentar novamente, declare as informações de maneira diferente. O teu DS-160 pode ter ficado confuso ou com informações incompletas.
Sua situação me parece bem delicada…
[]’s
Laura
26 de dezembro de 2013 at 06:11Camila,
Muito obrigada pela sua atenção.
A questão é que eu tenho dinheiro pra ir, gastar e voltar, não tenho interesse nenhum em ficar, meu namorado está indo comigo… nós só queríamos passear…
Eu não sei como provar isso a eles, confesso que errei ao não levar documentos como extratos bancários , diplomas, declarações , etc ….
enfim, estou desesperada …
É , percebi que foi um tremendo erro ter comprado as passagens sem o visto antes, eu deveria ter previsto possíveis problemas :(
Obrigada, e me mande alguma dica para a próxima entrevista , pois eu preciso fazê-la … não posso desistir… vou levar até carteira de vacinação . Eles precisam entender que eu só quero passear !
Obrigada pela sua atenção e gentileza :)
Laura
Camila Guerra
26 de dezembro de 2013 at 10:32Oi, Laura!
Se o agente pediu documentação e você não tinha para mostrar, a negativa foi uma consequência óbvia. Leve a documentação toda mas saiba que, na grande maioria das vezes, o candidato não tem chance de mostrar documentação alguma.
Ter dinheiro para pagar a viagem é uma coisa, ter vínculos é outra. É necessários ter ambas, a não ser que você seja abastada.
Para dicas sobre a entrevista, veja nosso post sobre o assunto: http://www.viagenseandancas.com.br/2013/12/treze-dicas-para-voce-fazer-uma-boa-entrevista-para-o-visto-americano/
Boa sorte!
[]’s
Laura
26 de dezembro de 2013 at 17:22Camila,
Mais uma vez, muito obrigada pela sua atenção.
Vou tentar , e tomara que eu consiga …
Parabéns pelo site , está sendo muito útil pra mim e pra muitos outros.
Obrigada :)
Pingback:
23 de dezembro de 2013 at 22:10Leandro
22 de dezembro de 2013 at 11:22Ola a todos os amigos,
Tenho uma duvida em relação o neu status ilegal nos EUA
Ola Camila, moro em Curitiba, estou Aplicando para um Visto Canadense de estudante para Estudar no College de Vancouver. Minha duvida é se o Consulado Canadense ira Verificar o meu status nos EUA, pois foi para os Estados Unidos com um visto H2B em 2005, tirei social, carteira, o visto venceu em 2006 e continuei trabalhando durante este tempo em algumas empresas ate o ano q voltei em 2010, quando voltei o passaporte já tinha vencido, voltei com um novo passaporte que tirei em no consulado brasileiro de connecticut, não me pediram o I-94 e não carimbaram a minha saída. Como devo preencher o formulário da requisição do visto de estudante Canadense . Devo informar q estive no estados unidos até 2010 ou posso informar que voltei em 2006 sendo que o a minha data de saída não foi registrada pelo EUA? Ou nem informo que estive nos EUA sendo que a minha entrada nos EUA foi em 2005.
Obrigado pela atenção.
Camila Guerra
22 de dezembro de 2013 at 12:23Leandro, não saco nada sobre o visto canadense.
[]’s
Ione
22 de dezembro de 2013 at 02:39Camila, quanto em média devo ter na conta pra facilitar a obtenção do visto?
Camila Guerra
22 de dezembro de 2013 at 12:25Ione, o agente avalia a situação como um todo e não o saldo que o candidato tem na conta bancária.
[]’s
leonardo
21 de dezembro de 2013 at 18:35ola Camila! gostaria que me ajudasse com sua experiencia e avaliar o meu caso:
Não tenho carro,moto,imóveis ou qualquer vinculo com o Brasil e estou desempregado, recebendo seguro desemprego a 3 meses. Minha ex patroa em nome do escritório que eu trabalhei, está disposta a patrocinar uma viagem minha pros EUA de 15 dias com tudo pago. Tenho duvida se o cônsul irá achar estranho meu antigo escritório está custeando a minha viagem? ja que eu não trabalho mais la!
outro detalhe é que tenho uma irmã que mora la e pretendo ficar na casa dela, ela é cidadã Americana,formada em cabeleireira nos EUA, casada e tem uma filha que nasceu la. gostaria de saber eles podem achar que irei morar com minha irmã nos EUA como imigrante? ou se eles iram questionar o fato do meu antigo escritório pagar minha viagem? Obg.
Camila Guerra
22 de dezembro de 2013 at 00:34Leonardo, minha opinião pessoal é que você tem poucas chances de conseguir o visto. No lugar do agente eu negaria seu visto logo de cara pois você não tem duas coisas necessárias (vínculos e boa situacão financeira) e tem uma que funciona contra (parente lá). Eu concluiria, sem pensar duas vezes, que você vai imigrar.
Mas minha resposta é só uma opinião pessoal, ok? Não quer dizer que será assim. Já vi gente receber o visto com situação ruim e gente ter o visto negado com situação muito boa. Quanto ao escritório custear a viagem, o agente pode sim pensar que o patrocínio é só no papel, para enganá-los.
[]’s
kerles
20 de dezembro de 2013 at 09:07Ola, tenho uma duvida morei nos USA por 9 anos e gostaria de ir visitar minha Irma que e cidada Americana, na epoca que fui eu tinha visto mais ele venceu no periodo que estava la estou no brasil a 2 anos se eu omitir que morei la tenho chances de nao ser descoberta e eles me darem o visto.
Camila Guerra
20 de dezembro de 2013 at 11:26Olá, Kerles! Não sei como funciona essa avaliação. Não posso te ajudar nesse caso.
[]’s
Eduardo soares
20 de dezembro de 2013 at 03:42Olá Camila curti muito seu blog, Parabéns! gostaria que você pudesse analisar meu caso! pretendo conhecer NY ano que vem mais precisamente em fevereiro, vou completar pouco mais de 1 ano e estarei de férias na empresa em que trabalho, mas não tenho uma renda muito boa pouco mais de R$ 1.000,00 moro com minha irmã mais velha e meu cunhado, faço aniversário em janeiro 23 anos :D , e minha irmã vai me dar a viagem de presente, pretendo ficar uns 10 dias. Enfim minha irmã tem casa, empresa e carros no nome dela, e ela declara IR ela quem custeará minha viagem, também “tenho” uma moto, mais no nome da minha mãe. irei com mais dois amigos, estamos preenchendo o formulário, mais sempre surge uma dúvida, por não ter uma renda muito boa, apesar que o que ganho fica comigo, tenho conta corrente, cartões internacionais. com suas experiências saberia dizer quais seriam minhas chances! desde já agradeço! aguardo retorno. :D
Camila Guerra
20 de dezembro de 2013 at 11:24Eduardo, não dá para avaliar chances, especialmente no seu caso. Depende muito de muitas coisas, inclusive da ideia que o agente fará de você durante a entrevista. Já vi gente com situação ótima, com tudo pra ganhar o visto mas levar um não pois deu bobeira na entrevista. Também já vi gente com situação ruim ganhar o visto. Então, não dá para saber.
A moto não adianta declarar pois ela não está no seu nome, portanto não é oficialmente sua.
Sobre a irmã, leve a carta de custeio e a documentação toda dela.
[]’s
Givanildo Lima
19 de dezembro de 2013 at 02:49Olá Camila,
Eu preenchi meu formulário em Maio, mas só agora agendei a entrevista. No site oficial procurei por validade e não achei. São 3 meses mesmo ? Devo “criar um novo formulário ?” Criando um novo, a taxa paga serve ?
Camila Guerra
20 de dezembro de 2013 at 11:18Givanildo, um leitor me escreveu dizendo que teve problemas lá pois o formulário tinha passado do prazo. Essa informação não consta mesmo em lugar nenhum.
De qualquer maneira, é melhor prevenir do que remediar, não é? Qualquer dúvida, ligue para o consulado.
Não precisa criar um formulário novo, é só atualizar o antigo.
[]’s
Kelly
18 de dezembro de 2013 at 23:35Boa Noite Camila!!!
Eu trabalho em shopping,Sou vendedora,ganho muito bem,sou Fotografa,ainda estudo na área de fotografia,não tenho bens,moro com meus pais,Meus pais tem 3 casas próprias.
Queria passear de férias em Granby-CO para tirar fotos,queria muito ir no Inverno,mas não será possível,então se der vou ou em Maio ou Junho no Verão…
Quero tirar fotos diferentes,conhecer outro país,porque nunca sai do Brasil,e ver meu amigo que mora por lá!!
Tenho dúvidas…
Eles consultam a conta Bancaria????Eu preciso mostrar que tenho muito dinheiro no Banco???
Eu terei que mencionar o endereço fixo desse meu amigo???e se eles acharem que ele seilá,pode ser meu namorado?não é…é amigo,mas seilá…
Será que preciso mencionar sobre ele,endereço,só vou passar as férias!!!
Tenho chances de ser negada por não ter um carro,ou um sálario de 6 mil no mês???
Se puder esclarecer isso,ficarei grata!!!
Ah,mais uma coisa,existe taxa de pagamento para CASV e Consulado,ou é somente 1????
Obrigada!!!
Camila Guerra
20 de dezembro de 2013 at 11:13Não, Kelly. Eles não consultam conta bancária de ninguém. Se voc6e tiver uma grana guardada para a viagem, é um ponto positivo. Mas só isso não garante visto a ninguém. É muito importante ter vínculos com o Brasil, além de condições financeiras para viajar.
Sobre seu amigo, não dá para saber o que o agente pensará. Mas dê uma olhada nos comentários pois já discutimos amplamente o assunto de declarar ou não parentes e amigos.
Se você tem vínculos e boa condição financeira, declarar amigos e parentes geralmente não afetam.
[]’s
Otavio
18 de dezembro de 2013 at 23:14Morei ilegalmente nos estados unidos dos meus 6-14 anos, e sei que menores de 18 anos não estão sujeitos a levar a tal punição. Hoje tenho 21 anos, faço faculdade e trabalho, tentei o visto ha três meses e não consegui mas também não levei punição. Sera que se eu tentar de novo eu consigo ? Alguém conhece algum caso parecido e que a pessoa conseguiu ?
Camila Guerra
19 de dezembro de 2013 at 11:15Otávio,
E a sua vida não mudou em nada desde a última vez que foi, é provável que receba outro não. Qual o motivo que o agente te deu para o visto negado?
[]’s
Jessica
18 de dezembro de 2013 at 16:49Estou com uma super dúvida!
Amanhã vou para minha entrevista no consulado.
Fui muito indicada á não informar parentesco no EUA. Por isso não informei no formulário DS-160.
Porém agora a minha irmã acha melhor eu falar, mas não vou ser desclassificada por não ter informado sobre a minha irmã no formulário?
Minha irmã está nos EUA pelo programa do Governo Ciências sem fronteiras.
Nesse programa o governo custeia parte dos seus estudos, se ela passar em tudo ficaria lá 1 e meio pelo projeto. Ela mora em alojamento da faculdade e seus gastos foram todos custeados pelo governo.
Acho que o visto da minha irmã deve ser temporário de estudante. Não sei qual ela tirou.
O que vc me aconselharia? Já estou pedida? Devo falar sobre a minha irmã?
Camila Guerra
18 de dezembro de 2013 at 22:38Jéssica, é por isso que não canso de repetir que a mentira é uma droga. Ela só enrola a gente.
Eu não sei como eles julgam isso, mas me parece que, já que omitiu no DS-160, você não tem saída. Se eles pegarem informações conflitantes, vão te negar o visto.
Família não é coisa que a gente esquece, então não dá para voce inventar outra mentira e dizer que esqueceu de mencionar no formulário. É óbvio que o agente vai perceber sua intenção…
[]’s
Gabriel
16 de dezembro de 2013 at 17:37Boa tarde Camila,
agradeço por postar informações tão úteis para tirar o visto americano. Tenho passagem comprada para viajar em maio/14 para California. Na verdade, grande parte de minhas dúvidas já foram respondidas em seu post, mas gostaria de sua opinião, baseada em sua experiência de viagem.
Minha condição: não estou trabalhando, larguei meu emprego em janeiro para me dedicar aos concursos públicos. Meu emprego anterior não era de carteira assinada. Tenho dois automóveis em meu nome, assim como dois imóveis valor (sendo um rural), além de uma poupança própria com considerável quantia. Além disso, tenho diploma de curso superior completo.
Meus pais, que estarão patrocinando a viagem, me acompanharão. Por isso, tenho duas dúvidas:
1. Você acha que preciso de mais algum comprovante de vínculo com o Brasil?
2. Com meus patrocinadores de viagem indo juntos, é necessário a declaração?
Desde já agradeço.
Camila Guerra
19 de dezembro de 2013 at 11:37Oi Gabriel,
Sua situação não me parece ruim, embora a falta de vínculos possa te atrapalhar. Grana é uma coisa, vínculos é outra e ambas as situações costumam ser avaliadas juntas.
Já que vai com seus pais fazer a entrevista, no meu entendimento, não precisa da declaração pois os próprios estarão presentes para declarar pessoalmente.
[]’s
Gabriel
19 de dezembro de 2013 at 13:25Obrigado Camila.
Abraço.
Lidia
16 de dezembro de 2013 at 13:07Camila,bom dia…
Sou Farmacêutica,ganho 3267,00 por mês,moro com meus pais,tenho um sitio em meu nome,e tenho uma tia e dois primos que são legais lá, e dois irmãos que estão ilegais, vc acha que seria bom eu falar que tenho essa tia que é legal morando la´(OBS: minha tia e eu não temos sobrenomes iguais) e a respeito do meus irmãos, se eu não menciona-los teria algum tipo de problema?..acha que eu teria chance de conseguir o visto?
.
Camila Guerra
16 de dezembro de 2013 at 22:13Lidia, o agente consular julga o todo, onde conta renda, vínculos e outras coisas.
Sobre declarar família, por favor dê uma lida nos comentários pois é uma decisão muito pessoal e já foi super comentada aqui.
[]’s
Gustavo
15 de dezembro de 2013 at 23:57camila boa noite ,
Tenho um empresa , mais ela é nova e ainda não tenho o imposto de renda , a minha entrevista é agora em janeiro . tenho os 3 ultimos extratos bancarios , contrato com uma empresa e uma boa renda e carro no meu nome , voce acha que sem esse imposto de renda posso ter algum problema ?
ou com esses documentos já esta bom ?
Camila Guerra
16 de dezembro de 2013 at 12:09Gustavo, eles recomendam levar o IR pois é o documento oficial do governo brasileiro, mas não significa que outros documentos não serão aceitos.
Se não tem IR, você nã tem saída mesmo. Leve a documentação que possui. Talvez nem precise mostrar nada.
[]’s
Ramon
15 de dezembro de 2013 at 16:50Olá Camila, gostaria de tirar uma dúvida, estou indo tirar o visto de turista essa semana no RJ, o meu objetivo da viagem é turismo e pretendo ficar 15 dias em San Diego, Atualmente trabalho em agencia bancária, e recebo liquido por volta de R$ 1.350, eu mesmo vou bancar a viagem, você acha que a renda possa ser um problema para esses dias que vou ficar por la?
Obrigado
Camila Guerra
15 de dezembro de 2013 at 19:42Olá, Ramon!
Depende. Sem tem bons vínculos com o país, pode ser que o agente não te julgue só pela renda. Coisas que contam pontos a favor: dinheiro guardado, bens, imóveis, família, estudos, outras viagens para o exterior… A análise é feita com base no conjunto de informações que você fornece.
[]’s
Carina
15 de dezembro de 2013 at 15:41Ola Camila, td bem?
Primeiramente quero parabeniza-la pelo blog.
Vou contar o meu caso… Vou fazer um intercambio para o Canadá em Junho/2014, por 3 meses, e para obtenção do visto canadense irei enviar uma carta custeio dizendo que meu pai irá bancar toda a viagem e os estudos, mas na verdade eu mesma estou pagando tudo, inclusive já comprei as passagens. Como a cidade que irei (Calgary) é próximo à divisa dos EUA pensei em fazer uma visita e umas compras. Trabalho como téc. em Meio Ambiente e meu salario não é muito (1.400,00), mas tenho um dinheiro na poupança, estou nessa empresa a 8 meses e para viajar irei sair do emprego (mas se o consulado não perguntar claro não irei comentar). Moro com meus pais, tenho 24 anos, não declaro IR e não tenho bens no meu nome. Gostaria de uma sugestão, se informo no formulário DS-160 que eu irei bancar minha viagem e levar meus documentos ou que meu pai irá pagar e levar os documentos dele e quais documentos devo levar.
Obrigado. bjs
Camila Guerra
15 de dezembro de 2013 at 19:45Carina,
Meu conselho é que peça o visto americano somente depois de já ter recebido o canadense.
Sobre mentir sobre seu pai pagar a viagem, sinceramente, não sei te responder. No seu lugar eu diria a verdade, mas essa e uma escolha pessoal.
[]’s
Andre
13 de dezembro de 2013 at 13:39Bom dia, Camila.
Tenho uma duvida que deve ser bastante simples:
O pessoal fala muito em declarar vínculos, bens, moradia própria, dinheiro em poupança.. mas preenchi meu DS-160 agora pela manhã, e nele não tive nenhuma oportunidade de declarar esse tipo de coisa. A unica coisa, referente a valores, foi meu salário na pagina de trabalho. Será que pulei alguma coisa?
Muito obrigado.
Camila Guerra
14 de dezembro de 2013 at 17:26André, não sei dizer com certeza, mas quando preenchi o meu, havia alguns campos em aberto para explicar algumas coisas. Me lembro, por exemplo, que expliquei o que eu fazia na empresa, descrevi minha função, etc. Mas talvez esses campos se abram dependendo das opções que vamos escolhendo enquanto preenchemos o formulário. Não sei dizer.
De qualquer maneira e embora na grande maioria das vezes não se consiga mostrar documentação alguma, é importante levar. Imagino que só o fato do candidato chegar com uma pastinha de documentos já dá o “recado” ao agente de que ele pode provar o que declarou.
[]’s
MARIANA
12 de dezembro de 2013 at 20:12Camila,
boa tarde! Finalizei o preenchimento do formulário mas passei despercebido pelo locar de adicionar foto e depois não consegui incluir, sendo assim finalizei sem foto, li em alguns lugares q não te problema, mas em outros que não pode levar a confirmação sem foto, poderia me ajudar! Será que posso levar a foto no dia da entrevista?
Obrigada
Camila Guerra
13 de dezembro de 2013 at 12:56Mariana,
Não tem problema. Pode levar uma foto física junto com o formulário. Sua resposta está aqui: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/confirmation.html
[]’s
Gustavo Moreira
12 de dezembro de 2013 at 19:50Olá Camila,
Paguei a taxa por boleto bancário, sei que eles tem até 2 dias úteis para confirmarem o pagamento, no site https://usvisa-info.com faço o logon e entro na minha conta, onde que eu vejo ou coloco o numero do comprovante de pagamento para saber se já esta confirmado pagamento? ou recebo a confirmação por e-mail? estou perdido nesta situação.
Obrigado desde já
Camila Guerra
13 de dezembro de 2013 at 12:51Gustavo, tente marcar a entrevista. Se o sistema liberar a marcação, a taxa já compensou. Se não liberar, está ainda em processo. Caso demore demais, entre em contato com o consulado.
[]’s