Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Visto americano – perguntas e respostas
Search

Visto americano – perguntas e respostas


Já descrevemos passo a passo como é o processo para obtenção ou renovação do visto americano, mas muita gente tem dúvidas relacionadas à documentação e situações diversas.

Pensando nisso, fizemos esse post com perguntas frequentes que já respondemos nos comentários do artigo com o passo a passo para tirar o visto americano. Assim fica mais fácil encontrar as respostas.

Novamente gostaria de mencionar que não temos nenhuma ligação com o consulado americano e tampouco vendemos serviço para obtenção de visto. As respostas abaixo são baseadas em nossa própria experiência e na experiência de nossos leitores. Vamos lá:

Como tirar visto americano
Dúvidas sobre o visto americano

1) Quem está isento da entrevista?

– Quem está renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008; (detalhes sobre a insenção da entrevista para vistos americanos)

– Menores de 16 anos e maiores de 66 (detalhes sobre a isenção da entrevista nesses casos)

2) Não tenho passaporte ainda mas já dei entrada no processo. Posso começar a preencher o DS-160?

Não! Você precisa do número do seu passaporte para informar no DS-160.

3) Meu passaporte está vencendo mas eu já marquei a renovação. Posso usar o antigo para iniciar o processo de obtenção do visto?

De jeito nenhum! Não existe renovação de passaporte. Você receberá um passaporte novo, com número novo e o anterior será anulado. Se você usar o número antigo para começar a preencher o DS-160, vai ter problemas.

4) Quais os documentos eu preciso levar ao CASV?

– Confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras. Não precisa levar o formulário completo)
– Passaporte com validade mínima de seis meses
– Folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento. Aquela bem simples mesmo)

5) Quais documentos preciso levar para a entrevista no consulado?

Abaixo vai uma lista dos documentos que sugiro levar, mas cada um deve adaptar a documentação à sua realidade. A falta de um deles não significa impossibilidade de conseguir o visto.

– Passaporte válido (obrigatório!)
– Se for renovação, passaporte anterior caso ele contenha o visto vencido ou por vencer. (Se o seu passaporte estiver vencido e seu visto também, antes da fazer outro passaporte, tire xerox de todas as folhas para levar ao consulado pois a Polícia Federal retém passaportes que não contém vistos válidos)
– Comprovante de renda (IR, contrato de trabalho, carteira de trabalho, contra-cheques etc.)
– Extrato bancário dos últimos 3 meses
– Comprovante de matricula em faculdade, colégio, pós-graduação
– Carta convite de uma pessoa/empresa dos EUA caso você esteja indo participar de um curso, congresso, seminário
– Comprovante de residência
– Comprovante de casa própria e outros imóveis

Leia nosso post com treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano.

Precisa de hotel nos Estados Unidos?
Reserve pelo aqui pelo Booking
Compare os preços de seguro para a sua viagem

.

6) Uma outra pessoa vai pagar a minha viagem pois eu não tenho renda suficiente. O que eu preciso fazer?

A pessoa que vai bancar sua viagem precisa fazer uma declaração escrita e com firma reconhecida.

Além disso, você vai precisar comprovar que a pessoa que declarou ser o patrocinador da sua viagem tem condição financeira suficientemente boa para arcar com as despesas. Para isso, você deve levar para a entrevista documentos como IR, extrato bancário e outros documentos que comprovem a situação financeira do seu patrocinador.

7) Sou menor de idade, posso fazer a entrevista sozinho?

Não. Você vai precisar da presença de um de seus pais.

8) Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?

Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Mas é claro que isso não é regra.

9) Já imigrei ilegalmente para os EUA e morei lá alguns anos. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de visitar amigos e parentes que ficaram por lá. Eu tenho chances de conseguir o visto?

Se você está de volta ao Brasil por um período inferior a 10 anos, não conseguirá o visto! Os imigrantes ilegais sofrem uma punição por ter burlado a lei americana e devem permanecer sem pisar em solo americano por 10 anos.

Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar imigrantes em potencial e você já provou que é um, suas chances reduzem.

10) Tive um visto negado. Isso significa que não vou mais conseguir visto americano?

Não. Significa que na época que você tentou, não conseguiu convencer o agente consular de que tinha condições de viajar para os EUA e, de alguma forma, poderia ser um candidato a imigrar ou causar problemas por lá.

O consulado sabe que a situação das pessoas muda e você pode tentar novamente, quando sua situação for melhor. Mas meu conselho é que não tente com intervalos curtos. Se demonstrar que está desesperado para viajar aos EUA, pode ter o segundo visto negado e aí, complica mais um pouco.

11) Comprar a viagem antes de solicitar o visto me ajuda na hora da entrevista?

Não. O próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que o agente consular conceda o visto, o pedido ainda pode cair em processo administrativo e costuma demorar para liberar.

12) O DS-160 possui um campo obrigatório para o solicitante informar o hotel que ficará hospedado. Se não posso comprar nada, o que coloco aqui?

Você pode informar o hotel que pretende ficar. Se desejar mudar depois, não há problemas.

13) O consulado fica com meu passaporte?

Se o seu visto for concedido, sim. O visto será colado em uma das folhas do seu passaporte. Por isso, não agende viagens que dependam do passaporte antes que ele retorne para suas mãos.


14) Preenchi o DS-160 e só depois me dei conta de que coloquei informação errada. Posso consertar?

Sim. Vá em https://ceac.state.gov/genniv/ e clique em “retrieve an application”. Você pode mudar informações no seu formulário em até 48 horas antes da sua entrevista. Após mudar o que deseja, imprima a confirmação e leve para a entrevista. Se você só percebeu o erro depois do prazo, entre em contato com o consulado.

15) Vi que é preciso pagar uma taxa chamada MRV, mas para receber o passaporte+visto em casa preciso pagar outra taxa?

Não. A taxa MRV é única. No processo anterior era necessário pagar separadamente pelo envio. Depois que o processo foi modificado, não é mais necessário pagar entrega.

16) Prefiro pegar pessoalmente meu passaporte+visto. É possível?

Sim. Você precisa indicar isso durante o processo. Quando for ao CASV, eles pedirão que confirme essa opção e o endereço para entrega.

17) Há diferenças nos formulários?

Sim. Formulários de homens e mulheres são diferentes. Leitores já reportaram que os formulários também mudam de acordo com a idade do solicitante.

18) Tenho que tirar o visto no estado/cidade onde eu moro, ou posso fazer em outro local?

Você pode fazer onde preferir. Mas lembre-se que se precisar fazer entrevista, deverá comparece ao CASV e ao Consulado em dias diferentes.

19) Posso marcar CASV e Consulado no mesmo dia?

Não. Você pode marcar em dias seguidos, mas não no mesmo dia.
Para facilitar, o CASV funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.

20) Existe um intervalo máximo permitido entre a visita ao CASV e ao consulado?

Sim. Você precisa fazer a entrevista num prazo máximo de 8 dias a partir do dia que for ao CASV.

21) A taxa MRV tem prazo para ser usada? E o formulário DS-160?

Sim, a taxa deve ser usada no prazo de um ano e não é reembolsável. Passado 1 ano, você perde o valor pago.

O formulário DS-160 tem validade de 3 meses.

22) Quero tirar o visto com minha família, é possível marcar a entrevista de todos juntos?

Sim, mas cada pessoa precisa ter seu próprio DS-160. Você pode inserir pessoas da família no final do formulário. Na hora de marcar a entrevista, entre com seus dados e insira as outras pessoas também.

23) Quais perguntas o agente consular faz na hora da entrevista?

Não há uma receita de bolo. Para cada caso, perguntas diferentes. Mas entre as principais: o motivo da sua viagem, se tem algum parente nos EUA, com quem você vai viajar, quanto tempo pretende ficar, se já viajou para os EUA antes (quando e onde), com quem você mora, etc. Caso o agente tenha dúvidas sobre o que você declarou no seu DS-160, vai perguntar mais coisas.

24) É verdade que não é permitido entrar no CASV e no consulado com bolsa e celular?

No CASV você pode entrar com bolsa e também com celular, desde que ele esteja desligado.
No consulado não permitem celular nem desligado, desmontado, desencarnado ou desabilitado. Não adianta, não entra. Do lado de fora dos consulados há locais onde você pode deixar seu celular guardado. Também não permitem aparelhos eletrônicos. Você pode entrar com bolsa, mas vai passar por uma revista e também por um detector de metais, então não adianta esconder celular e eletrônicos, eles encontram.

25) Tenho muitas outras dúvidas, posso falar com o consulado?

Sim. Eles mantém uma página com perguntas e resposta sobre o processo do visto americano.

Para falar com o consulado, tente a página de contato deles.

26) Conselhos finais:

– Não minta! Declare no DS-160 sua vida como ela é. Se o agente consular desconfiar que você mentiu, seu visto será negado.

– Não exagere na roupa nem para mais e nem para menos. Vá vestido normalmente e seja você mesmo o tempo todo.

– Não faça piadas, brincadeiras bobas e nem puxe conversa com o agente. Limite-se a responder somente o que o agente perguntar. Não conte casos, não dê desculpas, não chore mágoas e não tente aparecer fingindo ser mais do que você é.

– Se você é do tipo que fica nervoso em esperar, leve uma revista ou um livro para passar o tempo. É importante que você faça a entrevista tranquilo, confiante e positivo.

Boa sorte!

Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Passo a passo para tirar visto americano” e “Treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)

Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.

Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania europeia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido.

Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.

**DEVIDO À QUANTIDADE ENORME DE PERGUNTAS REPETIDAS, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO.**

Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

1.038 Comments

  • taina

    14 de novembro de 2013 at 04:01

    Ola,
    tentei viajar com meu namorado para a casa da minha tia. Fazemos faculdade e eu nao trabalhava na epoca, ele sim. Ele proprio ia bancar sua viajem, e meu pai ia pagar a minha. Ele disse que ia pra casa da mina tia em washington e eu a mesma coisa. Nos dois fomos negados, mas acho que eu fui por falta de documentos que nao levei comprovando renda do meu pai. Já a dele eu nao sei. Estamos querendo ir final do ano que vem. tentamos isso em abril. qual a melhor epoca pra tentar denovo? será que é melhor ir acompanhada do meu pai junto com a gente? tenho 22 e ele 24. e marcar de ir no mesmo dia. Mas dessa vez mudamos o intinerário, vamos para orlando, é uma boa mudar o intinerário em tao pouco tempo?

    • Camila Guerra

      14 de novembro de 2013 at 10:46

      Taina, se nada mudou na sua situação, não vai adiantar tentar de novo agora. Se algo mudou, aí vale a pena.
      Seu pai não poderá acompanhá-la na entrevista. Só entram candidatos.
      Se o agente pediu documentação e você não tina, foi vacilo seu. Se ele não pediu documentação, te negou o visto de cara, não ia adiantar ter levado mesmo.
      Certamente o agente considerou vocês possíveis candidatos a imigrantes. Provavelmente julgou que não possuem vínculos suficientes com o Brasil e/ou a grana é pouca.
      []’s

  • karla

    13 de novembro de 2013 at 16:24

    Boa tarde!

    Tenho uma duvida que esta me angustiando bastante.
    Não tínhamos condições de custear nossa viagem para os States por conta do nosso salário. Como só recebo 1.400,00 e meu esposo também, não declaramos IR pois somos isentos.
    Meu esposo é corretor de imóveis e esse mês ele vez uma venda grande e com ela conseguiremos realizar esse sonho de viajarmos com nossos três filhos. O problema é que essa quantia só será declarada agora próximo ano e como podemos obter nosso visto sem a declaração de IR?

    • Camila Guerra

      14 de novembro de 2013 at 11:04

      Karla, vai precisar comprovar o recebimento dessa grana de alguma forma. Por exemplo, extrato bancário, comprovante de pagamento da corretora ou algo do gênero. Também é importante declarar a grana no DS-160. O importante é comvar para o agente que não pretendem imigrar.
      []’s

  • Juliana

    12 de novembro de 2013 at 23:22

    Oi Camila, estou com um problema de informações divergentes na folha de confirmação do DSC-160 e na folha de agendamento da entrevista. Na DSC-160 coloquei que o motivo da viagem é TOURISM/MEDICAL TREATMENT (B2) e no agendamento BUSINESS/TOURISM (B1/B2). O motivo é turismo e não percebi na hora o problema. Esse final de semana fui fazer a parte da biometria e não reclamaram da diferença. Vi no seu texto que tem como editar o DSC-160, mas não estou conseguindo. Ou aparece para que eu veja o que já está finalizado ou para fazer um novo. Estou muito nervosa com isso.
    Apesar de em ambos eu colocar que o motivo é turismo, isso pode me causar problemas para conseguir o visto? Como eu faço para editar?
    Muito obrigada!

  • eduardo negreiros

    12 de novembro de 2013 at 18:19

    olá camila!!!
    Sou massoterapeuta profissao autonoma tenho, ganho em torno de 5 mil reais, estou no 6 semestre de fisioterapia, ja peguei o comprovante de matricula e o extrato dos ultimos 3 meses, tenho um carro em meu nome e vou viajar com a familia da minha namorada por 10 dias em orlando, minha entrevista é nessa quinta feira dia 14/11/2013!!! quais são minhas chances???? obrigado desde já

    • Camila Guerra

      12 de novembro de 2013 at 20:14

      Eduardo, se o agente te pedir comprovante de renda e aceitar o extrato, você parece ter boas chances. Tudo depende do processo como um todo e da maneira como declarou as informações.
      []’s

  • Ana Caroline

    12 de novembro de 2013 at 10:19

    Bom dia! Consegui o tão sonhado visto!!!
    Passando para contar como foi minha entrevista para o visto de turista no dia 08/11/14 (sexta-feira) em SP.
    A atendente do consulado foi super simpática e só me fez 3 perguntas da seguinte maneira:
    Pergunta: Para onde vai?
    Resposta: Vou para o Canadá estudar (ele me interrompeu e nem deixou eu dizer para onde queria ir no EUA)
    Pergunta: Você já fez faculdade no Brasil?
    Resposta: Sim
    Pergunta: Qual sua profissão?
    Resposta: Analista Administrativa em uma empresa de tecnologia
    Atendente consular: Pode colocar a mão para conferir a digital. Ok, Visto concedido e boa viagem.

    Não me precisei mostrar nenhum documento e dava para perceber que todos que estavam mostrando documento e demorando mais tempo pareciam estarem mais nervosos e apreensivos, a dica é mesmo se manter calmo e dizer a verdade.

    Espero que ajude.
    Carol

  • Marcela

    7 de novembro de 2013 at 17:30

    Olá, desde já agradeço pela intenção do Blog.
    O meu caso e o seguinte, faço doutorado aqui no Brasil e ganhei uma bolsa para estudar, fazer parte desse doutorado, nos EUA. Sou casada e pretendo levar minha parceira comigo, porém ela não estuda mais (já é formada) e trabalha de forma autônoma. Como estou indo estudar, posso pegar o visto J1 para mim e o J2 para ela, e para isso, a universidade americana vai emitir um documento (DS 2019), cuja emissão exige uma série de documentação (passaporte das duas, comprovante de suporte financeiro, seguro saúde etc) que já foram encaminhados. Então gostaria de saber se, mesmo tendo esse documento da universidade americana em mãos, a minha companheira ainda precisa de alguma forma comprovar vínculos mais fortes aqui no Brasil. Tenho um colega que foi para lá com a filha (também J1 e J2) e ele não precisou comprovar nada da menina, o simples fato de ela ser J2 dele já ‘garantia’ o visto para ela. Isso pode acontecer no caso de adultos casados? Se não, que outros tipos de vinculo (além de emprego, estudos, casa e carro ) ela poderia comprovar ? Devo ficar preocupada em o visto J2 dela não ser aceito por falta de vínculo, mesmo com o DS 2019 ?
    PS: somo casadas no civíl aqui no Brasil.
    Obrigada mais uma vez.

    • Camila Guerra

      7 de novembro de 2013 at 18:52

      Olá, Marcela!
      Não tenho experiência com visto americano J1 e J2 para te dar uma resposta confiável, mas acho que é necessário sim que ambas comprovem vínculos. Caso ela não tenha vínculos suficientes, acho que você precisa ter por ela. Imagino que funcione de maneira parecida com o processo do visto de turismo. Até onde eu sei, você precisa provar que não pretende ficar por lá depois que sua bolsa de estudo chegar ao fim.
      Sobre o amigo que levou a filha, se ela era menor, era dependente do pai e não precisaria mesmo comprovar vínculo.
      O mais importante é você comprovar que tem grana para bancar as duas lá no período da bolsa.
      []’s

  • Michael Pickler

    7 de novembro de 2013 at 15:57

    Boa tarde Camila.

    Tive o meu visto negado na primeira tentativa, por descreverem que eu não possuía vínculos com o Brasil. Coloquei que eu ia bancar minha viagem.

    Estive em contato com outro despachante, e o mesmo me disse para alterar esta parte, colocando que o meu sogro (que irá viajar comigo) e já tem o visto aprovado, estará me custeando.

    Também passei o meu carro para o meu nome, pois ele não estava em meu nome antes.

    Pretendo fazer esta segunda entrevista 30 dias depois da primeira.

    Você acha que tenho chances agora com estas mudanças?

    • Camila Guerra

      7 de novembro de 2013 at 16:49

      Michael, dificil dizer, mas acho arriscado
      Primeiro pelo intervalo entre as entrevistas ser muito pequeno. Segundo porque você vai contar uma mentira que pode te condenar se o agente tiver acesso ao teu processo anterior. Terceiro porque você mudou a fonte da grana que vai gastar com a viagem mas não mudou em nada a sua situação relativa aos vínculos (que foi o que te rendeu o visto negado). O consulado aconselha a somente fazer uma nova tentativa quando há mudanças significativas na condição do candidato.
      Se eu tivesse que apostar, apostaria que você terá uma segunda negativa. Mas, só vai saber tentando. Você pode dar sorte…
      O carro no seu nome é um extra mas não é decisivo. Não é ele que vai te garantir um visto.
      []’s

  • Andre oliver

    7 de novembro de 2013 at 12:25

    Ola camila , tenho 18 anos , e minha irmã parte de pai foi com a familia dela ano passado para os EUA morar la ja que a mãe dela é casada e naturalizada la , e ano que vem eu pretendo ficar com eles uns dias por la e tenho medo de nao consegui o visto, ter um bom saldo na conta bancaria ajuda bastante ja que direi que irei para turismo e compras ? ou dizer que eu tenho parentes por la é necessário ? por terem em grande parte de vistos negados por esse caso ?

    • Camila Guerra

      7 de novembro de 2013 at 12:35

      André, a situação financeira e os vínculos com o Brasil interferem diretamente nesse assunto da família nos EUA. Sobre declarar ou não, leia os comentários nesse post e no outro e tome sua própria decisão. Minha opinião pessoal é sempre contra a mentira, mas não posso tomar decisões por vocês.
      Bons vínculos com o país são: emprego estável (de preferência com alguns anos no mesmo local), bom salário, estudo, família, imóveis, etc.
      []’s

  • Jean

    6 de novembro de 2013 at 17:18

    Ola Camila tudo bem ?
    Estou agendando minha entrevista , eu tenho 18 anos , e trabalho com meu pai , so que eu nao comprovo renda , so tenho os extratos bancarios ! Meu sogro é funcionario publico , tem uma renda boa, bastante imoveis no nome dele, e declara imposto de renda, ele vai me bancar la , mas sera que corro algum risco deles negarem meu visto por eu nao ter comprovação de renda aqui ? tenho uma casa em meu nome , estou cursando ingles tambem , e bom pegar o comprovante da matricula e levar ?

    • Camila Guerra

      7 de novembro de 2013 at 00:01

      Jean, um pouco complicado, mas precisa tentar pra saber. Leve os extratos, docs da casa que tem no seu nome e a documentação do sogro.
      O curso de inglês ainda não consegui saber se ajuda. Até o momento acho irrelevante.
      Se você tem seus pagamentos depositados em conta, os extratos podem ajudar.
      []’s

  • Ju

    6 de novembro de 2013 at 14:50

    Boa tarde Camila, vou agendar a entrevista do meu visto, porém estou com muito medo. Sou vendedora autônoma no ramo de vestuário e acessórios, tenho um gaho aproximado de R$ 5.000 porém não declaro imposto de renda, só consigo confirmar minha renda por extrato bancário, tenho a intenção de viajar com meu namorado e minha sogra no mês de dezembro, tendo em vista que os dois viajam sempre pro mesmo lugar (Miami) é viável levar o passaporte dos dois?? Será que vou ter problemae ter o visto negado por não declarar renda?? Estou com muito medo! Agradeço desde já.

    • Camila Guerra

      6 de novembro de 2013 at 15:37

      Ju, a entrevista é sua e não do seu namorado+sogra. Não tem sentido levar passaporte deles.
      Sua renda precisa ser comprovada de alguma forma e não dá pra saber como o agente vai entender isso. Se o agente considerar que venda autônoma não caracteriza vínculo, pode ser que te negue o visto. Com sua renda você deveria estar declarando IR e não sei se eles levam isso em consideração. Acho que não, mas não dá pra saber como ele vai te avaliar.
      Boa sorte!
      []’s

  • Diego Cardoso

    6 de novembro de 2013 at 13:01

    Bom dia!
    Estive na Embaixada dos Estados Unidos dia 04 de novembro de 2013 e graças a Deus eu e minha mãe conseguimos o visto.
    Nossa entrevista estava marcada para as 9 horas, chegamos lá por volta das 8:40h, passamos pelos seguranças e detectores de metais e raio-x… Enfim, estávamos dentro da embaixada a espera da famosa entrevista… Passados cerca de 40 minutos aguardando nos chamar, lá eles estão chamando por nomes e não por senhas. Enfim nos chamaram e fomos para uma fila com aproximadamente 5 pessoas. Logo, fomos encaminhados por um auxiliar da embaixada até um guiche, lá em Brasília e tudo muito organizado e muito confortável… Eu e minha mãe separamos todos os documentos possíveis, carta-convite, declarações de imposto de renda, declaração da faculdade, extratos, comprovantes de pagamentos, etc… Ao chegar diante do agente consular, fomos cumprimentados por ele, que foi uito educado e simpatico conosco e nos questionou para onde iriamos, qual era a nossa ocupação, quato ganhávamos. Eu ja estive na europa a turismo, ele enfatizou isso para mim, questionando o que eu fui fazer lá, quanto tempo fiquei, quando fui… Perguntas respondidas, ele ficou num silêncio tenebroso e nos olhando para ele… Logo, perguntou novamente sobre a minha viagem a europa, eu respondi novamente e ele voltou a ficar em silêncio, em seguida pediu para colocarmos a mão no leitor biométrico e disse que tínhamos conseguido o visto nos desejando uma boa viagem…
    Ficamos na embaixada cerca de 1 hora, às 9:40h estávamos chegando ao hotel e nos preparando para voltar para casa. Fomos verdadeiros, sinceros e muito seguro e firme nas respostas, a entrevista nao tem segredo, temos que ser sinceros e tudo dará certo… É isso pessoal, até a próxima.

  • carol

    6 de novembro de 2013 at 11:13

    Solicitei um visto B1 para participar de um congresso nos EUA, mas veio escrito no visto B1/B2. Posso usar o mesmo visto para fazer turismo no futuro? Obrigada.

  • manoella

    5 de novembro de 2013 at 15:56

    Boa tarde Camila, seu blog e muito interessante, gostaria de saber, por sua experiencia se tenho alguma chance de obter o visto, tenho 24 anos, sou casada, universitária, a um ano de me formar, trabalho a 6 anos no como funcionaria publica, recebo um salario de 810,00 bruto, levando meu contrato de colacao e baile de formatura tenho alguma chance de conseguir o visto, meu esposo tem 34 anos, trabalha na mesma empresa ha 7 anos, tem um salario de 2200,00 tambem e universitário, quais sao nossas chances?? Já viajamos num cruzeiro no inicio do ano onde desembarcamos em 2 paises, Argentina e Uruguai, como nao entramos com passaporte a unica prova q nos temos é o recibo dos gastos dentro do navio e o recibo da compra do pacote de cruzeiro. Obrigada pela ajuda

  • Melissa

    4 de novembro de 2013 at 16:23

    Olá Camila,

    Estou pretendo viajar para Las Vegas em Abril, vou com meu namorado e a familia dele, todos já tem o visto…. ganho em torno de R$ 2.000,00. Estou com medo de negarem por este fato. Que dica você poderia me dar? Já fui no CASV levar a documentação, e quinta irei no consulado, estou muito nervosa.

    Obrigada!

    abraços

    • Camila Guerra

      4 de novembro de 2013 at 16:42

      Melissa, leia os comentários desse post e do post com o passo a passo de como tirar o visto. Já respondi várias perguntas como a sua e outras pessoas deixaram uma mensagem contando sua experência. Tenho certeza que vai encontrar informações úteis.
      Meu conselho é que fique tranquila. Sua sorte está lançada e não há mais nada que possa fazer além de ir para a entrevista segura, confiante e certa de que pode provar para o agente consular que você tem como pagar pela viagem e e não pretende imigrar.
      []’s

    • Carol

      5 de novembro de 2013 at 17:39

      Oi, Melissa! Consegui meu visto ontem \o/ e minha renda não é muito maior que a sua. Coloquei tudo no DS-160 e fui preparada caso solicitassem a comprovação dos valores. Felizmente não pediram nada e na entrevista, que fiz junto com meu irmão e minha cunhada, só respondemos o que fazíamos e se já havíamos viajado. Ah, também não fiz nenhuma questão de ficar ouvindo as entrevistas alheias pra não ficar nervosa – acho que foi melhor, sabe? Não há como não ficar um pouco ansiosa mas também não precisa criar mais situações tensas ouvindo os outros. Depois que entramos no prédio foi tudo super rápido – acho que saímos em uns 20 minutos – só a fila da rua demorou um pouco. Boa sorte!

      Camila, obrigada pelo site! Consultei seus posts diversas vezes nesses dois meses de preparação. :) Thanks a lot!

  • Aline

    4 de novembro de 2013 at 16:08

    Preenchi o formulário DS-160, imprimi a página de confirmação, paguei a taxa e fiz os agendamentos.
    Mas agora me dei conta de que gostaria de realizar uma alteração no DS-160. É possível? Como? Terei que pagar outra taxa?
    Agradeço a atenção

    • Camila Guerra

      4 de novembro de 2013 at 16:37

      Aline,
      Você pode alterar o DS-160 até 48 antes da entrevista no consulado. Terá que imprimir a folha com o novo código e entregar ao agente consular junto com o passaporte. Sem taxas.
      []’s

  • William Loureiro

    4 de novembro de 2013 at 14:44

    Olá Camila, Moro em Manaus e aqui não tem consulado então tenho que ir pra São Paulo para tirar o visto… tenho uma viagem marcada para são paulo para fevereiro de 2014 poi vou a um casamento… gostaria de saber se posso marcar a minha ida ao CASV E AO CONSULADO para a mesma epoca que estarei em sao paulo para esse casamento pois assim não precisarei dar duas viagens….

  • Bianca

    4 de novembro de 2013 at 13:12

    Olá Camila,

    Bom dia,
    Parabéns pelo blog! Suas informações foram mto importantes.
    Uma dúvida, estou gestante e gostaria de ir para Miami comprar o enxoval do neném no fim de Janeiro, você sabe se tem atendimento preferencial na fila do consulado.
    Pela sua experiência você acha que consigo agendar a entrevista e visita ao CASV para a próxima semana?

    Grata,
    Bianca.

  • Manoella

    4 de novembro de 2013 at 13:01

    Olá Camila, achei seu blog muito interessante, pois bem, meu marido e eu estamos pretentendo viajar em julho de 2014, eu tenho 24 anos, sou universitária (pela Universidade do ES) , quando pretendo viajar estarei terminando o 7º periodo (ou seja faltando apenas um para concluir), trabalho a 6 anos como Aux. de Secretaria Escolar pelo Estado do ES, no qual recebo um salário de 810,00, concluo minha graduação em dezembro de 2014, porem minha colação e baile está marcado para março de 2015, será que levar uma declaração da Universidade como estarei cursando o 7º periodo, declaração da Secretaria de Gestao de Recursos Humanos do ES como trabalho a 6 anos e contrato de festa de formatura contam como pontos positivos e fortes vinculos ? Meu marido, tem 34 anos, trabalha na mesma empresa a 8 anos, ganha em torno de 2100,00, temos um apt em nosso nome, ele também e universitário, cursando o 5 periodo, e até julho ele terá 2 ferias vencidas, ou seja tem que tirar uma ate julho, levar uma declaraçao sobre as ferias conta como ponto positivo ? Outra questão, em janeiro fizemos uma viagem num cruzeiro, onde desembarcamos em Punta, Argentina e Montivideo, como fomos com RG não houve carimbo, mas temos comprovante do pagamento(recibo da agencia de turismo) isso deve ser informado no DS 160 quando perguntarem se conhecemos outro pais? Tive meu visto negado a 5 anos, onde não tinha vinculo nenhum com o Brasil, Há, pretendemos ir para Orlando por 8 dias.

    • Camila Guerra

      4 de novembro de 2013 at 15:20

      Manoella,
      Aconselho fazerem a entrevista juntos. É importante comprovar que vocês têm de onde tirar a grana para a viagem, já que o seu salário é baixo.
      Leve comprovante de matrícula da faculdade, contrato de trabalho e carteira de trabalho. O apto no nome de vocês é importante. Não esqueçam de levar comprovação de que são casados e moram juntos. A declaração de férias do marido é uma boa levar também.
      Sobre o cruzeiro, declare que conhece outro país, afinal, é verdade. E leve algo para comprovar.
      []’s

  • Roger

    4 de novembro de 2013 at 12:46

    Bom dia,
    Ano passado, obtive um visto de estudante (F-1), e fui estudar nos EUA.
    Fiz tudo como tinha de ser feito, formei, fiquei lá por 8 meses e voltei há 5 meses.

    Agora quero muito voltar pra passear, e marquei uma entrevista para um novo visto (de turista B-2) e vou ao CASV e Embaixada semana que vem.
    Será que existem riscos de negarem meu visto ? Na minha primeira entrevista a cônsul só me pediu extratos bancarios, e estou com medo de me pedirem IR, pois meu pai declara um valor baixo no IR, mas tem casas, carros, motos, empresa e uma boa quantia na conta, mas fico com medo pelo baixo valor. E sou estudante de odontologia no Brasil. Quais as possiveis probabilidades ?