Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Visto americano – perguntas e respostas
Search

Visto americano – perguntas e respostas


Já descrevemos passo a passo como é o processo para obtenção ou renovação do visto americano, mas muita gente tem dúvidas relacionadas à documentação e situações diversas.

Pensando nisso, fizemos esse post com perguntas frequentes que já respondemos nos comentários do artigo com o passo a passo para tirar o visto americano. Assim fica mais fácil encontrar as respostas.

Novamente gostaria de mencionar que não temos nenhuma ligação com o consulado americano e tampouco vendemos serviço para obtenção de visto. As respostas abaixo são baseadas em nossa própria experiência e na experiência de nossos leitores. Vamos lá:

Como tirar visto americano
Dúvidas sobre o visto americano

1) Quem está isento da entrevista?

– Quem está renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008; (detalhes sobre a insenção da entrevista para vistos americanos)

– Menores de 16 anos e maiores de 66 (detalhes sobre a isenção da entrevista nesses casos)

2) Não tenho passaporte ainda mas já dei entrada no processo. Posso começar a preencher o DS-160?

Não! Você precisa do número do seu passaporte para informar no DS-160.

3) Meu passaporte está vencendo mas eu já marquei a renovação. Posso usar o antigo para iniciar o processo de obtenção do visto?

De jeito nenhum! Não existe renovação de passaporte. Você receberá um passaporte novo, com número novo e o anterior será anulado. Se você usar o número antigo para começar a preencher o DS-160, vai ter problemas.

4) Quais os documentos eu preciso levar ao CASV?

– Confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras. Não precisa levar o formulário completo)
– Passaporte com validade mínima de seis meses
– Folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento. Aquela bem simples mesmo)

5) Quais documentos preciso levar para a entrevista no consulado?

Abaixo vai uma lista dos documentos que sugiro levar, mas cada um deve adaptar a documentação à sua realidade. A falta de um deles não significa impossibilidade de conseguir o visto.

– Passaporte válido (obrigatório!)
– Se for renovação, passaporte anterior caso ele contenha o visto vencido ou por vencer. (Se o seu passaporte estiver vencido e seu visto também, antes da fazer outro passaporte, tire xerox de todas as folhas para levar ao consulado pois a Polícia Federal retém passaportes que não contém vistos válidos)
– Comprovante de renda (IR, contrato de trabalho, carteira de trabalho, contra-cheques etc.)
– Extrato bancário dos últimos 3 meses
– Comprovante de matricula em faculdade, colégio, pós-graduação
– Carta convite de uma pessoa/empresa dos EUA caso você esteja indo participar de um curso, congresso, seminário
– Comprovante de residência
– Comprovante de casa própria e outros imóveis

Leia nosso post com treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano.

Precisa de hotel nos Estados Unidos?
Reserve pelo aqui pelo Booking
Compare os preços de seguro para a sua viagem

.

6) Uma outra pessoa vai pagar a minha viagem pois eu não tenho renda suficiente. O que eu preciso fazer?

A pessoa que vai bancar sua viagem precisa fazer uma declaração escrita e com firma reconhecida.

Além disso, você vai precisar comprovar que a pessoa que declarou ser o patrocinador da sua viagem tem condição financeira suficientemente boa para arcar com as despesas. Para isso, você deve levar para a entrevista documentos como IR, extrato bancário e outros documentos que comprovem a situação financeira do seu patrocinador.

7) Sou menor de idade, posso fazer a entrevista sozinho?

Não. Você vai precisar da presença de um de seus pais.

8) Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?

Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Mas é claro que isso não é regra.

9) Já imigrei ilegalmente para os EUA e morei lá alguns anos. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de visitar amigos e parentes que ficaram por lá. Eu tenho chances de conseguir o visto?

Se você está de volta ao Brasil por um período inferior a 10 anos, não conseguirá o visto! Os imigrantes ilegais sofrem uma punição por ter burlado a lei americana e devem permanecer sem pisar em solo americano por 10 anos.

Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar imigrantes em potencial e você já provou que é um, suas chances reduzem.

10) Tive um visto negado. Isso significa que não vou mais conseguir visto americano?

Não. Significa que na época que você tentou, não conseguiu convencer o agente consular de que tinha condições de viajar para os EUA e, de alguma forma, poderia ser um candidato a imigrar ou causar problemas por lá.

O consulado sabe que a situação das pessoas muda e você pode tentar novamente, quando sua situação for melhor. Mas meu conselho é que não tente com intervalos curtos. Se demonstrar que está desesperado para viajar aos EUA, pode ter o segundo visto negado e aí, complica mais um pouco.

11) Comprar a viagem antes de solicitar o visto me ajuda na hora da entrevista?

Não. O próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que o agente consular conceda o visto, o pedido ainda pode cair em processo administrativo e costuma demorar para liberar.

12) O DS-160 possui um campo obrigatório para o solicitante informar o hotel que ficará hospedado. Se não posso comprar nada, o que coloco aqui?

Você pode informar o hotel que pretende ficar. Se desejar mudar depois, não há problemas.

13) O consulado fica com meu passaporte?

Se o seu visto for concedido, sim. O visto será colado em uma das folhas do seu passaporte. Por isso, não agende viagens que dependam do passaporte antes que ele retorne para suas mãos.


14) Preenchi o DS-160 e só depois me dei conta de que coloquei informação errada. Posso consertar?

Sim. Vá em https://ceac.state.gov/genniv/ e clique em “retrieve an application”. Você pode mudar informações no seu formulário em até 48 horas antes da sua entrevista. Após mudar o que deseja, imprima a confirmação e leve para a entrevista. Se você só percebeu o erro depois do prazo, entre em contato com o consulado.

15) Vi que é preciso pagar uma taxa chamada MRV, mas para receber o passaporte+visto em casa preciso pagar outra taxa?

Não. A taxa MRV é única. No processo anterior era necessário pagar separadamente pelo envio. Depois que o processo foi modificado, não é mais necessário pagar entrega.

16) Prefiro pegar pessoalmente meu passaporte+visto. É possível?

Sim. Você precisa indicar isso durante o processo. Quando for ao CASV, eles pedirão que confirme essa opção e o endereço para entrega.

17) Há diferenças nos formulários?

Sim. Formulários de homens e mulheres são diferentes. Leitores já reportaram que os formulários também mudam de acordo com a idade do solicitante.

18) Tenho que tirar o visto no estado/cidade onde eu moro, ou posso fazer em outro local?

Você pode fazer onde preferir. Mas lembre-se que se precisar fazer entrevista, deverá comparece ao CASV e ao Consulado em dias diferentes.

19) Posso marcar CASV e Consulado no mesmo dia?

Não. Você pode marcar em dias seguidos, mas não no mesmo dia.
Para facilitar, o CASV funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.

20) Existe um intervalo máximo permitido entre a visita ao CASV e ao consulado?

Sim. Você precisa fazer a entrevista num prazo máximo de 8 dias a partir do dia que for ao CASV.

21) A taxa MRV tem prazo para ser usada? E o formulário DS-160?

Sim, a taxa deve ser usada no prazo de um ano e não é reembolsável. Passado 1 ano, você perde o valor pago.

O formulário DS-160 tem validade de 3 meses.

22) Quero tirar o visto com minha família, é possível marcar a entrevista de todos juntos?

Sim, mas cada pessoa precisa ter seu próprio DS-160. Você pode inserir pessoas da família no final do formulário. Na hora de marcar a entrevista, entre com seus dados e insira as outras pessoas também.

23) Quais perguntas o agente consular faz na hora da entrevista?

Não há uma receita de bolo. Para cada caso, perguntas diferentes. Mas entre as principais: o motivo da sua viagem, se tem algum parente nos EUA, com quem você vai viajar, quanto tempo pretende ficar, se já viajou para os EUA antes (quando e onde), com quem você mora, etc. Caso o agente tenha dúvidas sobre o que você declarou no seu DS-160, vai perguntar mais coisas.

24) É verdade que não é permitido entrar no CASV e no consulado com bolsa e celular?

No CASV você pode entrar com bolsa e também com celular, desde que ele esteja desligado.
No consulado não permitem celular nem desligado, desmontado, desencarnado ou desabilitado. Não adianta, não entra. Do lado de fora dos consulados há locais onde você pode deixar seu celular guardado. Também não permitem aparelhos eletrônicos. Você pode entrar com bolsa, mas vai passar por uma revista e também por um detector de metais, então não adianta esconder celular e eletrônicos, eles encontram.

25) Tenho muitas outras dúvidas, posso falar com o consulado?

Sim. Eles mantém uma página com perguntas e resposta sobre o processo do visto americano.

Para falar com o consulado, tente a página de contato deles.

26) Conselhos finais:

– Não minta! Declare no DS-160 sua vida como ela é. Se o agente consular desconfiar que você mentiu, seu visto será negado.

– Não exagere na roupa nem para mais e nem para menos. Vá vestido normalmente e seja você mesmo o tempo todo.

– Não faça piadas, brincadeiras bobas e nem puxe conversa com o agente. Limite-se a responder somente o que o agente perguntar. Não conte casos, não dê desculpas, não chore mágoas e não tente aparecer fingindo ser mais do que você é.

– Se você é do tipo que fica nervoso em esperar, leve uma revista ou um livro para passar o tempo. É importante que você faça a entrevista tranquilo, confiante e positivo.

Boa sorte!

Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Passo a passo para tirar visto americano” e “Treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)

Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.

Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania europeia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido.

Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.

**DEVIDO À QUANTIDADE ENORME DE PERGUNTAS REPETIDAS, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO.**

Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

1.038 Comments

  • Letícia

    2 de novembro de 2013 at 15:53

    Olá Camila, já fiz uma pergunta esses dias e leio suas dicas quase sempre. Mas mesmo assim, ainda fico com muitas duvidas e muito medo em relação ao visto. Olhe minha situação, quero ir aos Estados Unidos no ano que vem, para ver meu namorado que está la pelo programa ciências sem fronteiras, ele está no estado do Michigan, mas quero conhecer outros lugares então estamos combinando de ir para nova york, pretendo ficar lá no máximo 15 dias. Estou cursando direito, e estou fazer estágio que tem contrato de dois anos, pretendo ir ano que vem quando completar um ano de estágio e poderei tirar minhas férias, tenho 18 anos, e minha tia irá custear a minha viagem. Quais são as chances de eu ter meu visto negado? E quais são as suas dicas, devo dizer que estou indo lá para “visitar” o meu namorado? Tenho medo de me perguntarem se eu estou indo sozinha, e se eu disse que sim eles acharem muito suspeito, ainda mais por causa da minha idade. Um muito obrigada desde já.

    • Camila Guerra

      2 de novembro de 2013 at 20:07

      Olá, Leticia!
      Você sabe que eu sou a favor sempre de dizer a verdade, então não posso te dar uma opinião contrária a isso.
      Chances de ter o visto negado sempre há. Não dá pra saber como o agente vai avaliar seu DS-160 e a qual conclusão ele chegará. Pode ser que o vínculo com o namorado lá te atrapalhe, mas também pode ser que não atrapalhe… o negócio é convencer o agente que você não é uma imigrante em potencial.
      []’s

  • Rosane

    1 de novembro de 2013 at 20:31

    Olá!Pretendo viajar com meu marido e filha em janeiro.Gostaria de sua opinião sobre minhas chances de conseguir o visto.Não trabalho,não sou casada no papel mas vivo com meu companheiro há 19 anos.Temos uma filha de 11 anos que irá conosco.Meu marido trabalha há 32 anos em uma grande empresa,temos um imóvel no nome dele,que estamos pagando ainda e foi financiado pela CEF e temos um imóvel em meu nome.Estou muito descrente de que vou conseguir.Acha que tenho chances.Outra dúvida é que meu marido tem parentes em Boston(vivem legalmente lá),mas vamos para Disney.Devo informar isso ou é melhor não.Desde já agradeço a atenção e parabéns pela iniciativa.

    • Camila Guerra

      1 de novembro de 2013 at 22:18

      Rosane, se a renda do seu marido for boa o suficiente pra manter a família bem no Brasil e ainda sobrar grana pra viajar, não tem problema você ser dependente dele. Se ele declara você como dependente no IR, ainda melhor. Acho que devem fazer a entrevista todos juntos. Leve a documentação comprovando isso tudo para não passar aperto caso o agente peça pra ver.
      Sobre falar de parentes que vivem lá, esse é um assunto polêmico demais. A decisão é pessoal.
      Sou de opinião que se a situação da pessoa no Brasil é boa, ter parentes lá não atrapalha. Se for mediana, pode atrapalhar, mas depende. Se for ruim, atrapalha com certeza. Mas o que você vai responder quando o agente te perguntar “você tem parentes nos Estados Unidos?” é uma decisão pessoal que precisa ser tomada por você (no caso seu marido).
      []’s

      • Rosane

        1 de novembro de 2013 at 22:27

        Muito Obrigada!Me ajudou bastante.Vejo uma luz no fim do túnel rsrsrsrs Sou sim dependente de meu marido no IR.Quanto ao assunto dos pasrentes,depois do que vc falou ,acho melhor não arriscar.Não tem com cruzar informações,pois são tios de 2º grau,então melhor omitir sse detalheValeu.Bjs

  • paulo roberto

    1 de novembro de 2013 at 19:55

    ola camila tenho uma duvida eu ja morei nos estados unidos ilegal mais quando eu voutei para o brasil eles não carimbarao meu passaporte outra coisa quando meu passaporte venceu eu renovei la mesmo eagora oque eu faço quero tirar o visto tenho renda casa quero tirar eu e minha familia meajuda aiii obrigado

    • Camila Guerra

      1 de novembro de 2013 at 22:09

      Paulo Roberto, o imigrante ilegal fica, pela lei americana, impedido de pisar novamente em solo americano por um período de 10 anos. Como eles controlam e se realmente controlam isso, não sei te dizer. Mas se ainda não se passaram 10 anos, é possível que você receba uma negativa. É possível também que, vendo o passaporte emitido lá, o agente te pergunte o motivo… e aí você vai ter que explicar…
      []’s

  • leandro

    1 de novembro de 2013 at 12:53

    Ola,Camila tudo bem.
    Eu ja te fiz uma pergunta mais gostaria de refaz ela de novo com mais digamos detalhes.

    Eu fui tentar conseguir o visto agora em outubro nao sou casado no papel mais moro junto ha 9 anos tenho 2 filhas( 7 e 2 anos) . Eu e minha esposa gostaríamos de ir para a Disney em Março. Apesar de nunca ter viajado resolvi pedir conselhos ha uma amiga que já foi.Ela me explicou o seguinte.
    Diga que vc é solteiro e que nao tem filhos ( ela disse que els questionariam que eu viajaria e deixaria filhos para traz).
    eu tenho uma casa financiada no nome de nós 2 tenho carro no nome de terceiros.
    e temos um Comercio (sacolão de frutas e verduras ) no nome da Minha Esposa
    essa amiga disse que seria mais facil ela conseguir o visto sozinha com as meninas por ter um comercio no nome dela.
    E eu acreditei e fiz desse jeito , sabe oque aconteceu
    VISTO NEGADO motivo 214 B
    Procurei uma agencia e eles disseram para nois declararmos o imposto de renda e pegarmos toda a documentacao. oque temos hoje

    UM Comercio (no nome dela )
    Uma casa ( No nomes de ambos )
    Sou representante comercial (renda 1500 a 2000) menssais
    Fazemos Faculdade ( eu segurança do trabalho ela Matematica)
    Temos contrato com A prefeitura local de vendas de produtos
    Resumindo estou com medo de tentar de novo e ser negado .
    a agencia disse que com essas fonte declaradas e quase 100% conseguir oque vc acha
    Devo ou nao tentar de novo agora todos juntos . esta muito cedo para tentar lembrando que foi mes passado .

    • Camila Guerra

      1 de novembro de 2013 at 22:01

      Oi, Leandro!
      Minha resposta para você é a mesma. Tudo o que eu disse no seu comentário anterior, é o que eu penso do seu caso.
      Seus vínculos no Brasil não são ruins, mas não sei se o consulado avalia os DS-160 anteriores… enfim, não posso te ajudar mais que isso.
      No seu lugar eu esperaria mais tempo para tentar novamente e faria o processo todo com a família, mas isso é uma decisão pessoal. Você se enrolou todo na primeira tentativa… da próxima vez, pelo menos, não minta!
      []’s

  • Samara

    1 de novembro de 2013 at 03:59

    Olá boa madrugada, estou aqui essa hora acordada pois estou curiosa com dúvidas, quero muito viajar para os Estados Unidos, Sou estagiaria da assembleia legislativa de Goiás ganho 1.050 R$, faço curso superior de Ciências contábeis, sou secretaria municipal de um partido, presidente da (UJS) na cidade, quero viajar para ver meu namorado que está lá estudando e também quero conhecer a família dele e fazer algumas pesquisas que ajude no desenvolvimento do meu curso, quem vai ajudar também nas despesas é ele meu namorado, queria ir lá só passar as férias do meio do ano, qual a probabilidade de conseguir o visto?

    • Camila Guerra

      1 de novembro de 2013 at 12:42

      Samara, não sei te dizer a probabilidade pois depende de muitos fatores.
      Seus vínculos no Brasil parecem bons, no entanto, o que importa é se você vai conseguir convencer o agente de que não pretende ir para lá para morar com o namorado.
      []’s

  • Elias

    30 de outubro de 2013 at 15:58

    Boa tarde Camila,
    Fiz minha entrevista ontem, meu visto foi aprovado, foi tudo muito tranquilo….
    Referente a entrega do visto em casa, outra pessoa que estiver pode receber? Pois coloquei minha casa como destino e não estou em casa no horário comercial.
    Obrigado.

  • Viviane

    30 de outubro de 2013 at 14:53

    Olá Camila!

    Gostaria de viajar para NY em novembro de 2014 com o meu namorado. Sou advogada de um escritório com mais de 100 anos no mercado, mas não ganho muito por mês, recebo R$ 2000,00. Meu namorado é Personal Trainner de uma academia e dá aula particular para três alunos. Ele também recebe mais ou menos o mesmo, porém não é tudo pela pessoa jurídica e sim juntando com os pagamentos das pessoas físicas. O meu pai é aposentado, mas tem uma poupança boa, ele vai me ajudar com a viagem. A mãe dele é aposentada como enfermeira de um hospital federal e também tem uma renda boa e vai ajudá-lo. Eu moro com meus pais e o apartamento está em meu nome e da minha irmã e meu namorado não tem nada no nome dele, mas possui um carro, que está no nome da mãe. Em 1997 fui para a Disney, eu tinha 15 anos. Em 2008 tentei tirar o visto, mas foi negado. Na época informei que conhecia um americano (burrice) e ele ia custear a viagem. Agora não falo mais com ele, isso pode me atrapalhar se me perguntarem se conheço alguém lá e responder que não?! Além disso, o entrevistador pegou meu visto e carimbou encima “expirado” (algo parecido) Preciso de uma orientação! Obrigada.

    • Camila Guerra

      1 de novembro de 2013 at 12:39

      Viviane,
      Você só pode declarar como seu, algo que está em seu nome. Sendo assim, seu namorado não pode declarar o carro como sendo dele. Sobre os pagamentos do namorado, se ele pode comprovar, pode declarar.
      Não sei te dizer se eles cruzam as informações e como fazem isso, mas se perdeu o contato com essa pessoa, não acho importante declarar.
      Sua situação parece favorável.
      []’s

  • Viviane

    30 de outubro de 2013 at 14:27

    Prezado,

    gostaria de tirar o visto, mas já tive um negado em 2008 e depois não tentei mais. Quando fui fazer a entrevista entreguei o meu passaporte com o visto antigo (de 1997) e o entrevistador carimbou encima da minha foto. Agora quero viajar com meu namorado e para a entrevista preciso levar esse mesmo passaporte, para comprovar que já viajei para os EUA? Fico preocupada, pois está carimbado e isso demonstra que tive um negado. O que eu faço?! Obrigada.

    • Camila Guerra

      1 de novembro de 2013 at 12:25

      Olá, Viviane!
      Se o agente chegar ao ponto de te pedir comprovação da viagem, se não quiser mostrar o passaporte antigo, terá que comprovar de alguma outra maneira. Pode ser que ele não peça.
      []’s

  • Luis Galdino

    30 de outubro de 2013 at 14:27

    Camila boa tarde meu visto venceu em 2010 e preciso renovar este visto e hoje não tenho mais vinculo empregaticio nenhum , mais tenho casa propria , carro e vou com minha esposa e minha filha para Disney vc acha que corro o risco de ter meu visto negado ?
    Obrigado

    • Camila Guerra

      31 de outubro de 2013 at 12:04

      Olá, Galdino!
      Não tem vínculo empregatício, mas tem renda? Pode comprovar? Se não, corre um grande risco de ter o visto negado sim… a não ser que você seja milionário. :)
      []’s

  • Eduardo

    30 de outubro de 2013 at 12:40

    Olá, bom dia!

    Andei pesquisando sobre minha dúvida, porem não consegui esclarece-la.

    Sou funcionário público, onde consigo comprovar a renda com meus holerites. Além do trabalho, tenho um imóvel alugado (o imóvel esta em nome do meu pai) e parte do aluguel é depositado em minha conta. Não recolhemos recibos mensais desses valores, porém são declarados no meu imposto de renda e comprovo através de extratos bancários mensais. Gostaria de saber, como devo declarar isso no formulário e se essas duas formas de comprovar o aluguel são suficientes?!

    Obrigado desde já pela atenção!!!!

  • Luiza

    30 de outubro de 2013 at 11:24

    Oi Camila!!!Estou tentando agendar a entrevista para dia 20/11, entro quase toda hora no site, mas não abre vaga para este dia, nem para os dias seguintes, pq o segundo dia que seria dia 21/11 tem horário, mas para primeira entrevista não abre veja nenhuma.Vc acha que tenho chance de abrir vaga para os próximos dias?

  • Letícia

    29 de outubro de 2013 at 19:22

    Olá Camila, só uma pergunta, você acha que contratar algum tipo de assistência para o encaminhamento do visto vale a pena?

    • Camila Guerra

      30 de outubro de 2013 at 10:16

      Letícia, não quero desmerecer o trabalho das agências que fazem o processo, mas acho tão simples que nem eu nem meu marido pensamos em contratar uma nas vezes que solicitamos visto. Além disso, o DS-160 faz perguntas pessoais e ninguém melhor que você para responder. Se você não tiver vínculos suficientes, nenhuma agência vai te ajudar a obter o visto.
      Acho que a escolha de usar uma agência ou não, é totalmente pessoal.
      []’s

  • Andre

    28 de outubro de 2013 at 16:49

    Ola Camila.

    Primeiramente parabéns pelo seu excelente serviço neste blog.

    Comprei passagem numa promoção para ir aos EUA (Miami) em fevereiro (que é meu aniversário), para mim, minha noiva, mãe e irmã. Teu tenho emprego fixo, sou engenheiro de software, na mesma empresa por 2 anos, e recebo em torno de 5 mil reais. Já fui aos EUA quando criança. Acredito que meu visto não seria problema. Minha mãe é funcionária publica aposentada, era professora, mas com aposentadoria integral ganha mais que eu. Minha irmã teme emprego fixo (numa multinacional americana), faz faculdade, mas o salário ainda é baixo, na casa de 1300 reais. Minha noiva é dentista, ainda tem pouco tempo no mercado, e tem uma renda de uns 2 a 3 mil reais (varia bastante).

    Acredito que minha noiva e minha irmã sejam as de maior risco. Pensei em pedirmos o visto todos juntos, mas estou na duvida se isso vai parecer que a família toda tá se mandando pra lá, apesar de que seria uma ideia um tanto estranha do cara, já que eu não largaria meu emprego aqui pra “lavar carro” por lá. Outra possibilidade seria separar em dois grupos: marcar pra eu fazer só com a minha noiva, e deixar minha irmã fazer com a minha mãe. Será que sera melhor?

    Minha noiva não tem comprovante de renda, já que é isenta e o trabalho de dentista acaba sendo bastante informal, ainda mais que o local de trabalho é a clinica de um tio dela. Pensei então em levar nossos contratos pra festa de casamento que ocorrerá no segundo semestre do ano que vem. Será que ajuda? Ela também tem carro. Documentos do mesmo são bem vistos como vinculo?

    Muito obrigado pela atenção.
    Abraços!

    • Camila Guerra

      28 de outubro de 2013 at 17:11

      Oi, André!
      Primeiramente, obrigada pelo texto bem escrito. Tem horas que entender o que o leitor deseja saber se torna um desafio! :)
      Não acho que pedir o visto juntos caracteriza intenção de imigrar. A família parece estar bem establecida aqui e não vejo problemas vocês irem todos juntos. É claro que não dá pra saber como o agente vai julgar o processo de vocês. De qualquer maneira, fazendo a entrevista juntos ou separados, acho que têm boas chances para o visto. Mas lembre-se que tudo depende do quão convincente seu DS-160 será. Os documentos são importantes, leve todos que achar relevantes. Eles podem fazer a diferença na hora da entrevista ou podem não ser pedidos mas é melhor sobrar do que faltar. Sua noiva precisa comprovar a renda dela de alguma forma e os documentos do carro podem ser acrescentados sim. Lembrando novamente que o agente só pede documentos caso ele tenha dúvidas que pendem para o lado positivo. Na maioria das vezes eles simplesmente concedem ou negam o visto sem o candidato sequer ter a chance de mostrar documentos ou argumentar. O DS-160 é o seu principal documento, ok?
      []’s

  • cayo

    28 de outubro de 2013 at 13:02

    Oi Camila,tudo bem? Gostaria de saber de vc e dos outros colegas se possível como está o intervalo de tempo entre as duas entrevistas ?? e quanto tempo está entre marcar as datas das entrevistas no site,quanto tempo em média está , a partir do momento que marca a data e o real data da entrevista ,ou seja as disponibilidades de datas, pois quero me planejar para tirar meu visto.

    • Camila Guerra

      28 de outubro de 2013 at 17:13

      Oi, Cayo!
      Não sei te responder sobre o tempo que está levando, mas até onde eu sei, o intervalo máximo entre CASV e entrevista é de 8 dias.
      Meu conselho é que você não deixe para fazer o processo em cima da data da sua viagem.
      []’s

  • Ana

    27 de outubro de 2013 at 03:51

    Olá, Camila! Em fevereiro de 2013 tive meu visto negado 214(b). Estou pretendendo solicitar novamente, em novembro, uma vez que fui convidada por uma cidadã americana para passar o natal com ela e sua família, inclusive com as passagens compradas, mas em nada minha situação mudou desde o visto negado, estou muito insegura, com medo de ser negado outra vez, até porque no DS-160 anterior declarei não conhecer ninguém lá porque não iria para o mesmo Estado. O que devo fazer?
    Um abraço

    • Camila Guerra

      27 de outubro de 2013 at 12:24

      Ana, decisão difícil.
      O fato de você ir a convite e com passagens pagas não muda a sua situação no Brasil. Se te reprovaram por falta de vínculo e nada mudou pra você, é provável que te reprovem de novo. Não posso te dizer o que fazer. é uma decisão pessoal. É possível que você dê sorte e consiga aprovação, mas acho que a negativa, no seu caso, é mais provável.
      []’s

  • Leandro

    25 de outubro de 2013 at 18:06

    Que site legal, Camila! Parabéns e obrigado pelas dicas. Bem, minha noiva teve o visto negado em 2008. Ela nunca tinha viajado para país nenhum, seus pais são aposentados e ela era assistente administrativo. Acho que tudo isso pesou na hora, principalmente a parte financeira.

    Atualmente, ela já conheceu praticamente 10 países (Inglaterra, França, Espanha, África do Sul, etc) fez intercâmbio, e praticamente, todo ano faz uma viagem internacional. Hoje, ela é estudante de arquitetura e faz estágio em FURNAS. Como estagiário não recebe muito, mas é um vínculo. Minha pergunta é: ela pode colocar que quem está custeando a viagem sou eu? Eu já tenho meu visto americano, sou autônomo com uma renda mínima de R$3.000 mensais e pretendemos ficar 10 dias nos Estados Unidos. O que você acha? Ela ganha R$ 1.500 mensais.

    Desde já obrigado!

    • Camila Guerra

      25 de outubro de 2013 at 18:58

      Oi, Leandro! Obrigada!
      Não acho a situação da sua noiva ruim. Estuda, tem um trabalho (embora temporário) e já viajou muito. As viagens precisam constar no passaporte ou comprovadas de alguma forma caso o agente pergunte.
      Sobre você declarar-se como patrocinador, se vai mesmo pagar a viagem dela e tem condição para isso, não vejo motivo para não declarar.
      []’s

  • suellen

    25 de outubro de 2013 at 13:01

    ola camila…..pretendo ia para os estdos unidos…..sou micro empreendedora individual…porém tenho apenas pouco tempo com essa função…tenho economizado bastante e gostaria de levar meu tres filhos que tem menos de treze anos…….e sao loucos para fazer essa viagem……sera que tenho chances , ou pelo fato de viajrmos todos passara uma imagem de migração.?estou com medo.

    • Camila Guerra

      25 de outubro de 2013 at 18:42

      Suellen,
      Depende muito da sua condição financeira. Leve comprovante da escola dos filhos e toda a documentação aconselhada.
      Viajar com a família não caracteriza intenção de imigrar. Mas se tem uma condição financeira ruim no Brasil e for viajar com a família, aí sim pode complicar.
      []’s

  • lucas

    24 de outubro de 2013 at 16:24

    oi Camila, tenho uma dúvida

    estou no 2º ano da faculdade, e sou estagiário. No meu período de férias gostaria de ir viajar, algo em torno de 2 semanas. acontece que como todo estagiário recebo pouco, só que possuo uma poupança com valor suficiente pra passar um tempo lá. posso usar isso como comprovante de renda?

    a faculdade e o estágio serviriam para mostrar vínculo com o brasil? moro de aluguel e tenho 20 anos

    • Camila Guerra

      24 de outubro de 2013 at 16:43

      Lucas, faculdade e estágio são vínculos também, declare. O ideal é sempre um emprego fixo com tempo de casa, o que não quer dizer que quem não tem, não consegue visto. Sobre a poupança, ajuda sim mas não vai te garantir o visto. É importante provar que você pretende voltar.
      []’s

        • Camila Guerra

          25 de outubro de 2013 at 18:36

          Lucas, eles avaliam basicamente duas coisas na entrevista: vínculo com o Brasil e condição financeira para bancar a viagem sem problemas. Essa avaliação é para chegar a uma conclusão sobre a possibilidade do candidato estar pretendendo imigrar ou não. Se você conseguir convencer que não vai imigrar, vai conseguir o visto.
          Todo mundo tem chances de conseguir o visto ou receber uma negativa.
          []’s

  • Mariane

    24 de outubro de 2013 at 03:45

    Oi Camila tudo bom?
    Então meu caso é o seguinte vou ter a minha viagem custeada. Fui criada em uma família como filha mas não tenho o nome deles em meus documentos. Tenho prova de que moro na mesma casa e tal. Então a filha do “meu pai de criação” é que irá me custear, mostrar os comprovantes, IR, e outros documentos necessários para comprovar que será ela que irá me custear totalmente.
    Ela é médica e eu sou recém formada, solteira, trabalho como monitora e faço pós graduação. O salário que recebo é 1.200. Não tenho carro e nem casa no meu nome. Tenho um filho de 1 ano e meio e pago a escola dele. São as únicas coisas que pago minha pós e a escola do meu filho. Estou morrendo de medo de ter o visto negado por isso. O que você acha?
    Obrigada e abraços

    • Camila Guerra

      24 de outubro de 2013 at 10:29

      Oi Mariane!
      Não dá pra dizer como o agente vai interpretar a sua situação, mas lembre-se que se você não tentar, nunca vai saber. Declare (e leve comprovantes) tudo isso que você falou. É essencial provar que você tem motivos para voltar e não pretende imigrar. O trabalho, a pós, o filho são vínculos importantes.
      []’s,
      Camila

  • Fernanda

    22 de outubro de 2013 at 17:09

    Boa tarde Camila,
    Hoje estou MUITO FELIZ!!! Meu visto e do meu marido foram aprovados, graças a Deus.
    Conforme li em seus posts, o MAIS importante de fato é preencher corretamente e de forma clara o Ds 160 e, em hipótese nenhuma mentir. Foi bem tranquilo, o entrevistador foi bem simpático e nos fez apenas umas 6 perguntas (fui com meu marido). Não é necessário ficar com toda essa aflição que a maioria das pessoas ficam.
    Camila, desejo sucesso com seu blog e obrigada por ser tão atenciosa em seus feed back.
    Boa sorte a todos!!!